sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Desafio Coquetel: mais preparativos e o segundo drink enviado pelos leitores

Comprei esses vasos de vidro por dez reais cada um, na mesma loja por onde passo todas às quartas-feiras em busca de novidades interessantes e baratas. Eles são altos: têm 26 cm de altura e pretendo recheá-los com biscoito polvilho no dia da festa. Repetindo o feito da semana passada, resolvi customizar os vidros com o papel listrado, porém preferi deixar algumas partes aparentes e usei somente uma faixa ao invés de forrar tudo.

Esses quatro copinhos de licor foram comprados pela minha mãe há quase 40 anos e são os únicos sobreviventes de um jogo com doze peças. Originalmente possuíam uma borda dourada que foi desaparecendo com o tempo. Minha mãe não sabia o que fazer com eles e eu me ofereci de levá-los pra casa e reciclá-los de alguma forma.

Comprei tinta para vidro na cor vermelha e passei duas demãos nos copinhos antes de considerá-los prontos para serem usados como…

Porta-velas de réchaud! Serão usados no dia da festinha, é claro! Já repararam que o vermelho é o tom principal, né?

Ganhei de uma amiga a revista Tout simplement Clodine, que veio cheia de receitas apetitosas e fotos estimulantes. Folheando a revista outro dia, vejam o que encontrei em uma das páginas:

Sanduíches “embalados pra presente”! Que maneira maneira graciosa de servir os convidados! Repararam no papel que envolve o sanduíche da esquerda? É claro que lembrei logo do meu próprio papel listrado e a imagem serviu como inspiração para uma montagem que pretendo fazer no dia da festinha.

O drink escolhido para o teste da semana foi o WHITE RUSSIAN, enviado pela Angie do blog Joaninha bacana. Segue a receita:

White Russian
25 ml vodka
25 ml Tia Maria ou Kahlùa (Eu usei Illyquore)
25 ml leite integral
6 cubos de gelo quebrados

Coloque metade do gelo numa coqueteleira. Despeje a vodka, Tia Maria ou Kahlùa e o leite. Agite bem. Coe em copo(s) alto(s) com o restante do gelo. Sirva com um canudo.

A bebida ficou bem gostosa e acho que lembra um pouco os licores Bailey´s e Carolan´s, quando servidos on the rocks. Mais um coquetel aprovado!!!!

E hoje também tem drink bônus!!!! Essa é a segunda vez que preparo essa caipifruta. Aproveitei a ida ao mercado na semana passada e não resisti a uma enorme grapefruit que encontrei na Cobal do Humaitá. A primeira vez que experimentei a fruta foi durante uma viagem aos Estados Unidos. Originária de Barbados, a grapefruit, apesar do nome, é parente da laranja e não da uva. É um laranjão, quase que do tamanho de um melão, rosa ou vermelho por dentro e absurdamente ácido, com altíssimas concentrações de vitamina C.

Os americanos adoram comê-la pura com colherinha ou em forma de suco no café da manhã. Eu me apaixonei de cara pela cor vermelho-vivo do miolo e adorei o sabor bem azedo da fruta!

Como eu adoro misturar os sabores doce e azedo, um belo dia resolvi preparar uma caipivodka de grapefruit usando a vodka Absolut Ruby Red (que tem aroma de grapefruit). Já provei caipifrutas de uva com gengibre, frutas vermelhas, cereja, tomate cereja com manjericão, manga, abacaxi com côco, kiwi etc, mas minha preferida é a mais comum de todas: limão! Talvez seja por isso que adorei o resultado desse drink. A grapefruit (que é traduzida para o português como toranja ou pomelo) é um pouco menos azeda e mais perfumada do que o limão. A vodka aromatizada ressaltou ainda mais o sabor da fruta.

A preparação do drink é a mesma de qualquer caipifruta: basta “massacrar” a fruta no fundo do copo com a ajuda de um pilão e acrescentar vodka, açúcar e gelo a gosto. Para que a bebida não ficasse amarga, preferi não usar a casca da fruta na mistura.

Fica aí mais uma dica, mas tenho que avisar que o resultado é bem azedinho e talvez não agrade aos que gostam de uma caipifruta mais doce.

Quero desejar a todos um ótimo Carnaval! Amanhã viajo para o sul do país e vou passar esses dias de feriado descansando, passeando e conhecendo alguns restaurantes bem recomendados. Na volta, conto tudo pra vocês!!!!

Beijos!!!!

