quarta-feira, 1 de julho de 2009

Peripécias da semana: preparando o Arraial Criative-se e canapés doces

bonecas 2

Conforme está escrito no meu perfil, uma das minhas paixões é ilustração. Gosto de estilos variados e sou fã de artistas como Joe Chiodo, Bruce Timm, Dean Yeagle, Derek Yaniger, Luc Latulippe e Jason Brooks. Se quiserem conhecer o trabalho deles, é só clicar nos nomes. Vale a pena! Qualquer dia desses escrevo um post especial sobre cada um.

O Criative-se tem me permitido retomar um pouco dessa atividade à qual não me dedicava há quase dez anos. Comecei a me interessar por desenho ainda pequena, quando era aficcionada pelas revistas da Turma da Mônica. A personagem que mais gostava era a Tina e eu ficava horas tentando imitar os traços do Maurício de Souza, que pretensão!!! Parei de desenhar quando terminei a faculdade e passei a usar o computador direto. Com prazos curtos e muito trabalho, passar horas a fio desenhando e colorindo me pareceu fora de propósito. Acho que parei no tempo, deixei de praticar e de aperfeiçoar meu traço e hoje em dia estou reaprendendo a desenhar no Illustrator usando minha mesa digitalizadora (tablet). Mesmo assim, o tempo que eu levo pra finalizar uma ilustração é longo e exige dedicação. Tempo é algo preciosíssimo e raríssimo pra mim hoje em dia, mas, de vez em quando, dá pra esboçar alguma coisinha.

Desenhei as bonequinhas acima especialmente para o blog e usei as três primeiras nos seguintes posts: Objetos contam histórias, Cachorro é tudo de bom e Drinks pra refrescar o Carnaval. Essa última boneca vestida de caipira foi usada no convite para a Festa Julina que estou organizando na casa dos meus pais. Usei a “mascote” do Criative-se como modelo e bastou que eu acrescentasse trancinhas, pintinhas no rosto, vestido colorido e meias com scarpin para dar um ar “caipira” à moça.

caipira

Arraial Criative-se

A semana começou com a confirmação da data Festa Julina. Chamei alguns amigos para improvisarmos uma festa temática e aproveitando a ocasião, resolvi desenvolver peças e decoração especial pro “evento”. Uma ótima fonte de inspiração foi a festa da Lucila, do blog Casa de Valentina, do qual sou leitora assídua. Veja aqui as fotos da festa e os mimos que ela preparou.

O primeiro passo foi desenhar o convite virtual, que mandei por e-mail para os convidados. Aproveitei pra criar um “cenário” onde coloquei a bonequinha caipira: bandeirinhas, fogueira e céu estrelado. O fato de que a festa será diurna é só um detalhe…

Convite

Depois pensei num cartaz de boas vindas pra colocar na entrada da casa ou perto das comidinhas, ainda não decidi. Usei a mesma ilustração acima mas mudei algumas proporções:

Festa Junina cartaz

Criei essa faixa aí embaixo para ser colada numa garrafinha que vai abrigar uma flor e virar um arranjo de mesa… É claro que me inspirei no arranjo de mesa do Chá de Bebê do Arthur, by Beta.

Garrafa

Já na garrafinha:

Além disso, preparei um enfeitinho pra decorar a mesa com as comidas. Para isso, usei palitos de churrasco, tesoura e cola em spray, como vocês podem ver no passo-a-passo a seguir:

Material que usei.

Comecei dobrando a folha ao meio e recortei os três jogos de impressão.

Depois recortei somente a parte de baixo do desenho e passei cola no verso da impressão.

Encaixei o palito de churrasco na base do desenho.

E por fim, recortei todo o desenho. No post da semana que vem mostro como usei o enfeite…

No Sábado fui ao centro do Rio e comprei bandeirinhas, lanternas, chapéus de palha, estalinhos, peixes de plástico e varas de bambu pra pescaria, copos, pratos, colheres descartáveis e guardanapos coloridos. Pensei em comprar um vestidinho caipira pra mim, mas a loja estava tão lotada e confusa que acabei desistindo. Vou ver se improviso alguma coisa na hora…

No post da semana que vem mostro os detalhes da decoração, as fotos e conto como foi a festa, tá?

