segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Aventuras gastrônomicas em Santa Teresa: Ásia

Um dos bairros cariocas por onde mais gosto de passear nos finais de semana é Santa Teresa. Esse tradicional reduto boêmio é o local preferido de artistas plásticos, músicos, escritores, estilistas, designers e turistas descolados, que foram seduzidos por seu charme e por suas riquezas arquitetônica e cultural. Existem muitos ateliês e lojinhas com artesanato típico em Santa Teresa. Adoro vagar pelas ruas do bairro observando as fachadas dos casarões antigos, alguns muito bem preservados e que contam um pouco da história do Rio. Os velhos bondes que circulam pelas ruas estreitas de Santa Teresa são uma atração peculiar do bairro e os únicos que ainda circulam em todo o Brasil.

Acho que conhecer Santa Teresa é um programa imperdível para quem vem visitar o Rio de Janeiro.

Aqui existem vários restaurantes charmosos que atendem a todos os gostos e bolsos, como por exemplo, o nordestino Bar do Arnaudo, o alemão Adega do Pimenta, o simpático Aprazível, o aconchegante Bar dos Descasados, o alternativo Espírito Santa, o despojado Bar do Mineiro, etc.

No início de cada ano, temos o costume de fazer uma limpeza no computador e gravar as muitas fotos que ficam guardadas no HD. Foi assim que “redescobri” essas imagens do dia em que almoçamos no Àsia, um agradável restaurante asiático que mistura as cozinhas da Malásia, China, Singapura e Índia. Eu e Marcelo adoramos conhecer novos restaurantes e, de vez em quando, partimos em busca de “aventuras gastronômicas” que deixamos devidamente registradas através de fotos. Não lembro como optamos pelo Ásia, mas acho que já tínhamos programado um passeio por “Santa”, como dizem os locais, e foi o Marcelo que buscou opções para almoçar no Guia da Semana, que constumamos consultar com esse objetivo. Gostamos muito do local e da comida e eu certamente voltaria lá.

OgAAAMpWW0uTZu-y-8-du6q1BBhBM872Xwp5cLG03-BX7C2moiafCCHA9T6Gs9iwAOTO2KpxubXnrOlgu1tMEaoEh6sAm1T1UNHknJk2EbLxdbiPsXOANd-48ECJ

Foto de divulgação retirada do site do restaurante.

Para vocês saberem um pouco mais sobre o restaurante, pesquisei suas origens.

Radicados em Londres, os donos Yewweng Ho e Gordon Lewis tiveram a excelente idéia de criar um lugar que mostrasse toda a bossa da cultura asiática em terras cariocas. Deu certo. O menu é um verdadeiro mix cultural e tem deliciosas receitas da Malásia, China, Singapura e Índia.A especialidade da casa é o dim sum, espécie de bolinho feito de arroz que pode ser cozido no vapor, frito ou assado.

O restaurante funciona em um antigo casarão de seis andares reformado com temas orientais e todos os objetos decorativos são importados da Ásia. Lá você pode optar  entre um agradável almoço no mezanino ou um romântico jantar na varanda. O toque final fica por conta da vista, o que faz dali um dos mais gostosos programas do Rio.

OgAAAKJyXqGpBVll13XE6hf8J01nwYuf9iI8CTEwHSNUYcbuLQeATrFxMNO2XpN-MHxDr18IE3BdEFvjZMPB5_ooh78Am1T1UGf5mjYI8pZRRHHkW6CrkB4Vxa6y

Foto de divulgação retirada do site do restaurante.

Como era dia claro e chegamos bem cedo, pudemos escolher entre as diferentes opções de ambientes e ainda fizemos um tour pelo restaurante todo, conhecendo, inclusive, a cozinha toda envidraçada, que permite aos convidados assistirem demonstrações de como Dim-Sum e macarrão chinês são feitos, durante as refeições, dando um aspecto interativo à experiência. Ficamos na varanda, que aparece na foto acima e fica no nível das copas das árvores. É um local bem simpático e descontraído.

As lanternas vermelhas penduradas nas copas das árvores dão um toque especial ao restaurante e imagino que o efeito visual seja ainda mais interessante à noite.

