segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Panelinha de massa aos cinco queijos com damascos e amêndoas

Bom dia, pessoal!!! Essa receitinha improvisada faz parte do “enterro dos ossos” da FESTA DE OUTONO. Como sempre sobram algumas comidinhas, resolvi surpreender o Marcelo com um prato legal para o jantar da segunda-feira.


Na tábua acima, vocês podem conferir algumas das sobras da festinha: queijos gorgonzola, Maasdam, Gouda, Camembert e mussarela, além de algumas amêndoas e damascos.


Resolvi aproveitar os ingredientes acima para fazer um facílimo penne aos cinco queijos. Depois de cozinhar a massa, só precisei refogar um pouco de alho e cebola e acrescentar uma caixinha de creme de leite, um pedaço de cada queijo, pimenta branca moída na hora e voilà: o prato estava pronto em poucos minutos!

Depois de misturar o molho à massa, cortei os damascos em fatias finas e acrescentei-os à mistura para garantir um sabor diferente e um pouco adocicado.


Vocês lembram da bandeja que customizei para a festa? Pois é, apenas dois dias depois, eu a “recustomizei” para o jantar da segunda-feira. Para isso, usei um dos guardanapos estampados da minha coleção e cortei-o exatamente no formato da base.

A cor amarela predomina no guardanapo listrado, que também apresenta tons de verde, laranja e marrom.


Depois de recortar um pedaço de um dos guardanapos, coloquei-o na bandeja posicionando o vidro por cima.


Separei as minhas recém-adquiridas panelinhas brancas e coloquei-as sobre a bandeja junto com um porta-guardanapos em metal, dois garfinhos no estilo marroquino feitos do mesmo material e meu conjunto de saleiro e pimenteiro do tipo “João Bobo”.


Por fim, acrescentei a massa e salpiquei as poucas amêndoas restantes por cima de tudo. Acho que o efeito ficou interessante e o jantarzinho de segunda-feira deixou de ser trivial para se tornar especial!

Desejo uma ótima semana pra meus queridos leitores e espero que o Dia dos Pais tenha sido maravilhoso pra todos vocês!

Grande beijo!

Bonfa ass

55 comentários:

Aninha Padredi disse... [Responder comentário]

Que delíciaaaa! E que apresentaçao linda!
Beijocas

Rita Tavares disse... [Responder comentário]

Boa noite Katia!
Adoro inventar pratos com as "sobras" de alguma festinha... Quando moravamos em Boston, sempre inventava alguma coisa no dia seguinte, pois as nossas festas eram regadas a vinhos e acompanhamentos mais quentes, e preparar uma receitinha nova era meio que magico. Mas morando agora na Florida, as nossas reunioes sao sempre a base de carnes , saladas e churrascos, pois o calor eh grande, mas vou testar essa receitinha em dezembro, qd comecar o nosso inverno aqui. Beijos de bem longe!!!!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Bom dia, meninas!!!! Realmente o aproveitamento das sobras é legal porque evita o desperdício e ainda estimula a criatividade, rsrsrsrs!!!! Vou ficar off-line de manhã, mas depois eu volto pra conferir os comentários! Beijão e uma ótima semana pra todos!!!!

Taia Assunção disse... [Responder comentário]

Esse é o diferencial das pessoas...as que passam pela vida e as que vivem intensamente fazendo cada dia especial. Receita de casamento duradouro e apaixonado com certeza. Parabéns, beijocas!

Taia Assunção disse... [Responder comentário]
Este comentário foi removido pelo autor.
Dani Hoffmam disse... [Responder comentário]

Uau, que delicia Katia! sou fã assumida de massas e essa ta com uma cara ótima, a foto está convidativa... queria estar nesse jantar!!!!
Também amo porcelana branca e comprei recentemente umas panelinhas iguais a essa na tok stok, não vejo a hora de as estreiar na minha cozinha.
Um grande beijo e ótima semana
Dani

Elza Carrara disse... [Responder comentário]

Bom dia Kátia,
Ô homem de sorte esse hein? ahahaha
O prato ficou lindo, primeiro a gente come com os olhos não é mesmo?
E que super jantar numa segunda-feira, que sempre é um dia tão difícil e rotineiro.
Parabéns amiga, você é gente que faz! E faz bonito!
Bjs e uma ótima segunda-feira pra vc.

chica disse... [Responder comentário]

Gosto desse teu jeito de preparar, apresentar as delícias e tudo fica colorido e saboroso!beijos.lindo dia e semana,chica

Ana disse... [Responder comentário]

Oi Bonfa, enfim apareci de novo!!! Tava cheia de coisa pra estudar pro meu certificado que to fazendo mas agora to mais folgada...
Menina que recita maravilhosa e prática.... deve ter ficado delicioso e Marcelo deve ter amado!!!!
Vou ver se faco aqui!!!
Beijao pra vc e uma ótima semana!!!!

