quarta-feira, 28 de abril de 2010

Consórcio entre amigas

Trocando e-mails com a simpaticíssima Melyssa Alves, descobri que ela participa de um grupo que organiza um curioso encontro entre amigas. Convidei-a para contar aqui no blog como são essas reuniões e de onde surgiu a ideia criativa! Melyssa topou a empreitada e está aqui hoje:

BONFACONVIDA 

Costumo dizer que vivo como uma malabarista tentando equilibrar as diversas funções de uma mulher moderna e alguns itens acabam sendo prioritários como o esposo, filhos, trabalho... deixando aquelas amizades que cultivei ao longo da vida em segundo plano. Neste corre-corre nos distanciamos das pessoas que ajudaram a construir a nossa história.

Ao perceber que a vida nos atropelava e estávamos ficando cada vez mais distantes resolvemos fazer o Consórcio entre Amigas. O objetivo principal é de reunir as amigas e ter um momento exclusivo de mulheres onde possamos trocar ideias “Luluzinha”. É um ótimo momento para falarmos de maridos (no nosso caso todas somos casadas), filhos, trabalho, sexualidade, vivências, experiências e sorrir bastante. Além, claro, de ficar com um dinheirinho no bolso!


Funciona assim:

· A contemplada do mês recebe todas as amigas em casa;

· Cada uma paga uma mensalidade para a contemplada;

· Na reunião é sorteada a contemplada do mês seguinte;

· Iniciamos com um valor e colocamos uma taxa de juros simbólica a cada mês, uma vez que a última sorteada tem o benefício de receber um valor maior.


Regras:

· A cada reunião a contemplada tem que receber as parcelas de todas, se alguém não puder estar presente deverá enviar o valor estipulado;

· Só participa do sorteio quem estiver presente;

· Já ter sido contemplada ou não desejar participar do sorteio não é motivo para faltar às reuniões;

· Se houver inadimplência, a contemplada do mês anterior se responsabiliza pela cobrança, para evitar constrangimento;

· Ao terminar um sorteio iniciamos outro;

· Numero ideal de consorciadas: 12.

No primeiro ano que fizemos tinham 12 participantes. No segundo ano o número de adeptas dobrou e então tivemos que fazer dois sorteios a cada reunião e tudo era dividido ente duas sorteadas. Como o número de pessoas ficou muito grande, achamos que ficou mais disperso, a interação e intimidade ficou abalada, então algumas pessoas tiveram que sair por critérios pessoais e aproveitamos para não incluir mais ninguém e deixar uma sorteada por mês. Mesmo assim, ainda ficaram 18 participantes que implica em 1 ano e 6 meses. Fica mais extenso, mas para compensar o rendimento financeiro é um pouco maior. Estamos no quarto ano de Consórcio entre Amigas e este ano também colocamos uma nova cláusula que é de o lanche ou jantar ser partilhado entre todas, já que fica mais variado e diminui o custo da anfitriã. Como todas foram de acordo, já iniciamos assim e o resultado foi aprovadíssimo!

Melyssa
A amizade vem se fortalecendo a cada encontro e as amigas que antes estavam distantes continuam fazendo parte de forma ativa de nossa história, já que em quatro anos muitas engravidaram, os filhos nasceram, outras estão por engravidar e nossa afinidade vai aumentando ao final de cada temporada do consórcio.

E quando a reunião acontece lá em casa gosto de arrumar uma mesa diferente, inovar em alguns detalhes de decoração de ter um capricho especial para receber as amigas. Fui sorteada no mês de março e agora em abril receberei todas lá em casa, já estou planejando alguns detalhes inspirados nas “coisas da Bonfa”. Acho que a festinha vai ser um sucesso! Deixo a idéia para os leitores do blog e não percamos a oportunidade de cultivar o amor, o carinho e a amizade. O tempo é agora e a hora é essa!

 ……………………………………………

Obrigada por ter nos contado sobre o Consórcio entre amigas, Melyssa! A ideia em si já é muito interessante, mas o conceito de que precisamos cultivar as amizades é ainda mais importante. Acho que você descobriu uma ótima maneira de fazê-lo! Parabéns a você e suas amigas pela iniciativa tão criativa!

Beijos e até a volta das férias no dia 3 de maio!!!! 

Bonfa ass

32 comentários:

Construindo Laços Boutique de Festas disse... [Responder comentário]

Olá Katita...
Adorei o consórcio... Uma bela forma de reunir as amigas...
Saudades!!!
Boa Volta!!!

Amanda disse... [Responder comentário]

Que idéia criativa o consórcio entre amigas! Parece ser bem legal.
Bjs

Sandreane disse... [Responder comentário]

Kátia, espero que esteja curtindo bastante as férias :)(
Parabéns pela iniciativa de compartilhar a idéia do Consórcio entre amigas, amei :)
Vou começar a me organizar com algumas amigas para ver se iniciamos o nosso :)
Abraços!

