quarta-feira, 14 de julho de 2010

Verrine feito com as sobrinhas do jantar romântico da véspera

Como sou uma pessoa exagerada que morre de medo de faltar comida e bebida nas festinhas em casa, costumo comprar o dobro da quantidade de ingredientes que acho necessários para qualquer receita e por isso sempre sobra alguma coisa para o dia seguinte… ou para a semana inteira!

Dessa vez não foi diferente. No dia seguinte do jantar romântico que mostrei na segunda-feira, encontrei uma geladeira cheia de pepperoni, ervas frescas e um pacote fechado de amêndoas que esqueci de usar na sobremesa. Mas antes de pensar em preparar um verrine com as sobras do jantar, preciso confessar uma coisa…


Comprei esses copos lindos de cristal da marca BLUMENAU por 5 reais no supermercado MUNDIAL!!!!! E foram eles que me estimularam a preparar um verrine e não as sobras do jantar. Pois é, confessei. Foi uma coisa do tipo “os fins justificam os meios”, sabem? No bom sentido e com as melhores intenções, é claro.

Sendo assim, separei uma bandejinha quadrada vermelha onde os quatro copos couberam perfeitamente, além dos garfinhos de metal que usei para servir a sobremesa na véspera.


Só depois fui checar o que eu tinha na despensa e que poderia combinar com os ingredientes da geladeira. Encontrei uma massinha e lembrei que ainda tinha um restinho de azeite aromatizado com limão. Achei que a mistura teria um bom resultado.


Refoguei alho e cebola com o azeite aromatizado antes de acrescentar um punhado de alecrim e adicionar a massa que já havia sido cozida.


A massinha pronta ficou assim e ainda acrescentei um pouco mais de alecrim por cima de tudo!


Em seguida, cortei o pepperoni em tiras bem finas e separei as lascas de amêndoas sem casca…


…para colocar no topo do verrine, logo depois da massa que ficou na base.


Para terminar, inseri um raminho de alecrim no verrine e pronto!


Na foto acima, vocês podem ver os verrines prontos para serem servidos.


E sem querer, descobri uma nova utilidade para meus “marcadores de lugar” que uso como suporte para identificar as comidinhas que sirvo durante as festas lá em casa.


Dobrei meus guardanapos ao meio e inseri-os nos suportes de metal, que tornaram-se suportes individuais para guardanapos. Achei a ideia interessante e pretendo usá-la na próxima festinha em casa, mas como só tenho 12 marcadores, a festa não pode ter mais do que 12 convidados. Como o apartamento é pequeno, esse é realmente o número máximo de pessoas que costumo convidar para as minhas reuniõezinhas.

Fica aqui a sugestão pra vocês, pessoal! Ah, foi minha irmã que mora nos Estados Unidos que me deu os marcadores de presente e eles foram comprados na CRATE & BARREL. Ainda não vi nada parecido por aqui, mas se eu encontrar, podem ter certeza de que vou avisá-los!

Quero aproveitar o post de hoje para agradecer mais uma vez todo o incentivo e carinho que recebi na segunda-feira!!!! Até me assustei quando abri o blog ontem e vi uma lista enorme de comentários! Infelizmente, sei que que não vou conseguir responder a todo mundo, mas ficam aqui meus sinceros agradecimentos e desejo a vocês o dobro, triplo, quádruplo, o quíntuplo do que desejam pra mim!!!!

Dica sobre tratamento de imagens no Photoshop

Aproveitando também que algumas pessoas me perguntaram como fazer para melhorar a qualidade das imagens que publicam no blog utilizando o programa Photoshop, da Adobe, fiz um esqueminha básico dos filtros que eu uso para realçar o brilho/contraste, equilibrar as cores e reforçar a nitidez dos contornos da imagem. Como exemplo, separei o ANTES e DEPOIS de uma das fotos desse post, que vocês podem ver a seguir.


Eu não fotografo mais com Flash, seguindo os conselhos do meu amigo Wagner. Percebi que as cores ficam mais próximas da realidade quando não se usa esse recurso. Para que a imagem não saia tremida, eu tento apoiar o cotovelo em algum lugar para ficar com o braço mais estável mas, mesmo assim, tiro umas dez fotos de cada coisa para depois escolher a que ficou melhor enquadrada e nítida. Minha máquina não é profissional, mas uma digital comum, a SONY DSC-W230 com 12.1 Mega Pixels.