Marília Alves disse... [Responder comentário]

Ih, nem com receitinha eu acerto não. Vou passar pro maridão e dar um ultimato: Ou faz ou morre de fome! E ele faz com gosto.

Luiza Coelho disse... [Responder comentário]

Eu sou apaixonada por queijos... amo amo amo! E como combinam com massa né? Não tem como dar errado!

Com certeza utilizar as sobras exige cratividade e por isso adoro!!! Ontem meu domingo foi assim... almoço improvisado com ingredientes que tinham na geladeira...

Esse post só reforçou meu compromisso de ir ao supermercado hoje fazer compras... hahahahaha!

Adoro seus toques que trasnformam seus objetos... você é estilista de utensílios :)

beijos

Sandra Negrão disse... [Responder comentário]

Nossa, só vc mesma Kátia. Confesso que deu água na boca...hummm
Fico boba com tanta criatividade. Adorei!
Beijos e uma ótima semana!

Renata G.F. Scarpino disse... [Responder comentário]

Tem selinho no meu blog pra vc!!!
Beijão, Ká!

Joaninha Bacana disse... [Responder comentário]

Adoro essas jantas que aproveitam as sobras da geladeira :-) E, ótima idéia o damasco no final, vou experimentar!!!
Beijocas, Angie

Babi Mello disse... [Responder comentário]

Esse prato.... hummmmm que delícia.... e que romantico o maridones deve ter amado.
Bj!

Larissa disse... [Responder comentário]

Molho de queijo... huuuummm, que delícia! e sempre é bom reaproveitar as sobras, até pq no dia seguinte dá uma vontade de comer tudo novamente!
beijos

Francine Stein disse... [Responder comentário]

Ai, massa com queijos é uma delícia!!!!! hummm, que fome.
Essas panelinhas estão sendo super úteis, né? Vou ver se acho por aqui.
Ficou linda a bandeja, tudo arrumadinho para o jantar.
Uma excelente semana.
BJS

Fatinha Costa disse... [Responder comentário]

Ai, ai...

Adoro! Mas evito, rs...

Em todo caso, já sei onde encontrar comidinhas e charmes para a casa quando resolver me tornar uma mulher prendada, rs...

:-)

Sheila Mendes disse... [Responder comentário]

Oi Kátia, td bem?
Hoje vim aqui fazer uma declaração, rsrsr
Faz um bom tempo que acompanho seu blog e me delicio com tudo que vc escreve. Seja sobre viagens, decoração, comidinhas ou seus trabalhos como design.
Vc tem um jeito único de contar as histórias que acabam nos contagiando.
Adorei o seu último jantar romântico e “tento”, apenas tento fazer algo inspirado nas suas festinhas.
Em junho, eu e meu marido fomos à Gramado para a nossa inesquecível lua de mel, lembrei-me e utilizei das dicas que vc deu sobre a cidade.
Enfim, quero parabenizá-la pelo blog e pelo seu talento. Vc é uma pessoa muito especial.
Quanto ao post de hoje, adorei é claro!!!
Beijos.

http://www.acasadasheila.blogspot.com/

http://noivamineira.blogspot.com/

BoniFrati disse... [Responder comentário]

Oi Bonfa!!! Viemos aqui no seu cantinho para convidá-la a fazer parte da nossa galeria "É Divertido Decorar!". http://bonifrati.blogspot.com/2010/08/se-voce-adora-ilustrar-participe-da.html

As suas leitoras também estão convidadas! Grande abraço!

Maria disse... [Responder comentário]

Isso que é pegar um homem pelo estomago. Assim ele vai acabar engordando. Adorei a receitinha e vou aproveitar. Adoro queijos e massas. Bjus.

Anônimo disse... [Responder comentário]

Ótimas ideias, Bonfinha: o aproveitamento das sobras e a "recustomização" da bandeja. Deve ter ficado uma delícia! Sorte do Marcelo (he he he).

Beijo,
Wagner.

