quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Degustação de Cervejas da Bonfa

Tenho que começar esse post dizendo que adoro uma cerveja bem geladinha. Só que eu não ligo muito pro tipo Pilsen ou a "loira", que é a mais comum no Brasil. Eu prefiro cerveja forte, encorpada e aromática. E, de preferência, de coloração escura: âmbar, vermelha ou preta. Minhas preferidos são os tipos Porter e Stout. Felizmente, hoje em dia, estão surgindo no mercado brasileiro várias cervejas nacionais feitas artesanalmente e tantas outras importadas. A má notícia é que custam caro.

Há algum tempo, eu tinha comentado com os amigos sobre a minha vontade de organizar uma degustação de cervejas lá em casa. Como o ano está no fim e dezembro pra mim é praticamente inexistente por conta da minha viagem de férias, resolvi marcar o evento pra última sexta-feira do mês, no dia 27 de novembro. Pedi para cada convidado levar duas garrafas de cerveja e, como seremos 8 pessoas, poderemos experimentar 16 rótulos diferentes. Assim, teremos uma boa variedade para degustação sem que isso pese tanto no bolso. Eu ainda não comprei as minhas, mas pretendo dar uma olhada no mercado Farinha Pura, que é o lugar onde encontrei a maior diversidade de marcas e tipos.

degustabonfa

Para começar a produção, criei uma “Logomarca” pro nosso evento, com a minha bonequinha-mascote segurando uma bandeja lotada de copos de cerveja em variadas formas e tamanhos. Foi essa imagem que mandei para os amigos por e-mail, convocando-os a reservar a data para o nosso encontro.

numeros

Comecei a desenvolver o tema e pensei em propôr uma brincadeira divertida com direito à prêmio no final. Sugeri o seguinte: cada “degustador” deverá atribuir uma nota de 1 a 5 para todas as cervejas que provarmos. No final das 16 degustações (se todos ainda estiverem de pé, hehehe), vamos somar os pontos de cada cerveja para descobrir qual foi a preferida. O convidado que tiver trazido a cerveja com a pontuação mais elevada, leva o prêmio pra casa. Qual é o prêmio? Ainda não sei, mas tenho uma ideia do que gostaria de comprar. Tudo vai depender do preço…

bonfanovo

Essa é a tabela onde vamos anotar os nomes das cervejas e a nota de cada “jurado”. Acho que a brincadeira vai ser bem divertida!

Etiqueta

Produzi essa etiqueta quadrada que pretendo amarrar com fita nos baldes coloridos que mostro no final desse post.

Untitled-2

Como lembrancinha do encontro, pensei em montar um “Kit do degustador iniciante”, contendo essa tabela periódica que classifica todos os tipos de cerveja existentes, que encontrei aqui, um abridor de garrafas e duas bolachas de chope com propaganda de cervejas estrangeiras que fazem parte da minha coleção.

kit

Esse é o material impresso que vou usar no dia da festinha.

Aí estão os cartões com a numeração de 1 a 5 que serão usados na votação. Não quis fazer um cartão com “zero” porque acho que nenhuma cerveja vai merecer essa nota… espero que não esteja enganada!

Tabela impressa que será usada para anotar a pontuação das cervejas degustadas.

Etiquetas impressas

Dessa vez, decidi que não vou fazer porta-copos personalizados, mas vou usar parte da minha coleção de bolachas de chope. Acho que tem tudo a ver com esse evento de degustação.

Vocês lembram dos baldes coloridos que usei na Happy Hour da Primavera? Resolvi aproveitar os que tem as cores que usei na Logomarca (verde e pink) e utilizá-los com gelo para acomodar as garrafinhas de cerveja. A ideia original veio do site da revista Casa e Jardim, da Editora Globo.

Assim vou poder distribuir as garrafas pela mesa de centro de uma maneira charmosa e divertida e mantê-las geladas enquanto acontece a degustação.