Repararam que a imagem à esquerda está meio esmaecida? Para valorizá-la, eu geralmente faço o seguinte…

photoshop1
Começo pelo caminho IMAGE < ADJUSTMENTS < LEVELS e clico no AUTO. O filtro LEVELS ajusta automaticamente os níveis de cor, contraste, brilho etc. da imagem, mas nem sempre o resultado é o esperado. Por isso, algumas vezes anulo esse filtro e passo para o IMAGE < ADJUSTMENTS < BRIGHTNESS/CONTRAST. Quando você clica nessa opção, uma caixinha contendo uma escala se abre e você pode passear por ela escolhendo o ajuste que mais lhe agrada. É tudo bem pessoal mesmo. Eu, por exemplo, gosto de bastante contraste porque acho que o resultado fica mais “chamativo”. Outro filtro que gosto muito de usar é o COLOR BALANCE e tento sempre puxar o tom da foto para o vermelho ou amarelo, porque são cores que me transmitem a ideia de aconchego.

photoshop2
Para finalizar, eu gosto de usar o FILTER < SHARPEN < SHARPEN, que se encarrega de deixar a imagem mais nítida.

Infelizmente, o Photoshop é o único programa de edição de imagens que uso e que já usei na vida e por isso não sei dizer quais são os efeitos equivalentes em outros programas. De qualquer maneira, espero ter conseguido passar uma ideia de como dar um “upgrade” nas fotos. Se vocês tiverem alguma dúvida, podem deixar um comentário nesse post que eu respondo aqui mesmo!

Um grande beijo e até sexta!!!!

Bonfa ass

60 comentários:

Ponto e Art disse... [Responder comentário]

O bom de comentar antes dos outros é saber que vc vai ler com certeza!! rsrs
Adorei mais essa receitinha. Poxa, meu yahoo está ya-ruim e eu nao consigo te mandar a foto do meu verrine. Continuarei tentando.
Boa semana, Bonfinha!!
Beijinhos

Jana Oliveira disse... [Responder comentário]

Adorei a idéia da verrine, ficou com uma cara deliciosa e super simples de fazer!!! E os copos sõ lindos também!!!
Bjão

Driks Barreto disse... [Responder comentário]

Essa receitinh deve ficar deliciosa!!!voi tentar fazer por aqui,beijinhos!

cucchiaiopieno.com.br disse... [Responder comentário]

Oi querida
Incrível, escolher a receita de acordo com o copo é o cumulo da "chiqueza"! Esta' igual a Claudia Raia que escolhe primeiro o par de sapatos para depois escolher a roupa! E' por isso que digo que és muito criativa, pois pensa na beleza de tudo.
Amei a ideia dos suportes para guardanapos individuais. Você transforma tudo, heim?! Muito criativo.
Também gostei muito das dicas de photoshop, pois sou bem "crua" nesse assunto!
Bjo grande
Léia

Armazém de Ideias disse... [Responder comentário]

Adorei a dica da imagem no photoshop super valorizada!!! Ja vou fazer nas minhas... Sempre com ótimas dicas Katia. Super beijo
Tati

Priscila Oliveira disse... [Responder comentário]

Hummm que delícia, adorei a dica da foto!
bjs....

Nana disse... [Responder comentário]

Amore, bacana o editorial do photo, eu tb uso e a minha maquina hoje em dia é uma sony rs
As fotos ficam melhores ainda se forem tiradas de dia na luz natural, nem precisa de tratamento, o photo nem arruma nada das minhas fotos.

Achei interessante que sobra tem nome xisque hahaha minha mãe falava que era dia de fim de feira kkkk
Aonde ela limpava a geladeira e dava o fim em tudo no almoço e jantar.
bjss

Feito a Mão disse... [Responder comentário]

Kátia, escrevi um comentário enorme e o blog deu erro... ele tá meio doido com os comentários... vou tentar resumir.

Seu verrine ficou bem apetitoso. Aqui em casa ele faria sucesso!

Mas gostei mesmo foi das dicas de photoshop. Minhas fotos melhoraram depois que vc me deu um toque por e-mail.

