segunda-feira, 5 de abril de 2010

Pequenos espelhos venezianos e outras novas aquisições

Acho que minha formação como designer faz com que eu goste muito de aliar forma e função, dando preferência a objetos decorativos que sejam mais do que simples enfeites. É claro que adoro esculturas, quadros e outras obras de arte, mas sinto que tenho uma tendência natural a buscar a união do útil ao agradável, digamos assim. É por isso que adoro espelhos e suportes para vela, sejam esses pequenos recipientes para aquelas do tipo réchaud ou castiçais maiores que acomodam modelos mais volumosos. Tenho muitos espelhos e velas espalhados pela casa, mas a maioria se concentra na sala. No ano passado comprei o espelho com gancho que mostrei nesse post e usei-o para pendurar o sachê de lavanda que minha irmã trouxe de presente de sua viagem à Croácia.

Há algumas semanas vi outros dois modelos similares em uma vitrine e resolvi conferi-los de perto. Vocês já devem imaginar o que aconteceu, né? Não resisti aos encantos dos espelhos e levei-os pra casa.

Acho que um espelho pode transformar completamente um ambiente. Dependendo de sua colocação pode dar a impressão de amplitude para um ambiente ou difundir a luz. No caso de um espelho veneziano, ele é a própria obra de arte.

É claro que esses meus pequenos espelhos são apenas inspirados no estilo veneziano, mas gosto muito do toque feminino e delicado que eles deram ao nosso pequeno “home office”. Aliás, coitado do Marcelo: esse cantinho está ficando cada vez mais “mulherzinha”. Mas ele não tem reclamado. Pelo menos até ler esse post e se dar conta do fato…

Para saber mais sobre a origem do espelho veneziano, fui pesquisar na internet e descobri o seguinte:

A origem destes espelhos se deu na Veneza do século XIV, quando surgiu a técnica do espelho de superfície lisa e fundo metálico que utilizamos até hoje. Antes desta revolução técnica - que envolvia vidro e mercúrio - os espelhos eram feitos a partir de metais polidos, como a prata e o bronze. Para fins de comparação, basta saber que um espelho veneziano custava mais do que uma pintura de Rafael ou o equivalente a um navio de guerra. O valor artístico dos espelhos venezianos é tão grande que um de seus exemplares está exposto no Museu do Louvre. O monopólio veneziano foi quebrado na década de 1660, durante o reinado de Luís XIV - o Rei Sol, representado pelo luxo do Palácio de Versalhes. O Rei ordenou que seu ministro das finanças subornasse artesãos de Veneza para venderem seus segredos de produção. O plano francês foi vitorioso, fato que se reflete na impressionante Sala dos Espelhos em Versalhes, que segue o modelo veneziano de fabricação. (Informação retirada do site da ADC).

O espelho da esquerda já apareceu nesse post e do da direita é mais novo, menorzinho e super delicado.

Fiquei na dúvida se comprava esse terceiro modelo, maior e mais cheio de detalhes, porém, como alguns amigos já perceberam, tenho uma ligação cósmica/mística/exotérica/inexplicável com o número 3 e normalmente acho que “um é pouco, dois é bom e três é perfeito!” Mas somente no quesito decoração, hein?

Coloquei os espelhos ao lado das prateleiras onde exponho as latinhas decoradas da Valérie Nylin. Já havia mostrado meu home office/quarto de hóspedes nesse post antigo.

Pendurei alguns colares em tons de azul (cor predominante nesse cômodo) para ver se o resultado me agradava e descobri que sim, gostei do que vi. Mas não sei se com o passar do tempo, vou enjoar desse uso… Bom, eu não sou uma pessoa minimalista e adoro paredes cheias de quadros e enfeites, mas o quarto é pequeno e não quero torná-lo visualmente poluído.

A vantagem desses espelhos que comprei é o fato de terem um gancho removível. Sendo assim, posso usá-los somente como espelhos e dispensar a dupla funcionalidade do objeto.

Outros mimos recentes que estão enfeitando o quarto são essa latinha de chá de açaí com hibiscus que ganhei da minha irmã Flávia (mais uma pra minha coleção!) e a mandala de cerâmica pintada à mão que serve como porta-incenso. Eu adoro trabalhos artesanais e fiquei impressionada com a qualidade dessa pintura. As linhas retas são praticamente perfeitas e tudo foi feito com muito cuidado e capricho. Comprei a peça durante minha recente viagem à Gramado e adoraria saber o nome do(a) artista para poder divulgar seu lindo trabalho!

