quarta-feira, 10 de junho de 2009

Cartões para o Dia dos Namorados

Mais um Dia dos Namorados se aproxima e eu ainda não sei o que dar de presente pro Marcelo! Esta será nossa 14ª comemoração. Começamos a namorar em novembro de 1995, mas somente juntamos nossos trapinhos há 4 anos. Aliás, faremos 4 anos de vida em comum no dia 1 de julho e isso significa outra comemoração à vista! Durante todos esses anos, no dia dos namorados, sempre trocamos cartões, presentes, declarações de amor e organizamos vários jantares, além de viagens românticas. Há alguns anos, tivemos uma comemoração fora do comum. Como o Marcelo é fã de hóquei no gelo e seu time estava jogando na final que aconteceu justamente no dia 12 de junho, resolvemos assistir juntos ao jogo. Mas o fizemos em grande estilo: à luz de velas, com direito à um bom vinho e beliscando comidinhas que compramos especialmente para comemorar a data. Bom, no começo eu não fiquei muito satisfeita com a comemoração inusitada, mas depois gostei e esse ficou marcado como um dos poucos dias dos namorados dos quais me lembro bem.

Quando começamos a namorar, eu ainda fazia faculdade de Letras, que tranquei alguns anos mais tarde. Na época comprava cartões prontos ou os desenhava à mão livre. Mas, depois que comecei a faculdade de Desenho Industrial, lá pelo quarto período, me senti apta à confeccionar meus próprios cartões. Sempre preferi algo exclusivo e personalizado, e que tivesse a nossa cara. E a cada ano, começava a pensar no assunto algumas semanas antes, deixando as idéias fluirem. Depois escolhia a mais viável e também a que mais me agradava e colocava a mão na massa. Compartilho aqui com vocês o que eu considero as melhores soluções que encontrei para celebrar para esse dia tão especial…

Esse data do início do namoro e nele fiz várias ilustrações representando situações diversas que haviam acontecido no último ano. Lembrei do nosso primeiro Reveillon juntos em Visconde de Mauá enfurnados numa barraca no meio de muita chuva e acompanhados de uma garrafa de vinho barato chamado “Maravilha de São Roque”. Com esse nome, imagina a qualidade do vinho!!! Também ilustrei o dia em que começamos a namorar oficialmente, durante o show acústico do Gilberto Gil na UERJ, além dos nossos passeios à Floresta da Tijuca para escalar alguns picos, o que me deixava completamente sem fôlego e enxarcada de suor! Eram tempos divertidos aqueles…

Esse foi feito pra comemorar nossos 7 anos de namoro e era bem simplezinho, mas eu já podia testar minha habilidade no Corel Draw!

Abaixo, o porta-retrato que comprei para comemorar nossos 9 anos juntos. Coincidentemente, nele havia 9 espaços para fotos e isso veio bem a calhar! Assim que bati o olho na peça, tive a idéia de colocar em cada espaço uma foto que tiramos em cada um dos 9 anos de namoro. Mas fiz isso de maneira desordenada, fora da ordem cronológica. Comecei escolhendo uma foto tirada no primeiro mês de namoro, em dezembro de 1994, e daí por diante até a última tirada em 2002. Tentei escolher as fotos mais representativas de cada ano, como a de uma viagem à Paraty, outra de nossa primeira viagem juntos à Paris, outra tirada no meu aniversário de 25 anos e etc. Fiz uma versão em preto e branco das fotos para colocar no porta-retrato e depois recortei 9 quadradinhos com as fotos separadas, misturando tudo e colocando-as num envelope. Atrás de cada foto coloquei o prêmio que o Marcelo ganharia caso acertasse o ano em que ela havia sido tirada e embaralhei tudo. Os prêmios consistiam basicamente de tarefas que eu não gostava ou tinha preguiça de fazer e, se ele acertasse o ano, teria o direito ao prêmio indicado no verso.

Foi bem divertido ver a surpresa do Marcelo e suas tentativas de descobrir referências que facilitassem a identificação de cada foto. Não lembro quantos acertos ele teve e nem se eu cumpri as promessas contidas nos cartões que ele acertou. Só sei que eu mesma me confundi algumas vezes e coloquei duas ou três datas erradas. Mas, apesar disso, acho que a brincadeira foi bem legal e gerou muitas risadas!