Do lugar onde sentamos, podíamos ver o deck de madeira que fica alguns pisos abaixo do nível da rua, mas este estava fechado. Parece que só é aberto para eventos corporativos e festas particulares.

Tirei a foto do cardápio por que achei a Logomarca do restaurante muito interessante. Gostei da fonte utilizada, assim como a escolha das cores e do desenho de uma luminária pendente estilizada. Achei o resultado muito bem resolvido e penso que passa claramente o conceito de “cozinha asiática contemporânea”.

Os Dim Sum são as vedetes do cardápio e tratam-se de pequenos petiscos cozidos ao vapor, fritos ou assados e servidos de uma maneira avulsa, como os Tapas espanhóis. O resto do menu traz influências asiáticas mais abrangentes como o satays da Malásia, stir-fry e curries exóticos. O menu também oferece conjuntos combinados para que os clientes possam experimentar uma variedade maior de sabores em uma refeição só.

Fomos conhecer o restaurante num Sábado e gostamos muito do estilo “slow food” de comer: sem pressa, apreciando tanto os pratos que eram sendo servidos quanto o ambiente gostoso, o vento fresco, a cervejinha gelada, um bom papo etc. Eu adoro refeições que duram horas!!!! E como eu e o Marcelo trabalhamos o dia todo fora e ainda fazemos atividades físicas em horários diferentes, quase não nos encontramos durante a semana, sabiam? Quando ele chega em casa , eu já estou dormindo. E no dia seguinte, acordo às 5:20 hs pra ir à academia e muitas vezes saio pra trabalhar antes do Marcelo acordar. Então gostamos de aproveitar as sextas-feiras e os finais de semana para nos dedicarmos um ao outro e contar as novidades da semana.

Começamos pela massa folhada recheada de carne suína grelhada ao estilo asiático. O pratinho vem com 3 unidades e a massa é bem levinha e gostosa, mas o recheio não nos agradou tanto quanto nosso segundo pedido…

… o rolinho de pato desfiado aromatizado com folhas de menta!

O petisco estava delicioso e tinha massa bem crocante e sequinha. Já o recheio, era bastante suculento e acho que a combinação da carne do pato com a refrescância da menta foi uma ótima solução!!!! Eu pediria uma outra opção, mas já estava na hora do prato principal.

Os pratos não vem com acompanhamento e pedimos dois bowls com arroz de jasmim para suavizar os sabores picantes. Como eu não sou muito fã de arroz, acho que poderíamos ter pedido uma só porção. O meu prato era composto de camarões grandes e suculentos saltados na wok com molho shoyu e pimentões vermelhor e verdes. Já o Marcelo, que não come frutos do mar, optou por um prato de carne cortada em tirinhas bem finas, feita mais ou menos da mesma maneira que o me prato. Tudo aprovadíssimo!

Não lembro do nome dessa sobremesa, mas sei que era uma espécie de bolinho de chuva com sorvete de creme e molho de maracujá. Apesar de gostoso, não achei que valeu muito a pena porque os bolinhos não eram muito diferentes dos que minha avó prepara. Eu esperava algo mais exótico ou, pelo menos, diferente.

A parte mais exótica da nossa experiência no Ásia foi o famoso Chá de Flor - uma verdadeira obra de arte dentro do bule. É uma flor que vai desabrochando na sua frente à medida em que entra em contato com a água quente. É só esperar uns minutinhos e…

… eis a flor que surge dentro da água!

O sabor é bem amargo, mas acho que valeu a pena pela forma inusitada como o chá é servido! Sendo assim, finalizamos uma tarde perfeita e ficamos com gostinho de “quero mais”, especialmente depois que descobrimos que a casa oferece um rodízio de Dim Sum durante alguns dias da semana à noite. Vejam os detalhes aqui no blog do restaurante.

ÁSIA
Site: http://www.asia-rio.com/
Blog com novidades e promoções: http://www.asia-rio.com/news/
Rua Almirante Alexandrino, 256
Santa Teresa, Rio de Janeiro, RJ
Tel: 21 2224 2014
Email: asiario@gmail.com

Para saber mais sobre Santa Teresa:
http://www.rio.rj.gov.br/riotur/pt/atracao/?CodAtr=1410

Uma ótima semana pra vocês e para os paulistas, um ótimo feriado!

