quinta-feira, 3 de março de 2016

Duas receitas de caipirinhas com pitaya vermelha

DSC_0316

Caipirinha de pitaya com abacaxi

DSC_0215

Caipirinha de pitaya com limão e manjericão

A pitaya é uma fruta exótica, saudável e pouco calórica que cresce em alguns tipos de cactos. Ela é originária da América Central e consumida mundialmente. No Brasil, ela só é produzida em São Paulo e por isso aproveitei uma recente viagem de final de semana à cidade para visitar o Mercado Municipal. Foi bem fácil encontrá-la, mas não pude comprar muitas unidades porque o preço estava indecente: 20 reais por uma pitaya vermelha grande!!!! Como eu não tinha noção do custo e, pelo que pesquisei, o preço nas barracas do mercado não variava muito, acabei comprando somente duas. Eis que no mesmo dia, passeando pelo Bairro da Liberdade, vi mais de uma loja vendendo pitayas vermelhas por 4 reais! Não entendi o motivo da grande variação de preços, mas uma amiga disse que é assim mesmo. Acabei comprando mais quatro. Então fica aqui a dica: procure primeiro no Bairro da Liberdade! Como a fruta é muito consumida na Ásia, deve ser figurinha fácil por lá.

A pitaya também é conhecida como fruta do Dragão por sua aparência escamosa. Ela se assemelha ao kiwi, mas não tem o mesmo sabor azedinho, é mais suave e adocicada. A fruta possui apenas 50 calorias por cada 100g e é termogênica, o que significa que ela ajuda a queimar calorias, além de ser fonte de tiramina, um aminoácido que ativa o hormônio glucagon, capaz de estimular o corpo a produzir energia e, com isso, inibir a fome*.

*Fonte da informação:
http://mdemulher.abril.com.br/dieta/maxima/pitaya-uma-fruta-exotica-e-saudavel

O meu interesse pela fruta surgiu quando o @brunocruzz, um rapaz que sigo no instagram, publicou a foto de uma caipirinha de pitaya vermelha há algumas semanas. A bebida tinha uma cor fantástica!!!! Fiquei encantada e fui pesquisar na internet onde eu poderia comprar a fruta. No Rio, eu havia visto uma pitaya branca no HORTIFRUTI (existe também uma variedade amarela) uma única vez. Não é uma fruta muito comum, com certeza. Então lembrei que estava de viagem marcada para São Paulo dali a duas semanas e me animei. O resto da história, vocês já sabem.

Em casa, procurei por receitas e escolhi as duas que mais me agradaram. A seguir, compartilho com vocês o passo a passo de cada uma delas, além das minhas impressões.

 

CAIPIRINHA DE PITAYA COM LIMÃO E MANJERICÃO

Ingredientes:

  • 65 ml de cachaça bidestilada (Usei 50 ml de cachaça Ypióca)
  • ½ pitaya madura
  • 1 limão (suco)
  • 1 colher (sobremesa) de açúcar (não uso açúcar, substituo por adoçante)
  • 5 folhas pequenas de manjericão (eu colocaria mais)
  • Gelo

mix

Modo de Preparo:

Coloque a pitaya no copo ou jarra onde a caipirinha será preparada. Acrescente o açúcar e o manjericão, amasse bem para misturar o açúcar, desmanchar a fruta e soltar o sabor do manjericão. Acrescente o suco do limão, a cachaça e mexa bem. Acrescente o gelo e mexa mais um pouco. A bebida está pronta para ser servida.*

*Receita original:
http://www.caipirinhaprendada.com.br/2016/01/11/caipirinha-pitaya-e-limao/

DSC_0234

Decorei o copo com um raminho de manjericão. Achei essa receita bem saborosa, até porque, apesar de já ter provado muitas combinações de frutas, a caipirinha que eu mais gosto é a tradicional de limão. Com o acréscimo da pitaya e do manjericão, o meu drink preferido ganhou um upgrade! O que eu faria diferente seria acrescentar mais folhas de manjericão, talvez o dobro do que indica a receita original.

