segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Restrospectiva 2011 – Parte III: comes & bebes

Essa é a última parte da série de retrospectivas do ano e resolvi concentrar o texto somente nas comidinhas feitas por mim e/ou por meus amigos para as festinhas que aconteceram lá em casa, mas incluí também alguns lanchinhos simples que preparei para aqueles dias em que a gente está a fim de se paparicar um pouco, sair da rotina e comer algo gostoso.

DSC00264_thumb3

DSC00251_thumb3

Fizemos nossa despedida de 2010 na casa que meus pais possuíam em Teresópolis-RJ, cantinho muito especial onde nos refugiávamos quando queríamos relaxar e curtir a natureza. Passei o Réveillon na companhia do Marcelo e de mais ninguém. Foi nossa despedida do lugar, que seria vendido alguns meses depois. O almoço do dia 31 de dezembro foi preparado pelo Marcelo. Ele decidiu testar uma receita de maminha ao forno recheada com provolone e temperada com sal grosso, acompanhada de pimentão, tomate, cebola e alho. Apesar de o provolone ter escapado de dentro da carne, o prato foi aprovadíssimo!!!! Minha contribuição foram algumas batatas sautée ou algo que se assemelhava a isso.

http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com/2011/01/um-reveillon-com-gostinho-de-despedida.html

DSC00368_thumb[5]

A primeira Happy Hour informal do ano foi bem simples e servi um petisco que adoro: cubinhos de queijo com dips de mostarda Dijon e chutney de manga.

http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com/2011/01/queijos-temperos-molhos-especiais-e.html

DSC00825_thumb[3]

DSC00771_thumb[3]

A editora ELSEVIER publicou o livro AS MULHERES FRANCESAS NÃO ENGORDAM e fizemos uma parceria, presenteando um dos leitores do blog com o mimo. Testei duas receitas bem gostosas e perfeitas para o verão: tartines de queijo de cabra e avelãs + sopa de cenoura e laranja.

http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com/2011/02/receita-de-tartines-de-queijo-de-cabra.html

DSC02614_thumb[3]

DSC02429_thumb[5]

DSC02625_thumb[3]

Preparei um lanchinho para a visita da amiga Milena Orlando, a primeira pessoa com quem comentei sobre a série de retrospectivas que pretendia escrever. Montei três pizzas com ingredientes especiais, fiz quatro drinks e uma sobremesa saborosa e facílima, derretendo chocolate suíço extra dark com um toque de cointreau por cima de uma camada de geleia de frutas cítricas.

http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com/2011/03/tres-pizzas-quatro-drinks-e-uma.html

DSC02740_thumb[3]

DSC02758[5]

DSC02767_thumb[3]

DSC02803_thumb[5]

Para sair da rotina em uma sexta-feira à noite, juntei todas as coisas gostosas que havia na geladeira e fui preparando nosso lanchinho: calda de framboesa, mostarda picante, mix de frutas secas, pimenta biquinho, tomate-uva, molho de framboesa com chipotle, pesto calabrese e geleia de frutas cítricas. Coloquei todos esses ingredientes em potinhos coloridos, montei uma tábua de queijos com amoras e avelãs, preparei bruschettas e espetinhos feitos com cubinhos de queijo, presunto alemão e pimenta biquinho. Para a sobremesa, experimentamos um delicioso sorvete Häagen-Dazs de chocolate branco (com pedacinhos, nham, nham!!!!) e framboesas, acompanhado de frutas frescas e calda de framboesa.

http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com/2011/04/um-lanchinho-especial-pra-sair-da.html

DSC07864_thumb

DSC07938_thumb[2]

Alho é um dos meus temperos favoritos em qualquer prato e por isso adoramos a descoberta gastronômica que fizemos na viagem de abril: o pão frito com alho + dip de pepino é um belisquete onipresente nos bares dos países bálticos (Estônia, Letônia e Lituânia).

