segunda-feira, 13 de julho de 2009

Pylones e Bengt & Lotta: designs que me inspiram

Pylones

Em outubro de 2007, voltando de uma viagem maravilhosa à Tunísia (prometo escrever um post sobre isso algum dia), fizemos uma parada de três dias em Paris, aproveitando a escala obrigatória. Eu já havia estado na cidade algumas vezes mas nunca tinha ouvido falar da Pylones, uma loja muito fofa que produz objetos com design criativo, lúdico e colorido. Nessa viagem eu estava acompanhada dos meus avós maternos e da minha irmã mais nova, a Marcinha. Era a primeira vez da Marcinha em Paris e ela estava deslumbrada com a beleza da cidade. Em três dias não dá pra conhecer tudo o que a linda capital oferece, mas aproveitamos bem nossa estada por lá. No último dia, apenas algumas horas antes do horário marcado para o encontro no hotel e a partida para o Brasil, resolvemos passear por Montmartre e visitar a basílica de Sacre-Coeur. Na volta do passeio, avistamos uma loja com objetos bem curiosos na vitrine. Me apaixonei de cara por um relógio de parede com presilhas nas extremidades, mas descobrimos através de um cartaz na porta da loja, que ela só abriria às 10 horas. Eram 9:30 h, então resolvemos dar uma volta nas redondezas e esperar. Valeu a pena, os objetos são inusitados e divertidos e eu precisei levar alguns pra casa, claro! Comprei uma escova pra louça em forma de boneca, quatro ímãs de geladeira em forma de bichinhos, uma capa pra passaporte e o tal relógio da vitrine.


OgAAAN7FxI977FTvnxuKkSutXV4gBbgVAK1xEm4vL1Yd2mHxvgVvQTat02O5EjA1f8etDuFKpJJvYFspUTq44BZuHtYAm1T1UDjVrTGTT5R5QSo6UZfhE0gxqA7A

Essa é a loja Tardieu, que fica em Montmartre. É tanta coisa fofa e coloridinha que dá vontade de levar a loja toda pra casa!

montagem 1

Objetos Pylones lá em casa: capa para passaporte, relógio com presilhas (onde coloquei parte da minha coleção de bolachas de chopp), escova pra louça em forma de boneca, ímãs de geladeira em forma de bichinhos.

O endereço da loja da primeira foto é esse aqui:

Tardieu
7 rue Tardieu, 75018 Paris
Tél : +33 (0)1 46 06 37 00

Mas no site da Pylones, você encontra todos os endereços na França e fora do país: www.pylones.com

A seguir, algumas telas do site oficial com mosaicos feitos com fotos dos objetos. Alguns são tão inusitados que fica difícil adivinhar sua utilidade. São acessórios decorativos, bijouterias, utensílios para cozinha, ferramentas para jardinagem, objetos de uso pessoal e etc.


pylones 1


pylones 2


pylones 3


pylones 4


pylones 5


pylones 6


pylones 7


Pesquisando o site da Pylones pra escrever esse post, tive uma ótima surpresa: existem dois quiosques no Brasil!!!! E ficam em São Paulo, é claro. A seguir os endereços paulistas:


pylones 8


No site brasileiro, você pode ver alguns outros produtos: www.pylonesbrasil.com.br

Não sei exatamente quando foram inaugurados, mas acho que é coisa recente porque estive em Paris novamente no ano passado e entrei no site pra procurar os endereços. Não havia nenhum no Brasil. Acho que se trata de uma franquia porque nem todas as lojas possuem os mesmos objetos.

Na minha segunda incursão pela Pylones, trouxe outros mimos: um porquinho saca-rolha, um novo relógio* para a cozinha (amei!), uma colher com “carinha” fazendo careta e uma faca específica pra passar Nutella! Seguem fotos…


O porquinho saca-rolha

*O relógio está à venda no site brasileiro Gift Express por R$ 168,00, bem mais do que os 18 Euros que paguei! Clique aqui para ver o link.

montagem 2

A colher que fica presa na parede por meio de uma ventosa que tem uma “língua” acoplada e a faca pra passar Nutella com um esquilo fofo na outra extremidade.

