segunda-feira, 26 de junho de 2017

Brigadeiro de chocolate amargo com Vinho do Porto

DSC_1379

Conversando com uma amiga outro dia, ela me falou de uma brigaderia gourmet na cidade onde mora que oferece sabores criativos como Vinho do Porto. Nem esperei ela me dizer se gostou do doce para anotar a ideia no meu cadernino de inspirações. Eu não sou fã de brigadeiro tradicional nem de chocolate puro, mas gosto de ganache e também de misturar o ingrediente com frutas (especialmente as azedinhas) e licores.

Na semana passada, encontrei algumas receitas na Internet e escolhi a seguinte para me guiar: https://www.youtube.com/watch?v=DnHjzGkxfGI. As únicas interferências que fiz foram aumentar um pouco a quantidade da bebida e levar o brigadeiro ao fogo por menos tempo para que o doce ficasse mais molinho.

DSC_1294

Ingredientes:

  • 1 lata de leite condensado
  • 100 gr de chocolate de boa qualidade com 70% de cacau (usei o da marca suiça Lindt)
  • 50 ml de vinho do porto
  • 1 colher de sopa de manteiga

mix

Modo de preparo:

Quebre a barra de chocolate em quadradinhos e leve ao fogo médio juntamente com o leite condensado e a manteiga. Mexa sem parar por 10 minutos, apague o fogo e espere 2 minutos antes de acrescentar o vinho e mexer novamente até obter uma massa homogênea. Despeje o brigadeiro ainda quente em copinhos e deixe esfriar fora da geladeira.

DSC_1336

Em seguida, rale o que sobrou do chocolate e use as raspas para decorar os copinhos quando o doce estiver frio.

DSC_1401

O resultado é M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O!!! O brigadeiro fica menos doce do que o normal e o sabor do vinho “tempera” o chocolate de um jeito incrível!

DSC_1425

Outra coisa que me chamou a atenção foi a cremosidade do brigadeiro. Deixei um pouco menos de tempo no fogo do que sugere a receita original justamente porque eu queria uma consistência mais leve para os copinhos. Ficou perfeito, acho que foi um dos brigadeiros mais saborosos que experimentei!

Um grande beijo para todos com votos de uma semana especial!!!

Bonfa-ass

4 comentários:

Marta disse... [Responder comentário]

Adorei a receita!!!! Beijos

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@MartaObrigada, Martinha! Ficou muuuuito bom! Comi um hoje de manhã, comecei bem a semana, rs! Super beijo!

Unknown disse... [Responder comentário]

Vou ter que experimentar, rs! Essas fotos encheram os meus olhos, acho que esse vai dar de 10 a 0 na brigaderia.
Beijão!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Fernanda FurtadoTerei que experimentar o da brigaderia pra poder comparar, vou fazer esse sacrifício, rs! Beijão!

Related Posts with Thumbnails