segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Lanchinho frugal e drinks refrescantes para receber os amigos no verão

Olá, pessoal!!!! Na semana em que entrei de férias, meu amigo Eduardo Nassife veio me visitar e aproveitei a oportunidade para preparar um lanchinho leve, simples e charmoso contendo queijos, frutas, torradinhas, grissinis e nozes.

Fui ao Hortifruti pela manhã e encontrei cerejas pela primeira vez esse ano, que delícia!!!! Adoro cerejas e acho que além do sabor especial, a fruta tem um colorido muito bonito e chama a atenção em qualquer mesa. Que tal aproveitar a proximidade do Natal para usar e abusar dessa fruta? Vocês já experimentaram caipivodka de cereja? Hummm, é sensacional…


Também sou fã de queijos e acho que não passo um dia sem comer um pedaço. Na travessa de metal com acabamento martelado que ganhei da minha irmã e mostrei nesse post, coloquei brie, gorgonzola e queijo de cabra.

Usei um copinho de vidro para abrigar os palitinhos de metal que seriam usados para pegar os cubinhos de queijo, as uvas e as amoras. Frescura? Certamente!!!! Mas eu achei a ideia fofa e não resisti…

Usei um copo de vidro maior para colocar os grissinis de queijo e um bowl de metal para as torradinhas integrais.


Dispus tudo sobre dois jogos americanos feitos de palha bem baratinhos, comprados em uma loja de artigos de festa há alguns anos. Usei guardanapos estampados que separo para dias especiais com um peso de papel por cima e lembrei de colocar um copinho ao lado das cerejas, onde seriam deixados os caroços da fruta. Um bowl contendo nozes completou a decoração da mesa. Minha inspiração para essa produção foram os catálogos da CRATE & BARREL, que vocês podem folhear on-line clicando no seguinte link:

http://www.crateandbarrel.com/Catalogue/

Eu sempre via queijos e frutas colocados em bandejas de metal por cima dos buffets e mesas de centro expostos nos catálogos, mas nunca havia pensado em oferecer isso aos meus convidados. Fiquei satisfeita com o resultado e acho que essa combinação de sabores é a cara do verão!!!!

Preparei um drink super gostoso e muito refrescante, o GRAPE IN THE SUMMER, que já apareceu no seguinte post:

http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com/2010/02/desafio-coquetel-primeiros-preparativos.html

Escrevi algumas vezes aqui no blog que meu drink preferido (ou o preferido dos meus convidados) era o SUNRISE, mas acho que isso não é exatamente verdade. O GRAPE IN THE SUMMER é delicioso e tem um aroma inesquecível. Essa foi a segunda vez que preparei a bebida e o Eduardo foi o único amigo a experimentá-la. Então estou comunicando oficialmente aos meus outros amigos que devo a eles esse drink, que provavelmente vai conquistá-los e empurrar o SUNRISE para o segundo lugar!!!!


Foi minha irmã Flávia que enviou a receita original publicada na revista CASA E COMIDA da editora Globo em dezembro de 2009. Na foto acima, vocês podem ver o meu drink e o da revista. Até que ficaram bem parecidos, né? Pra mudar um pouco, eu acrescentei açúcar colorido na borda do copo a fim de dar um toque mais festivo à bebida, além de um pouco de vodka aromatizada ABSOLUT CITRON.

GRAPE IN THE SUMMER

Rendimento - 1 copo longo
Tempo de preparo - 5 min

Ingredientes*
5 folhas e 1 raminho de manjericão;
2 colheres (sopa) de açúcar;
Gelo o quanto baste;
3 rodelas finas de limão siciliano;
20 ml de suco de limão siciliano;
100 ml de suco integral de uvas verdes;
Club soda o quanto baste.

*Dessa vez, acrescentei um pouco de vodka aromatizada ABSOLUT CITRON e substituí o club soda por água tônica.

Modo de fazer
1. Macere as 5 folhas de manjericão com 1 colher (sopa) de açúcar em um copo longo.
2. Prepare o copo intercalando camadas de gelo e as rodelas de limão.
3. Bata em uma coqueteleira os sucos de limão e de uvas e o resto do açúcar.
4. Despeje no copo, já preparado com gelo e limão, complete com club soda e decore com o ramo de manjericão.


