segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

O dia da degustação de azeites

Sábado foi dia de festa lá em casa! Acordei às 6:30 hs, como de costume, e fui correndo pra cozinha preparar os belisquetes que não pude terminar na véspera. Minha família chegou pontualmente às 11 hs e foram recebidos com um drink de boas vindas, que improvisei usando alguns ingredientes que já estavam na geladeira há algum tempo. Para preparar a bebida, misturei espumante doce com suco concentrado de maracujá e adicionei um pouco de grenadine para dar o efeito degradê. O resultado agradou e já incluí a bebida na minha lista de opções para as próximas festinhas!

No buffet, coloquei um pouco de cada coisa: pães, canapés, pastinhas, amêndoas confeitadas e, é claro, os azeites.

Usei as plaquinhas pra identificar os petiscos que imprimi e cortei durante a semana.

Esse vol-au-vent foi inspirado numa receita que minha amiga criativa Verônica fez para o Reveillon. Comprei a base folhada já pronta, da marca Farinha Mágica, cortei um pedaço de tomate seco que coloquei no fundo do canapé e preenchi o restante com queijo de cabra temperado com ervas finas. Pra finalizar, acrescentei 3 bolinhas de pimenta rosa no topo de cada vol-au-vent.

Aproveitei para usar pela primeira vez esse conjunto de prato alto e tigelas de vidro que comprei no Hortifruti. Cada vez gosto mais desses pratos altos, que valorizam qualquer coisa que for servida neles.

Separei esses três potinhos verdes, que originalmente eram porta-velas, para abrigar três diferentes sabores de azeite, conforme indicados nas plaquinhas.

Ao lado dos potinhos, coloquei as três taças diferentes recheadas de amêndoas cobertas com chocolate, que minha família pensou serem azeitonas de verdade!

E pra criar um clima mais aconchegante, resgatei um porta-velas comprido que estava no fundo do armário e acendi as quatro velas enfileiradas. Apesar da degustação ter acontecido pela manhã, acho que essa iluminação deu um “tchan” ao buffet.

Estou me acostumando a comprar flores frescas quando faço alguma reuniãozinha aqui em casa e acho uma delícia essa sensação de vida e frescor que elas proporcionam a qualquer ambiente. Dessa vez, comprei um bouquet inteiro, que estava em promoção porque a loja estava fechando. Nem precisei quebrar a cabeça pra montar um arranjo!

Num canto do móvel onde fica a TV, coloquei uma bandeja com canapés recheados de azeitona preta e queijo cremoso, além da mini-salada caprese, que foi inspirada nesse post publicado pela Keka.

A seguir, detalhe do canapé que montei usando cestinhas de fubá compradas prontas, queijo cottage, manjericão e azeitonas pretas.

Para a salada caprese, comprei mussarela de búfala e manjericão. Não temperei com azeite porque quis deixar o pessoal livre pra escolher o sabor de sua preferência.

Na mesa de centro, ao redor da qual todos ficam sentados, coloquei as duas latinhas de azeite, junto de pães, frios e mais canapés.

Forrei a cesta de palha com um guardanapo verde de bolinhas e a enchi de pão australiano e mini pão árabe.

Coloquei mais alguns canapés em cima dessa lâmina de vidro, que era uma base para velas. Tudo se recicla! E aproveitei pra servir as azeitonas que sobraram num bowl de metal, comprado na Tok & Stok.

Os pratos de vidro e os garfinhos que comprei em Buenos Aires fizeram sua estréia nessa festinha.

Para finalizar a decoração da mesa de centro, usei velas de réchaud dentro de vidros verdes e preparei um pequeno arranjo, usando um dos crisântemos que vieram no bouquet pronto.

E assim começou a temporada de festinhas e eventos lá em casa: com a família reunida em torno de uma mesa farta, preparada com bastante carinho para as pessoas que mais amo nesse mundo! Como não passamos as festas de fim de ano juntos, aproveitamos para brindar e desejar um 2010 maravilhoso e cheio de realizações…

É o mesmo que desejo pra todos vocês que acompanham meus casos e coisas e estão sempre me incentivando com palavras doces e gentis!!!!!