Eu gostaria de incluir no “Kit do degustador iniciante” um abridor de garrafas charmoso, com design atual e inusitado. Procurando no “google images”, encontrei esses lindos modelos aí embaixo. Infelizmente são todos importados e não encontrei nada parecido em lojas no Rio. Pensei que encontraria alguma coisa no site da Imaginarium, mas só vi abridor pra garrafas de vinho… Vocês sabem onde eu poderia encontrar um abridor com as características que procuro?

abridores

Durante a semana vou produzindo outras peças e mantenho vocês atualizados sobre os preparativos. Nossa, como eu gosto de produzir esses elementos gráficos e decorativos pras festinhas lá em casa! Minha terapeuta diz que é uma maneira bem produtiva de canalizar meu excesso de energia e realmente isso me faz tão bem… minha cabeça fica a mil e acabo me enchendo de trabalho, mas esse processo de criação e desenvolvimento de projetos é tão prazeroso!!!!! Além disso, essa atividade constante reduz bastante minha ansiedade. E vocês que acompanham minhas peripécias também me fazem muito bem com suas palavras de carinho e incentivo!!!! Obrigada!

Bonfa ass

37 comentários:

Rosi disse... [Responder comentário]

Ai, que gostoso poder comentar e palpitar sempre que eu quiser!!!!

Vc realmente não pára (prefiro com acento para diferenciar!!). Mal termina um evento e já tem outro praticamente pronto. Eita mulher que gosta de farra!
Bjs

Faça a Festa: sua festa com a sua cara! disse... [Responder comentário]

Vc é a mil, realmente, hein?! Que bom! Acho tudo isso o máximo! Sorte nos preparativos e na degustação! Ah, esqueci de perguntar: vai ter 'comes'? O que vc acha que mais combina com este evento? Abraços!

Simone - Mariana minha flôr disse... [Responder comentário]

Hummmmmmmm, adoro cerveja, é a minha preferida, não ligo pra uisque, vodka, nada disso, gosto de cerveja, não troco por nada e final de semana tá chegando e não pode faltar, sabado vamos para Ribeirão Preto e não pode faltar o chopp do Pinguim, conhece? è super famoso.
Beijos

Mari disse... [Responder comentário]

UÊÊÊÊÊÊÊÊÊBAAAAAAAAAAAAAA!!! Não vejo a hora!!!!! Ah, eu tenho um abridor de garrafas em forma de tubarão (AMO tubarão!!)!! Não é exatamente um design charmoso ou atual, mas certamente é inusitado hehehe!!
Ai, tô adorando ver seus preparativos!!! Se precisar de mão de obra extra, é só me avisar!!
Beijocas!!!!

Janice disse... [Responder comentário]

Que bacana!!!
Você é muito criativa!
Obrigada pelo comentário carinhoso lá no meu blog.
Beijo:)

Unknown disse... [Responder comentário]

Kátia! Que blog fofo! Amei, amei, amei...só uma dúvida, na receita de queijo brie com mel, é para comer em pedaços mesmo, pra servir com torrada? Vou fazer uma reuniào aqui em casa e vou copiar a idéia...beijo!!!!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Oi, Denise!!! A gente comeu com torradinha, mas o brie estava inteiro, não colocamos no microondas e por isso, não ficou molinho. Mas acho que você pode tentar aquecê-lo um pouquinho pra ficar mais derretido. Ficou muito bom, você vai gostar!!!! Beijos!

Marianna La Vega disse... [Responder comentário]

Oi, Kátia! Adorei sua ideia de fazer uma degustação em casa. Eu e meu marido somos grandes apreciadores de cerveja tb, então quem sabe copio vc?

Sobre os abridores, os mais diferentes que já encontrei aqui pelo Brasil são do site Gift Express. Não sei se são do jeito que vc quer, mas vale olhar.

E se a sua ideia para prêmio do vencedor não vingar, sugiro que você dê um livro sobre cervejas. Há um chamado "The Complete Guide to Beer", que é muito legal e vive em promoção na Saraiva.

Beijos e boa degustação!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Mariana, amei suas ideias!!!! Eu adoro a Gift Express, tô sempre entrando no site pra ver as novidades. Realmente tem muita coisa legal e diferente! A ideia do livro é ótima. Vai ser meu plano B, com certeza!!!! Beijos e obrigada!

Wagner disse... [Responder comentário]

Bonfinha, eu sempre me surpreendo com suas "produções" para cada evento. Este é mais um que promete!
Adorei a ideia dos votos e do prêmio pra quem levar a cerveja mais votada (preciso caprichar na minha escolha, mesmo sem saber os sabores das tais...). Acho que vai ser bem divertido e mal posso esperar para a degustação. Os porta-copos "cervejísticos" têm tudo a ver com o evento!
Beijo.