Bonfa ass

38 comentários:

Construindo Laços Boutique de Festas disse... [Responder comentário]

Oi Katia... Voltei...
Adorei seu post. São inumeras informações super úteis para quem quer fazer esta viagem... Magnifica sua forma de escrever, é como se estivessemos participado da viagem...
Beijos

Fabiana disse... [Responder comentário]

Katia, que post gostoso!
Adoro ler suas impressões sobre alguma ocasião, parece que almoçamos juntas, rs.

Bjs!

Nana disse... [Responder comentário]

hahahaha depois tu fala que eu deixei vc com água na boca né???
Tu mimataaaaaaaaa assim amiga, mata mesmo hahaha
bjss

Soll* disse... [Responder comentário]

Oi Katia...
Concordo com as meninas... parece que estava lá. Voce escreve muito bem... e dá uma fome....rss
Beijo.
Soll*

Fer Lorenzoni disse... [Responder comentário]

Oi Katia, amei o ~chá de flor~, no mínimo inusitado...
Bom dia p vc, bj.
Fer Lorenzoni.

Casa de Catarina - lelê disse... [Responder comentário]

Kátia
Estou acompanhando os seus posts pelo reader... por pura falta de tempo, não os comentei, tá?
Mas estou ligadinha por aqui... rs.
Beijos
lelê

Anônimo disse... [Responder comentário]

Excelente post (pra variar!)

E você está mais bonita do que de costume nessas fotos.

Beijoca!

Lulu disse... [Responder comentário]

Também adoro ir a um restaurante gostoso o ficar hooooras saboreando comidinhas gostosas, regadas a uma boa cerveja ou um bom vinho! Esee aí deu uma vontade louca de conhecer, adoro cozinha asiática. Mas estou um pouco longe... :(
Bjs!

Unknown disse... [Responder comentário]

Xará, adoro Santa Teresa, mas faz tempo que não ando muito por lá. Qdo era solteira eu brincava num bloco de lá que desfila na Rio Branco. Ainda tinha o evento "De Portas Abertas" onde os artistas abrem as portas de seus ateliers que na verdade é dentro de suas próprias casas. Muito legal, mas como disse, faz muito tempo que não visito este bucólico bairro. Seu post me deu vontade de reviver um pouquinho a magia de Santa Teresa, e lógico ver essa surpreendente flor que abre na nossa frente, acho q vou combinar uma ida por lá com o maridão.

bjs

K

Nanda disse... [Responder comentário]

Oi Kátia!
Adorei o post e a sugestão. Como nunca fui ao Rio (dá pra acreditar?!) está anotadinho na minha agenda, eis um lugar que quero conhecer. Adoro essas comidinhas diferentes.
Beijos!!!

Ana Maria disse... [Responder comentário]

Não sou do RJ, mas adoro essa terrinha. A última vez que fui ai, foi Maio do ano passado. Este post está ótimo. Menina, se eu comesse a metade do que pediste....acho que ficaria uma baleia....rs. Mas adorei as dicas. Fotos lindas. Bjs

KEKA disse... [Responder comentário]

hum, que delícia!
vou conhecer esse.
tb adoro Santa Teresa. meu pai morou lá por um tempo e eu lembro do clima gostoso que o bairro tem...
ah, que saudades.

valeu pela dica!

beijão

Vanessa Romanelli disse... [Responder comentário]

Ola Katia! Adorei a dica e certamente irá para as listas de lugares a visitar!! um beijo grande!

Bird disse... [Responder comentário]

Oi Katia,

Nao conhecia Santa Teresa tao bem...mas vc me deu agua na boca!!!

E esse cha inusitado, menina? Adorei as fotos que vc colocou do restaurante e suas delicias!!

Otima semana pra vc querida!

Wagner disse... [Responder comentário]

Muito interessante a dica do restaurante, Bonfa — e do bairro também, claro.
Adorei a flor no chá (ou o chá de flor): mais bonito impossível! Como você bem sabe, eu teria colocado açúcar no chá (he he he), mas mesmo sendo um tanto amargo já vale a pena pelo inusitado (e lindo) efeito!