Ah, na quarta-feira, vou começar a contar minhas impressões sobre o Egito, espero vocês aqui!

Uma ótima semana pra todos!

Beijos!!!

Bonfa ass

43 comentários:

luciana disse... [Responder comentário]

Parabéns Katia por mais uma linda "festinha" de tantas q vc faz cheia de coisas bonitas e delicadas e ainda tem o prazer de fotografar tudo p nós mostrar,fico feliz e grata pela sua atenção de colocar tudo explicadinho.Um dia quero fazer algo parecido com suas festinha aqui em casa.Sempre vou anotando suas dicas,tb tenho aque bau de ideias como vc.
Abraços e te desejo muito sucesso em suas proximas festinhas.
Abraços e fica com Deus.

Babi Mello disse... [Responder comentário]

Para variar Katia e sua criatividade em decoração, gastronomia, criação não mais me surpreende, porque sei q nessas festinhas sempre terá coisas de muito bom gosto mesmo. E como sempre você arrasou!
Gostei das receitas, e gosto das louças que você usa e do movel que vc coloca os pratos.
Ai! maravilhoso.
bj!

Karina disse... [Responder comentário]

Katia, LINDA festa! Bom gosto é seu forte né! Amei...
Feliz 2010 e muitas festinhas :-)
Karina

Milena disse... [Responder comentário]

Katia,ficou tudo lindo como sempre.E essa salada deve ter ficado incrível!!!Juntando tudo a família receita de sucesso.
bj e boa semana

Simone - Mariana minha flôr disse... [Responder comentário]

Hum deu agua na boca e como diz minha sogra, "engole a agua" rsrsrs.
Tudo muito lindo.
Beijos.

Dri disse... [Responder comentário]

hummm vc me inspira menina!!
Vou fazer um coquetel de passagem de comando do general aqui no quartel e vou aproveitar e "roubar" ahha umas idéias suas para os canapés, já até providenciei umas plaquetinhas, baixelas e etc... hummm
tô gastando ahahha.
Os meus soldados é que não estão gostando nem um pouco ahahha, um deles me disse: " nossa! a senhora tá deixando muito "abichalhado" ou seja muitos detalhes ahahhaha
Beijokassssssss Deus te abençoe!

Natália disse... [Responder comentário]

Essa mulher é um arraso!

Suas festas são sempre cheia de detalhes...lindas!

bjokas,NA

Fabiana disse... [Responder comentário]

Katia, vc sempre nos trazendo ótimos posts, cheios de idéias deliciosas e maravilhosas!
A reunião com certeza deve ter sido um sucesso, a cada dia vc se supera! Parabéns!

Wagner disse... [Responder comentário]

Ficou tudo muito bonito, Bonfa! — como era de se esperar. Realmente, as flores frescas dão um toque especial a qualquer ambiente.
Imagino que os azeites tenham feito sucesso!

Beijo!

Rosi disse... [Responder comentário]

Eita que festa boa, Bonfadini.
Amei essa salada caprese, deu até água na boca e como sou fã de azeites, fiquei até aguada!
Só senti falta dos convidados. Não que eu não goste das fotos de belisquetes e bebidas, mas nada melhor que ver a alegria das pessoas...
Uma ótima semana

Tati disse... [Responder comentário]

água na boca mesmooooooo! amei todas as ideias e tenho certeza que estava tudo maravilhoso...como já disse antes vc me inspira a festejar. Parabéns e ótimo ano!

Rênia disse... [Responder comentário]

AI GENTE, COMO DIZIA O CÁSSIO DA NOVELA DAS 7, "FICO ROSA CHICLETE" COM O SEU BOM GOSTOOOOO! TUDO LINDO! E A ÁGUA NA BOCA QUE FIQUEI VAI ESCORRER PELA TARDE DE HJ! ADORO AZEITE, QUAL FOI O MELHOR? (NÃO SEI SE DEIXIE ESCAPAR ESSA INFORMAÇÃO!)
NOSSA E ESSES CANAPÉS FICARAM MARAVILHOSOS! VOU COPIAR TODOS, SÓ NÃO CONSIGO COPIAR OS UTENSÍLIOS E A SUA ORGANIZAÇÃO! KKKK! BJS.

