segunda-feira, 9 de novembro de 2020

PETISCANDO PELO MUNDO: a decoração da minha festa virtual de aniversário em 2020

Bom dia, pessoal! Demorei pra terminar esse post porque o último mês foi bastante agitado e o trabalho não me permitiu horas de folga suficientes pra colocar o papo em dia por aqui. Mas finalmente consegui um tempinho pra organizar as fotos e contar pra vocês como foi a minha festa de aniversário virtual em um ano tão atípico. Vou copiar abaixo o que escrevi no post com a primeira das 7 receitas que compartilhei com vocês.

A minha festa virtual de aniversário em 2020 aconteceu no dia 27 de setembro, domingo. Comemorei com o Marcelo e um casal de amigos ao vivo, enquanto conversava com meus pais, irmãs, cunhados, sobrinhos e outros dois amigos por meio do aplicativo Zoom.

O tema do evento foi PETISCANDO PELO MUNDO porque amo viajar e experimentar sabores diferentes que representem a culinária local dos países que visito. Conversando com a minha amiga Carol Vieira, nutricionista comportamental (@nutricionistacarolvieira), tivemos a ideia de elaborar um menu com petiscos inspirados em alguns países onde já estive. Depois de muitas trocas de mensagens por whatsapp, chegamos a uma lista com 10 nomes:

  • ITÁLIA

  • ESPANHA

  • GRÉCIA

  • MÉXICO

  • ÍNDIA

  • JAPÃO

  • ESTADOS UNIDOS

  • QATAR

  • TAILÂNDIA

  • BRASIL

Criei uma Logomarca e um selo comemorativo pra festejar a data, e o meu amigo Fernando Garcia (@miscelaneaep e @silhouetteirocriativo) se ofereceu para elaborar alguns itens de papelaria como o bloco e as bandeirinhas para canudos que vocês podem ver na terceira foto desse post.

O Fernando sugeriu que eu indicasse os países representados pelos petiscos com ícones de atrações turísticas locais. Tudo em preto e branco pra não interferir muito na decoração. Adorei e aceitei a proposta criativa porque a minha ideia original era bem mais óbvia: usar as bandeirinhas dos países.

Escolhi peças em tons de azul, verde e branco pra combinar com a Identidade Visual e também com o bolo no formato do planeta terra, feito pela talentosa Luana Cataldo.

No centro do buffet posicionei o vaso azul da Cristaleria Nacional com o arranjo de flores da Petalis sobre um caixote de madeira rústico apoiado de lado.

Há alguns anos tenho prestado mais atenção à minha alimentação, tentando fazer escolhas melhores e isso também se reflete nos belisquetes que preparo para as Happy Hours, por exemplo. Volta e meia alguém comenta no meu perfil do Instagram que as tábuas de queijos que preparo são “saudáveis” porque não têm muita comida gordurosa, frituras, doces ou alimentos ultraprocessados. Comecei a perceber que esses comentários faziam sentido porque eu realmente gosto muito de antepastos de legumes como berinjela, abobrinha, beterraba, abóbora, cenoura, pepino e pimentão, além de azeitonas, tomates confitados, geleias artesanais com pouco açúcar, frutas, castanhas etc.

Sendo assim, pra completar o “briefing” do projeto da minha comemoração virtual, a Carol aceitou o desafio de elaborar um menu com petiscos saudáveis, nutritivos e, obviamente, saborosos!

No mês de outubro compartilhei com vocês essas receitas, algumas feitas por mim e outras pela Marina (@marinapaulinopersonalchef), que cozinha super bem. Foi ela que preparou as comidinhas da minha Festa Junina esse ano e também oferece congelados incríveis para o dia a dia. Recomendo muito o trabalho dela!

Vamos relembrar? Basta clicar nas imagens a seguir para conferir o passo a passo de cada petisco.

Tomates recheados com queijo de cabra, azeitonas kalamata e nozes
Presunto serrano com muçarela de búfala e rúcula
Quibe de abóbora com queijo cottage
Hambúrguer vegetariano de lentilha
Tarteletes de frango à indiana
Cenouras assadas com mel e cominho
Guacamole

As bandejas de cerâmica artesanal com estrutura de metal são da artista Flavia del Pra, de quem sou fã.

Além das receitas que compartilhei, também teve curry vegetariano, arroz basmati e ervilhas crocantes com wasabi, que representaram a Tailândia e o Japão, respectivamente. Foi a minha melhor amiga Mari que trouxe as comidinhas. Os antepastos de berinjela e de abobrinha que representaram a Itália são da Emporium de Geleias Gourmet. Para representar o Brasil, comprei dadinhos de tapioca prontos pra aquecer na air fryer, acompanhados de um molho de mostarda com jabuticaba da marca Sabarabuçu.

Para acompanhar o guacamole, em vez dos tradicionais chips de tortilha, optei por chips de legumes da marca Tid Bits porque são mais saudáveis, fininhos, crocantes e coloridos.

Usei o carrinho de bebidas como apoio para o bolo e os doces, seguindo o conselho do meu amigo Fernando. Também aproveitei o espaço para colocar as quatro taças que usamos na hora do brinde. Os deliciosos cookies feitos com farinha de jatobá e gotas de chocolate belga são da marca Geleiou e as colheres de degustação receberam uma versão vegana de brigadeiro que, como não nos agradou, prefiri não compartilhar a receita, rs.

Os bolos da Luana Cataldo sempre foram sucesso garantido aqui em casa! Coloquei essa foto pra vocês verem os detalhes do maravilhoso trabalho que ela faz. A metade inferior era feita de isopor porque eu não precisava de um bolo tão grande. Escolhi a massa de nozes com recheio de creme de nozes e de ganache de chocolate meio amargo.

Foi um dia perfeito! Pra acompanhar essas delícias, comprei um trio de vinhos italianos da Freixenet. Super recomendo porque as garrafas são lindas e guardei pra usá-las depois em algumas peripécias decorativas.

Um grande beijo pra todos com votos de uma semana especial!!!

Related Posts with Thumbnails