Canapés doces

Outra coisa que resolvi experimentar essa semana foram canapés doces. Isso porque, há duas semanas, minha amiga linda, inteligente, divertida, talentosa e super criativa, Mari Sawamura (que merecia ter um blog), preparou uma Happy Hour de jogos em casa. Brincamos de Imagem & Ação com desenho e mímica e morremos de rir!!! Para combinar com o tema, ela bolou uma sobremesa inspirada no tabuleiro de xadrez: um Romeu & Julieta bem diferente, como vocês podem ver na foto abaixo:

OgAAANVO7ejVWLmbsjBoe8NORl11UaggCEi4xKrJXtkp3WC_B7fdunawVD1xrplz7qrf00Yq9HAmoj55DYFxtv3TtVQAm1T1UJ50V1DPxPcr2MGbrcA32yGELiEg

Achei uma graça o contraste de cores e formas! Além de esteticamente bonita, a sobremesa é bem prática, fácil e rápida de fazer. Usando um cortador de biscoitos quadrado e outro redondo, a Mari produziu um canapé doce bem charmoso. E gostoso também. Amei, amei, amei!!! Inspirada por essa ideia, resolvi testar outros canapés para servir em futuras festinhas lá em casa. Fiz uma lista de ingredientes e parti para o mercado. Comprei doce de leite, biscoitos tipo biju, amêndoas, ameixas sem caroço e uma lata de figo em calda. Em casa já tinha os outros ingredientes que precisava: queijo de cabra e vinho do porto.

Comecei cortando os figos ao meio, tirando um pouco das sementes e colocando uma colher de café de vinho do porto. Esperei mais ou menos um minuto para que a fruta absorvesse o vinho e preenchi o miolo com queijo de cabra. Depois acrescentei uma amêndoa inteira no topo e assim ficou pronto o primeiro canapé doce! Ridiculamente fácil, né?

Montagem canapé 1

O segundo canapé foi ainda mais ridiculamente fácil de preparar. Usei os biscoitos como base, depois acresentei o doce de leite e metade de uma ameixa sem caroço pra dar o toque final. O biscoito Biju tem gosto de casquinha de sorvete, amei! E acho que o canapé ficou charmoso, né?

montagem 2

Na segunda-feira, quando comecei a preparar o post e colocar as fotos, pensei que poderia aproveitar a ida ao hortifruti pra praparar um terceiro belisquete: espetinho de ameixa, queijo branco e damasco para ser mergulhado no doce de leite cremoso com lascas de amêndoas. E foi o que fiz… Se você quiser dar um toque de contraste, do mesmo jeito que a Mari fez no seu Romeu & Julieta, é só mudar a ordem das camadas e intercalar espetinhos com topo de ameixa com outros com topo de damasco.

E vocês, o que aprontaram durante a semana passada? Se tiverem alguma sugestão de canapés doces ou salgados, podem mandar a receita, vou adorar!!!!

Ah, queria aproveitar a oportunidade pra agradecer as muitas mensagens carinhosas que recebi através do post da Verônica na semana passada, quando fui entrevistada. É sempre bom sentir essa energia positiva proveniente de palavras tão bonitas escritas tanto pelos meus amigos reais quanto pelos virtuais. Fiquei realmente emocionada. Obrigada a todos os leitores do Criative-se e, principalmente, a amiga querida de todas as horas, Vê.

Beijão e até a próxima quarta!

assinatura

42 comentários:

Elaine disse... [Responder comentário]

Kátia,
Amei seus canapés! Menina, que coisa mais linda! Vc é muito prendada!
Vou casar agora em outubro e preciso aprender a fazer comidinhas rápidas, gostosas e bonitas para oferecer ao pessoal que irá conhecer a minha casinha...
vc tem algumas sugestões de canapés salgados para me enviar?
meu email é: esoldesi@ig.com.br
bjos e muito obrigada
Elaine

JUlia disse... [Responder comentário]

Parabéns muitas idéias e muita criatividade, muito sucesso ;;;
Biejos
Julia

Natália disse... [Responder comentário]

Oi Kátia!

Seus canapés parecem deliciosos...gostei da dica e no próxima reunião lá em casa vou fazer, certeza!

bjokas,Ná

ps.adoro festa junina!!!

Fatinha disse... [Responder comentário]

adorei tudo!!!
viva a criatividade!!!
bjao

Simone Azevedo disse... [Responder comentário]

Elaine amada mas essa festa ta mais que arretada, os doces sao muito chiques eu amo casquinha de biju e com leite moça nossa é de deixar qualquer uma com lumbriguinhas, a decoração perfeita adorei todos. Agora será que voce não pode montar pra mim um mascote pro meu blog?

bjosss

Mari disse... [Responder comentário]

Oi Bonfa! Adorei ver minha sobremesa no seu post, e seus suuuper elogios!! Que honra(aqueles adjetivos todos eram pra mim mesmo?!)!!!
Mas menina, os seus canapés estão show!!! Não vejo a hora de prová-los na festa julina!!!! Hmmmmm!! Já estou com água na boca (pra piorar, ainda nem tomei café!!)! Adorei os enfeites tb!!! Da próxima vez, se precisar de mais mãos pra cortar/colar, estou às ordens!!!