O cartão seguinte é um dos mais recentes. Procurei num banco de imagens da Internet (GETTY IMAGES), imagens que evocassem paixão e tivessem o tom vermelho, como por exemplo: coração, caixa de bombons, pétalas de rosas, balões e etc. Depois preparei 6 cartões no formato de 10 cm x 15 cm e deixei o verso em branco para escrever o texto. O texto era composto de 5 dicas sobre o presente que o Marcelo iria receber no Dia dos Namorados. O objetivo era que ele fosse lendo cada dica e montando o quebra-cabeça. Só que eu não quis ser muito óbvia e pensei em dicas bem picantes, que poderiam dar a entender outra coisa, como vocês descobrirão a seguir…

No primeiro cartão, eu explicava a brincadeira: AQUI TEM 5 DICAS PARA AJUDAR VOCÊ A DESCOBRIR O QUE VAI GANHAR DE PRESENTE NO DIA DOS NAMORADOS

Primeira dica: VOCÊ VAI SE MOLHAR

Segunda dica: VOCÊ VAI FICAR QUASE NÚ

Terceira dica: DEPOIS DE DESFRUTAR DO PRESENTE, VOCÊ VAI TER VONTADE DE DORMIR

Quarta dica: DURA UMA HORA E MEIA

Quinta dica: O PRESENTE ENVOLVE OUTRA MULHER

Hummm, o que será????????

Fim do mistério:

Uma outra idéia bem original de uma amiga, a Érica, foi usar uma foto dela e do namorado como cartão e, no verso, escrever uma mensagem. Depois ela recortou a foto em vários pedacinhos, como se fosse um quebra-cabeça, e colocou tudo dentro de um envelope com as instruções de que ele deveria encaixar as peças para descobrir a mensagem. Adorei!

E vocês, já compraram seus cartões? Como vão comemorar? Conta pra gente aqui!

Nós provavelmente vamos comemorar o Dia dos Namorados jantando em um restaurantezinho romântico e charmoso, que ainda não escolhemos. Esse da foto é o Fiorino, um restaurante italiano muito charmoso e simpático que fica na Tijuca, no Rio de Janeiro. Jantamos lá há duas semanas, depois de quase um ano sem aparecer. É um lugar que tem excelente custo/benefício. Os pratos são fartos e saborosos, feitos com massa caseira e tem preços honestos. O estabelecimento fica em um casarão antigo que parece ser do início do século 20. É um lugar extremamente romântico. Os clientes podem escolher entre sentar dentro do casarão, no jardim da frente, ou no corredor gramado ao lado. Dos mesmos donos, o Pomodorino tem belos móveis de antiquário distribuídos entre o confortável salão e a varanda envidraçada e a Lagoa Rodrigo de Freitas como pano de fundo. Da cozinha saem receitas típicas da região da Emilia-Romagna, como as massas frescas feitas lá mesmo. O canelone de massa cor de abóbora gratinado com molho cremoso e recheio de camarão e fondue de queijo é o meu preferido! Os pães artesanais que são servidos no couvert também são maravilhosos!!!! O Artigiano é a terceira casa dos mesmos proprietários, mas só estive lá uma vez. Como estivemos no Fiorino há pouco tempo, estes dois últimos são os mais cotados para nos receberem essa semana. Essa é minha dica pro Dia dos Namorados!

Até a próxima semana e boa comemoração!

assinatura

24 comentários:

Lucia Laureano disse... [Responder comentário]

Oi Katia!
Amei o post de hoje!!!
Todos os cartões são muito fofos e cheios de paixão!!!
Adorei a ideia da massagem de presente, acho que qualquer hora vou copiar...
Quanto ao Fiorino, é meu restaurante predileto, frenquento desde muito pequena com meus pais e já passei muitos dias dos namorados por lá, inclusive o primeiro depois que o Gui nasceu, fomos para lá acompanhados de um embrulhinho de apenas 1 mês!!!

Joaninha Bacana disse... [Responder comentário]

Quanta criatividade, amei os presentes!!! O primeiro cartao (desenhado) tá muuuito lindo!!! :o)
A gente comemora Valentine's Day, Saint Jordi (que é dia 23 de abril, o dia dos namorados na Catalunha) e 12 de junho :-) Mas como tem a data em que comecamos a namorar e a data do casorio, decidimos dar presente só nessas datas. Entao, Valentine's Day e Dia dos Namorados a gente sai para jantar, e dia 23 de abril a gente segue a tradicao (o homem ganha um livro, a mulher ganha uma rosa vermelha. Mas eu sempre ganho a rosa E o livro, hehehe). Esse ano vamos jantar no Charlemagne:
http://joaninhabacana.blogspot.com/2009/04/orgias-gastronomicas-parte-ii.html
O bom é que na Alemanha o dia 12 de junho nao é comemorado entao os restaurantes nunca estao lotados, hehehe :oD
Beijocas pra voces, e uma ótima comemoracao!
Angie
P.S. Pensei em comprar azeite de oliva naquelas garrafinhas, mas fiquei com medo que derramasse e sujasse tudo na mala :o( E como bagagem de mao, já que é líquido, nao dá para levar :o((( Mas comprei flores de lavanda secas para serem usadas na cozinha: tô louca pra experimentar num bolo e num pudim :o) Depois conto como ficou :o)))
P.S.2 Esse prato que voce descreveu do restaurante me deu água na boca!!! Oh delícia!!!!!