Sabia que ainda não concluí o álbum de Portugal? Acho que tudo tem uma razão e com suas dicas, o atraso será plenamente justificável e até providencial.

Muito obrigada.

Maria João disse... [Responder comentário]

Que aspecto magnifico...


Devia estar bem delicioso.
Tudo oiq ue apresentas tem um óptimo aspecto, até estes simples Verrine.

Beijos e mais uma vez, obrigada por partilhares connosco os teus Casos e Coisas.
MJ

aninha disse... [Responder comentário]

Como sempre lindo!!!
amei a dica de imagem!
bjO

Milena disse... [Responder comentário]

Conheci agora os copos,lindos!!!Fazem jus à sua animação para preparar algo neles.
As dicas das fotos foram bem bacanas e o modo explicadinho facilita bastante.Não poderia ser de outra maneira,feito por você,não é,Bonfa???

Bjs

Camila S. Carvalho disse... [Responder comentário]

Hmmm que delícia!!! =) To doida pra instalarem logo meu gás de cozinha hahaha... Quero fazer suas receitinhas!!! =D Beijos ♥

Renata G.F. Scarpino disse... [Responder comentário]

Gente, me apaixonei no seu blog!!
É simplesmente perfeito!!!
Tô seguindo!!!
Beijão!!!
P.S: adorei o Verrine!

Elza Carrara disse... [Responder comentário]

Olá Katia...
Ficou lindo e parece delicioso!
Sobre o photoshop, obrigada pelas dicas, eu tenho no meu computador, mas não sei usar muito bem. Vou começar a "fuçar" mais.
Bjs.

Anna Lucia disse... [Responder comentário]

Oi Katia!
Para que vc leu meus pensamentos eu outro dia ía justamente pedir esses conselhos de como tratar imgs no Photoshop.
Todas as fotos que eu tiro de objetos saem horríveis!!!
Dentro de casa eu sou péssima fotógrafa!
Valeu pelas dicas lindona!
beijos!!!!!!!!

Mari disse... [Responder comentário]

Bonfa, adorei sua verrine, e os copos foram um achado!!! A gente tem que aproveitar essas oportinidades!!!

Adorei também as dicas do Photoshop! Vou seguir seus conselhos, mas antes preciso do básico...arrumar um Photoshop rsrsrs!!!!

Beijocas!!!

Simone Scharamm disse... [Responder comentário]

Hummm...linda e apetitosa essa massinha! Menina, eu também sou tão exagerada quando dou festinha...compro sempre coisas a mais, tenho pânico de faltar algo,rs! O jeito é reaproveitar, né?
As dicas de photoshop são ótimas, mas o meu computador tá ruinzinho...não vou poder aproveitar as dicas agora!
Beijocas!

Francine Stein disse... [Responder comentário]

Esses verrines parecem ter ficados deliciosos, adoro massas!
Tenho copos iguais aos que você comprou, também achei baratos.
Já imprimi as dicas no photoshop e vou testar com certeza.
BJS

Babi Mello disse... [Responder comentário]

Oi! Katia,
Essa comida ficou boa hem, e em relação ao tratamento no Photoshop uso quase os mesmos recursos que você, então estamos em sintonia e sobre os comentários fico super feliz por você, quem derá o Percepções tivesse tantos comentários assim.
bj e mto sucesso

Michelle disse... [Responder comentário]

Katia, ameeei o post!
Tanto a dica dos verrines (que devem ter ficado uma delícia) quando a do photoshop!
Sou semi analfabeta em photoshop! hahaha Vou seguir seus passos e tentar fazer em casa com algumas fotos!!!
Boa semana pra voce!!!
beijo, beijo!

Ana do Viajar é tudibom! disse... [Responder comentário]

Oi KATIA! Excelentes dicas de Photoshop!!!