Parabéns de novo e de novo, sempre, linda!!!
Beijocas e a gente se vê no arraiá!!

Lucia Laureano disse... [Responder comentário]

Katia,

Minha idala, ficou tudo perfeito, como sempre, mas os petiscos se superaram!!! Fico completamente impressionada com a sua capacidade de juntar coisas deliciosas e que se combinam, eu não consigo fazer isso, fico confusa na hora... Você pensa no petisco antes de comprar os ingredientes? Já está tudo montadinho na sua cabeça antes de ir ao mercado ou você primeiro escolhe o que vai comprar e depois bola os quitutes com o que tem? A impressão que temos é que você é como o Magaiver das receitinhas, com uma ameixa, um queijo e um damasco na mão você é capaz de preparar um prato lindo!!!
Serei sempre sua fã de carteirinha, inclusive acho que vou fundar o clube!
Parabéns!
beijos,

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Lu, amei "o Magaiver das receitinhas"!!!!! Rolei de rir!!!!! Na verdade, eu já "monto" o canapé da cabeça antes de partir pro mercado. E pesquiso na internet também o que combina com cada coisa. E é tudo tão fácil de fazer que eu muitas vezes me sinto meio "óbvia", sabe? Mas, obrigadíssima pelo elogio, isso me dá muito incentivo!!!! E nossa saída amanhã tá certa, né? Beijão!

Babi Mello disse... [Responder comentário]

Kátia AMEI TUDO, o que vc faz me inspira de monte, qualquer hora vou copiar as coisas que você faz, se assim vc me permitir. A ideia do arranjo de mesa, coisa mais linda, quero ver depois como ficou. Você é muito criativa, mesmo e desenha muito bem e respondendo a sua pergunta lá no meu blog, infelizmente não tenho o dom de desenhar, e a ilustração do casal não foi eu quem fiz, queria muito poder.
Bj! e continue assim sendo inspiração para pessoas como eu.

Maitê disse... [Responder comentário]

Oi queridona !!!!

Nossa .... é incrível a criatividade que vocês tem !!!! Tenho certeza que depois de tantas coisas gostosas, fáceis e lindas que você fez, a festa será um sucesso total !!!!!
Já anotei todas as idéias para um dia fazer isto aqui em casa ...

Puxa ... queria tanto poder fazer estas coisas aqui ... é terrível você ter que sair da sua cidade natal e parar em uma cidade longe de casa onde você não conhece ninguém, não consegue emprego e se sente completamente sozinha ...
Quando casei, sonhei em ter uma casa grande, viver com ela cheia de pessoas, cheia de coisinhas gostosas para fazer .... e acabei aqui ... em Brasília ... no meio do nada e sem conhecer praticamente ninguém ...

Estou doida para ver as fotos !!!!

PARABÉNS viu ??

Beijinhos enormes !!!!!!!!!!!!!!!!

Maitê disse... [Responder comentário]

Eu esqueci de perguntar umas coisinhas ....

O rótulo das garrafas que você fez, foram impressas em papel mesmo ?

Qual o programa que você usa para fazer estes desenhos mega fofos ?? Queria aprender a desenhar no computador assim .... confesso que meus desenhos feitos a mão são bem melhores (rs.........)

Beijinhos enormes !

Wagner disse... [Responder comentário]

É, Bonfinha, pela "produção" a festa promete. Mal posso esperar pra ver tudo pronto de perto e — claro! — experimentar os belisquetes. O rótulo da garrafa ficou lindo!
A gente se vê no arraiá, então!

Beijo!

Rosi disse... [Responder comentário]

Ai que vontade de ir nessa festança! Pena que estou longe.
Mas tenho certeza que será ó-te-ma. Adorei o convite, faixas, a ideia das garrafas.
Maravilhoso, Bonfadini. Adorei

Ana Luiza disse... [Responder comentário]

Adoreeeeeeeeei tudo! E tô super empolgada pra Festa Junina.

Beijoooos

Beta Bernardo disse... [Responder comentário]

Katia e suas criações!!!

Tá tudo lindoooooo!!! E adorei saber que servi de inspiração pras suas garrafinhas centro de mesa! As primeiras que fiz foram no meu niver e foi suceso absoluto!!! Com essas da festa junina não vai ser diferente!!