Ana Rivera disse... [Responder comentário]

Adorei as dicas!!!
Ameeeei o cartão desenhado! Muito lindo! São todos muito criativos!
Bjos

Ví por aí... disse... [Responder comentário]

Dicas maravilhosas Kátia!!!
Quanta criatividade!!!!
Tuuuuuuuuuuuudo anotado!!!!
Bjkas

RECADINHO P/ VERÔNICA:
Lindíssima, é uma honra ter seu comentário...Fiquei toda boba...
Quanto ao "copiar"...vc não só pode como DEVE!!!!
A intenção é esta...sempre mostro o que ví por aí para dar idéias para minhas amigas se inspirarem...
Ontem, especialmente, mostrei meus cantinhos...
E que bom que gostou!!!
Tá autorizadíssima e quero ver o resultado!!!
Combinado???/

Bjkas da Jô

Natália disse... [Responder comentário]

Gostei das dicas!!

Vou tentar fazer um cartão (espero que fique bom! rsss)...

bjosss

Mari disse... [Responder comentário]

Oi bonfa! Amei tudo! Também adoro fazer os cartões que dou pros meus queridos. Semana passada foi niver do maridão,então fiquei bolando um cartão pra ele. Chato que fiquei meio doente, mas consegui terminar (usei vários materiais - feltro, fitilho, miçanga, papel, fita de cetim etc)! Ele amou, claro! Depois, comecei a pensar no do dia dos namorados. Resolvi fazer algo diferente: cortei dois corações, costurei um no outro e coloquei enchimento. Antes disso, claro, costurei o nome dele de um lado e do outro "te amo". Como ficou meio torto, não passou pelo CQM (Controle de Qualidade Mari), então dei pra ele no dia mesmo. e ele amou, claro, ainda mais pq nem esperava! Agora estou meio desesperada pq tenho que fazer outra coisa pro dia 12 heheh! Mas é tão bom isso de ficar bolando esses mimos, melhor ainda ver a reação de quem ganha, pq se nota o carinho, amor e dedicação empregados naquele presente!

Beijocas e feliz dia dos namorados!!

KEKA disse... [Responder comentário]

menina, que cartões lindos!
e que criatividade!
amei!
e o Fiorino, é mesmo um charme,não?
Adoro! Amo! E aquela taça de sorvete com doce de leite, rum e amêndoas..
o que que é aquilo?! Nossa!
Ai, amo!
boa lembrança!
boa sugestão!
acho que vou lá na sexta feira!
beijocas

Wagner disse... [Responder comentário]

Eu me lembro de ter visto alguns dos seus cartões e também o "famoso" porta-retratos de nove janelas, claro.
Acredito que poder oferecer um presente ou cartão personalizado faz muita diferença (mesmo que não se tenha tanta habilidade ou criatividade — o que seguramente não é o seu caso), pois estes "mimos" — como disse a Mari — demonstram o carinho e atenção que se tem para com o outro.
Legal vocês terem conservado os cartões antigos, e que bom que a união de vocês se fortalece até hoje!

Beijo!

Rosi disse... [Responder comentário]

Ai, quanta criatividade!!!
São lindos esses cartões. Tenho certeza que o felizardo do MARCELO adorou.
Para o meu maridão não vai ter cartão, vamos a um jantarzinho romântico com muitos carinhos e beijos.

Simone Azevedo disse... [Responder comentário]

Olá flor parabens pela sua criatividade seu maridao tem muita sorte de ter te encontrado.

Bj,bj,bj
Simone Azevedo

Fabi Carvalhos disse... [Responder comentário]

Nossa, Katia! Saiba que estou na lista de suas fanzocas! Adoro suas idéias, seu capricho, aliás, devo assumir que seus trabalhos são fonte inesgotável de inspiração para mim, sempre que os olho penso:_Tenho que caprichar como a Katia! :) Parabéns! E muito obrigada por dividí-los conosco! Bjs,Fabi.

Anna disse... [Responder comentário]

Adorei seu post, muito legal, o restaruante Fiorino, eu sempre ia, gostava muito, agora não vou lá a um bom tempo.
Adoreia as dicas
Beijos

Janice disse... [Responder comentário]

Oi Kátia,
adorei as dicas...você é muito criativa.
Beijo:)

Karla Lemos disse... [Responder comentário]

Sabe, adoro cartões também... idéias levam a outras. Isso é tudo para uma designer com formação publicitária... criar uma expectativa.
Fora isso seu talento expressivo, desde o início... menina, você nem precisa do computador. Sou fã número 1. Amei tudo!