Isabela Kastrup disse... [Responder comentário]

Kátia querida, como sempre tudo muito lindo, criativo e com uma aparência de dar água na boca. Eita mulher talentosa, parabéns!
Beijos mil,
Isa

João Luis Guedes P. Pereira disse... [Responder comentário]

Essa degustação de azeite realmente foi uma ideia diferente e super interessante. Como disse uma vez aqui, eu não sabia que existia tantos azeites assim. Agora já sei que até o Borges tem uma gama diferente do tradicional. Legal!! Achei a idéia do vol-aun-vent muito boa!! Já anotei e qualquer hora dessa vou colocar em prática!! Minha mãe é que vai gostar, afinal ela já tinha gostado dos quadreletes, imagina agora então?! bjss!!!

Bird disse... [Responder comentário]

Katia,

Quanto charme, dedicaçao, capricho e elegancia! Apesar de parecer simples, a sua atençao para os detalhes mostra o carinho que vc coloca em suas festinhas!! Ficou tudo mutio gracioso e aconchegante!

Adorei tudinho!!! Sem tirar ne por! :D

beijocas

Lidiane Vasconcelos disse... [Responder comentário]

Muito bem organizado, como é de costume as festinhas em tua casa. Parabéns!
Ah! Se você não falasse que o que há na taça são amêndoas com chocolate, eu também iria jurar que se trata de azeitonas...
Vi o vídeo da torre Eiffel. Belíssimo!!!

Débora Fouraux disse... [Responder comentário]

Oi katiaa! essa festaa ficou lindaa, como todas as outras né?! amei a ideia desses azeites, amoo azeite! uhauauah quarta feira estou aqui, pra saber tudo do egitoo! beijoss

Joaninha Bacana disse... [Responder comentário]

Eu ainda fico pasma como você consegue acordar ceeeeedo!!! :-) Namorido e eu normalmente acordamos às 7h30 da manha nos findis, e eu já achava que estávamos caindo da cama de madrugada, hehehe :-) Agora, acordando cedo, o dia deve render um monte, né? :-)
Suco de maracuja com espumante é muuuuito refrescante, nao? Minha mae tambem mistura vinho branco com suco de maracuja, fica uma delicia!
E, flores, flores sempre! Com certeza dao vida e frescor ao ambiente!!!
Festa linda, a decoracao sempre arrasa (e as comidinhas entao... nhac, nhac, nhac :-) ).
Beijos, Angie

Unknown disse... [Responder comentário]

Kátia, sempre leio o seu blog, mas é a primeira vez que deixo um comentário. Amooooo demais, pelo seu bom gosto, dicas, originalidade (degustação de azeite!!). Um ótimo 2010 e continue mostrando suas ótimas ideias para nos inspirarmos. Uma curiosidade: a maioria teve preferência por algum azeite?

Beijos

Verônica Cobas disse... [Responder comentário]

As azeitonas em formato de amêndoas com chocolate são deliciosas. Já provei e aprovei!!! Falta experimentar os azeites e o drink com espumante. Mas para isso não faltarão oportunidades. Beijoss

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Oi, Shirley! Que bom saber que você está sempre por aqui! Obrigada pelos elogios tão gentis! A maioria preferiu o azeite aromatizado com manjericão e o com pimenta. Dá pra improvisar em casa. É só juntar ao azeite algumas folhas de manjericão, além de alho, pimenta, alecrim etc. e deixar os aromas se misturarem com o azeite por dois ou três dias. Fica bem gostoso e você pode testar várias receitas! Beijão!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Luciana, obrigadíssima pelo comentário!!!! Eu também adoro trocar ideias e receber sugestões. Então, se alguém tiver alguma dica interessante sobre qualquer coisa, pode mandar pro meu e-mail (katiabonfadini@gmail.com) ou deixar um comentário aqui! Muito obrigada a todos!!!!! Beijos!