Para o efeito “açucarado”, basta passar um pouco de suco de limão na borda do copo e esfregá-la em um pratinho contendo o açúcar colorido.

Minha segunda sugestão de drink refrescante para o verão é o “Silky Tangerine”… Bom, acabei de inventar esse nome cafona. Se vocês tiverem uma sugestão mais interessante, podem deixar aqui nos comentários!!!! Eu não segui receita, simplesmente aproveitei alguns ingredientes que tinha em casa e montei esse drink contendo quatro partes de suco de tangerina, uma parte de vodka, 20 ml de suco de limão siciliano, gelo e água tônica a gosto. Ficou bem saboroso e aromático.

Mudando radicalmente de assunto, essa simpática senhora aí de cima é minha avó Carmota, que está produzindo uma manta bem fofa e coloridíssima para enfeitar meu escritório/quarto de hóspedes. Ela estava lá em casa no dia em que eu preparei o lanchinho e decidi fotografá-la em ação. Quando a peça estiver pronta, mostro o resultado aqui pra vocês!!!!

Um grande beijo, uma linda semana e até a volta das férias!!!!

Bonfa ass

29 comentários:

Luiza Coelho disse... [Responder comentário]

uauuuu deu água na boca... acredita que nunca comi cereja de verdade? Falo de verdade assim, sem ser essas de bolo que não curto de jeito nenhum... deve ser uma delícia né? Vou ver se acho em Uberaba city, hahaha!

Ficou linda a sua mesa e eu tbm amo queijo... tbm né, mineira que não gosta de queijo eu nunca vi, rs

Suas fotos ficaram linda em especial a da absolut... foto publicitária. Além de tirar foto bem você compõe bem a foto né? Arrasou!

Amei a foto da sua avó... que saudades das minhas. Vó é tão bom né? Essa manta tá ficando linda e tô louca pra ver pronta (vai mostrar né?)

Acho que Dona Carmota tem que participar do Bonfa convida hein? Fica a sugestão... ou faz uma entrevista com ela... ah sei lá... ela tem cara de ter um ótimo papo e quem mandou você por a foto dela aí? Fiquei com vontade de conhecer ela mais um poquinho.

beijos

Karla Coelho disse... [Responder comentário]

Adorei o drink, quero fazer aqui em casa... refrescante e lindo, dá vontade de beber!

Queijo... ai ai ai, tbm amo, que mineira não gosta né?

Não gosto muito de cereja em caldas mas adorei a fruta cereja e só fui experimentar ano passado... com vodka deve ficar divino heim!

Gostei das dicas! Beijos!

Karla Coelho disse... [Responder comentário]

Adorei o drink, quero fazer aqui em casa... refrescante e lindo, dá vontade de beber!

Queijo... ai ai ai, tbm amo, que mineira não gosta né?

Não gosto muito de cereja em caldas mas adorei a fruta cereja e só fui experimentar ano passado... com vodka deve ficar divino heim!

Gostei das dicas! Beijos!

So Sweet Cake Design disse... [Responder comentário]

Katia,

Só vc mesmo para transformar as coisas masi simples e algo lindo e original! Adorei as dicas!

Bjs

Dani

http://www.temdoce.blogspot.com/

Unknown disse... [Responder comentário]

Oi querida!
espero que vc esteja aproveitando bem suas férias e volte cheia de novidades!

Bem refrescante esta recepção! Ideal para os dias de calor 50º graus aqui no Rio!!!

E a Vó Carmota! Que linda!

Bjocas e até sua volta!


Ah! Quando puder ...publiquei o "Roteiro Noronha" lá no blog- mes de novembro, vc vai adorar!