Esse post já estava pronto quando negociei a compra de um quadro de autoria da artista plástica e blogueira Andréa Guim, do Blog Arte. Trata-se da OLÍVIA E SKY, que vocês podem ver na foto abaixo.


A Andréa é pintora Naïf, educadora, publicitária, blogueira e "artesaneira", como ela mesma se descreve. Trocando e-mails, descobrimos que moramos em bairros vizinhos e marcamos um encontro para a entrega do quadro e também para nos conhecermos. Apesar de eu estar com pressa, pudemos conversar um pouco e trocar ideias. A Andréa é um doce de pessoa, simpaticíssima! Adorei conhecê-la pessoalmente e amei minha nova aquisição, que está num lugar de destaque, próxima às latinhas que aparecem nesse post.


Ainda ganhei esse bonequinho fofo de brinde, também feito pela Andréa, e que coloquei ao lado da minha OLÍVIA. Amei!!!!

A seguir compartilho com vocês os endereços das lojas onde comprei os espelhos:

ILIÁ
Rua Maria Angélica, 113-A, Jardim Botânico, tel. 21 2539-5946.

TON SUR TON
Rua Voluntários da Pátria, 445, loja 106, Humaitá, tel.: 21 2286-8743.

Mil beijos e uma linda semana pra vocês!!!!!

Bonfa ass

42 comentários:

Teodoro disse... [Responder comentário]

Adorei! Mami também adora espelhos e velas.

Driks Barreto disse... [Responder comentário]

Tudo muito fofo!!!Suas latas são lindas!!!adoro casa cheia de detalhes e a sua deve ser uma graça.A Andréa é mesmo muito talentosa,tb sigo o blog dela.
Parabéns pelas ótimas comprinhas!!!rs Bjs.

Amanda disse... [Responder comentário]

Adorei os espelhinhos venezianos!! Lindos demais. Realmente vc tem muito bom gosto. Deixa eu te perguntar uma coisa, vc recebeu o meu texto? Mandei sexta-feira pra vc. beijinhos

Joaninha Bacana disse... [Responder comentário]

Que fofo o quadro, muito lindo!!! E adorei os 3 espelhos, principalmente com os colares pendurados!!!!
Beijocas, Angie
P.S. Contagem regressiva para as férias, hem? Yeah :-)

chica disse... [Responder comentário]

Tudo lindo por aqui e os espelhinhois sempre dão boas energias, com seus reflexos e cores!beijos,linda semana,chica

Luci Cardinelli disse... [Responder comentário]

Fiquei encantada com os espelhos, não conhecia.

beijo e uma ótima semana!!

Simone Scharamm disse... [Responder comentário]

Oi, Kátia,
Saudades!!! Como foi o feriado?
Adoooro os espelhos venezianos!!!Que coincidência...no sábado me encantei por algumas peças na Feirinha de Antiguidades da Praça XV, você conhece? Eram peças lindas, grandes e $$$$$(não comprei, não!), mas já reservei as paredes para eles...rsss!
O seu trio ficou perfeito na parede! Amei!
Ah, falando em espelhos,se você for ao Centro do Rio, fica a dica para visitar a exposição "Dobro" no CCBB, que é cheia de espelhos...bem interessante!
E essa linda coleção de latinhas, hein? Adoráveis!
O trabalho da Andréa é tão delicado e bonito! Parabéns à artista!
Super beijo!

Faniquito disse... [Responder comentário]

Olá !!!

Eu amo espelhos...e os seus são lindos.Mas adorei a descoberta que acabei de fazer.Vc conseguiu definir algo que é a minha cara e que eu não tinha me dado conta...forma e função.Gosto disso.Como tb gostei muito das tuas latinhas...que lindas.

Beijinhos

Ana


...ah e adorei ver a Andrea e vc juntas. hehehe

Marcia Bonfadini disse... [Responder comentário]

AMO espelhos venezianos, e nao tenho nenhum aqui em casa! E olha, que vc sabe que eu tb adoro espelhos, tenho varios!!! Vou la nessas lojas conferir! Beijos!

