segunda-feira, 19 de abril de 2010

A linda Estocolmo, capital da Suécia (Parte I)

Lembram da minha viagem a Finlândia? O post de hoje é sobre nossa segunda parada na linda região da Escandinávia, que fica no norte da Europa. Estocolmo é a capital da Suécia e nossa primeira impressão da cidade foi ótima! Chegamos de navio e percebemos que o litoral exibia muitas árvores com folhas em tons de amarelo, vermelho, laranja e rosa, além de charmosíssimas casas de diversos tamanhos.

Eu e meu pai no deck do navio que nos transportou de Helsinque (Finlândia) até Estocolmo (Suécia).

As árvores com folhas em tons fortes e vibrantes e o mar tranquilo me transmitiram uma profunda sensação de paz…

À medida que nos aproximamos do porto, fomos avistando casas de vários tamanhos e cores e todas tinham janelas bem pequenininhas. Com uma vista linda dessas, não entendi o porquê das janelas pequenas. Imagino que seja por causa do frio intenso que toma conta da região durante a maior parte do ano. A cidade é formada por um conjunto de ilhas de diversos tamanhos interligadas por pontes.

Depois de desembarcarmos e fazer o check-in no hotel SCANDIC INFRA CITY, partimos para um city tour pela cidade. Nossa primeira parada foi a ilha de Gamla Stan, que fica na parte antiga de Estocolmo e conserva a história da cidade em seus edifícios históricos, nas igrejas de estilos e arquiteturas distintas, no Palácio Real com os seus pátios e jardins, bem como nas ruelas antigas, onde cada recanto guarda uma nova descoberta.

Fundada há mais de 700 anos, a catedral de Estocolmo que aparece na foto à esquerda com sua fachada em estilo barroco italiano, passou por muitas reformas que lhe deram sua fisionomia atual. Seu interior é repleto de preciosas obras de arte. Infelizmente, o tempo era curto e a catedral estava fechada quando passamos por lá de manhã.

Essa é uma das entradas do Palácio Real

O Palácio Real foi construído no começo do século XVIII e substituiu o antigo edifício destruído por um incêndio no final do século XVII. Hoje ele não serve mais de residência à família real e é aberto à visitação, exceto quando utilizado em banquetes oferecidos a chefes de estado estrangeiros ou em cerimônias oficiais. O maior destaque da visita são os Aposentos Reais. No palácio funcionam ainda dois museus, o Museu Gustavo II, dedicado ao rei assassinado e o Museu Tre Kronor, sobre a história do Palácio Real.

Não entramos no palácio, mas percorremos seu entorno e tivemos a oportunidade de assistir à troca da Guarda Real, conforme registramos na foto abaixo.

Cerimônia da troca da Guarda Real

Depois do Palácio Real, seguimos caminhando pelas ruelas charmosas de Gamla Stan, considerado o maior e mais bem preservado centro histórico medieval da Europa.

O ar fresco da manhã, o friozinho ameno, a tranquilidade e beleza desse lugar nos fascinaram e tornaram nossa passagem pela cidade inesquecível…

Na foto acima, cliquei o detalhe da decoração de uma casa inspirada nas Runas, que são um conjunto de alfabetos relacionados que usam letras características (as runas) e eram usadas para escrever as línguas germânicas, principalmente na Escandinávia e nas ilhas Britânicas. Em todas as suas variedades, as runas podem ser consideradas como uma antiga forma de escrita da Europa do Norte e tem relação com os Vikings. Segundo diz a lenda, a sabedoria das runas foi deixada aos Vikings pelo deus nórdico Odin, para que os homens a ela recorressem, para se divinizar e obter um sábio aconselhamento quando necessário.

Essa praça fica bem no meio da parte antiga da cidade e está sempre lotada de turistas que costumam descansar nos bancos enquanto apreciam as típicas fachadas à sua frente.

Amei essa fonte que tem um ar rústico e medieval…

Esse é o prédio da Academia Sueca, que atualmente possui 18 membros e é responsável por escolher o ganhador do Prêmio Nobel de Literatura.

E que tal esse café, onde meu pai se empolgou e fez uma pose junto à boneca que ficava próxima à entrada?

As ruas de Gamla Stan são bem estreitas e o espaço para mesas e cadeiras é reduzido, mas acho que esse pequeno desconforto é compensado pela atmosfera acolhedora e aconchegante dos vários bares e restaurantes que ficam na região.

As lojas de souvenirs em Gamla Stan estavam cheias de pequenos Trolls na forma de chaveiros, porta-moedas, abridores de garrafa, ponteira de lápis etc.

O Troll é um personagem lendário descrito como uma criatura antropomórfica do folclore escandinavo. Poderiam ser tanto como gigantes horrendos - como ogros - ou como pequenas criaturas semelhantes a goblins. Viviam em cavernas ou grutas subterrâneas. Na literatura nórdica, apareceram com várias formas, e uma das mais famosas teria orelhas e nariz enormes. Nesses contos também lhes foram atribuídas várias características, como a transformação dessas criaturas em pedra, quando expostas à luz solar. Os trolls foram adaptados a muitas outras culturas e obras, como nas obras de J.R.R. Tolkien e J.K. Rowling.

Procurei, pesquisei, perguntei e não consegui descobrir o nome dessa igrejinha que ficava meio escondida em Gamla Stan. Talvez seja famosa, mas não consegui reconhecê-la nas fotos que encontrei na Internet. Se alguém souber, me fala?