Bonfa ass

32 comentários:

Débora Fouraux disse... [Responder comentário]

Oi Katiaa! ahh adorei os copinhos pintadoss! a ideia do sanduiche pra presente é mto legall! e esses drinks estao com tudo hein! Boa viagem! Aproveitei muito! Beijoss

Feito a Mão disse... [Responder comentário]

Kátia!!!!!!
Adorei a reciclagem dos copinhos. Seus vaos foram realmente uma pechicha.
Esse coquetel, então? Adoro Carolans, agora, acho que apra ficar mais parecido, vou substutir o leite por creme de leite. A consistência ficará mais cremosa.

Boa viagem e bom descanso, vou descansar também... mas na praia...

Ah, lembro que vc me perguntou sobre os preços das tacinhas de marguerita... menina, aqui eu comprei por 23 reais cada e já achei caro. 30 é um exagero!!! Vc aí deve ter opções mais baratas, ou não???
Bjks

Bird disse... [Responder comentário]

Menina, eu nao sabia que ai nao conehcia grapefruit...As vezes pra tirar o azedinho agente coloca açucar e coloca debaixo da grelha para o açucar ficar queimadinho! Delicia no café realmente!

Eta que esses cocktéis estam loucos!! Adorei o primeiro que me faz lembrar o Baileys! Tenho até a receita pra fazer em casa la no blog! Coisa doce é comigo mesmo!

Adorei as tacinhas! Lindas e otima idéia de reciclagem!! Deu outra vida e ficou bem mais moderno assim!

E o seu mixer bala!! Lindérrimo!! :)

Ah vc ja ouviu falar no "Sex on the beach"? Cocktel doce e delicioso!

Nao vejo a hora de ver o resto rsrsr
bjus

Anônimo disse... [Responder comentário]

Eu sempre digo que o cuidado com o outro é o melhor... Você ao prepapar o evento com antecedência, garante que tudo fique uma "LINDEZA" além de demostrar o carinho em receber.

Parabéns. Outra coisita:Onde fica esta lojinha, dê a dica.

Mais uma coisita: Quem nunca foi, precisa ir a vigário geral, é maravilhoso.

Michele
mdbraganca@uol.com.br

Anônimo disse... [Responder comentário]

Mais uma coisita: Achei os confetes diferentes e lindos para brigadeiros (de flor, de trevo, coração e etc) na casa Aindan Festas a um preço lindo R$ 0,80 (oitenta centavos ) o pequeno.

Rosi disse... [Responder comentário]

Bonfadini

Passei para desejar um excelente Carnaval e avisar que hoje tem entrevista especial lá no Mundinho.

Bjs

Roberta Mollica disse... [Responder comentário]

Katia, adorei os vasos com seu lindo papel de presentes! A reciclagem dos copos da sua mãe também foi uma ótima idéia. Ficaram um charme, lindos! Só pensei aqui se o calor da vela não fará com que o vidro quebre? Me pareceu um vidro delicado, mas não entendo muito do assunto...
Os drinks parecem ótimos. Eu adoro Bailey's (aliás essa semana comprei no mercado um sorvete Haagen Dazs de bailey's. Não conhecia e não resisti quando vi que tinha esse sabor!)! Também adoro grapefruit. A caipirinha deve ter ficado ótima! Qq dia vou experimentar.
bjs! bom carnaval! Boa viagem!

Milena disse... [Responder comentário]

A ideia dos sanduíches que postou é legal!Confesso que não sou muito chegada a drinks que levam leite.Detesto leite!!Mas caipifruta gosto,o único problema é que não bebo nunca,então quando bebo um copinho...é diversão garantida ou seu dinheiro de volta,mico puro!!Bj e boa viagem!

Luciana Casado disse... [Responder comentário]

Katia, esses vasos foram uma achado hein?! Adorei o formato e ficou lindo com o toque de papel!
E os copinhos ficaram bem lindos na cor vermelha, eu adoro vermelho, então sou suspeita! Mas o fim que tu deu para eles foi muito digno, porta-velas de réchaud, adorei!!!
A ideia de enrolar os sanduíches parece bem a tua cara, vou adorar ver essa ideia no desafio coquetel!!
Os dois drinks devem ter ficados ótimos, ainda vou experimentar! ;)

E sobre o feriado, que tu tenha uma tranquila viagem e que aproveite bastante aqui no sul!!!
Bjus, Lu

Joaninha Bacana disse... [Responder comentário]