Leticia disse... [Responder comentário]

Q bacana Kátia
Vou sugerir para as minhas amigas, quem sabe gere mais fidelidade, heim??????
Beijos
lelê

Marcinha disse... [Responder comentário]

Eu achava eesa idéia de consorcio muito bacana até uns dias atras algumas blogueiras fizeram isso só que deu tudo errado e algumas ñ sei quais ñ pagaram suas devidas partes e quando chegou no fim a ultima ñ recebeu e colocou no blog dela o que aconteceu e ta dando muito o que fala as que pagaram ñ gostaram de ter seus nomes expostos há que fez tudo ficou com toda culpa mesmo tendo pago a parte dela toda. Acho que ñ entraria nessa porq quando rola dinheiro tem pessoas que mudam totalmente acho melhor criar outro tipo de consorcio.
Mas se deu certo com elas deve ter sido muito legal.

Rosi disse... [Responder comentário]

Eita, que gostosa essa ideía, heim Melissa!
Digna de inspirações, não é mesmo?

Adorei.

Carola Duarte disse... [Responder comentário]

Adorei o blog!
Visite e siga o meu também!
www.caroladuarte.com
Beijo

BubbleDesign/Bruno disse... [Responder comentário]

parabens pelos convidados katia!!!
mto legal e eh como no final do texto vc fala katia.
a ideia de cultivar as amizades fica acima de tudo. e alguns motivos que fazem com que essas amizades nao se distanciem são sempre válidas =]
abs

Fabiana disse... [Responder comentário]

Nossa, que idéia legal! Assim todos os meses as amigas se encontram, e parece ser bem divertido! Adorei! bjs

Melyssa Alves disse... [Responder comentário]

Kátia, Você não imagina o tamanho da minha felicidade em estar aqui participando do seu blog!!! E receber elogios de uma pessoa que admiro(pela criatividade, organização, simpatia, por ser inovadora)então nem se fala. Hoje eu tô feliz da vida!
Estou aqui enviando um monte de vibrações positivas para a sua viagem e louca que chegue logo para ver os seus relatos cheios de novidades!

Para as leitoras agradeço muito cada comentario e espero que sirva de inspiração! Sei que quando envolve dinheiro algumas coisas dão errado por isso é necessário escolher pessoas em que você possa confiar,como imagino que toda amizade deva ser, um elo de confiança.
Pode ser criado também uma forma de cobrança, no nosso caso a contemplada do mês faz a cobrança para a contemplada do mês seginte se for necessário.

Bjosss p/ todos

Melyssa

Cássia Santana disse... [Responder comentário]

Que idéia brilhante!! A amizade realmente é algo que devemos manter e se há uma forma de cultivar através de um encontro mensal, que seja feito assim.
Eu participo de um grupo de amigas na internet e curto muito, essa idéia me trouxe grandes inspirações.
Sempre tô por aqui lendo de tudo e me inspirando.
um abraço!!

Ana Paula disse... [Responder comentário]

Muito interessante seu blog...
Tô te seguindo. Se der, faça uma visitinha no meu!
http:\\mamaequetrabalha.blogspot.com/

Simone Scharamm disse... [Responder comentário]

Achei muito interessante a ideia da reunião de amigas, talvez o consórcio envolvendo dinheiro, seja uma questão um pouco complicada, mas só o fato de ter o encontro, cultivar a amizade...isso é maravilhoso!
Beijos!

c r i s disse... [Responder comentário]

Muito boa a idéia para cultivar amizades, naturalmente ou com hora e dia marcados, nos dias de hoje, o importante é ter este cuidado com outros...adorei conhecer teu canto, boa viagem e até a volta! Bjinho!

Anônimo disse... [Responder comentário]

Que bacana encontrar outras pessoas que curtem o consórcio... Atualmente moro no Rio mas passei muitos anos no interior (oeste) de Minas Gerais, precisamente em Lagoa da Prata. E lá também existe o consórcio há muitos anos! Durante algum tempo realizamos encontros temáticos que foram divertidíssimos mas o que vale mesmo é a vontade de se encontrar informalmente, a farra... Além do dinheirinho extra, né? Temos fotos de todos os encontros e já até foi criado um slideshow dos melhores momentos... Nossa, tem tanta coisa para falar desses encontros!Posso dizer que é das coisas que mais sinto falta aqui no Rio...

Marta disse... [Responder comentário]

Muito bom.. o importante é nunca deixar de lado as amizades e sempre que possível encontrar as pessoas queridas!
Beijocas

Verônica Cobas disse... [Responder comentário]

Ih...não é que o dia 3 de maio está chegando!!! Nem acredito que você já estará por aqui na semana que vem. Estamos precisando do encontro do nosso "consórcio de amigas". beijus

Renata disse... [Responder comentário]

Amei a ideia, nao precisa ser necessariamente com dinheiro, talvez só reunir as amigas e uma pequena contribuiçao para os come se bebes... Cada mes na casa de uma...

Sicores disse... [Responder comentário]

Muiiiiito legal!!!
Ai, Katia! Estou curtindo muito as novidades de suas férias, viu?rs
Saudades.
beijos, Simone

Karla G. F. disse... [Responder comentário]

Que idéia divina!!!! Fiquei curiosa pra saber quanto é que cada uma dá por mes =)
É ótimo pra manter a amizade e espairecer nessa loucura do dia-a-dia, onde ninguém tem tempo pra nada.