E depois de escrever esse post, recebi uma newsletter com o novo lançamento da Pylones… será que já chegou em Sampa também????


bule



Bengt & Lotta

Conheci o trabalho dos designers Bengt & Lotta no ano passado, quando estive de férias na Suécia. Passei por várias lojas onde vi pequenas esculturas em ferro pintadas de preto. Haviam árvores, pássaros, anjos, flores e o “moose”, animal típico que virou um souvenir sueco. Na loja de presentes do parque Skansen, não resisti e levei pra casa uma dessas esculturas. Também vi tecidos com padronagens diversas e bandejas de melamina com desenhos bem alegres e coloridos. Eu gostaria de ter trazido mais objetos, porém a Coroa Sueca é muito valorizada e eu tive que me contentar com uma peça só… Ah, e por pouco não tive que deixar minha escultura no aeroporto na volta ao Brasil. Eu coloquei a peça na mala de mão, que é o que normalmente faço com minhas compras de viagem. Mas quando a mala passou no Raio X, uma funcionária do aeroporto desconfiou do “volume” e me pediu pra abrir a mala. Ela analisou a escultura, chamou seu supervisor e eles concluíram que o objeto era muito pesado e poderia ser usado como arma, ameaçando a segurança dos passageiros. Fiquei super chateada e até esbocei um choro imaginando que teria que abandonar minha escultura lá. Mas um dos funcionários me deu a alternativa de voltar ao check-in e despachar o objeto dentro de alguma bolsa. Meu pai foi muito, muito, muito gentil e emprestou sua mochila para que eu pudesse colocar a peça lá dentro. Ele saiu da área de embarque e foi catando garrafas PET vazias nas lixeiras do aeroporto pra preencher o espaço livre da mochila e não danificar a peça. Achei essa atitude dele o máximo!!!! Imagina o que as pessoas pensaram ao ver um senhor catando garrafas no lixo e enfiando-as numa mochila pra depachar no check-in… Bom, depois dessa confusão toda, eu não sabia se a escultura chegaria sã e salva ao Brasil. Mas sim, a mochila e a escultura sobreviveram!

Quando cheguei em casa, reparei na etiqueta que vinha na peça com o nome dos designers e o endereço na web. Fui navegar no site e fiquei apaixonada pelas esculturas, padronagens, ilustrações, bijouterias e móveis. Pra você conhecer melhor o trabalho deles, clique aqui ou veja as imagens abaixo retiradas do site:


bengt1


Essa é a página de abertura do site.

bengt2A


Esculturas em ferro que servem como porta-velas, porta-guardanapos e fruteira. Amei os três passarinhos!!!

bengt3A


Também me encantei por essas luminárias. Gosto mais das duas últimas.


bengt 10


bengt 9 bengt 8


Fruteiras e porta-velas


bengt 12 comp
Pingentes fofos!!!

bengt 11


bengt 12


bengt4A bengt5A

As padronagens bem coloridas me agradam muito…


bengt6A


Repare nos puxadores do armário, que mimo!

bengt7

Amei esse prato com ilustração de bichinhos. E os doces também parecem deliciosos!

Minha escultura polêmica. Tenho que admitir que ela é mesmo pesadinha…

E você, gostou dos trabalhos que mostrei hoje? Conhece algum designer ou artista que admira? Compartilhe aqui com a gente! Eu vou adorar descobrir novos talentos.

Um beijão e até semana que vem!


assinatura

26 comentários:

Prosopopéias Cintilantes disse... [Responder comentário]

Oi, Kátia

Puxa, estou inaugurando os comentários!
Eu também adoro a Pylones! Lembra da nossa conversa sobre a lista de desejos? Pois é, vários ítens são de lá!
Adorei o post todo!
Vi o recadinho.
Não vou torcer par o seu programa furar, mas se acontecer , passa lá na sexta-feira! Acho que vai ser bem bacana!
Beijos,
Stela

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Stela, lembro que você comentou sobre a luminária que comprou lá! Deve ser linda! Aliás, quero ver uma foto!!!! Beijão! Se der, apareço lá sim!

Lucia Laureano disse... [Responder comentário]

Katia,

Tudo muito lindo e a sua cara! Adorei as informações, vou correndo no site da pylones brasil para conhecer mais em detalhes!
beijos,

Gisela disse... [Responder comentário]

Dá realmente vontade de trazer tudo para casa.Cada coisa mais fofa que a outra.
Bj

Lidiane Vasconcelos disse... [Responder comentário]

Oi, Kátia!