Cacá disse... [Responder comentário]
Este comentário foi removido pelo autor.
Cacá disse... [Responder comentário]

Katia, vai ficar show essa sua Degustação de Cervejas hein!!
Ah se eu pudesse te mandava umas cervejas alemãs para o seu evento! :)
Sobre abridor de cerveja inusitado, olha aqui no meu post o abridor que meu irmão deu de presente pro meu marido:
http://poucooumuito.blogspot.com/2009/04/coisinhas-bonitinhas-na-minha-cozinha.html

Adoro e tb coleciono essas "bolachas" de cervejarias e restaurantes por onde passamos. :)

Vai ficar linda a sua festa!!

Beijocas!

Unknown disse... [Responder comentário]

Oi Xará, muito legal essa idéia de degustação de cerveja, embora eu não seja muito fã da bebida. Gosto mesmo de bebida doce, por isso fico mais de olho em suas idéias para os drinks. Eu já estou me preparando para o Ano Novo e por isso andei me aventurando no computador e fazendo umas etiquetas para distribuir pelas mesas da festa. Posso te enviar por email pra saber sua opinião? Mas olha, eu fiz tudo no power point e word pois são as únicas ferramentas que tenho no meu micro. Beijos e bom fim de semana prolongado com muito sol. Katia Iris

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Katia, pode mandar suas criações pro meu e-mail, sim. Vou ficar contente de poder dar minha opinião e sugestões, se for o caso. Ai, tomara que o tempo fique bom mesmo, vamos torcer! Beijão!

Jú Darmanceff disse... [Responder comentário]

oie...
primeiro vez q comento.. segunda vez q visito.. to adorando suas idéias...
sobre os abridores, sabe esses quisoques que ficam dentro de shoppings e supermercados, que vendem canetas, chaveiros.. lá vc vai encontrar chaveiro igual a esse primeiro do lado direito.
pq se aqui em campo grande (MS) eu encontrei, imagina aí..
bjoss

Aline Amthor disse... [Responder comentário]

Oi linda!
Fazia uns dias que eu não passava por aqui, estava sem computador...
Que máximo essa degustação de cerveja... meu marido que ia amar... alemão, já viu, né?! Ele tem até curso de fabricação de cerveja, ele tem autorização para fazer cerveja... é maluquinho por cerveja. Eu fico na "Kinder Beer", Cerveja de criança... hahahaaaa... eu gosto... é docinha e tem vitamina C... kkkkk
Amore... obrigada pelo elogio do convite no meu blog... sinceramente acho que nem chega aos pés dos seus... aquele que vc fez pro seu pai... ai que loucura, ficou demais!
Por essas e por outras... vc fica invícta com o título de 'Stewart brasileira', ok?!
Beijossss

Joaninha Bacana disse... [Responder comentário]

Eu adoro a Duvel, que é beeeeem forte :-) E a Kriek de cereja :-) Muito legal sua idéia da degustacao :-))) E, como sempre, adorei a decoracao :-D
Sobre o abridor, no Brasil eu nao sei :-( Mas boa sorte na busca! :-)
Beijos, Angie

Paula disse... [Responder comentário]

Ual! Não bebo :x Não posso... eu tenho orgulho, sabe, de 17 anos de vida e nenhuma gotinha de álcool veio parar na minha boquinha! Ao contrário de algumas garotinhas que eu conheço ._. que se orgulham justamente pelo contrário... ÓÓ! Obrigada por me explicar timtim por timtim da sua profissão (: Aqui no Brasil, não dão muito valor aos profissionais, de fato, capacitados -né? Qualquer um que faz um rabisco ou mantém um site diz-se designer... Aiai, vestibular é um tormento. Pensei em cursar letras, acho divertido, mas a falta de teses para mestrado e pós-graduações me desanimaram muito... Sabe aquela criatura que não é ótima em nada, mas não é ruim em tudo? Eu sou assim, na média. T: Posso te perguntar mais uma coisinha com relação a sua carreira? Você, desde pequena, tinha o dom para desenho ou alguma outra coisa assim? Ou você aprendeu com o tempo? (: Desculpa, qualquer coisa -ok? Sucesso com a festa da cerveja! Divirta-se *-*

Paula disse... [Responder comentário]