Que bom que você gostou do White Russian: eu aaaamo! Só cuidado que é um drink perigoso, justamente por ser tao docinho e descer redondo, hehehe :-D
Sabe que eu nunca me dei conta que grapefruit é fruit de grape? :-)))) Minha mae plantou uma árvore de grapefruit no pomar da nossa casa quando eu era pequena e eu me lembro que, no inverno, eu sempre colhia fresquinho para comer no café da manha, de colher e com acucar polvilhado em cima :-) Amo! Que ótima idéia misturar com vodka, mmmm! :-)
Boa viagem, e aproveite muito o feriadao!
Angie

Priscila Ferreira disse... [Responder comentário]

Katia!!
Amei os drinks!!! Principalmente o primeiro que parece ficar docinho e maravilhoso! Com certeza vou experimentar!
Os copos ficaram lindos! Eu fiz uns castiçais para fazer um jantar romântico ano passado, pintei aqueles vidrinhos de patê com esta mesma tinta vitral em tom lilás e coloquei uns lacinhos, ficaram uma graça!
E bom passeio aqui em Gramado! Conta tudo pra gente depois!
Bjuuu
Pri

Ruby Fernandes disse... [Responder comentário]

Amigaaa! Os copinhos ficaram lindos, muito criativo, achei que deu um ar marroquino!!
Agora, pára tudo, esse drink bônus é o que há! Essa vodka Ruby, não sei porque, mas adoro hahahah.
Bjo flor *Ü*

Lidiane Vasconcelos disse... [Responder comentário]

Bom carnaval, Kátia! Aproveite bastante sua viagem. :)

Unknown disse... [Responder comentário]

OI Xará.

Gostei muito da idéia de pintar os copinhos. Isso me fez ter vontade de reciclar uns que eu tenho em casa e sem utilidade. Vou pensar.
Eu faço aqui em casa um drink parecido com o white russian e uso o bayles, só que coloco uma pitada de canela em pó por cima pra finalizar, fica muito booooooommmm. Eu não tenho nenhuma receita de drink diferente, mas de vez em qdo, gosto de picar morangos e colocar no fundo de uma taça flut e despejar proseco ou champagne, fica muito bom. O morango realça o saber da bebida.

beijos e bom carnaval.

Dani disse... [Responder comentário]

Olha, essa tinta eu não conheço ainda, só a vitral comum, vou a caça para reciclar uns copinhos que a lava louça judiou.

Bjs e vc continua impecável com as preparações para receber os amigos.

Tamy disse... [Responder comentário]

Como posso participar desse desafio ???? tem que enviar a receita de um drink é isso???

beijok...

PS: amei a idéia do porta-velas...

Verônica Cobas disse... [Responder comentário]

Amiga,

Preciso experimentar a sua caipivodka de grapefruit. Já experimentei esse drink no Juice&Co e adorei. Mas certamente na sua casa vai ter o sabor gostoso do carinho com que você faz suas "coisinhas". E a cor, hem? Linda demais! Como cor me seduz, já toparia provar independente do quão feio é esse nome espanhol chamado toranja.

beijos

Yo Neris disse... [Responder comentário]

Vc já sabe que sou grande admiradora de tudo que vc faz, né?!
Amei os porta-velas...Logo que vi as tacinhas e a tinta fiquei desesperada pensando: "como ela vai ter coragem de fazer isso"???
Depois de ver o resultado, resolvi fazer algo parecido com algumas que tenho aqui em casa.Assim que eu fizer venho aqui te contar.
Bjo no core

Melyssa Alves disse... [Responder comentário]

Que idéia legal da reciclagem!!!
Amei! E essa fruta, tão diferente aqui no Ceará não tem disso não!
Linda as imagens que vc bateu com o drink, muito criativas(como sempre!)
Bjossss

Marta disse... [Responder comentário]

Katia... adorei o post.. como sempre..rsss
Que loja vc pesquisa essas coisas fofas?? Esses copinhos tortos e lindos vi iguais numa loja em copa.. tem uns maravilhosos e baratos, acredita? Quem quiser fazer o jogo vale super à pena (eu é que tenho copo pacas... recem casada, sabe como é..rsss).
E a idéia do porta velas ficou show!!! Só vc mesmo!!!