Ah! Gostei do que mostrou sim, bonita!
Você tem muito bom gosto!
Fiquei me imaginando na loja lá de Paris, com tantos objetos coloridos e mimosos. Eu ficaria doidinha, sem saber para onde olhar e o que escolher. Meu Pai!!!

Só fiquei com uma dúvida. Não uso escovas para louças... perdoe-me minha ignorância, sim? Como você usa? Em quais situações?

Quantos a escultura que adquiriu e foi motivo de confusão...ehehehe... também é bastante diferente. E bonita! Que bom que deu tudo certo e a peça chegou “sã e salva”, não? ;)

Beijos, bonita!!!

Wagner disse... [Responder comentário]

Realmente, não poderiam ser mais inspiradores! Eu já conhecia algumas peças que vi na sua casa, mas não sabia que existiam lojas específicas onde eram vendidas. Ótimo você ter comentado aqui e colocado os links! Depois vou dar uma olhada com atenção aos dois sites. Desnecessário dizer que dá vontade de ter todos esses objetos interessantíssimos, não?

Beijo.

Beta Bernardo disse... [Responder comentário]

Katia, adorei!
Pylones é muito fofo!!! Adoro esse colorido bem humorado! E vc tem uma facilidade pra coordenar todo esse estilo com a sua casa... eu sou péssima!
Pena que as lojinhas só em Sampa, né? Sempre lá! srsrs. Vou dar umas olhadinhas nos sites.
Sobre a escultura, adorei! Não lembro de ter reparado na sua casa. Achei o máximo a idéia da menina carregando o memimo... geralmente é o oposto, né? srsrs
Otimo post!
Bjks Beta

Mari disse... [Responder comentário]

Bonfa, mto legal este post! Adoooro o colorido dos objetos da Pylones! Realmente impossível escolher o que levar pra casa! Dá vontade de levar tudo!! Amei as torradeiras!
Eu já tinha visto o site do Bengt & Lotta..é de enlouquecer, cada coisa linda...e os pingentes super fofos?
Beijocas!!

Rosi disse... [Responder comentário]

Nossa, Bonfadini
Quanta coisa linda.
Amei o porquinho saca rolhas e o relógio. São lindos!
Se quiser algo de Sampa dá para encomendar. Me prontifico a comprar e despachar para vc...

Ah, a entrevista sai dia 16 (quinta-feira).

Bjs

Lidiane Vasconcelos disse... [Responder comentário]

Kátia

Está tudo bem, sim. Graças a Deus!
Espero que por aí as coisas também andem nos conformes. ;)

Ahhhh! Agora entendi e até visualizei o uso da escovinha. Mas, de fato, a “bichinha” é um mimo e dá pena de usar para não estragar, né? Meu esposo diria: “Mulher é um bicho danado. Compra as coisas, acha bonito e não quer usar para não estragar”. Mas sabe de uma coisa? Entendo você, e acho que acabaria fazendo o mesmo... kkkkk... :D
Beijos, bonita!

Janice disse... [Responder comentário]

Adorei tudo o que vi aqui.
Beijo:)

Babi Mello disse... [Responder comentário]

Oi! Kária respondendo a sua pergunta não me lembro dessa sátira que a tv pirata fez, e adorei as esculturas que você mostrou muito lindas mesmo, super criativa.

Prima prima faz umas peças de biscuit, cada coisa mais linda que a outra e falo para ela, vamos fazer um blog e não vejo a hora de colocar esse projeto em prática, vou ajuda-lá a montar o blog dela e assim que estiver no ar te indico, você vai ver.
Bj!

Verônica Cobas disse... [Responder comentário]

A Pylones conheci através de você. E quando fui conhecer em Paris, fiquei enlouquecida. Logo eu que tenho fama de controle absoluto na hora das compras, tive vontade de trazer tudo. E o curioso é que indo em duas ou três Pylones, podemos encontrar coisas diferentes. Acabei comprando mais na menor loja, a da Ilê de Saint Louis. Mas depois encontrei Pylones em Bruxelas também. Tenho algumas coisas da Pylones em casa, mas nada se compara, para mim, ao seu relógio de parede. Acho simplesmente maravilhoso. Original e ousado na medida certa.

Designers boas que conheço? Tem uma dupla quase sertaneja, Karla Christina e Katia Cristina, da qual gosto muito. bjss

Teodoro disse... [Responder comentário]

Mami amou a Pylones de NY, mas os produtos eram meio caros... Ela manda dizer que adorou as dicas!