Na foto à esquerda, vocês podem ver a Catedral de Estocolmo novamente e, à direita, eu e minha mãe estamos em frente à entrada do prédio do Parlamento Sueco. Esse prédio é impressionante!

Fiquei impressionada com a tonalidade desse gramado todo aparadinho. Parecia até artificial de tão perfeito!

Na foto à esquerda, eu e mami em frente ao Grand Hôtel Stockholm, e, à direita, com o Marcelo a caminho da Kungstradgarden, praça muito frequentada pelos habitantes de Estocolmo, lotado no verão, e com um rinque de patinação disputado no inverno.

Adoro a foto que tirei dos meus pais em frente a esse jardim bem colorido!

Ponte sobre o rio Norrstrom

O prédio da foto acima é a sede do Parlamento Sueco, o Riksdagshuset, visto de outro ângulo.

Para cruzar a cidade e passar da parte antiga para a área mais moderna de Estocolmo, os habitantes utilizam essa rua de pedestres cercada de lojas, bares e restaurantes que fazem a festa dos turistas.

Achei lindo esse pórtico que abre a passagem entre a parte antiga e a parte moderna da cidade.

Gosto muito de observar e fotografar os detalhes da arquitetura local, principalmente no que diz respeito às fachadas de construções antigas.

Existiam várias estatuetas de leões fofinhos como essa na rua de pedestres. Outra coisa que me chamou a atenção foi esse cartaz anunciando a NOITE DO FORRÓ no BAR BRASIL em Estocolmo. Estamos por toda a parte! É sério, nunca fiz uma viagem onde não tivesse encontrado pelo menos um grupo de brasileiros. Até quando estive em Qufu, cidade chinesa onde nasceu Confúcio, encontrei um casal de brasileiros. Visitei o país em 1997 e Qufu é uma das menores cidades da China!

Nessa mesma rua, um pouco antes da hora marcada para encontrarmos o pessoal da excursão e voltarmos ao hotel, paramos em um barzinho e provamos o carpaccio de rena. A carne tinha uma aparência estranha, era meio estriada, mas muito saborosa. A carne de rena foi uma das mais macias que já tive a oportunidade de experimentar.

Essa é a parte mais nova da cidade, que abriga o enorme chafariz e a loja de departamentos Ahlens City, onde encontrei lindos objetos de design para uso no dia-a-dia. Infelizmente não comprei nada porque tudo era caríssimo!

A prefeitura da cidade de Estocolmo chamada Stadshuset, foi construída no começo da década de 1920 em estilo gótico escandinavo e sedia anualmente a cerimônia de entrega dos prêmios Nobel. O edifício pode ser visto por dentro em visitas guiadas.

A ponte da foto acima se chama Skeppsholmen Bridge e possui, como adereço, uma coroa em sua parte mais central.

Aconteceu um fato engraçado enquanto eu pesquisava sobre a ponte pra preparar esse post. Encontrei um site em inglês onde a autora dizia que a coroa era fotografada milhares de vezes ao dia por turistas (até aí tudo bem) e que a pose mais comum era se colocar embaixo dela para dar a impressão de tê-la sobre a cabeça. E eu achei que tinha sido criativa quando “inventei” a pose!!!!! Foi a maior decepção…

A placa da foto à esquerda indica as atrações do parque Paradiset, que abriga um interessante conjunto de esculturas executado por Jean Tinguely e Niki de Saint Phallo. Foi exibido ao público inicialmente na Exposição Internacional de Montreal em 1963, e está em Skeppsholmen (uma das ilhas que formam Estocolmo) desde 1972.

Entre as outras atrações do parque está o Museu de Arte Moderna e o Museu de Arquitetura. As coleções do primeiro são compostas por peças produzidas a partir do começo do século XX por artistas como Chirico, Salvador Dalí, Picasso, Andy Warhol e outros grandes mestres. Segundo o guia Frommer´s, o Museu de Arquitetura não é uma atração indicada para o visitante comum porque tem um acervo muito específico que só interessa a quem realmente entende do assunto.

Ficamos somente passeando pelo belo jardim, cujo gramado estava coberto por muitas folhas amarelas que caíram das árvores, e admirando as esculturas coloridíssimas!

Confesso que estou cada vez menos inclinada a visitar museus durante as minhas viagens. Deixem-me explicar o porquê. Eu gosto muito de conhecer o trabalho de novos ou “velhos” artistas através de exposições, porque acho fundamental ter tempo para apreciar as peças e sentir que eu realmente extraí alguma coisa da experiência. Em museus imensos como o Louvre, por exemplo, a quantidade de informação é tão grande que a impressão que eu tenho é a de que não vi nada além da Monalisa. Sinceramente não lembro direito do acervo do museu. Aconteceu a mesma coisa no Museu D´Orsay, em Paris. Eu fiquei tão encantada pela fachada esplendorosa e pela arquitetura interna do prédio, que não consegui prestar atenção nas telas e esculturas dos artistas famosos. Já se eu morasse na cidade e pudesse visitar o museu de tempos em tempos, a coisa seria diferente… como eu gostaria disso!

Mais uma pose junto às divertidas e coloridas esculturas. As cores do meu cachecol são as mesmas da escultura que aparece na foto, repararam?

Bom, pessoal, vou me despedindo por hoje, mas meu relato de viagem não termina por aqui! Deixei outro post programado para ir ao ar no dia 26 de abril contendo a segunda parte da saga “Viagem à Suécia”.