Dani Franken disse... [Responder comentário]

Amiga, que delícia!!!
Veja você, outro dia mesmo estava falando sobre molhos de queijo com meu marido, e de repente... Aqui está, uma receita très nhamie...
Beijitos,
Dani

Fla disse... [Responder comentário]

Delícia de receita. Adoro macarrão ao queijo.
Beijos

Simone Scharamm disse... [Responder comentário]

Oi, Katita,
Que delícia de macarrão! Eu sempre aproveito as sobras de queijos, porque aqui em casa temos mania de "queijos e vinhos",rs...mas nunca acrescentei damasco às minhas massas! Deve ficar incrível!!! E as amêndoas também! Nota 1000!
Beijos, querida,
Ótima semana pra você!

Allison French ! disse... [Responder comentário]

Menina não sei o que é melhor , imaginar o gosto da receita , ou olhar as fotos e babar !

Eu quero ! *_*

Michelle Sales disse... [Responder comentário]

Ai é tão gostosinho preparar um jantarzinho assim neh...

E a cara tá ótima....huuuuum

Bjão.
Mi

Camilla Nesti disse... [Responder comentário]

oieee
adorei a ideia!!
onde vc comprou estas panelinhas?? ganhei um oguinho com 3, mas quero mais!! rrs

bjoks

Nana Papel Criativo disse... [Responder comentário]

Td bem fazer um prato delicioso com as sobras em plena segunda feira..... nem me surpreendi! Agora uma produção dessas??????? Com direito a trocar o fundo da bandeja.... q liiiiiindoooooooo!!!!

Ai, já viu uma menina q dá dicas de festinhas em casa, acho q no GNT? Ontem até comentei com meu marido... "olha q coisa feinha...quem tinha q estar lá era a Bonfa!" Já está íntima aqui de casa... :)

Bjss

Carla Ceylão disse... [Responder comentário]

Vou confessar q virei sua fã, adoro seu blog e seu amor na hora de fazer as coisas. Adoro massa e adoro queijo, mas to numa fase experimental onde tirei o glutem e reduzi o leite. O macarrão de arroz é bem legal mas não dá pra fazer esse molho(não por agora),mas a receitinha deu águana boca. Eu só fico imaginando meu marido glutão esperando a hora do jantar e eu chegando com essa panelinha, ele ia me perguntar se era amostra grátis,hahahahhahahahaha . Bjs

Margarete Benitez disse... [Responder comentário]

Oi Katia, vc realmente é incrível e ainda divide sua genialidade com a gente.
bjs querida e ótima semana!

Su disse... [Responder comentário]

Perfeito, Katia, ficou lindo e deu água na boca!

Beijo.

Su disse... [Responder comentário]

Resolvi voltar só pra comentar o que tô querendo faz tempo: Katia, vc põe no chinelo muitos fotógrafos de gastronomia que estão por aí, viu! Não sei se curto mais os pratos ou as suas fotos, parabéns!

Beijo.

Luciana Casado disse... [Responder comentário]

Hummm que delícia de receitinha, Kátia! E a apresentação do prato deixou tudo mais charmoso e convidativo!!
Bjus, Lu

Tania Forti disse... [Responder comentário]

Kátia, essa receitinha com as fotos maravilhosas que você fez arrancaram-me um Ohhhhhhh tão choroso, que precisava te contar!
beijos

Marta disse... [Responder comentário]

Simplesmente delicioso! As panelas são lindas demais! Amei elas e as colheres... e a receita deliciosa e prática!
E que rápida a customização da bandeja! Linda!
Beijocas

Armazém de Ideias disse... [Responder comentário]

Nada se perde... tudo se aproveita e o jantar fica simplesmente FANTÁSTICO, e sempre com muito estilo! Arrasou como sempre!
bjs

Bird disse... [Responder comentário]

Como sempre muito caprichado e inovativa com tudo que faz!! Deve ter ficado muito boooooooom!!! :)

Estou também sem tempo realmente para visitar os blogs que gosto...por isso entendo perfeitamente! :)


beijins

Tati disse... [Responder comentário]

Marcelo pode sentir seu carinho em cada detalhe. Ótima maneira de começar a semana, hein?

Nana, a menina das dicas dá no discovery home & health e tb já pensei que era a Katia que tinha que estar lá...
bjs, bjs

Michelle disse... [Responder comentário]

Adoreeei a sugestão para o jantarzinho a dois! A receita parece ficar uma delicia! Vou fazer qualquer hora, além de que essas panelinhas deixaram o prato lindo! Parabéns, acho que a festa de inverno e o jantarzinho de segunda foram um sucesso, né?
beijo, beijo!