Flávia
http://ateliedacaie.blogspot.com

Milena disse... [Responder comentário]

Delícia,deu água na boca!!!
Vovó Carmota aprontando coisas lindas!!!Vou esperar o resultado!!!
bj

cucchiaiopieno.com.br disse... [Responder comentário]

Oi querida
Fiz grissine semana passada e também coloquei em uma taça gigante, em breve!
Que maravilha de lanche amiga. E esses queijos, que delicia?! Sou um verdadeiro ratinho, como queijo todos os dias.
Como sempre voce super delicada em cada detalhe, te admiro muito por isso.
Tua avó é linda, pelo jeito talento na tua familia esta' no sangue!
Bjo grande
Léia

Rejane Abreu disse... [Responder comentário]

Olá Kátia,
Espero que você esteja aproveitando ao máximo suas férias... Tão bom descansar, né? Suas sugestões são sempre tão maravilhosas. Com coisas simples podemos ter uma tarde bem agradável com amigos,né? Amei a sugestão.

Bjsss
Rejane Abreu
contosdaberto.blogspot.com

Feito a Mão disse... [Responder comentário]

OI, Katinha, tb nunca comi cereja de verdade e das em conserva eu não gosto.

Seu drink ficou mais bonito que o da revista, muito mais.

De água tônica eu tb não gosto... Na verdade a única Schweppes que eu tomo é a Citrus. Mas vou tentar fazer um improviso com sua receita.

A essas alturas vc deve estar se divertindo muito na viagem. Estou com saudades.

Bjks

Sandra Negrão disse... [Responder comentário]

Que delícia Kátia.
Seus amigos realmente são privilegiados. Vc sempre se preocupa com tudo quando vai recebê-los. É tanto carinho que dá gosto de ver. Parabéns!!!
A sua mesa ficou linda e super charmosa. Eu nem gosto de cereja, mas sinceramente deu até vontade de provar de novo...hahaha
Sua vovó Carmota é uma graça e estou louca pra ver o trabalho dela finalizado. Imagino que ficará uma colcha lindíssima.
Sabe Kátia, eu adoro passear pelo seu blog e nos dias que estou mais tristinha isso me faz um bem danado.
Adoro tudo o que vc faz e da maneira que vc faz....
Obrigada por compartilhar.
Beijocas e até a volta.

Ana Maria Braga disse... [Responder comentário]

Ah, Kátia, como vc. é caprichosa! Não me canso de afirmar isso. Gosto dos seus detalhes, das minuncias, da dedicação em receber e comemorar tudo. Deve ser bem gratificante ser recebida assim. Com certeza seu amigo se sentiu super prestigiado. E isso é o que todos gostam. Continuo sendo sua fãnzona.
Sua avó é uma simpatia. Já sei que esse seu sorriso fácil é caracteristica dessa familia.
Com certeza a essas alturas estás passeando por esse mundo de meu Deus e aproveitando bem. Até a volta cheia de novidades. Bjs

Maria disse... [Responder comentário]

Katia, adorei seus drinks. Eu achei que o nome ficou legal, deixa como esta que a gente decora. Sua Avó é a linda, e aposto que essa manta vai ficar prefeita. Bjus pra vc e pra vó Carmota

Maura Fischer disse... [Responder comentário]

Nossa! Ficou linda a apresenta~ção! Adorei a receitinha, vou guardar!
Um abç,
Maura

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse... [Responder comentário]

Hey Katia, adorei o suco, mas vou ter que esperar o verao chegar por aqui, rs. Estamos com 6 graus ainda positivos;)

Sua avó é linda!


Eu adoro tricotar e crochetear!!!!


Bjao

Anônimo disse... [Responder comentário]

Menina que mesa perfeita, cheia de coisas que "EU" adoro.... e o drink então ficou com agua na boca só de imaginar...e já vou me arriscar a prepara...rsrs.
Grande abraço

Renata Gobetti disse... [Responder comentário]

Olá!!

Poxa é a primeira vez que visito seu blog e estou encantada!!
Seu trabalho é lindo, sua dedicação no blog é muito bacana, cada coisa bem explicadinha, com fotos e muito carinho para suas leitoras.
Adorei tudo, e vou visitá-la sempre!!
Parabéns!!

