sexta-feira, 24 de setembro de 2010

A sensacional torre de chocolate da Ana Anita


Conheci a convidada de hoje nos primórdios da minha vida blogueira, quando ainda não havia tomado coragem de entrar na cozinha e de me aventurar na preparação de canapés mais elaborados e comidinhas diferentes. Antes de “existir” no mundo virtual, eu praticamente não “existia” na cozinha, essa é a verdade! Sei que tudo o que preparo é simples e fácil de fazer porque morro de medo de forno, massa de pão, carne e bolo solado. Por isso não me aventuro muito e me restrinjo praticamente a canapés, pastinhas, dips, sanduíches e coisas afins. Mas por meio da convivência com blogueiras realmente prendadas e criativas, comecei a perder o medo de experimentar algumas combinações e tomei gosto por fotografar e compartilhar minhas peripécias culinárias, nem sempre bem-sucedidas, diga-se de passagem!

Estou a milhares de anos-luz de chegar ao “nível Anita de excelência culinária” e nem tenho a pretensão de um dia cozinhar bem. Por esse motivo, admiro muito quem entende do assunto e dá um show, como minha querida convidada especial, que se apresenta a seguir…

bonfaconvida

Hã hã... pronto? Já tá gravando??? Mas nem deu tempo de retocar o baton...

Então tá, vamos lá...

Oi pessoal meu nome: Ana Cláudia (ou melhor, no virtual... Ana Anita)

Idade: 18, 25, ah tá certo... 35!!

Estado civil: Casada

Profissão: Licenciada em Matemática, Mestre em Engenharia, Esposa, blogueira, dona de casa, meio banqueteira, atualmente editora de uma revista local.

Nas horas vagas...: limpo casa, durmo, caminho, assisto TV, navego na net.

Sonho: participar do Bonfa Convida... hehe

Pois é, o convite da Bonfa recebi... Se pensei pra participar? Nada, me atirei com tudo porque adoro o blog dela, sou sua fã e ela sabe muito bem disto. O negócio foi é pensar sobre o que falar. Foi aí que escrevi a ela pedindo uma luz... ela só me disse:

- Anita, confio em você...

Aaaaai... foi aí que me deu mais frio na barriga.

Então pensando, pensando, resolvi escrever sobre o que eu escrevo: “abobrinhas” culinárias. Mas já adianto aqui, que não sou Culinarista, Cozinheira e muito menos Chef. Sou uma curiosa, arteira, que adora ir para a cozinha como um lazer, uma terapia.

Minha cozinha é comum. Comum como a de tantas pessoas por aí, aquelas que corta dedo ou queima a mão no cabo quente.

Mas em todo este tempo cozinhando, aprendi muito testando e treinando, tanto que até num dos períodos mais difíceis da minha vida financeira, comecei a fazer salgados e doces para festas de amigos e conhecidos. Fazia cardápios e cheguei até a fazer festas de 3.000 salgadinhos variados, além das lembrancinhas num único final de semana. Se cansava??? Moooointo. Mas era muito gratificante.

Depois de um certo tempo, não estava mais conseguindo conciliar isto com minha vida normal... Casa, trabalho convencional, marido... Mas pra mim sempre foi uma terapia, mesmo em épocas de maior apuro.

Esta minha veia culinária talvez tenha desenvolvido vendo meu pai, tendo restaurantes. Eu tinha não mais que 4 anos e minha maior alegria era ver os cozinheiros com aquelas panelas enoooormes e todos de branco.

Nesta época, minha mãe era quem conduzia o pessoal e meu pai, o organizador de compras, cozinhava também quando a coisa “pegava fogo”... Eu adorava espiar pelo frestinho da porta (porque lugar de criança não é na cozinha...) eles naquele movimento lindo, que perfumava todo o ambiente...

Bom aí, criada em meio a receitas, panelas e assuntos culinários eu tomei gosto pela coisa. Quando a Bonfa me convidou, a primeira coisa que me disse foi:

- Ah... pense em uma receita que combine com o blog.

Sem titubear, na hora me veio esta na cabeça... Sutil, bonita e de sabor perfeitamente equilibrado, achei que tinha tudo haver com um blog tão fino e delicado quanto este.

Espero que também gostem e concordem comigo...

“Simbora” pra cozinha.

Torre de Chocolate

Materiais Necessários:
Papel vegetal, cortador redondo de 06 cm de diâmetro, saco de confeitar, bico pitanga

Para a calda:
500g de morangos lavados e secos

03 colheres (sopa) de açúcar

½xícara (chá) de vinho do Porto

Corte os morangos em lâminas, junte o açúcar, o vinho do Porto e deixe macerar por 2 horas.