Esse jogo de damas da Mari me deu água na boca assim que vi no seu orkut... babei!!! E fico impressionada com a sua criatividade pros quitutes, sou super fraca nisso!!

Tô louca pra ver essa festa toda montada!!! E acho inadmissível eu não estar no Arraiá do CRTVS!!! Vou fazer das tripas coração (Eca!) pra dar uma passadinha lá nem que seja pra ver a decor, comer o jogo de damas (guarda uns quadradinhos pra mim!) e aparecer nas fotinhos do quinteto!!

Sucesso absoluto tudo que vc põe a mão!!! E servir de inspiração pra vc é sempre uma honra!!

Bjs, Beta

Desenhos da Fernanda disse... [Responder comentário]

Meu Deus, ADOREI vcs!! E esses desenhos, que graça!!

Vou copiar a goiabada com queijo, fofo demais!

bjs!!

Maitê disse... [Responder comentário]

Oi querida !!!!

Super obrigada pelas respostas !!!!!!

Pois é ... eu amo cachorros e acabei copiando o link ( o desenho adote um cachorrinho) do blog de vocês que encaminha para o seu post sobre adotar um cachorrinho ...

AMEI !!!!!!!!!


Beijinhos enormes !!!

Gisela disse... [Responder comentário]

Vou experimentar com certeza os canapés doces,principalmente os de biscoitos,acho que a criançada irá adorar.
BJ

Maitê disse... [Responder comentário]

Oi querida !!!!

Ah ... eu quero sim !!!!

Meu e-mail : maiteduraes@yahoo.com.br

Beijinhos !!

Maitê disse... [Responder comentário]

Oi querida !!!!

Ah ... eu quero sim !!!!

Meu e-mail : maiteduraes@yahoo.com.br

Beijinhos !!

João Luis Guedes P. Pereira disse... [Responder comentário]

Essa festa, eu vou!!! Já vi que a decoração "KátiaParty" está pronta! Vai ficar muito legal!! Os adereços estão 10! Sempre criativos e bonitos!!
Quanto aos canapés doces: as ideias são demais também! Apesar de vc dizer que é ridiculamente fácil, o importante é a beleza visual e o paladar, e se ainda for rápido e fácil de fazer, MELHOR AINDA! Gostei muito! bjs!!

Cacá disse... [Responder comentário]

Katia, qto capricho e talento!!
Adoro e me inspiro muito com os seus posts!
Parabéns!!
Beijocas...

Ana disse... [Responder comentário]

Amei, D+!!! Kátia, Parabéns!!!
Amo o Criative-se.

bjas

Verônica Cobas disse... [Responder comentário]

Ainda que dodói e sem vontade nem apetite para comer todas essas delícias, vou esperar a festa no sábado - e a recuperação que os remédios me trarão - para provar algumas dessas delícias. Mas, especialmente, poder curtir e me deliciar com todas essas coisas lindas que você pensa e produz.
Meu preferido: o figo embebido em vinho com queijo de cabra. Imperdível!!!!

Beijos recobertos de dor de garganta. Vê

Laély disse... [Responder comentário]

Amei as dicas!

Fabi Carvalhos disse... [Responder comentário]

Katia, que bom que a criatividade para você é inesgotável. Adorei tudo, e sua miga dos canapés tá perdendo tempo em montar um blog. Monta p/ ela! Aposto q vai ficar lindo! Bjs! Fabi
Obs: Depois te conto o q rolou comigo.

Donna Fernanda disse... [Responder comentário]

As imagens ficaram um arraso e os canapés doces... sem comentários!!! Deu água na boca!! Adorei a idéia! Um beijo e parabéns pelo blog!

Fabi Carvalhos disse... [Responder comentário]

Ah! Esqueci de comentar: suas ilustrações são tudo de bom! Sabe q minha maior frustração é não saber desenhar? Todos lá em casa desenham, e bem, menos eu... Sniff! Sempre sofri com isso. Já tentei mas acho meus traços muito desengonçados, acho q não sou muito observadora e detalhista para captar smbras, cores, etc. Sei lá... Mas muito bom saber q tenho uma amiga q desenha bem, qd precisar já sei a quem recorrer. :) Beijão!

Karla Lemos disse... [Responder comentário]

Kátia... um luxo como sempre.. mas com certeza todos os comentários são mais que merecidos. Acompanhar você de tão pertinho, me faz saborear essa criatividade infinita... parabéns, como disse a Lúcia também sou sua fã de carteirinha... Vamos ao arraiá... bjs

Lidiane Vasconcelos disse... [Responder comentário]

Kátia
Mas você é prendada mesmo hein, bonita?! :o
Eita lelê! Mandou bem nas ilustrações (e eu também curtia demais a turma da mônica... :D), nos preparativos para a festa e nos belisquetes. :)
Fiquei ansiosa para ver a festa e as fotos. :D
Parabéns por tudo!