Beijos

Patrícia Martins disse... [Responder comentário]

Kátia,
uma arraso a sua mesa! Com dois (na verdade todos) itens que mais na vida: Amoras, queijo. Sou carioca da gema e morei em Minas qdo pequena uai! Bom demais! Drinks com Absolut são tudo tenho que fazer esses que você posta, o último que tentei foi com Absolut Tropical com Del Vale de Manga ou Suco de Laranja. Agora sua avó-arteira é tudo de bom! Vou esperar para ver essa arte dela pronta! Beijo
Tri

Unknown disse... [Responder comentário]

o verão aqui no sul está chegando com tudo já anotei apreciosa receitinha dos drinks e farei com certeza obrigada. linda á sua avó.beijos para voce e para ela. celia bica. celia.bica@hotmail.com

Eliane disse... [Responder comentário]

Oi Kátia!
Espero que suas férias estejam ótimas!
Como sempre amei seu post, mas o que me chamou a atenção mesmo foi a camiseta com estampa de ursinho da vovó Carmota, que modernidade, adorei!
Bjs.

Livia Curi Fernandes, disse... [Responder comentário]

Adoro comemorações assim! Sempre que posso testo meus dotes na cozinha...faço faculdade de gastronomia na Universidade Federal da Bahia..olhem meu blog, lá coloco tudo que aprendo nas aulas
www.cozinhafesteira.blogspot.com

Marta disse... [Responder comentário]

Katita.. eu amoooo cereja! Meu pai sempre compra e amo essa fruta! Além de gostosa é linda mesmo!
E queijo brie.. amoooo... adoro queijos com gosto mais suave!
Ficou lindo seu lanchinho e as bebidas mais que lindas, coloridas e alegres!

E vovó Carmota? Uma fofa! E ainda está fazendo uma coisa super meiga! Curiosaaaa eu.. quero ver prontinho..rsss
Beijocas

... disse... [Responder comentário]

Ai....eu espero muito que assim que eu casar (daqui 10 meses) baixe em mim esse "espírito de Bonfa" de enfeitar a mesa, criar comidinhas e bebidas.....pq aí eu vou ter as minhas panelas, utensílios e etc....=)...rsrs...

Bjus!
Gábi
(@gabriela_er)

Simone Scharamm disse... [Responder comentário]

Oi, amiga,
saudades!
Espero que curta bastante as suas férias!
Esse lanchinho ficou tudo de bom! estou assustada com o preço das cerejas,rs!
Beijos!

Francy disse... [Responder comentário]

Adorei todas as sugestões...
E a avó também....
Férias, férias, bem merecidas...
Chris foi a sorteada, quem sabe da próxima vez...
Vamos fazer mais sorteios, ok??
abs,

Ateliê Toque de Arte disse... [Responder comentário]

Fazem horas que estou lendo esse blog. Amei, amei, amei e amei! Parabéns pelo bom gosto e criatividade. Vou usar algumas dicas porque gosto de enfeitar, mas, não de preparar os comes. Você arrasa em tudo. Beijos,
Iray

Mimus da Mônica disse... [Responder comentário]

Olá Kátia!!
Adorei o colorido e amo
ver como vc prepara tudo com muito carinho...
Adorei a sua vovó tb, vovó pertinho da gente é tudo de bom...
begin

beta disse... [Responder comentário]

Oi katia!!
Sua mesa ficou linda!!!
è uma arte transformar coisas tão simples em verdadeiros delírios aos olhos!!!
E a vózinha?!?! Nossa, que coisa fofa!!!Tb acho que ela deveria participar do Bonfa convida..
Bom, aproveite muito suas férias e depois conta tudo pra gente!!!
beijos lindona!

Joaninha Bacana disse... [Responder comentário]

Adorei a idéia do peso de papel sobre os guardanapos! As vezes nao tenho paciência para dobrar os guardanapos ao meio e colocá-los no porta guardanapos tradicional, e essa é uma ótima alternativa!
Vovó Carmota arrasando novamente! Linda a arte dela! Beijos pra voces,
Angie

márcia disse... [Responder comentário]

Olá Katita !!1
Como sempre arrasando nas " PRODUÇÕES " , mesmo c/ elementos simples vc. sabe dar aquele charme !!
Tua Vó é uma graça !!! e talentosa como a neta !!
Beijinho p/ vcs !!!
Márcia ( a vizinha , Rs )

Related Posts with Thumbnails