terça-feira, 1 de dezembro de 2009

O dia da degustação de cervejas

A primeira degustação lá em casa foi aprovada! Experimentamos 12 cervejas provenientes de 7 países diferentes: Alemanha, Bélgica, Escócia, Espanha, Inglaterra, República Tcheca e Brasil.

A campeã da noite foi a alemã Franziskaner, do tipo Hefe-Weisse Dunkel, uma cerveja encorpada, refrescante e aromática feita de trigo. Em segundo lugar, na opinião dos “jurados”, ficou a belga Leffe e em terceiro, a Hoegaarden, de mesma nacionalidade.

E tudo começou assim…

Esse é o pequeno buffet onde costumo servir os belisquetes nas festinhas. Dessa vez, ele abrigou a quiche de tomate seco feita pela amiga Andreia Braga, uma bandeja com canapés variados e um prato de queijos e frutas cristalizadas, além dos arranjos de flores nas garrafinhas de cerveja.

Detalhe da quiche e dos canapés.

Preparei dois tipos de recheio para os quadraletes. No primeiro, usei uma pastinha de alho e aipo com tomate cereja e manjericão. O segundo quadralete foi recheado com pasta de brie e damasco e decorado com uma fatia de damasco seco e amêndoa. A Andreia também criou um canapé de ameixa seca recheda com queijo, presunto e cereja. Ficou tudo bem gostoso!

Detalhe do quadralete recheado com pasta de brie e damasco.

Detalhe do prato de queijos (gorgonzola, gruyère e masdam) incrementado com casquinha de laranja e figos cristalizados, além de damascos secos.

Detalhe da quiche de tomate seco feita com requeijão, creme de leite fresco, queijo parmesão, noz moscada e pimenta do reino… tudo de bom!!!! Comi e repeti muitas vezes! Parabéns, Andreia, você se supera!

Esse sanduíche na baguete coberta de gergelim foi recheado com presunto alemão, rúcula, tomate cereja, queijo provolone e temperado com azeite aromatizado com alecrim, alho e pimenta do reino.

Eu costumo sempre comprar um mix de frutas secas pra deixar na mesa de centro. Acho que é bem prático e gostoso. O único problema são as calorias…

Separei esses copinhos de licor, comprados por 2 reais, para usarmos na degustação. Como as garrafas eram pequenas, achei que os copos tinham o tamanho ideal para a tarefa.

Separei esses copos para o pessoal beber as bohemias que compramos além das cervejas “gourmet”. Só que ninguém aguentou beber mais nada depois que as doze garrafinhas foram esvaziadas e assim, os copos permaneceram intocados…

A inglesa Fuller´s 1845 é uma das minhas preferidas e foi trazida pela Mari, mas infelizmente, recebeu uma pontuação baixa…

Na foto acima, estou segurando a cerveja espanhola AK Damm, proveniente de Barcelona.

Mari, eu e a minha contribuição “Old engine oil”, que foi uma das menos pontuadas…

Minha xará Kátia provando a Starobrno, minha outra contribuição que também não teve muito êxito. Fracasso total!

Marcelo foi um ótimo anfitrião e sorteou aleatoriamente a ordem das cervejas para a degustação. Na mão dele, está a brasileira Medieval. Não deixem de entrar nesse link pra descobrir um detalhe curioso sobre a cerveja: http://www.brejas.com.br/blog/22-06-2009/medieval-2299/

Os “jurados” e seus cartões para a votação.

E o ganhador do prêmio por ter levado a melhor cerveja da noite foi o Wagner. Parabéns, Waguito!!!! Mesmo sem gostar muito da bebida, ele acertou em cheio! A cerveja que ficou em segundo lugar também foi comprada por ele.

E eu também fui premiada, ou melhor, presenteada, com o livro “Guia ilustrado da cerveja”, editado por Michael Jackson (não é o Michael que vocês estão pensando, mas um homônimo). Ganhei o livro do Wagner e prometo usá-lo pra estudar o assunto, a fim de que a segunda degustação seja ainda mais interessante do que a primeira!

Ah, e se você não gosta de cerveja, que tal promover uma degustação de drinks em casa? Acabei de ter essa ideia durante a viagem de ônibus até o trabalho... pensei em juntar uns 6 ou 8 amigos e incentivá-los a criar drinks diferentes e levar os ingredientes pra preparar a bebida na próxima Happy Hour. É importante combinar a data com antecedência para que cada um possa pesquisar o material necessário pra preparar seu drink. E pra ninguém passar mal, o melhor é que a bebida alcóolica usada como base na preparação dos coquetéis seja a mesma, como por exemplo, vodka ou tequila. O prêmio para quem apresentar o melhor drink pode ser uma coqueteleira incrementada, o que acham?