 

CAIPIRINHA DE  SAQUÊ COM PITAYA E ABACAXI

Para essa caipirinha, eu até encontrei uma receita, mas a quantidade de ingredientes era para 4 pessoas e eu queria fazer umazinha só. Então fiz de olho, fui testando e cheguei ao seguinte passo a passo.

Ingredientes:

  • 50 ml de saquê
  • ½ pitaya madura
  • O equivalente a uma fatia grossa de abacaxi cortada em cubinhos
  • 1 colher de sobremesa de açúcar ou adoçante a gosto
  • Gelo

DSC_0277

Modo de preparo:

Coloque a pitaya, o abacaxi e o açúcar no copo e amasse bem as frutas com a ajuda de um pilão. Em seguida, adicione o saquê e mexa bem. Para finalizar, acrescente algumas pedras de gelo e mexa mais um pouco. Decore o copo com um triângulo de pitaya.

DSC_0327

Sou suspeita para escolher o drink que mais gostei porque, como mencionei anteriormente, adoro a caipirinha tradicional de limão. Entretanto, em termos de valorização da pitaya, acho que a segunda receita destacou mais o sabor da fruta. A combinação com o abacaxi ficou perfeita! E para quem gosta de bebidas fraquinhas, o saquê é ideal por ser mais leve e menos alcoólico do que a cachaça.

Um grande beijo pra todos com votos de um dia cor de rosa!!!!

Bonfa-ass

11 comentários:

Aliane Costa disse... [Responder comentário]

Fiquei curiosa pra provar essa fruta e a caipirinha

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Aliane CostaOi, Aliane! Eu também fiquei curiosíssima quando vi a foto de um drink feito com a bebida! Vale a pena experimentar! Beijão!

Bell disse... [Responder comentário]

Que delicinha.

bjokas =)

Bruno Nerger disse... [Responder comentário]

Bruno Cruz é um rapaz incrível cheio de dotes culinários e está a procura de companhia do sexo oposto.

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Bruno NergerGostei da propaganda! E aí, meninas, alguém se candidata a parceira do Bruno? Bjs!

António Je. Batalha disse... [Responder comentário]


Estou a tentar visitar todos os seguidores do Peregrino E Servo, e verifiquei que eu estava a seguir sem foto, por motivo de uma acção do google, tive de voltar a seguir, com outra foto. Aproveito para deixar um fraterno abraço.
António Jesus Batalha.

Lulu disse... [Responder comentário]

hummmm

Lulu disse... [Responder comentário]

Katia, amoo caipirinha e todas versoes lichia, tangerina maracuja, framboesa, abacaxi c hortelã...vou experimentar essa...linda mesmooo, mas obvio q nao vou comprarbpytaia no mercadao (desaforo demais, um roub)...fico mto chateada com essa politica do mercadão, a frutas sao absurdamenre caras, eles insistem p vc degustar...depois criam um clima pesado absuuuurdo p forcar a venda com um preço over..conheço varias historias...e fico P da vida (isso aqui é um desabafo rss)...sou frequentadora assidua(como nao sou turista, nunca comprei frutas lâ)
...olha vou registrar uma queixa aos administradores, resolvi agora (de tao brava q fico c essas historias) ...😈kkkkk bjks

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@LuluOi, Lulu!!!! Realmente os preços me assustaram! Vc tem razão de ficar chateada, também nunca mais compro lá, rs! Super beijo!

wanda66 disse... [Responder comentário]

Acabei de voltar de sp, fui ao mercadão e acabei seduzida pelos vendedores e suas artimanhas. Paguei uma fortuna!! Nunca mais!!!

Unknown disse... [Responder comentário]

Os drinks são muito bons e a fruta também é muito deliciosa.

Related Posts with Thumbnails