Desenhar foi o dom que eu pedi a Deus... pedi, pedi, pedi, pedi... nada. Tenho as mãos tortas ): Dá vontade de amputar as mããos ò__ó Me dá um odio só de pensar /rsrs! Eu tento desenhar sabe... minha irmã é uma excelente desenhista! Aqui em casa, quando elogiam meus desenhos, acho que é por pena sabe... Meus desenhos saem um lixo! Não sei porque. Idealizo imagino. Pa-pum, tudo perfeito... na hora de passar pro papel, é o caos. Não fica bom. Com o advento do photoshop, illustrator e outros, talves eu ainda tenha uma chance, né? Vou negociar com a mamãe para me matricular num curso de desenho... Nem sei. Estou perdidinha da Silva! Katia, nossas conversinhas estão me ajudando muuuito! Minha família é só de médicos e advogados... não tenho para onde correr ;p Você foi um anjinho que caiu do céu! É realmente esclarecedor. Obrigada pelo tempo e pela paciência (: Eu tenho medo do arrependimento -sabe? Não concluir as coisas é uma sina que me acompanha desde os primórdios! Não posso jogar a faculdade pelo ralo... é tenso. Mesmo assim, muuuuuuuito obrigada (:

Lulu disse... [Responder comentário]

Menina, tems algo em comum: também aprecio degustar uma boa (mas boa de verdade, rsrsrs...) cerveja! Eu e marido vivemos experimentado novidades em viajens e também nas prateleiras do supermercado! Também sou fã de cervejas mais escuras e mais encorpadas... mas nesse aclor que anda fazendo não dipenso minha Hooegaarden...
Bjs!

Babi Mello disse... [Responder comentário]

Katia já percebi que você gosta de personalizar as suas festas e acho isso muito bom, porque você acaba inspirando muita gente a fazer e preparar algo mais estilizado para os convidados, deixando sua marca e fazendo algo bem pessoal e criativo.
Essa degustação de cerveja vai ser interessante, espero que publique por aqui as fotinhas do evento.

bj!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Lulu, também adoro a Hooegaarden!!!! Acho que poucas mulheres apreciam cerveja de verdade. A maioria prefere drinks doces ou vinho branco, eu acho. Eu gosto de vinho e caipirinha tradicional, não ligo muito pra drinks, apesar de gostar de prepará-los pros amigos. Fiquei impressionada com a variedade de cervejas artesanais que encontrei na Argentina. Acho que a moda está chegando ao Brasil e estou muito feliz por isso!!!!!!! Beijos!

Paula disse... [Responder comentário]

rsrs! Eu desenho mal mesmo. O curso de desenho aqui perto de casa é o www.iaam.com.br (: Parece simpático né? Uma vizinha fazia desenho aí, ela gostava... vou pedir pra mamãe me matricular. Vou ver se desenho alguma coisa bem bonitinha pra ti, Katia (: Scaneio e posto no blog. Você me ajudou muuuuito! Bom feriado pra você, ovelha negra *:

Marta disse... [Responder comentário]

Katia... só comemoração regadas a muita criatividade e carinho seu!!!
Adorei as ilustrações e todo o material que será usado. A menina com bandeja tá uma graça!
Eu não gosto de cerveja, de nenhuma, mas o evento certamente será um sucesso!!! Tô curiosa para as fotos! rssss
Beijocas

*-...-* Ana Anita *-...-* disse... [Responder comentário]

Tudo muito lindo...como sempre!

Sou como vc...Eu gosto de vinho e caipirinha tradicional também...

bjs e bom findi.

Kaka Antunes disse... [Responder comentário]

Katia adoro tudo que faz ... suas produções são sempre mara,mto bom gosto e criatividade ...
ah vc faz trabalhos por encomenda??? se não gostaria de algumas dicas para a confecção do meu convite de noivado. Bjnhos, KK

Uma Mulher de Fases disse... [Responder comentário]

Katia, demorei mas cheguei!
Quanta coisa linda encontrei aqui, como diz a Lúcia, cada coisa linda de viver, seu capricho e criatividade me inspiram a fazer coisas cada vez melhores!
Parabéns por tudo, pela relação de 14 anos, pelas viagens, por tudo!
Beijos

Uma Mulher de Fases disse... [Responder comentário]

Katia, que delícia receber 3 comentários seus de uma vez no meu blog!
Sabe aquela relação de fã-ídolo? Pois é, eu adoro o Criative-se e até já me sinto próxima de vocês, e quando vocês vão até o meu blog e comentam, fico muito feliz....como diz a Lúcia pra Beta, fico um noooojo!