Lulu disse... [Responder comentário]

Adoro o carinho e o cuidado com que vc prepara suas festinhas... tudo de extremo bom gosto!
Bjokas!

Roberta Mollica disse... [Responder comentário]

Katia, que lindo! Amei tudo: drink de boas-vindas, a arrumação, as plaquinhas, as comidinhas! Também acho que velas dão sempre um charme a qualquer ambiente. O evento foi perfeito! Acho que você está se superando a cada dia, hein!?

Mas afinal, que tal os azeites? Eram bons mesmo? Qual foi o preferido? Quando a Olivers & Co tinha restaurante no Fashion Mall (não sei se tem ainda, mas acho que não), as sobremesas eram todas com esse azeite de limão. Lembro de ter experimentado uma torta com esse azeite e adorei! Deve ter sido há uns 10 anos atrás....

bjs!

Marta disse... [Responder comentário]

Katia querida.. estou em Portugal.. pertinho de Fatima e entrei na internet do hotel para dar uma olhada nos e mails.. nao podia deixar de passar aqui e ver as delicias de sempre!!!! Lindo e linda.. adorei tudo... cada coisa gostosa e super bem arrumadinha. Ai que fofo! Beijocas frias...rsssss.. aqui esta muiiito frio!!!!

Fer Lorenzoni disse... [Responder comentário]

Oi Kátia, saudades de vc. Fiquei uns dias off, devido as férias, mas confesso q senti saudades desse cantinho.Durante as férias, q incluem viagens de visita â família e viagem de descanço, eu deixo o note em casa, (risos).
Vou ficar na espera do post sobre o Egito, a viagem deve ter sido bárbara, e vai render assunto para inúmeros posts né.
Bjos. Fer Lorenzoni

Ju Françozo disse... [Responder comentário]

ka você é uma FESTEIRA NATA!

Daquelas que está no DNA que não consegue servir HOT DOG sem pensar numa mesa especial e temática!

Tô achando que daqui a pouco vai criar eventos personalizados e entrar pro ramo da loucuraetudoaomesmotempoeagora de festas e lindezas!

Você deveria pensar nisso pequenas festas, reuniões especiais você tem muito jeito!

Amo seus posts sempre cheio de fotos lindas, idéias bacanas e boas sacadas!!!

Bjs e MUITO OBRIGADA por suas visitas e comentários constantes no FESTEJAR isso me estimula a seguir a diante!!!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Marta e Fer, estava com saudades das duas, mas sei que esse mês ainda tem muita gente de férias, o trânsito está ótimo e minha academia anda vazia... acho que só depois do Cranaval a vida volta ao normal, né? Adoro ler os comentários de vocês!!!! Um beijão!!!!

Kaira disse... [Responder comentário]

Ai, eu já nem sei como elogiar suas festas, é tudo tão delicado e fofo, adooooroooo!
Você e suas delicadezas são inspiradoras, hoje mesmo comprei umas fofuras para fazer uma reunião destas aqui em casa qualquer dia, no site do Privália, tudo que comprei me lembrava aqui, me esbaldei!rsrsrs...
Parabéns e obrigada de verdade!
Bjs!

Claudia disse... [Responder comentário]

Nossa Kátia! Quanto trabalho, carinho e dedicação para preparar a reunião de família. tudo lindíssímo! Adorei tudo muito caprichado como sempre!
Parabéns! E feliz 2010!

Anônimo disse... [Responder comentário]

parabéns ,lindo, charmosissimo,ja salvei as fotos e vou me esmerar mais ainda para receber as amigas cada vez melhor ,continue a nos mandar coisas lindas abs Celia Regina

Jana disse... [Responder comentário]

Seu blog é viciante, inspirador, fofo e eu amoooooo =)

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Regina e Jane, seja, muito bem-vindas sempre!!!! Adoro trocar ideias e sugestões, acho que o blog é uma ferramenta ótima pra isso! Espero encontrá-las mais vezes por aqui! Obrigada pelos comentários!