Rosi disse... [Responder comentário]

Bonfa

Adorei os espelhos! Muito delicados, dão um toque muito especial a qualquer ambiente.

Já ia te perguntar onde comprou, mas como sempre vc é muito bondosa com as amigas e deixou os endereços no final do texto. Já abusando da sua boa vontade, vc sabe me dizer se essas lojas tem site? Só encontrei essa, mas talvez não seja a mesma... http://www.tonsurton.com.br/
E os valores, foi muito salgado?

Bjs

Bird disse... [Responder comentário]

Bem "mulhersinha" do jeito que eu gosto! :)

Fofos demais!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Oi, Rosi!!!!

Essas lojas ficam no Rio e são pequenas. O site que vc encontrou não é o mesmo da loja TON SUR TON e infelizmente acho que elas não tem filiais fora do Rio.... Mas pode deixar que, se eu encontrar algo parecido nas minhas andanças pela internet, te aviso!!!!! Beijão e uma linda semana!!!!

Bjs!

Vero Kraemer disse... [Responder comentário]

Kátia, você tem um bom gosto incrível, eu fico maravilhada em ver como você arruma sua casa com tantos detalhezinhos e nada fica over! Estes espelhos são a coisa mais fofa, ficaram lindos em seu espaço, fora que ler seu blog é uma delícia, como já te disse, parece que estou vivendo o que escreves!!! Muito obrigada por compartilhar conosco seus momentos!!!
Beijão e uma linda semana pra ti!!!
Vero

Claudia e Adriana disse... [Responder comentário]

Oi Kátia,
Lindos!!!
Adoro espelhos veneziano!
Ainda não tinha visto estes tamanhos, vou passar nas lojas.
Bjks
Claudia

Sandra Negrão disse... [Responder comentário]

NOssa Katia, que coisas mais fofas são esses espelhos, cada detalhezinho lindo. Adorei. Como muitas já disseram, adoro esse seu bom gosto. Confesso que um dia ainda vou ser assim...hahahahaha.
O seu quadrinho tb é muito lindinho. E aposto que esse seu cantinho esteja ficando um charme.
Beijos e ótima semana.

Fabiana disse... [Responder comentário]

Que belos espelhos, eu não conhecia! Acheio eles lindos e d emuio bom gosto. Fiquei doidinha para comprar, rs. Pena não morar no Rio, mas vou tentar ver se encontro pela net!

Bjs!

Tania Forti disse... [Responder comentário]

Garota, cada coisa mais linda. Amei os espelhinhos, a coleção de latinhas então, nem precisa comentar.
Essa Andréa é mesmo um talento, ando namorando um daqueles rurais, mas vou ter fazer uma poupança especificamente pra isso, rss. Mas penso que arte sempre vale a pena e ela é uma artista incrível.
beijos e boa semana pra vc

Luciana Casado disse... [Responder comentário]

Muito fofos esses espelho/ganchos, Kátia!! São super femininos e ficaram muito legais como trio!!!
Os demais mimos tb são lindos, imagino que tua casa deva ser bem colorida e divertida!!!
Bjus, Lu

Larissa Lieders disse... [Responder comentário]

Kátia,
Será que eu preciso comentar que eu quero um espelhinho desses?? Agora vou ter que procurar aqui em SP, meu bem!
Você que adora tudo o que eu adoro já viu a minha chapeleira? Dá uma olhada nela no meu outro blog http://atelierladushki.blogspot.com

Bj

Débora Fouraux disse... [Responder comentário]

Oi Katiaaaaaaaaa! ah os espelhos são lindosssssssssssss e a Olivia tbm! ficou otimo com os colares! adorei! Festinha d pascoa na sua casa?? Imaginoo como ficou! Tudoo LINDO! uahuhuahauhauh Beijoss e obrigada pelo carinho lá no blog!

Priscila Ferreira disse... [Responder comentário]

Tudo lindo! Amei os espelhos!!! Super delicados e dão um charme ao ambiente! E depois de ler esta história fiquei mais empolgada ainda para ir a Versailles :D
E o quadrinho? Que coisinha mais fofa!!! E os preparativos como estão?
Bjuuu
Pri

Lidiane Vasconcelos disse... [Responder comentário]

...kkkkkk... imaginar que o Marcelo só vai se dar conta de como o escritório está ficando “mulherzinha” quando/se ele ler o post foi cômico... ehehehe...