É interessante observar como um simples prato de queijos pode ser servido de diversas maneiras e acho que o céu é o limite em termos de criatividade e apresentação. Nessa mesma viagem, pedimos uma tábua que veio decorada com azeitonas pretas, uvas, tomates-cereja, morangos, carambolas, physalis e até alface! Na foto acima, vocês podem ver a minha versão da tábua de queijos incrementada com morangos, tâmaras, uvas, carambolas, tomates-cereja, azeitonas verdes e cebolinhas em conserva, além de um potinho com molho de pepino.

http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com/2011/05/pao-frito-com-alho-molho-de-pepino-e.html

DSC08989_thumb[3]

DSC09018_thumb

Em um domingo preguiçoso, decidimos passar o dia em casa e preparar um almoço com as sobrinhas de uma festa recente. O resultado foi a sopa de legumes com mix de queijos e a picanha ao forno acompanhada de massa colorida com manteiga e alho negro, além do drink de ameixa com espumante.

http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com/2011/06/sopa-de-legumes-com-mix-de-queijos.html

DSC09140_thumb

DSC09143_thumb

DSC09058_thumb

Em julho, promovi um concurso de receitas picantes no blog e preparei dois petiscos e dois drinks contendo algum tipo de pimenta como exemplo para os leitores.

http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com/2011/07/vamos-apimentar-o-blog-no-novo-concurso.html

crostini

DSC_0286

IMG_2735

Recebi 31 receitas com fotos e fiquei feliz com a quantidade e variedade de petiscos apimentados que surgiram nesse concurso. Muito obrigada, pessoal!!!!

http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com/2011/08/voltei-com-um-post-apimentadissimo.html

DSC09334A_thumb[2]

A ideia de preparar as mini-bruschettas de blueberry com cream cheese de nozes e vinagre balsâmico surgiu quando vi um post do blog A FESTA DE BABETTE, intilulado Bruschettas de morangos balsâmicos. Substituí os ingredientes originais por outros semelhantes que eu tinha na geladeira e gostei do resultado desse lanchinho fácil de fazer e que tem sabor surpreendente.

http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com/2011/07/mini-bruschettas-de-blueberries-com.html

DSC09408_thumb

DSC09381_thumb[2]

No final do mês de agosto, resolvi preparar uma bebida incrementada para esquentar os últimos dias frios de inverno usando café, chocolate, whisky e chantilly. Para acompanhá-la, abri um pacote de biscoitos amanteigados escoceses.

http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com/2011/08/que-tal-uma-bebida-de-cafe-com.html

DSC00300_thumb

DSC00330_thumb[3]

Provei essa sobremesa no restaurante GALERIA 1618 e adorei a mistura de sabores bastante original. Reproduzi a receita em casa da minha maneira, utilizando figos pré-cozidos, vinagre de cranberry com mel e sorvete de iogurte com frutas vermelhas.

http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com/2011/09/figos-cobertos-com-vinagre-de-cranberry.html

Reativei um antigo porta-velas guardado no armário e transformei-o em petisqueira, usando-o como base para servir alguns amuse bouches e temperos.

http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com/2011/09/um-improvisado-almoco-indiano-de.html

Também inspirada pela receita da Babette, preparei bruschettas meio doces de morangos com manjericão roxo, alecrim, vinho do Porto e queijo cremoso.

http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com/2011/10/bruschetta-de-morangos-com-manjericao.html

DSC03511[9]

DSC03910a[10]

DSC03764a[11]

DSC03722a[3]

DSC05636a[3]

A Festa de Halloween da Bruxinha Bonfonilda teve várias receitas testadas pela primeira vez por mim e pela minha amiga Mari, que preparou os petiscos mais elogiados tanto pelos nossos amigos que os experimentaram, quanto pelos leitores do blog.

http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com/2011/10/preparativos-para-festa-de-halloween-da_31.html

O último jantar romântico do ano aconteceu em novembro e teve como prato principal o medalhão ao molho de mostarda Dijon com pimenta verde acompanhado de gratin dauphinois (batatas gratinadas com ervas e queijo Gruyère). Preparei também 4 vol-au-vents com recheios diferentes como entrada e um “Romeu e Julieta” em verrine como sobremesa. Para acompanhar as comidinhas, presenteei o Marcelo com uma garrafa da cerveja belga DEUS, uma pequena extravagância…

http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com/2011/11/um-jantar-romantico-com-comida-de.html

No início de dezembro preparei o confit de tomatinhos, seguindo a receita da Marly, do blog SABOREANDO A VIDA. Para acompanhar essa delícia, promovi uma degustação de queijos espanhois e espalhei mais alguns petiscos pela mesa. Dessa forma, trocamos a costumeira saída a dois ou pizza da sexta à noite por uma happy hour charmosa no aconchego do nosso lar.