Yo Neris disse... [Responder comentário]

Quanto capricho! Eu tb gosto muito de receber amigos e/ou família em casa e gosto de decorar tudo mas, vejo que vc é imbatível!
Em Mendoza, visitei uma fábrica de azeites e tenho um post no meu blog dedicado a ele, o senhor azeite....Rsrsrs
O post é: "Mendoza - Caminos de los Aceites"
Bjos

Ana maria disse... [Responder comentário]

Fico aqui quietinha, só lendo e vendo suas postagens e aprendendo. Adoro ver coisas bonitas. Parabéns pela reunião. Bjs

Aline Amthor disse... [Responder comentário]

Que lata de azeite maravilhosa... faço idéia do gosto... o de tangerina deve ser maravilho... curioso, nunca poderia imaginar de tangerina. Em San Geminiano compramos 5 sabores de azeite: manjericão, pimenta, trufa, limão e cogumelo. Eu também sou a de azeite... e a sua idéia de degustação para a família foi ótima. Se eu tivesse tido essa idéia também iria ter bons momentos... agora meus azeites estão no fim.... rsss
Beijos

Tamy disse... [Responder comentário]

ai, estou morta de inveja dessas coisas lindas... amei demais!!!!

Stefânia Barreto Tissot disse... [Responder comentário]

Oi Kátia!

Adorei o Vol-au-Vent! Ficou super elegante e com uma cara deliciosa!
Só queria tirar uma dúvida, que tipo de queijo de cabra você usou? Foi aquele mais cremoso? Qual a marca? Você misturou com creme de leite ou algo do tipo para ficar mais cremoso?

Desculpe a quantidade de perguntas, mas gostei tanto que quero repetir aqui em casa.

Beijos e parabéns pelo seu trabalho, divino!

gisele disse... [Responder comentário]

Olá Kátia, tudo bem?

Sigo seu blog e BABO nele, sempre dispenso um tempo para ler cada dica, apreciar suas fotos e a sua criatividade. Menina, o que é isso?

Sem falar que a gente, literalmente, fica com água na boca. Parabéns!!! Dá pra se notar que é NATO e isso é algo muito rico.

Admiro a beleza do seu blog, a sua própria (by the way), o seu português impecável na escrita, todo requinte das louças, flores, apresentação dos drinks e pratos, é um conjunto, é tudo lindo e perfeito.

Também adoro receber pessoas queridas em casa e preparar com muito carinho, claro que nao tenho todas essas louças e talheres (já fiz um wish list..rs), peguei algumas receitinhas para testar algum dia destes.

Amo queijo, mas sou intolerante à lactose, ainda bem que agora já existe a enzima manipulada e estou louca pra fazer, pra comer todas estas receitas de queijo que citou aqui. Espero nao ter overdose..rs


Eu comi num jantar este final de semana uma "comidinha" interessante, era purê de batata doce com linguiça picadinha. DEMAIS! Adorei a textura e o paladar e quero experimentar fazer em casa...

Gde beijo!
Sou sua fã!

Gisele

Unknown disse... [Responder comentário]

OLá, aonde vc encontra os produtos da farinha mágica???? Já entrei em contato com eles e me disseram que tem no Extra e Pão de Açucar, mas eu já procurei e não acho. Queria saber tb aonde comprar a tal pimenta rosa.

Obrigada, e parabéns pelo seu bom gosto!!!!!

Unknown disse... [Responder comentário]

OLá, aonde vc encontra os produtos da farinha mágica???? Já entrei em contato com eles e me disseram que tem no Extra e Pão de Açucar, mas eu já procurei e não acho. Queria saber tb aonde comprar a tal pimenta rosa.

Obrigada, e parabéns pelo seu bom gosto!!!!!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Oi, Claudia!!!! Encontro esses produtos geralmente no supermercado FARINHA PURA, na Cobal do humaitá. Lá sempre tem!!!!! Beijos!!!!

Isa disse... [Responder comentário]

Bonfá!!

que festa linda!!
me inspirei horrores aqui =)

bjuus

Related Posts with Thumbnails