Débora Fouraux disse... [Responder comentário]

Oi Katia! adoreiii os produtoss! cada coisa mais lindaa! vc fez boas escolhass! Beijinhoss

Isabela Kastrup disse... [Responder comentário]

Queridas, realmente tanta coisinha linda e apaixonante. Quando tiver a oportunidade irei com certeza. Pedirei várias diquinhas para as criativas super viajadas, rs!
Super beijo,
Isa

João Luis Guedes P. Pereira disse... [Responder comentário]

Kátia, como designer, sou suspeito pra falar. Acho os objetos da Pylones muito criativos. É uma roupagem nova para uma utilidade antiga. Algumas idéias são completamente inéditas, apesar de que hoje em dia é cada vez mais difícil achar algo que já não tenha sido copiado, ou transformado. E mesmo assim eles conseguem sempre nos surpreender.
Algumas peças, confesso, acho muito femininas, mas outras usaria sem problema. O seu relógio já combinaria muito bem com a minha cozinha. Vc não quer me vender, não?" rsrs!
Quanto aos trabalhos do Bengt & Lotta, não conhecia e achei muito legal. A luminária daquela espécie de "Dom quixote, sem lança" é pra mim o objeto que mais me encantei. Colocaria ele perto das minha africanas lá de casa. É uma pena, pelo visto pra comprar, só indo à Estocolmo.
Adorei o post! Bjs

Joaninha Bacana disse... [Responder comentário]

Que fofura a capa do passaporte!!! Adorei :-)
E, que querido seu pai, Kátia: achei um amor ele ter salvo a sua escultura :-) Adoro peças com história, principalmente quando tem final feliz :-)))
Beijos, Angie

Karla Lemos disse... [Responder comentário]

Kátia, através de você me atualizo com esse mundo de design divertido... adorei a Pylones, os objetos são verdadeiras obras de arte para a decoração de casa e combinam com todos os estilos, e como ninguém você sabe fazer também....
Visitei o site das esculturas, nossa, muito legal, na sua próxima viagem vou encomendar uma. O post tem a sua energia.

*-._.-* Anita *-._.-* disse... [Responder comentário]

quanta coisinha linda...

desculpe-me pelo sumiço... hehehehe...espero que esteja bem ...

Bjsssssssssssssss

Fabi Carvalhos disse... [Responder comentário]

Oi, Katia! Tb fiquei do mesmo jeito que v qd fui na Pylones de Paris. De enlouquecer! Na época tive q controlar os gastos, então acabei comprando só uns mimos p/ minha sobrinha. Bom saber da loja em sampa. Qd estiver lá passo por ela.
A Bengt & Lotta não conhecia e amei conhecer. Adoro estes objetos modernos, mas prefiro qd são mais práticos. Parabéns pelo post, adorei! Bj, Fabi.

Eliene Vila Nova disse... [Responder comentário]

Minha querida fiquei muito feliz com sua visita, uma honra te receber no meu humilde cantinho, amei.
e estou aqui babando, literalmente babando com todas essas coisinhas cute cute, lindo demais...
vim te desejar um dia abençoado.
beijos

Fabi Carvalhos disse... [Responder comentário]

Katia, acabei de ler um post agora que acho que pode te interessar. Tem dicas de ótimos blogs e sites:
http://scrapblog.com.br/blog/2009/07/14/blogs-e-sites-que-inspiram/
Veja se gosta.
Bjs, Fabi.

Lidiane disse... [Responder comentário]

Kátia

Fiquei cansada só de ler sobre tua rotina. Ufa! E que corajosa você, hein? Ir todo santo dia a academia? E muito disciplinada, eu diria...
Beijos

Lidiane Vasconcelos disse... [Responder comentário]

Kátia

O origami do brinco é microscópico mesmo...kkk... falei que ele é delicado, não falei?
E você sabe falar japonês? Pretende uma dia visitar o Japão? Daria posts absurdamente interessantes, não? ;)
Beijos

Quindim com Churrasco disse... [Responder comentário]

Eu passei na Pylones indo a Montmartre, babei na vitrine, mas de tão duros que estavamos não entrei, ia acabar deixando euros preciosos por lá...

Related Posts with Thumbnails