Beijos

Tania Forti disse... [Responder comentário]

Sei que está de férias, linda, mas, qdo voltar, vai lá pegar seu selinho e participar da brincadeira.
bjoca

Thica disse... [Responder comentário]

Que ideia maravilhosa! Já conhecia consórcio entre amigos, mas só com a parte do dinheiro. Essa de juntar o útil ao agradabilíssimo é ótima!

Telma Maciel disse... [Responder comentário]

Bacana demais essa idéia do consórcio! É algo realmente bem interessante e vou começar a pensar em algo do tipo... hihihi
Bjks

Emmanuela de Sales disse... [Responder comentário]

Que idéia ótima, realmente é muito dificil ter esse contato direto com as amigas, mas eu ainda faço umas reunioezinhas com as minhas, até porque tb somos todas casadas, e assim os maridos podem falar a vontade de futebol sem a nossa interferencia, e agente lóóógico pode falar de tudo que não queremos que eles compartilhem hehehehe, e a única coisa que nos faz fazer esses encontros sempre é a saudade, quando ela aperta não tem jeito temos que marcar ahuahaiua. beijinhos

Raquel Guimarães Juiz de Fora/MG disse... [Responder comentário]

Olá Katia!

Primeiramente quero dizer que são lindas as fotos das suas viagens, parabéns!

Tem selinho para você lá no meu Blog: http://www.designsemprepresentenodia-a-dia.blogspot.com/

Espero que goste. Beijinhos!!!

Carina disse... [Responder comentário]

Kátia, tem selinho pra ti lá no Cacareco Chique!
Dá uma passadinha por lá!
Bjokas

Joaninha Bacana disse... [Responder comentário]

Que idéia diferente a do consórcio! Várias amigas minhas moram longe, mas a gente acaba cultivando a amizade via correio, email e telefone mesmo :-)
Beijocas, Angie

Fê Costta disse... [Responder comentário]

Interessante a iniciativa... No meu caso, tinha que considerar ainda a passagem de Dubai para o Brasil... ia ficar caro o consórcio! rsrs

Bjs

Unknown disse... [Responder comentário]

Oi Bonfa... (já me sinto totalmente íntima para te chamar assim, pois entro todos os dias (varias vezes ao dia) aqui no seu blog!!!!
Amoooooooo de paixão!!!! Tudinho...
Bom, sou um pouco como vc... adoro festas, detalhes, caprichos, e aqui encontro muitas idéias!!!!
Como essa, do consórsio das amigas... acabei de fazer uma proposta ás minas!!! rsrsrs...
Sabe, minhas amigas e eu, ja criamos uma espécie de consórsio como esse, que se chamava "encontro das meninas", onde cada semana faziamos um jantar na casa de uma amiga... mas sabe como é no começo deu certo, mas acabou diminuindo, ate que não fizemos mais nenhum!!!! E essa idéia aqui se encaixou perfeitamente!!! Depois volto pata contar de deu certo!!!!
Um beijão...
ah... dá uma passada no meu blog tambem... www.quesaudadedaamelia.blogspot.com, tem algumas coisinhas legais lá... acabei de postar a decoração de um chá de bebê!!!!
Beijos!!!

Clarinha disse... [Responder comentário]

Oi Bonfa... (já me sinto totalmente íntima para te chamar assim, pois entro todos os dias (varias vezes ao dia) aqui no seu blog!!!!
Amoooooooo de paixão!!!! Tudinho...
Bom, sou um pouco como vc... adoro festas, detalhes, caprichos, e aqui encontro muitas idéias!!!!
Como essa, do consórsio das amigas... acabei de fazer uma proposta ás minas!!! rsrsrs...
Sabe, minhas amigas e eu, ja criamos uma espécie de consórsio como esse, que se chamava "encontro das meninas", onde cada semana faziamos um jantar na casa de uma amiga... mas sabe como é no começo deu certo, mas acabou diminuindo, ate que não fizemos mais nenhum!!!! E essa idéia aqui se encaixou perfeitamente!!! Depois volto pata contar de deu certo!!!!
Um beijão...
ah... dá uma passada no meu blog tambem... www.quesaudadedaamelia.blogspot.com, tem algumas coisinhas legais lá... acabei de postar a decoração de um chá de bebê!!!!
Beijos!!!

Manoel S. Ferreira disse... [Responder comentário]

gostei da ideia.
estava procurando por um modelo de contrato de consorcio entre amigos.
já vou da essa ideia para fazermos um tipo de consorcio como esse entre meus primos.
otima forma unir a familia tbm.
parabens

Manoel S. Ferreira disse... [Responder comentário]

gostei da ideia.
estava procurando por um modelo de contrato de consorcio entre amigos.
já vou da essa ideia para fazermos um tipo de consorcio como esse entre meus primos.
otima forma unir a familia tbm.
parabens

EXPRESSANDO A VIDA
www.brilhonegro.blogspot.com

Related Posts with Thumbnails