Beijão e até meu próximo caso ou coisa!!!!

Bonfa ass

33 comentários:

Joaninha Bacana disse... [Responder comentário]

Deu pra ver que foi sucesso total :-) E eu adorei as duas vencedoras, apesar que a minha top-top continua sendo a Duvel :-)))
E a pergunta que nao quer calar: o que voce colocou na pastinha de alho e aipo (além de alho e aipo, claro, hahaha).
Beijos, Angie

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Oi, Angie!!!!!

Acabei de ver sua mensagem!!!! Pô, a Duvel é maravilhosa, mas a garrafinha pequena estava custando 30 reais no mercado!!!!! As cervejas que cada um comprou variavam entre 10 a 20 reais... É uma pena que tenham preços tão altos aqui, senão eu programava uma degustação por mês, hehehehehe!!!!

A pastinha foi comprada pronta, não fui eu que fiz, não... Aliás, dessa vez foi tudo pronto mesmo, meu tempo estava meio apertado e não consegui experimentar uma receita de canapé pasta de gorgonzola com uma fatia fina de pêra marinada no vinho do porto... vou tentar experientar a receita algum dia dessa semana depois do trabalho! Só o que fiz foi montar os canapés usando os quadraletes.

Um beijão e uma ótima terça!!!!

KEKA disse... [Responder comentário]

chiqueeeeeérrima, como sempre!

ficou muito legal!
uma coisa que fiz aqui em casa, foi uma degustação "as escuras" das cervejas nacionais.
pq o povo só quer saber de beber skol e quando não é a dita cuja, torcem o nariz e recusam-se a beber.
então, vamos lá! se ela é tão maravilhosa assim, vc tem que reconhecê-la!!!
e colocamos todas à mesa sem os rótulos, para que a melhor fosse eleita...
Kátia, ninguém soube dizer qual era a danada da skol!! e a eleita "a melhor" nem foi ela...

beijocaaaas

Carol Silva disse... [Responder comentário]

Ai, quanta gostosura!! E quanta coisa linda. Menina, suas festas são mesmo um sucesso heim? Não sou muito amigas das cervejas, aliás só sou amiga do champagne, mais te falo que me deu uma vontade de experimentar essa campeã! :)

A idéia do Happy Hour com drinks é óootima! Se tivesse tempo, com certeza faria na minha casa! Rss.

Beijooos

Mari disse... [Responder comentário]

Bonfinha, amei o encontro, a degustação das cervejas, as comidinhas, e acho a cerveja vencedora maravilhosa, mas tb acho que a minha Fuller's merecia pelo menos um segundo lugar, né? rsrsrs

Que a gente possa fazer mais encontros como esse, apreciando a companhia de amigos com bebidas e comidas gostosas! Beijocas e obrigada!!!

Simone - Mariana minha flôr disse... [Responder comentário]

Menina tô salivando, rsrsrsrs, quanta coisa gostosa e as cervejas devem ser otimas, como já disse adoro cerveja.
Beijos

Lidiane Vasconcelos disse... [Responder comentário]

Kátia, bonita!
E se eu te disser que degustação de bebida comigo só daria se fosse com suco? Aí você vai dizer: “dãããã... sua estraga prazer!!!”... kkkkk... :D

Perco tua amizade por causa disso não, né?! :o

Mas, oh! Deu fome só de olhar os belisquetes da festinha... ehehehe... tudo lindo e apetitoso!

Vi o post com as fotos de seu amigo. Exatamente como você, eu admiro o talento de artistas como ele que enxergam ângulos super inusitados e lindos de coisas do dia a dia, e que a gente não vê. Aí é que está , o resultado são verdadeiras obras de arte.

Bird disse... [Responder comentário]

Katia,

Até eu que nao sou muito de cerveja, to com vontade! Esta de dar agua na boca...

Oh, meu marido falou que faltava sua cerveja (ou larger...) preferida "San Miguel" nao tem ai?
Estava tudo divino pelas fotos, pena que ainda nao inventaram fotos com cheiro...??