Mi

www.canto-da-mi.blogspot.com

Renata Brito disse... [Responder comentário]

Querida,

Em cima da sua receita inventei ontem um linguini aos 4 queijos com salmão defumado.
Depois vou te mandar a receita.
Super fácil de fazer!

bjs

THE KING CAKE disse... [Responder comentário]

Olá Bonfa,

Seria uma grande prazer participar do seu blog, por favor me mande um email para conersarmos melhor,
contato@thekingcake.com.br

abraços
Nelson

Andréia disse... [Responder comentário]

Kátia, ficou lindo! Seu maridão com certeza deve ter dado aquele sorrisão quando viu esse chamego, né?! Melhor do que preparar e degustar essa delícia, é a alegria do moreco, né não?!
Está tudo lindo :)
bjinho e ótima semana

KEKA disse... [Responder comentário]

Adoro isso de aproveitar as sobras!
geralmente faço com batatas, virando um grande bolo ou com arroz mesmo, fazendo um arroz de forno.
a sua mistura de queijo com damasco so pode ter ficado maravilhosa!

as gordurinhas estao aqui pulando na tela do pc!!! ai, ai...

beijao!

Pri Bragança disse... [Responder comentário]

Uhmmmm diliça! Vou experimentar, o digníssimo ama queijo... e massa!!

Nem preciso falar da produção né?! Sou sua fã!

Gabi disse... [Responder comentário]

Oi Katia.

Onde voê comprou essas panelinhas??
são uma graça!!

Beijinhos

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Oi, pessoal! Muito obrigada pelos elogios e pelo incentivo que me faz tãããããããão bem!!!!! Gabi, comprei as panelinhas na seção de casa do mercado HORTIFRUTI, no Rio. São fofíssimas, né? Semana que vem tenho novas comprinhas BBB pra mostrar a vocês! Grande beijo!

Juliana disse... [Responder comentário]

Oi Katia! Adorei a massa e a tábua de queijos...
Olha só, estou pensando, para ou ano que vem ou final deste, em encomendar um layout personalizado para o blog. Não tenho idéia de quanto isso pode custar... Adoro teu trabalho, e pensei tu poderias desenvolver um layout bem legal. Tu podes me mandar um orçamento ou apenas uma estimativa de valor? Manda para o jusempressa@gmail.com, ok.
Beijos e obrigada, Ju

Ateliete Events disse... [Responder comentário]

Hmmmmmmmmmmmmmm, mas está me saindo uma Bonfá Maria Braga hehehehehe!!! Sabe que ficou bem interessante esta receita? Gostei!!!
Ultimamente tenho me arriscado improvisar na cozinha também!
Essas panelinhas sao um luxo né? e Adoro estes seus garfinhos com design diferente... E amanhã vou ver se saio para comprar uma bandeja com vidro no fundo, só para poder ficar mudando as estampas. Ai ai vc, sempre me enchendo de idéias...
Estou em falta com meu blog, que vergonha :o/ Mas nao estou conseguindo, affff!!! Mas antes de sair de férias vou atualiza-lo...
Uma beijoca carinhosa
Eliete

Larissa Lieders disse... [Responder comentário]

Menina,
Que LOOSHO esse prato! Para mim, você já é mestre-cuca!!! Adorei o prato!
Bj

Ana Maria Braga disse... [Responder comentário]

Oi, Katia, me deu até fome só em olhar tantas fotos lindas e ler o texto. Tudo que vc. faz e nos mostra, dá uma sensação de comida gostosa.Gosto dessa mistura de salgado com doce e o damasco deve ter dado um toque a mais no molho. As panelinhas são muito bonitas. Aqui em casa nós chamamos de R.O. (restos de ontem)...rs.É muito bom a gente reaporveitar tudo. Desperdício zero, sempre. Beijos e gostei da sua visita.

c r i s disse... [Responder comentário]

Katia, estou sentindo o perfume daqui, ahmodeus!! Adoro teu preparo até a finalização do prato... capricho total!! Bjo!!

Bárbara Fuhrmann. disse... [Responder comentário]

que apetitoso, é de dar água na boca hahaa.

e cada detalhe pensado com muito carinho como sempre né?!

que capricho, adorei.. beijos

Unknown disse... [Responder comentário]

Kátia, que "delícia cremosa" é essa, menina?
Com vc não tem tempo quente mesmo não: vc cria, recria, forma transforma, faz e acontece!
Eu amodoro essas receitinhas para aproveitar as "sobrinhas" ; acho um desrespeito com a humanidade "jogar comida fora", por isso sempre ficarei de olha nas suas dicas...rsrsrs
Um gde bjo, querida!

Anna disse... [Responder comentário]

Deve ter ficado muito gostoso, eu gosto também de aproveitar o que sobrou para fazer novos pratos.
Você super caprichosa!!!

Related Posts with Thumbnails