Bjinhos
Ana
www.anaeguto.blogspot.com

Luciana Casado disse... [Responder comentário]

Sei bem sobre essa história de "os fins justificam os meios" na maioria das vezes faço isso... :P
Mas que achado esses copos de cristal por esse preço, eu tb ficaria tentada a comprar hehehe
E esse verrine ficou maravilhoso, uma boa pedida para uma noite sem muita fome né?! Vou deixar anotadinha a receitinha!!
Agora os truques de photoshop foram demais, eu não tenho esse programa instalado, mas vou ver se consigo achar esse recurso em outros programas porque acho as minhas fotinhos tão sem graça hehehehehe
Bjus, Lu

Anônimo disse... [Responder comentário]

Bem legais estas receitas práticas, Bonfinha: ainda mais quando se pode aproveitar os alimentos (você sabe como eu detesto despedício, não?).
Adorei as dicas de tratamento da imagem — acho que pode ajudar muita gente a dar uma valorizadas nas próprias fotos. Ah, quando o AUTO LEVELS não corresponder ao resultado esperado (às vezes as cores ficam meio exageradas) é possível usá-lo como LENTE (mudando o percentual de opacidade) sobre a imagem original.

Beijo,
Wagner.

Raquel M.B.G. disse... [Responder comentário]

Oi Katia,
parabéns pelo blog, tanto o conteúdo quanto o design! Vou te acompanhar mais!

Faça uma visita ao meu:
www.bomsensoemformadegente.blogspot.com

Abraços, Raquel

Tati disse... [Responder comentário]

Bonfa, amei as dicas, minhas fotos nunca mais serão as mesmas e os verrines então?!? já sou fã de carteirinha! Obrigada por dividir tudo isso conosco.
bjs, bjs

Marília Alves disse... [Responder comentário]

Amei as dicas, como sempre vc trazendo belezuras pra gente!

Margaretss disse... [Responder comentário]

Como sempre, mais uma bela ideia. Quem, alem de voce, iria pensar em servir tudo assim tao lindo em um simples copo?
Eu tambem recebo dicas de fotografia de Eva, que pega no meu pé, porque sou agoniada e termino fotografando tudo a noite e com flash...
E, com exceção de algumas fotos onde preciso do toque profissional, me recuso a deixar o marido tirar foto das minhas coisas.
Ando com minha Sony básica a tiracolo...rs..
Beijinhos
(To ficando tao mocinha no quesito comentarios que fico toda orgulhosa...rs.)
Margaret

Bird disse... [Responder comentário]

Além de dicas de culinarias agenbte aprende de tudo aqui rsrsrs

Oh coloquei a luminaria la!! O pessoal gostou! :)

Realmente eu também aprendi a melhorar minhas fotos como vc, na marra kkkkk
Se der uma olhadinha nos meus posts anteriores.....vai ver a diferença!! :)

Otimas dicas. Acrescento também que dev-se conhecer a maquina que usa, pois coisas como o white balance sao também super importantes, e nao tremer a camera quendo clicar, né?! :)

Beijocas e valeu pelos verrines também!! Qualquer dia desses eu dou uma de Bonfandini na cozinha!!! rsrsrs

Unknown disse... [Responder comentário]

Você é demais mesmo além de dar todas essas dicas maravilhosas na organização de festinha (que amo de paixão) ainda dica de PS? Deamais isso, vivo apanhando aqui com esse PS enquanto não faço um curso descente vou aprendendoa as coisinhas assim. Mais uma vez muito obrigada.

Fabi Carvalhos disse... [Responder comentário]

Oi, Katinha! Super jantarzinho mesmo, hein? Se faço um destes p/ André acho q ele nem acredita! :) Aliás, adorei a ideia para as colherezinhas, que ganhei de vc! :) Passei por uma semana surreal, difícil de superar mas estou de pé novamente. Passei p/ deixar meu beijo e admirar este seu talento tão especial! Parabéns! Beijão, Fabi.

Nanda Muniz disse... [Responder comentário]

Olá querida !!! Eu adoooro seu blog e sempre passo por aqui. Amei essa post. Isso que é uma forma chique e criativa de aproveitar os restinhos da geladeira.

Parabéns mesmo. Seu blog é lindo e você super talentosa.

Bjks

Beta disse... [Responder comentário]

É tudo muito caprichoso heim?!! Fazer tudo lindo assim e ir registrando...
Agora me diz, tu deves ter um armário gigante né?
Pq tu sempre acaba comprando utensilios novos, rsrsr!!!

Beijinhos

Rafaella Mesquita disse... [Responder comentário]

adorei a dica do photoshop...
bjxxxx

Rafaella Mesquita disse... [Responder comentário]

adorei a dica do photoshop...
bjxxxx

Luiza Coelho disse... [Responder comentário]

Amo salada de macarrão e fiquei com vontade! Lindos os copos... eu amo louças, copos, etc mas como guardar tudo isso? quandi você compra uma peça bonita, quantas compra iguais? Acho que copos tem que ser no minimo 4 né?