Mas se ele não esquenta com isso, então está tudo ótimo! Aqui em casa, como desde sempre fizemos tudo em comum acordo, e até mesmo uma colher é comprada se os dois gostarem, Denis notaria logo logo se eu estivesse pesando mais a mão para o lado feminino na decoração. :)
Em tempo, os espelhos são lindos e o porta-incenso mais lindo ainda. Que pintura belíssima! :o

Babi Mello disse... [Responder comentário]

Katia, muito legal esse post e gosto muito de espelhos também. Sabe aqueles que cuja a moldura é de sol... Adoro! Tinha um qdo comprei em viagem a Fortaleza, mas infelizmente ele quebrou.
Esses seus são lindos!
bjocas!

Ana Carla Benet disse... [Responder comentário]

Hummmm, que delícia esses espelhos. Tudo-de-bom, né? Falando neles, preciso de 2 para os 2 banheiros aqui de casa ... acredite, o lavabo é o único q tem um espelho descente. Meu banheiro e o da pequena estão com "projetos de espelho", mas isso pq a grana tá curta e qdo comprar quero compra direito, ne? rsrsrsrs

Bjo

Feito a Mão disse... [Responder comentário]

Tudo de muito bom gosto, Katinha! Como sempre. Já fez as malas? Antes de viajar passa lá no feito a mão pra se inscrever na promoção. Eu comecei a arejar as roupas e limpar a mala hoje. Estou a mil. Descobri que detesto tudo no meu guarda-roupa. Afff!!! Tensão pré viagem, só pode. Não sou consumista, mas realmente acho que as minhas roupinhas de viagem já sabem rodar o mundo sozinhas, se deixar. Amanhã vou às compras. kkkkkkkk
E vc? Tudo pronto? Vc viaja dia 10???
Um beijão.

Marta disse... [Responder comentário]

Adorrei os espelhos e o terceiro, maior, é lindo mesmo!!! Ficou uma graça em sua parede!!!!

O quadro é super fofo!! De muito bom gosto!

Beijocasss

Wagner disse... [Responder comentário]

Eu já havia visto tudo isso de perto na sua casa, mas não sabia da história dos espelhos venezianos. Ao vivo eles são ainda mais bonitos!

Beijo.

Calma que estou com pressa! disse... [Responder comentário]

OI kÁTIA =UAU - ISTO ME LEMBRA ALGO DA CASA DA MINHA VÓ - ESTES ESELHOS ICAMENTE TRABALHADOS! LINDOS
E O QUADRO DA aNDREA - SOU APAIXONADA PELOS TRABALHOS DELA - SORTE A SUA MORAR PERTO DELA!
-
AMIGA VIM AQUI TB PRA TE CONVIDAR PARA ME SORTEIO NO ME BLOG ANI DE 1 ANO DE BLOGUITO E ANI DA BLOGUEIRA QUE VOS ECREVE- E O PR~EMIO - MA MEGA LUMINÁRIA MARROQUINA DA ROSAMUNDO -
E TEM MIAS DURANTE O SORTEIO QUE VAI ATE 13/04 HAVERÁ DESCONTO PARA QUEMCOMPRAR NA ROSAMUNDO É SÓ DIGITAR AS PALAVRAS MÁGICAS QUE ESTÃO NO MEU BLOGUITO
TE ESPERO LÁ
JS

Danielle Schelb disse... [Responder comentário]

Ai Kátia, são liiiindos os espelhos... sou suspeita viu, tenho paixão pelos venezianos!
No scrapbook partimos do princípio que os enfeites na página são mais hamoniosos se contados em número ímpar... quase sempre em 3! Vai ver é por isso sua cisma com o número! rs!
beijos linda!

Déa Café disse... [Responder comentário]

ahhh... eu adoro o blog da andrea e os quadros dela!
conheci seu blog hoje e já gostei! rs parabéns! beijos!