Oh! Conforme você foi descrevendo como era o seu banheiro antes, fiquei imaginando daqui. De fato, acho que parecia bem estranho. Penso que solução melhor que a vocês deram não poderia existir. ;)
Ah! Sobre o banho a luz de velas, tenta sim! Você vai gostar. É uma sensação diferente e gostosa. ;)
Beijos

Aline Amthor disse... [Responder comentário]

Olá Kátia Stewart!

Estou vidrada neste arrarial!
Achei super sensacional as garrafinhas personalisadas. Amei de paixão e vou fazer I-GUAL-ZI-NHO a casquinha de sorvete com o doce de leite e ameixa, ai, ai...
Ahhh... hoje mesmo lembrei de você, katia, fui ao mercado e estava em promoção 3 barras de chocolate Lindt por apenas 1.95 Euros, aproooveiteiiii... li num post que vc ama esse chocolate.
E fala para a sua amiga Mari criar um blog, que ótima idéia que ela teve!
Bjssss

Rita de Cássia Pauleto disse... [Responder comentário]

Olá Lucia, olá meninas!
Vim agradecer o recadinho super carinhoso deixado em meu blog viu. Fico mto contente que estejam seguindo meu blog. Eu estarei sempre por aqui tbm, amei esse espaço, tudo de bom!

bjão!

Ah.. e não vejoa hora de ver essa festa. Com ctza será´perfeita!

Débora Fouraux disse... [Responder comentário]

Oi Katia! parece que essa festa vai ser maravilhosa né?! espero as fotos! :D e esses canapés doces, meu Deusss, fiquei com água na bocaa! Uma ótima festa para vocês! beijinhos

Teodoro disse... [Responder comentário]

QUe menina prendada!!!!

Fefe disse... [Responder comentário]

Ai que tudo!

Fiquei com agua na boca!

Bjinhos

Fefe

Rafaela disse... [Responder comentário]

Katia, a primeira coisa que pensei quando comecei a ler esse post foi "quem faz essas lindas bonequinhas" e fiquei surpresa por estar lendo o post da própria criadora de tão lindas mocinhas, rs.

Parabéns! Imagino o quanto deve tomar do seu tempo, mas saiba que ficam lindas!

Bjos

Joaninha Bacana disse... [Responder comentário]

Esses seus belisquetes estao chiquetérrimos!!! Eu também adoro aquelas comidinhas preparadas em camadas e exibidas em copo de vidro (layers in a glass). Por exemplo, uma mini lasanha. Ou um tiramisuzinho. Ou uma sobremesa tipo essa aqui:
http://chocolateandzucchini.com/archives/2003/10/layers_in_a_glass.php
Tem livros especializados nesse tipo de comidinhas, mas só achei em deutsch:
http://www.amazon.de/Food-Glas-100-K%C3%B6stlichkeiten-serviert/dp/3884728016
Bom divertimento com a festa!!! A decoracao já está linda :-)))
Beijocas, Angie

Lu Brasil disse... [Responder comentário]

Me sinto um úc, ja falei neam?

Lidiane Vasconcelos disse... [Responder comentário]

Kátia

Também já ando percebendo a atuação mais intensa da lei da gravidade nos seios... ehehehehe... eita, lelê! Mas nem comento nada com o marido sobre isso. :D
Não chamo a atenção dele para certas coisas, entende. Que acha dessa estratégia? ;)
Beijos

Lidiane Vasconcelos disse... [Responder comentário]

Kátia

É muito bacana mesmo poder enfeitar a casa com o que vimos e gostamos nos passeios e viagens. Não que eu despreze os ornamentos que a gente compra em lojas quando está decorando a casa. Absolutamente! Gosto muito também, mas as peças que compramos em passeios e viagens têm um significado muito maior, né? Contam histórias, isso que é legal. :)
Beijos, bonita!!!

Lucila Zahran Turqueto disse... [Responder comentário]

Katia , ja estou adorando os canepes! De onde vc tira essas ideias? Nao esquece das fotos hein. um beijo Lu Obs: estou em um comp sem acentos...

Liziane Milgarejo Vieira disse... [Responder comentário]

Oi Katia! E as fotos do Arraial? Fiquei curiosa!! Beijos

Related Posts with Thumbnails