Nao é a toa que a "Old engine oil" foi menos pontuada, também com esse nome...rsrsrs

Olha foi um prazer receber sua visitinha la no Bird Crafts! (eh, vc acorda cedo mesmo, hein?) Moramos na França.

Olha adoro seu blog e sou seguidora. Principalmenete as fotos de viajens..agente viaja contigo sem sair de casa rsrsrs Fotos belissimas!

Obrigada pelas dicas de fotografia, vou tentar usando o GIMP pois nao tenho photoshop.

beijos e obrigada a vc pela visitinha e pelos comentarios

bjus

Wagner disse... [Responder comentário]

Bonfinha, desnecessário dizer como gostei da degustação — e não apenas por ter ganho o prêmio (sorte de principiante), mas pelo próprio encontro em si. Devo dizer que a cerveja que mais me agradou (por mais estranho que possa parecer) foi a MEDIEVAL. Nem para as que eu levei dei nota tão alta quanto para ela (4, mas acho que deveria ter dado 5!) Assim, sugiro que prestigiem também esta cerveja nacional, pois para mim ela não fica devendo nada às importadas (pelo menos às que experimentamos).
Espero que o livro sobre as cervejas sirva para aperfeiçoar de algum modo a próxima degustação — se é que isso vai ser possível, pois para mim foi tudo perfeito!
Beijo.

Prosopopéias Cintilantes disse... [Responder comentário]

Oi, Kátia

Pelo relato foi uma noite de diversão pura!
Pena que eu não bebo cerveja, mas meu pai vai gostar da ideia, vou dar a dica para ele.Lembra que eu te contei que ele produzia cerveja em casa...
Se ele ainda estivesse fabricando eu enviaria uma para a sua degutasção rsrsrsrsrs
Com certeza foi mais uma noite agradável e charmosa como você produz tão bem!
Beijos

Flávia disse... [Responder comentário]

Katia, mais um sucesso hein?
Fiquei até com vontade de experimentar as cervejas depois do seu post, embora não seja fã da bebida.

Fiquei surpresa com o preço dos copinhos!

Parabéns pelo evento...

Bjsss

Flávia disse... [Responder comentário]

Katia, mais um sucesso hein?
Fiquei até com vontade de experimentar as cervejas depois do seu post, embora não seja fã da bebida.

Fiquei surpresa com o preço dos copinhos!

Parabéns pelo evento...

Bjsss

Bird disse... [Responder comentário]

Ola eu denovo,

Ai Katia é bem facil mesmo. Se eu consegui, qualquer um consegue rsrsrs

A San Miguel é espanhola. Meu marido so toma cerveja (em pais aonde vinho é mais barato do que agua...ve se pode?! rsrsrs) Ele realmente ja "degustou" varias! A San Miguel é mais carinha que as outras mas nem tanto. Geladinha até eu nao recuso rsrs.

Quando vc passar por Paris, talvez encontre la! Ai me diz o que achou?

bjus e obrigada pela visitinha

Nanda disse... [Responder comentário]

Parabéns Kátia!
Como sempre suas recepções são sempre muito charmosas e criativas. A quiche estava com uma cara ótima!
Apesar de não beber, amei a brincadeira e achei tudo muito interessante.
Você se supera e nos surpreende a cada novo evento.
Parabéns!

Lucila Zahran Turqueto disse... [Responder comentário]

Katia, vc e seus preparativos deliciosos! A feirinha peruana começou aqui em SP. Vou lá no final de semana e te mando uma fotos. Bjs

Delfim Peixoto disse... [Responder comentário]

Tem de provar as cervejas portuguesas: Super Bock, Sagres, Cristal.

Flávia disse... [Responder comentário]

Oi, Katia... eu de novo!

Estou participando de uma promoção do blog Vi por aí e vim convidá-la para a brincadeira também. Os detalhes estão lá em casa.

Bjsss

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Oi, Delfim!!!!

Obrigada pela visita e pelo comentário!!!!

Eu estive em Portugal em julho desse ano e provei as três que você listou!!!! Gostei mais da Super Bock escura, uma delícia!!!!! Você é português? Tenho família em Viseu e passei alguns dias por lá, além de outras cidades ao norte e em Lisboa, claro! É um país lindo! Tenho algumas postagens no blog falando sobre essa viagem.

Seja sempre bem-vindo!!!!