Ahhh. e boa viagem.. Gramado e Canela são locais maravilhoso. Já fui há alguns anos e gostaria de ir novamente, agora com maridão!!! Você vai aodrar e comer muiiito...rsss
Vá comer os cafés coloniais.. loucura loucura!
Beijocas

Tamy disse... [Responder comentário]

olha só o que eu achei: http://3.bp.blogspot.com/_rW73y7fwx5k/SmywWTN_09I/AAAAAAAAAmU/Vr2-Zxw1fyI/s400/cgirl1.jpg

alguem andou imitando as listrinhas que vc está usando para o seu Desafio Coquetel...

hahahahhaha

Vale a pena vc olhar... é um caminho me mesa muito parecido com as listras q vc está usando!!!

beijos

Anônimo disse... [Responder comentário]

Os copos reciclados ficaram maravilhosos! Confesso que já testei essa tinta e não tive muita paciência pra secar e borrou tudo, acabei nem usando e ficou de lado. Agora vou ver se passo na casa dos meus pais pra ver se eles tem algo pra eu tentar reciclar também. Ótima ideia!
beijos

http://utilidadesemcasa.blogspot.com

Anônimo disse... [Responder comentário]

Tive a oportunidade de ver os preparativos de perto e, como de costume, tudo me pareceu bastante caprichado e original. Ótima a ideia da reciclagem dos copinhos, o resultado ficou muito bom. Adorei a apresentção dos sanduíches embrulhados para presente.

Beijo,
Wagner.

Marly disse... [Responder comentário]

Oi, Kátia,
Tô voltando de viagem e, passando aqui, encontro todos essas coisas criativas, charmosas e gostosas!
Os copinhos reciclados ficaram lindos e o 'drink' parece maravilhoso, vou já me informar mais sobre ele.

Beijinho e bom carnaval!

Marta disse... [Responder comentário]

Katia.. esqueci de comentar uma coisa.. em Londres, no café da manhã do hotel Tinha suco de grapefruit.. fui experimentar, mas estava tão, mas tão azedo que não deu...rsss... fiquei com a boca toda empolada.. uauahuahau... e acor parecia de uva branca...
Beijocas

Aline Amthor disse... [Responder comentário]

Olá Kate Stewart! (reparou que agora não é mais Kátia?)
Desejo a você uma ótima viagem!
Amei os copinhos vermelhos, eu já procurei essa tinta aqui e não achei... tem coisa aqui que tem demais e tem coisa que tem de menos...rsss
Os coquetéis ficarão com uma cara ótima... o cremezinho parecia estar muito bom... geladinho e docinho... hummm
Beijos

Babi Mello disse... [Responder comentário]

Katia,

Hoje em dia penso mais que não devemos jogar certas coisas fora, afinal tudo pode ser reciclado e portanto reutilizado, veja o que vc fez com os copos. Os drinks estão lindos e dá uma água na boca e viajar... que bom Katia... eita mulher que viaja.... quero ser você... amanhã....
Seu blog é lindo mesmo.
Bj!

Gis Lima disse... [Responder comentário]

Katia, voce é uma mestre em festas!!! Super preciso ler todos esses posts =) adoroo tudo isso!!!

p.s: voce poderia habilitar o comentario por nome/url??? Não tem campo para os meus dados =S

bjoca

Gi - Oh So Jolly!
www.ohsojolly.com

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Oi, pessoal!!!! Muito obrigada pelos comentários e incentivos!!!! Estou em Gramado, apaixonada pela cidade tao fofa!!! Pena que está quase táo quente quanto no Rio! Um beijo pra todos e aproveitem bastante o feriado!!!!!!

Sissi disse... [Responder comentário]

Oi queridona, divirta-se! Vou ficar sossegada no carnaval porque na outra semana volto pra Buenos Aires para uma filmagem bacanérrima e ainda nem tive tempo de postar as fotos da viagem anterior...tempo, tempo, tempo....mas agora vou é preparar White Russian bem geladinho. Beijos.

Magda Alves disse... [Responder comentário]

Olá Katia! ha tempos ando fuxicando seu blog e preciso te dizer uma coisa. Eu ADOOOOOORO seus posts e todo o visual do seu blog. Outro dia, deixei o laptop sobre o sofá enquanto fui fazer alguma coisa e minha filha de 3 anos viu o seu layout, acredite, ela adorou e ficou falando... olha mamãe que bonito! Bom, é isso, queria te parabenizar e fazer uma perguntinha. Menina, adorei esse copo meio torto, onde comprou. Vc podia dar uma dicas de copos adequados para as bebidas, não sou tão experiente quanto vc, mas acho que faz alguma diferença. Beijos e continuarei te acompanhando.

Talita disse... [Responder comentário]

Oi Kátia!
Os copinhos ficaram lindos! :)
E essa lojinha bacana, onde é que fica?
Um beijo!

Related Posts with Thumbnails