Beijos

João Luis Guedes P. Pereira disse... [Responder comentário]

Katinha, essa degustação pelo visto vai ser um evento e tanto. Até kit do degustador você bolou!! Demais! O logo também ficou maneiro!
Para avaliação do vinho, existe uma ficha para apreciação completa, desde o visual, passando pelo olfativo e por último o paladar, mas para a avaliação da cerveja eu nunca vi. Vou colocar o link da ficha aqui (www.adrian.cernev.com.br/enofilia/ficha.doc). Quem sabe vc não idealiza a primeira ficha profissional de degustação de cerveja?
Gostei muito da tabela periódica! A sacada foi muito boa!
Boa degustação pra vc!! bjs!!

Claudia disse... [Responder comentário]

Imagino o sucesso de quai ser! Delícia total!

Querida, obrigada pela visita no blog, tenho um outro, que é atualizado com mais frequência e onde te linkei. Quando puder, passe pra uma visitinha:

www.sefossenaminhacasa.blogspot.com

beijos

Thalita Godoy disse... [Responder comentário]

Katia, mas uma vez vc dando show de criatividade heim?!!!
Adorei, cada detalhe perfeito!!!
Bjs

Lidiane Vasconcelos disse... [Responder comentário]

Oi, Kátia!
Queria te agradecer pelas felicitações que você deixou no Bicha Fêmea pelo aniversário do blog. :D

E chegando aqui, dou de cara com mais um evento promovido por você, bonita?! Eita bicha danada! Eu imagino o quanto essa degustação será divertida! :) Só não vou poder te dar dica de abridor porque não bebo, daí isso não faz mesmo parte do meu mundo. :(

Ei! Eu vi os cartões de visita que você fez para Andreia, sua amiga. Ficou muito lindo, Kátia. Parabéns! :D

Sissi disse... [Responder comentário]

Bonfa, eu que sou amiga do mundo online fiquei com "inveja" dos amigos do mundo offline que vão degustar essas cervejas maravilhosas com você. Querida, que ideia boa e ainda com todas as coisas fofas que você cria. Adorei!

Anna disse... [Responder comentário]

Eu adoro cerveja forte, estou com você.
Aqui onde estou morando agora, tem muitos lugares com cada cerveja importada super legal, tem uma que paguei uma fortuna ....depois postar lá no blog coisasdaanna.
Beijos

Adoro suas festas!!
Estou pensando em começar a fazer aqui em casa uma degustação de cerveja também.

Letícia disse... [Responder comentário]

Me perco no tempo navegando pelo seu blog! Muito legal tudo que vc faz, o que escreve, suas idéias...muito legal mesmo!!!!
Bjs

gisele disse... [Responder comentário]

Eu AMO seu blog, as fotos, tudo que cria, as ideias sao demais, a decoração, os objetos que usa, fico aqui do outro lado "babando"...
Meu marido e amigos dele assinram aquele clube da cerveja e se encontram para degustar, mas nao tem todo esse detalhes, eles só bebem e ponto e comentam entre si, eu já sou a "dona" de querer dar requinte, arrumar as coisinhas de comer bem bonitinhas e tal. Posso aplicar essa ideia? A unica coisa q nao sei fazer essa papelaria personalizada em computador como você, mas sou scrapper, sei que posso me arranjar de outra forma. Adorei a ideia e vou apresentar ao marido, ver se ele deixa eu organizar. Tem essas bolachas para comprar? E qual o critério de avaliação da cerveja, só classificá-la de 1 a 5?
Ah, outra coisa, eu amo suas fotos, qual a ref da sua maquina e que lente você usa?

Abraços
Gisele

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@giseleOi, Gisele!!!! Super obrigada pela mensagem tào carinhosa, pela gentileza e elogios! Dou a maior força pra vc montar uma festinha de degustação de cervejas! Acho que o maridào vai gostar! Sobre as bolachas, eu comprei um conjunto nos EUA e fui juntando outras com o tempo. A gente avaliou só de 1 a 5 mesmo porque também nào somos conhecedores, só apreciadores, mas dá pra avaliá-las de várias maneiras e, inclusive, fazer uma degustação às cegas, escondendo os rótulos! Sobre a minha câmera, ela é bem simples. O segredo é o Photoshop, conforme ensinei nesse post: http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2012/09/bonfa-convida-designer-katia-bonfadini.html

Um beijão e ótima festa!!!!

Related Posts with Thumbnails