Beijo!

Kaira disse... [Responder comentário]

Que lindo este chá!
Já tinha ouvido falar, mas não achei que fosse assim, amei!
Bjs!

Milena disse... [Responder comentário]

Dessa vez,marco um x no seu prato de camarões.Amo,sou viciada!!!E esse chá se não é gostoso,é lindo!!!Ah,e vou sempre à Santa Teresa,tenho amigos lá,muito queridos.Você já fez aquele roteiro cultural?Também é bacana.
Bjs

Yo Neris disse... [Responder comentário]

Sensacional!!!
Quando eu fo ao Rio, vou fazer questão de ir a esse restaurante pois, amei o lugar!
Bjos

Karla Lemos disse... [Responder comentário]

Kátia, saudades menina!! Mas, adorei essa viagem gastronômica, você é craque nisso, bem começaria pelo rolinho de pato, que deve ser uma delícia, e esse chá de flor, já estou devendo, vou providenciar uma visitinha por lá. Post apetitoso e lindo!!! Com sabor, cheiro e cor!!

Claudia e Adriana disse... [Responder comentário]

Oi Katia,
Como moro em Laranjeiras, conheço Santa Teresa, acho o bairro lindo, mas não tenho tido tempo para visitá-lo. Adorei o restaurante!!!
bjo Claudia

Marly disse... [Responder comentário]

Olá,
Nem sei como cheguei aqui, mas gostei, achei o blog bacana e estou me incluindo entre os seguidores!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Oi, Marly e Claudia, sejam muito bem vindas! A todos, muito obrigada pelos comentários! Estou devendo muitas visitas, ando cheia de compromissos ultimamente, mas vou colocando a leitura em dia aos poucos! Beijão!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Oi, Marly e Claudia, sejam muito bem vindas! A todos, muito obrigada pelos comentários! Estou devendo muitas visitas, ando cheia de compromissos ultimamente, mas vou colocando a leitura em dia aos poucos! Beijão!

Unknown disse... [Responder comentário]

Oi Kátia,

Mais um post nota 1000! Adorei as dicas sobre o bairro!

Obrigada pela visita lá no Mosaicos e por seguir o blog também. Aguardo sua dica de viagem para a promoção de 6 meses de aniversário.

Beijo grande,

Cacau
www.mosaicosdosul.blogspot.com

Fabi Carvalhos disse... [Responder comentário]

Oi, Katinha! Mas do q nunca, André se acidentou semana passada, ando sem tempo de deixar recados p/ as amigas blogueiras, mas estou acompanhando tudo por aqui, viu? Assinei o feed, e fico ligada nos e-mails! :) Adoro Santa Teresa tb, mas tem tempo q não vou lá. Boa pedida este restaurante. Adorei a dica. Beijão, Fabi.
Obs: depois te envio um e-mail com calma,ok?

Teodoro disse... [Responder comentário]

Vou falar com mami, ela adora experimentar restaurantes diferentes!

Unknown disse... [Responder comentário]

Olá

Que delícia de lugar e, acredito, de comida também.Gostei de seu blog e queria te seguir, mas o Google Friend Connect está fora do ar.E spero sua visita.

Beijo

Babi Mello disse... [Responder comentário]

Katia que bom que gostou da arte do meu cartão de visita, é sempre bom outros olhos da área comentar e qdo vem o elogio melhor ainda.

Qdo vi esse post pensei: "mais uma das viagens maravilhosas que a Katia faz e esta aqui para mostrar para gente como sugestão qdo formos para lá" e ai que me enganei... kkkkk, fiquei super feliz de termos um restaurante legal assim ai no Rio, Rio é Rio.

Aqui em Cuiabá temos o Mahalo, fui lá uma vez, mas estava sem máquina, então não deu para tirar fotos, foi uma pena, mas se um dia vier nos visitar pode ir lá conhecer... tdo é saboroso!
bj!