Construindo Laços Boutique de Festas disse... [Responder comentário]

Querida, querida, querida!!!
São tantos os comentários que temo ficar perdida... mas mesmo assim quero deixar o meu!!!
Adorei!
Como é bom vê-l animada... Lindos espelhos. Eles alegram e iluminam a casa. Em suas mãos coisas 'simples' se tormaram especiais.
Obrigada, obrigada, obrigada... Por Tudo!
Mil Beijos

Déa Café disse... [Responder comentário]

oi kátia! eu é que agradeço por tantos comentários!! obrigada!! meu blog por enquanto tem mais divulgação de sorteios do que outra coisa, rsrs, mas amo artesanato, como pintura em mandeira, scrap, e AMO culinária! ainda não me encorajei muito a divulgar minhas artinhas, mas de vez em qdo pinta uma receitinha básica, rs.
muito obrigada pela visita e comentários! fiquei muito feliz, tbém ;)
e boa viagem!! beijos!

Unknown disse... [Responder comentário]

ADOOOOROOO estas tuas latinhas!!!! Tenho uma pontinha de inveja!! rsrs

beijinho

Coisas da Gigi disse... [Responder comentário]

Que é que eu vou falar? Cheguei atrasada e jpa falaram tudo por mim. Simplesmente adorável e essas latinhas? O dia que vc não quiser mais algumas das suas relíquias aceito tudo. hihihi
Linda, tá rolando uma nova seção lá no blog, se chama desapego que está mais para desaperto,dá uma passadinha lá e veja, e se puder divulgar agradeço muito.

Miriam Nogueira disse... [Responder comentário]

Oi Katia, quanto tempo não comento aqui. Mas como não comentar com tantas coisas lindas que vc mostrou, e ainda deixou o endereço das lojas antes que pedíssemos, só vc Katia, e sua generosidade como sempre falo que vc tem, isso mostra que não é nenhum pouco egoísta. Seus espelhos são lindos demais e amei tbém o quadro da Andreia.

bj
Miriam Nogueira

Katia disse... [Responder comentário]

Nossa! como são lindos! Vc tem muito bom gosto!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Miriam e Katia, muito obrigada pelos elogios e comentários!!!! Fico super feliz!!!

Miriam, acho que às vezes sou até meio egoísta na minha vida pessoal...é normal, né? Mas sou a favor da generosidade e troca de informações e dicas no mundo virtual! Adoro aprender com vocês e se eu puder oferecer um pouquinho do meu conhecimento, estou a disposição!!!!! Beijos e um ótimo dia! A chuva não pára de cair no Rio, socorro!!!!

Perlinha Soares disse... [Responder comentário]

Amei os espelhos, o quadrinho muito fofo massss, a coleção de latas é simplesmente um doce!!!
Beijos!!!

Anna Lucia disse... [Responder comentário]

Katia amei o seu blog!
Acabo de descobrir ele através do Manga com Pimenta, que por sinal descobri por esses dias também. Eu só tenho 3 meses de blogosfera , mas já tô totalmente, completamente, maravihosamente viciada nisso aqui! Hahaha!
Tem sido uma terapia para mim q ando desempregada.
Vou tentar ler seu bloguito todinho, muito gostoso de ler o que vc escreve!
Ahhhhhh! Sou do Rio, vc tb é né?
Beijocas !
http://seilamuitascoisas.blogspot.com

Marilia Fonseca disse... [Responder comentário]

Oi Flor, também adoro os espelhos venezianos....
eu tenho 2...que comprei na Tok & Stok, eles tem bons preços, entre 280 e 320,00 e não são muitos grandes....veja lá....
bjs
Marilia

Marilia Fonseca disse... [Responder comentário]

Oi Flor, também adoro os espelhos venezianos....
eu tenho 2...que comprei na Tok & Stok, eles tem bons preços, entre 280 e 320,00 e não são muitos grandes....veja lá....
bjs
Marilia

Unknown disse... [Responder comentário]

olá! Eu sei que este post já foi colocado aqui a bastante tempo.
Estou a acabar um curso de design tambem e como adoro decoração nao resisti em comentar.
Porém, também queria saber onde é que foram adquiridos estes espelhos. É que estou mesmo a procura de uns para a mesma função.

Ou se tiveres mais opções relacionadas com isto envia-me para o mail.
marlene.m.sa@hotmail.com

Beijinho

Related Posts with Thumbnails