Beijos,

Katia

Anna disse... [Responder comentário]

Amei sua degustação de cervejas, algumas eu já bebi ; eu amo cerveja forte, vou começar a organizar, com os devidos nomes, quando eu gostar mais que outra.
Eu antigamente fazia coleção de embalagem, com o tempo como ficaram velhas, acabei jogando fora.
Vou voltar para ler com mais detalhes sobre as cervejas.
A decoração e todos os detalhes, muito bem planejado.Parabéns

BubbleDesign/Bruno disse... [Responder comentário]

Olá Katia como vai?
Deve ter sido bem legal esse encontro hein... bem descontraído. Além de que conhecer um pouco mais sobre os locais e suas diferenças através da cerveja deve ser bem legal.
Eu gostei da embalagem da cerveja espanhol AK Damm...
Parabéns pelo dia da desgustação!!!e a idéia de "criar" drinks é ótima tbm...

Abraços

BubbleDesign/Bruno disse... [Responder comentário]

Ah... outra coisa. Sobre o seu desafio para nós, está de pé, vamos desenvolvendo algo nos tempos mais livres para nós!!!
O briefing basicamente seria um ar condicionado que esteticamente se enquadrasse no ambiente?

Abraços

Wagner disse... [Responder comentário]

Voltei só pra dizer que já experimentei a cerveja que recebi como prêmio na degustação da Bonfa: ADOREI! Se ela estivesse entre as "concorrentes", eu seguramente teria dado a nota máxima!

Raquel Machado disse... [Responder comentário]

Ola vim te visitar no seu outro blog tinha vindo na inauguração depois não deu mais tempo e eu perdi o endereço mas agora estou te adicionando nos amigos e espero vir com mais frequencia. Nossa deve ter sido muito legal esse evento na sua casa só que eu sou mais dos destilados mesmo então me chamou mais atenção a dica que você deu no final dos coquetéis...adorei...e seria bom arranjar pousada para o povo ne...afinal beber e dirigir não combina mesmo. Bjks se quiser ir me conhecer esta convidada. Bjks

Raquel Machado disse... [Responder comentário]

Sobre a promoção de Paris já estou te seguindo também precisa de mais algo para participar????Bjos

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Oi, Raquel!!! Você já está participando, sim! Basta ser seguidora e boa sorte nos dois sorteios!!!! Beijão!

Raquel Machado disse... [Responder comentário]

Obrigada Katia. Sabe o meu maior SONHO que eu prentendo ainda realizar e sair por este mundo de DEUS conhecendo seus povos e suas culturas, aquele estilo de colocar a mochila atrás das costas e sair mundo afora sabe. Por isso me identifiquei muito com você pois pelo que vi você já fez e vai fazer várias viagens por aí. Espero poder trocar várias idéias. Bjks
http://kriativa.zip.net

Kaira disse... [Responder comentário]

A melhor anfitriã que conheço, parabéns!!!
Aqui no sul a gente bebe direto a Eisenbahn, pra mim é de longe a melhor nacional!
Bjs!

Bird disse... [Responder comentário]

Oi Katia,

Ainda estou para responder seu email...foi um dia corridonho pra mim, mas deixei uma surpresinha la no blog pra vc...

bjus

Marta disse... [Responder comentário]

Já falei em outro post e vou dizer novamente que tudo estava impecável, como sempre! Amei as comidinhas e a decoração... os copos são lindos demais! Adoro coisas coloridas e branquinhas tb :)))
Beijocass

João Luis Guedes P. Pereira disse... [Responder comentário]

Degustação 10!!!! Decoração, criatividade, kits, cervas e comidinhas...tem coisa melhor??Vamos combinar uma nossa qualquer hora dessa? Até o André pode tomar, afinal não dá pra tomar porre com o preço dessas importadas! bjs!!

Babi Mello disse... [Responder comentário]

Katia não tinha visto o depois da degustação, os pratos me deixaram com água na boca, tdo muito gosto e como não sou muito de beber cerveja essa ideia de degustação de drinks achei muito legal.
bj!
E como sempre sucesso total nas suas festas.

Sissi disse... [Responder comentário]

Às vezes eu não gosto desse mundo online onde não dá pra beber cerveja. Adorei, Katita! Parabéns! E a degustação de drinks, então? Tudo de bom. Ótima ideia. Beijos.

Andrea Zakarewicz disse... [Responder comentário]

Adorei a idéia! Reunir amigos é sempre tão bom! As garrafas com as flores ficaram bem charmosas.

Related Posts with Thumbnails