Thalita Godoy disse... [Responder comentário]

Cada lugar que vcs conhecem não!!!
Adoro os comentários e a maneira como vc descreve essas experiências!!!
Bjs

Bird disse... [Responder comentário]

Ai Katia,

Que comentarios gostosos! Obrigada!!! Eu realmente nao sou capaz de fazer igual a um profissional, mas como vc falou com os meus recursos (poucos rsrsrs) foi o melhor que pude fazer..De qualquer forma ficou mehor do que o que estava!!! Com o nascimento das crianças a cozinha ficou realmente por ultimo plano rsrsrs

Ah o tal do curry! Menina é so jogar todos os ingredientes no processador e pronto! Nao precisa nem cortar pequeno nem nada! Coloca aquela pasta na panela e o peito de frango. Deixa uns 20 minutinhos e acabou!! Esse ai vc consegue!! :)

Mesmo tendo a pastinha gostosa, nada mais gostoso que "homemade" :) E as vezes agente nem tem a pasta...Mas o ingredientes acha ai facil, nao?

Os azulejos pode ser do tamanho que vc quiser! Da até pra fazer pratos ou decorar louça (para decoraçao) com a mesma tecnica. Eu até fiz uns bloquinhos de madeira pro meu filho no Natal com a mesma tecnica...Pode usar fotos, guardanapo decorado, etc. Se precisar de algum detalhe me da um toque!

desculpe o sermao...kkkk

Aline Amthor disse... [Responder comentário]

Oi Katitaaaaa!!!
Hoje vou tirar a tarde para me deliciar no Casos e Coisas... sério mesmo... tirei a tarde para isso.
Tô alguns dias sem conferir um dos meus blogs favoritos... não dá, né?!
Menina... o Thomas ganhou uma caixa desse chá de aniversário... são 6 tipos de chás diferentes e as flores são diferentes também. É gostoso, né... adocicado... só tomamos 1 até agora.

O lugar é charmozíssimo... o máximo!
Menina... fiquei com água na boca pelos camarões... mhmmmm...
Beijos

Uma Mulher de Fases disse... [Responder comentário]

Katia, tudo bem?
Também estou precisando faxinar o meu blog, e colocar o link do seu blog pessoal, li sobre a saída do Criative-se, é bom alçar novos voos, mas o bom é que não "perdemos" a Katia.
Adoro vir ao seu blog, é um convite à viajar pelo mundo sem sair de casa, um convite a fazer tudo com mais carpicho, mais zêlo e requinte.
Sempre que eu penso agora em fazer algo em casa, lembro de você, com o seu jeito de sempre deixar tudo com cara de "evento do ano"...acho que as pessoas que frequentam suas festinhas, coquetéis e etc...se sentem lisonjeada...eu me sentiria!
Um beijo grande!!

Unknown disse... [Responder comentário]

Oi amore!! Adorei o post...Sta Teresa é realmente imperdível...oo lugarzinho que eu AMO!!!
Ótima dica de restaurante...Da próxima vez vou lebrar de ir lá!!
Beijocas minha flor...

Isabela Kastrup disse... [Responder comentário]

Queridaaa, eu também acho esse bairro charmosíssimo, irresistível. Adorei o post. E sabe que vc me deu uma ótima idéia? Vou lá no próximo fds!
Um super beijo,
Isa

Alessandro disse... [Responder comentário]

babei de vontade! e agora? beijos

João Luis Guedes P. Pereira disse... [Responder comentário]

Já tinha visto suas fotos e vc já tinha me contado sua experiência no Asia, de qualquer é sempre legal rever essas experiências. Ainda mais com tanta coisa boa. Não conheço, mas tenho vontade de ir! Das opções de Santa Teresa, só conheço o bar do descasados, mesmo assim em dia de evento. Opção anotadíssima!! Parabéns, Katinha!

Joaninha Bacana disse... [Responder comentário]

Que deliicia! Deu água na boca :-)
Adorei o ambiente do restaurante: inclusive a parede azul deu um tchan nas fotos, hehe :-)
E que diferente o Chá de Flor!!!
Beijos, Angie
P.S. Aaaaaaaamo camarao :-)

Lucila Zahran Turqueto disse... [Responder comentário]

Oi Kátia, nossa adorei a dica do passeio pelo beiro de Santa Teresa e do restaurante. Me deu até voltade de passar um final de semana no RJ e fazer um passeio foto da rola Leblon rssss beijos Lú

Related Posts with Thumbnails