Se você fosse em Porto Ferreira (SP) acho que ficaria louca!

olha essa loja de lá
http://www.portobrasilceramica.com.br/index.php

Amei as dicas de tratamento de imagem... nossa, vou testar todas pq é bem facinho né? Sou publicitária mas não sei tratar fotos... quero até fazer um curso... quanta diferença né?

Você me inspira e me empolga!

beijos!

Tania Forti disse... [Responder comentário]

Kátia, achei linda a apresentação do prato e o sabor deve ter ficado ótimo. Quem é criativa é em tudo mesmo! Obrigada pelas dicas para melhorar as fotos, vou tentar usá-las e depois te conto o resultado. Ah amei a bandejinha vermelha1
bjos

Vero Kraemer disse... [Responder comentário]

Ká, amo tudo sempre aqui, você sabe!!! Parabéns por seu jantar romântico, ficou lindo de viver, fora seu talento para organizar tudo e também cuidar da cozinha, né? Fico boba contigo, amiga!!!
Sabe que não tenho o menor dom pra essas coisas de cozinha, mas você me inspira e agora tenho vontade de ter coisinhas, copinhos, guardanapos, mil coisinhas, até minha mãe está achando estranho...rsrsrsrsrrsrs
Parabéns por tudo, Ká, você é um must!!!
Beijossssssssssssssss pra ti
Vero

Heloísa Sérvulo da Cunha disse... [Responder comentário]

Katia,
Muito simpático esse verrine e, com certeza, bem saboroso.
As dicas das fotos foram ótimas. PEna que não tenho Photoshop, mas vou ver se acerto com outro programa.
bjs

Sicores disse... [Responder comentário]

Que delícia, hein! Deu até fome...rs
Adorei as cores!
beijos

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Oi, Luiza!!!! Amei seu comentário, muito obrigada mesmo!!!!! É fácil usar esses filtros e se tiver alguma dúvida, é só me perguntar! Menina, eu geralmente compro 4, 6 ou 8 de cada peça e realmente está faltando espaço pra guardar tudo!!! Até o topo dos armários da cozinha estão lotados, não cabe mais nada aqui em casa! O pior é que já dei tudo o que não usava, mas eu uso muita coisa porque adoro produzir festinhas e gosto de ficar mudando a louça... acho que tenho que me mudar para um apê maior, rsrsrsrs! Beijão e obrigada a todos!!!!!!!!!!!! Boa noite, pessoal!

Izis Borck disse... [Responder comentário]

Katia começei a testar esse verrine e fiz uma sobremesa me inspirando na sua.
Beijocas com carinho

Rachel Martins disse... [Responder comentário]

me admira sua capacidade de trasnformação - e tudo com muito bom gosto. Parabéns. Bjs

Marta disse... [Responder comentário]

Katita.. sua verrine ficou demais! Adorei a idéia da massinha! Show de bola!
E as dicas??? Assim as fotos ficaram uma loucura mesmo! Eu só preciso do Photoshop. Fiz um curso há uns anos, mas não tenho o programa!
Beijocasss

MultiMulher disse... [Responder comentário]

Ei Bonfa!

Vi marcadores de copo idênticos ao seu la Tool Box do Ponteio Lar Shopping, em Belo Horizonte.
Fui lá neste final de semana para comprar um presente de casamento e na hora que vi os marcadores reconheci que eram como os seus. Na pressa que estava, nem me lembrei de olhar o preço. Mas fica aí a dica!

ps: já vasculhei o site da Tool Box e não encontrei os mesmos marcadores. Acho que só dá pra comprar na loja mesmo.

Beijos

Karla Sanson Coitinho disse... [Responder comentário]

Adorei seu blog.
Parabéns também pela criatividade em tudo.


Já estou seguindo!!

beijos

Aline Andri - Morais disse... [Responder comentário]

Não resisto um dia sem dar uma passadinha por aqui...A-D-O-R-O ..
Ganhei um selinho e estou repassando pra vc ok??Da uma passadinha la no blog e pegue ok???
Bjokas

Allison French ! disse... [Responder comentário]

Eu ficaria feliz demais com os guardanapos e tava bom demais ! *_* nem precisava de comida nenhuma ! rs


bjjjs!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Oi, Raquel, oi pessoal!