http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com/2011/12/o-confit-de-tomatinhos-da-marly-e-uma.html

Eu quase esqueci do prato que preparei para o programa QUE MARRAVILHA! (a foto acima é do teste que fiz na casa dos meus pais antes do “Dia D”), mas preciso listá-lo aqui porque foi uma experiência muito importante pra mim em vários sentidos e me fez perceber que, mesmo sendo desajeitada e estabanada, é possível cozinhar algo decente, rsrsrsrs! O filé envolto em acelga com molho chimichurri e purê de batata cremoso permitiu que eu tivesse coragem de me aventurar na cozinha e preparasse “comida de verdade” no último jantar romântico que organizei lá em casa. Espero ter tempo e disposição suficientes para encarar novos desafios culinários em 2012!!!!

http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com/search/label/Que%20Marravilha

Vocês lembram do kit tailandês que ganhei da Mari e mostrei AQUI? Ao invés de prepararmos um jantar temático na minha casa, decidimos que o evento se mudaria para a casa da minha amiga e seria um almoço. Ela preparou pratos deliciosos, além de uma entradinha e drinks de espumante com romã. Infelizmente, não tive tempo de terminar esse post antes de viajar, mas mostrarei tudinho no ano que vem!!!!

Esse foi o resumão de quase tudo o que foi publicado no blog na categoria comes & bebes em 2011. Outras receitas foram enviadas pelos meus convidados para a seção Bonfa Convida, na qual vocês também poderão encontrar temas diversos abordados nesse cantinho virtual por pessoas criativas que tiveram a generosidade de aceitar meu convite, deixando aqui uma pequena amostra de seus talentos. Por isso, gostaria de deixar explícito meu agradecimento a todos os participantes desse ano e de convidar vocês, leitores, a conhecerem melhor esse pessoal clicando na imagem abaixo.

bonfaconvida

Um grande beijo com votos de experiências gastronômicas deliciosas e até a volta das férias!!!!

Bonfa ass

10 comentários:

Unknown disse... [Responder comentário]

Bonfa, mais um ano se encerra e com ele muitas coisitas 1000 aprendi contigo a respeito de festinhas e quitutes 1000.
Parabéns por ser esse encanto de pessoa, q transmite alegria a cada linha q escreve e pela incrível mente brilhante&criativa q vc tem.
Bjs, Feliz Natal e um 2012 repleto de saúde, paz, alegrias, $$$ no bolso para realizar sonhos&desejos e felicidades.... sempre!! ;D

Simone Scharamm disse... [Responder comentário]

Oi, querida,
Como foi de Natal?
Excelente ideia essa de fazer as retrospectivas! Quantas produções, né? Assim dá pra ter uma ideia geral do quanto você produz!!! Só coisas boas, adorei!
Espero que esteja curtindo a viagem!
Beijos!

Adriane Pinhate disse... [Responder comentário]

Adorei as retrospectivas!
Esse seu blog é tudo de bom, sempre!!

Bjs

Gabriela Rodrigues disse... [Responder comentário]

Quanta comida boa saiu durante esse ano hein Bonfa???
E que 2012 continue com toda essa fartura!!!!!

Beijos!!!
Gábi

FrnStudio disse... [Responder comentário]

Kátia,

Epero que o teu Natal tenha sido bom, e com neve!
Continuação de boas férias!

Kelly Nomura disse... [Responder comentário]

Oh, coisa boa, saber que o ano foi produtivo ... gostei muito de tudo ...
Boas festas !!!
Kelly

Bruna Leite disse... [Responder comentário]

Bonfa, querida, vim aqui desejar um lindo 2012 para vc e toda sua família!!! beijos

Marta disse... [Responder comentário]

É uma tentação rever tanta coisa boa e gostosa! Além de uma apresentação belíssima!!!
Beijos

ANDRÉA disse... [Responder comentário]

Sou sua fã
Feliz Ano Novo!!!!!
Muitas Alegrias,Saúde e Grandes Realizações

Andréa

Marly disse... [Responder comentário]

Katita, querida,

Esta retrospectiva ficou bem a cara do blog: fotos lindas, comidas saborosas, bom gosto e simpatia em cada imagem e palavra.
Espero, sinceramente, que 2012 traga para você e os seus queridos muitas e muitas alegrias.
Feliz Reveillon e votos de que as suas férias estejam sendo maravilhosas!

Um beijo!

Related Posts with Thumbnails