Gisela disse... [Responder comentário]

Nem imagino o que dar para o maridão no dia dos namorados,mas achei suas sugestões maravilhosamente atraentes,criativas e fantástica,pena o tempo ser curto e acho que nao vai dar tempo de preparar uma das suas ideias,
Bj
Gi

Babi Mello disse... [Responder comentário]

Katia amei, haja criatividade hem. Adoro visitar aqui, vocês me inspiram demais.
Bj!
Ah! vou coletar uma ideia sua que vi por aqui.

Verônica Cobas disse... [Responder comentário]

Também adoro cartões, cartinhas, bilhetes, fotos e livros com dedicatória. Adoro presentear as pessoas que amo com cartões e a presença da minha palavra em todos eles. Claro que toda a vez que conto com seu iluminado talento, os cartões saem mais bonitos ainda.
Marcelo tem mais é que guardar tudo bem guardado porque todos esses cartões e detalhes contam a história do amor de vocês. E histórias de amor são melhores ainda quando saem dos cartões e dos livros e viram....vida!!!

bjss. Vê

Beta Bernardo disse... [Responder comentário]

Katita, não vou dizer que você me surpreende, pq tô sempre esperando o melhor das suas ideias e criaçoes, mas posso dizer que vc supera minhas expectativas! rsrsrs
Adorei os cartões, a critividade e o cuidado em cada um deles. Dá pra perceber que cada cartão e presente é pensado com antecedência, com dedicação. Não é improviso. E isso é ótimo! Mostra a preocupação de agradar o outro e dar o melhor.
Adorei todas as ideias de cartão e agora tenho ideia pra uma meia duzia de dia dos namorados... rssrsrs
Que o amor de vocÊs seja sempre assim, dedicado e companheiro e que a paixão esteja sempre presente!!
Feliz dia dos Namorados!
Otimo post!!
Bjks, Beta

João Luis Guedes P. Pereira disse... [Responder comentário]

Nossa, Kátia, a sua história me fez reviver lembranças. Eu e Paula como tivemos um namoro que atravessou décadas, temos vários cartões, cartinhas, desenhos e toda uma gama de recordações daquela época. Temos até uma pasta pra cada um com todas essas coisas.
Agora, as suas idéias para os cartões foram muito legais! Vê-se que a criatividade nessa época já estava em ebulição! Gostei muito do lance do cartão com dicas. Super original!!
Quanto as dicas de restaurantes, eu conheço o Fiorino e adoro!! Realmente, um lugar bem interessante, com comida muito bom e preço compatível. Já o Pomodorino e o Artigiano, não conheço, mas já estão na minha lista para qualquer hora dessas.
Adorei o post!! Bjs e Feliz dia dos namorados p/ vc e Marcelo!

Micha Descontrolada disse... [Responder comentário]

Katia, Parabéns pela criatividade e talento tb..pq amei o cartão de desenhos, mas nao sei desenhar..
hahahhaha amei todos.


oooooooooo|\
oooooooooo|_\
oooooooooo|__\Aproveite
oooooooooo|___\ o Feriado
oooooooooo|____\
oooooooooo|_____\
ooooo_________|__\________
~~~~\___Micha_________/~~~~~**
,~*,..~*,..~*,,,*~;*...,,,,~~~~~******

Beijosssssssssss

Lidiane Vasconcelos disse... [Responder comentário]

Oi, Kátia!
Que criativa você, bonita! :D
Espero que seu dia dos namorados tenha sido “ó-te-mo”! :D
Beijos, bonita!

Anonymous disse... [Responder comentário]

Kátia! Kátia! Vc é demais!!!!

Marília Wetter disse... [Responder comentário]

Nossa, seu blog é mto legal!!!! Publiquei ele no meu face pras minhas amigas visitarem tbm!!!!
Será que posso copiar o seu cartao do cupido pra eu personalizar pra dar no casamento civil de uns amigos que serei madrinha, já que fui eu que os apresentei!
Parabéns pelo seu don e sua arte!
bjuss Marília

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Oi, Marília! Tudo bem? Obrigadíssima pelos elogios carinhosos, pela gentileza e pela divulgação do blog entre suas amigas! Fico feliz que tenha gostado da ilustração do cupido, só não posso te enviá-la sem a marca d´água porque pretendo comercializá-la em breve e tenho um acordo de exclusividade com meus clientes. Mas é claro que você pode se inspirar à vontade e usar uma ilustração parecida. Seja sempre muito bem-vinda e tenha um lindo dia! Beijão!

Related Posts with Thumbnails