Recebi de três leitoras a indicação de um site que vende esses marcadores de copos no Brasil. Dêem uma olhadinha:

http://www.utilplast.com.br/Loja/Busca.aspx?q=marcador%20de%20copo

Eles tem dois modelos!

Beijão!

Joaninha Bacana disse... [Responder comentário]

O raminho de alecrim deu o tchan na finalizacao da verrine! Nao adianta, a gente come é com os olhos, né? :-) Deu fome! :-)
Beijocas, Angie

Priscila Ferreira disse... [Responder comentário]

Katia querida!
Adorei as dicas do post anterior sobre a noite romântica!
E neste, nossa, muito interessante este verrine!
Adorei as dicas de photoshop!
Adorei saber que vens a POA! Vais reservar um tempinho para um reunião de blogueiras? :D
Bjuuuu
Pri

Michelle Sales disse... [Responder comentário]

Oiii Kátia, nossa vc como sempre surpreendendo, passo aqui sempre, so ando sem tempo de comentar... mas saiba que vc nos inspira...

Bjos.

Dani Hoffmam disse... [Responder comentário]

Olá Katia, é a primeira vez que faço contato. Estou progamando um jantar romântico com meu maridão esse fds e procurando na net dicas de como preparar o jantar e de verrines achei seu blog! Confesso que faz horas que estou aqui lendo e não me canso, Seu blog é MARAVILHOSO!!!! Amei a dica da luminária com taças tbm, vou fazer os verrines e a luminária e gostaria de publicar no meu blog http://kitutando.blogspot.com/ é possível? Obrigada e agora já virei fã de carteirinha!
bjos

Andréia disse... [Responder comentário]

Kátia, como você é linda :)
Além de presentear nossa sexta-feira com este post criativo e lindo de como transformar uma simples sobra de refeição em um jantar delicioso..Você ainda enche nossos olhinhos de alegria com essas fotos super lindas e nos dá dica de photoshop...
Você caiu do céu?! heheh bjão e ótimo findes!

Flavia disse... [Responder comentário]

oi, lembrei d vc qdo vi esse link, são luminarias feitas d potinho d yakult e iogurte. mto legal!
bjs, flavia
http://www.esosky.com/shougong/jiuwugaizao/2009/1124/144.html

marcel gussoni disse... [Responder comentário]

Bonfá,

estou encantado com o seu blog, parabéns pelo belo trabalho. Vou seguir de perto! ;)

bjs

Fátima disse... [Responder comentário]

Bonfá, realmente é fato que comemos com os olhos não é!
Um ovo frito tem cara de scargot se for bem apresentado, e você faz virar pouro onde toca.
Acho que já decoramos os seus posts, minha filha Clarinha e eu.
Fico aqui admirando tudo como se fosse uma vitrine ,seu bom gosto é invejável, adoro frescurinhas como já lhe disse.
Sua verrine está com um visial tão convidativo , e certamente deliciosa também.
Obrigada por nos abrir as portas da sua casa e nos permitir sentar à sua mesa.
Beijinho carinhoso.

Ana Regiane Ivanski disse... [Responder comentário]

Olá Katia!
Adorei coisas originais e o post ficou um arraso.
Que maneira linda de servir no copos!
Espero sua visita!
Bjs
Regiane

Anna disse... [Responder comentário]

vou ver se instalo este programa, quero melhorar minhas fotos, agradeço por você dividir conosco não só as festas e outros, como ainda nos ensina a tirar boas fotos.
Obrigada amiga, seus posts são maravilhosos, não me canso de falar.

Armazém de Ideias disse... [Responder comentário]

Receita feita no meu aniversário, super aprovada e inusitada. Na falta de peperoni, rolou um salame mesmo e ficou legal. Meu irmão disse: Tem certeza que a gente tem que comer num copo? Que estranho! Dai minha irmã respondeu: O estranho é chique meu filho! E eu pensei: aprendi com Kátia :)
Bjs querida

Ana do Viajar é tudibom! disse... [Responder comentário]

Adorei as dicas do Photoshop, vou colocar em prática!

Obrigada

Related Posts with Thumbnails