Para a ganache:
400g de Cobertura de Chocolate Branco

200ml de creme de leite

02 colheres (sopa) de suco de limão

01 colher (café) de emulsificante

Num refratário, coloque o chocolate branco com o creme de leite e leve ao banho-maria ou microondas, na potência média, por cerca de 3 minutos, mexendo na metade do tempo. Misture até que o chocolate esteja totalmente derretido. Acrescente o suco de limão e leve à geladeira por 01 hora.

Para os discos de chocolate:
300g de Cobertura de Chocolate Meio Amargo

Derreta e tempere o chocolate meio amargo. Espalhe o chocolate sobre o papel manteiga, obtendo uma camada fina. Leve à geladeira por alguns segundos, somente para secar a superfície do chocolate, retire e faça vários discos, pressionando o cortador sobre o chocolate. Leve novamente à geladeira por cerca 15 minutos para secar completamente ou até que o chocolate fique opaco e destaque os discos.

Montagem:
Bata a ganache na batedeira por cerca de 5 minutos com o emulsificante até ficar cremosa. Coloque no saco de confeitar com o bico pitanga. Monte diretamente sobre os pratos em que for servir: coloque um disco de chocolate, faça pitangas ao redor e preencha o centro com os morangos macerados. Cubra com outro disco e repita a operação. Finalize com um disco, decore com uma pitanga da ganache e um pedaço de morango e chocolate.
Rendimento: 08 porções

Dicas:
- Calda: Passe os morangos macerados que sobraram por uma peneira bem fina para obter uma calda levemente encorpada. Utilizando uma colher coloque pequenas porções no centro dos discos.

- Variação para a calda: rale 3 pêras no ralo grosso, coloque numa panela junto com 2 colheres (sopa) de açúcar e ½ xícara (chá) de vinho do Porto. Leve ao fogo baixo por 15 minutos, retire e deixe esfriar.

Agora é só gelar e atacar...

Chocolate e vinho do Porto

Ãhn...que já acabou??? Mas nem deu tempo de agradecer????

Ah... tá rapidinho então... beijos a todos, em especial a minha querida amiga Bonfa e bom final de semana...

………………………………………………………………………………………………………………

Anita, seu nome verdadeiro é Ana Cláudia e você é Mestra em Engenharia???? Quantas surpresas!!!! E no seu dia a dia super atarefado você ainda encontra tempo para preparar esse monte de delícias???? Tem como não admirar essa mulher, gente???? Eu adoro o blog da Anita e a cada visita me surpreendo com a criatividade das misturas que ela inventa e da arrumação/decoração dos pratos, cada vez mais lindos e bem fotografados. Parabéns pelo extraordinário talento, pelo humor inigualável e pela maneira cativante de escrever! A Anita ficou um pouco tímida nesse post, mas ela é uma figuraça, tendo o costume de abrir seus textos com histórias hilárias que me fazem rolar de rir!!!! Vocês podem conferir essa faceta dela, além das receitas variadas e inusitadas no http://www.rubr.com.br/

A Anita está lançando o livro “O SEGREDO DE FAZER E VENDER SALGADINHOS”, no qual ensina o passo a passo de 40 receitas testadas e aprovadas com fotos. Entre os assuntos abordados no livro, há dicas e truques para obter melhor qualidade/rendimento em salgados, técnicas de venda e calculadora para festas. Para obter mais informações sobre o livro, brindes e preço, basta acessar o seguinte site:

 http://www.salgadoces.com

Essa mulher é fera, vale a pena conferir!!!!

capa

Um grande beijo e um final de semana maravilhoso pra vocês!!!!!!

Bonfa ass

35 comentários:

*-...-* Ana Anita *-...-* disse... [Responder comentário]

Bom amiga.... esta aí sou eu...bem como vc disse, fiquei meio timida... kkkkkkkkkkkkkk na proxima me solto mais... ;)

é um prazer pra mim poder estar aqui num lugar tão VIPVIP... tbem comentei la no meu blog sobre vc.... (espia!) :D

obrigada pelo convite, vc mora no meu coração... são nestes momentos que vemos como a net vale a pena... ;)

E caso alguém queira visitar meu blog será super bem vindo! ;)

bjks lindinha...

PS.: minha foto fiou uó...kkkkkkkk da proxima capricho mais... kkkkkkkkkk

Culinarista Mauro Rebelo disse... [Responder comentário]

Adoro ver o blog da Anita. Ela tem um capricho com os pratos e fotos...

Unknown disse... [Responder comentário]

Anita é maravilhosa!! Posta cada receita, humm..

A Anita além de ser essa mulher "bombril", é super simpática e bem humorada.

Adoro vim aqui no seu site querida Bonfa, mas tenho sentido dificuldade em ler seus posts porque o fundo só aparece totalmente vermelho e a letra é preta. Acho que meu navegador anda um pouquito lento, heheeh.

Beijos e até mais.

Tata Nani disse... [Responder comentário]

Passo a admirar ainda mais essa super mulher. Melhor: Mulher Maravilha. (Sua fantasia pro próximo carnaval, hein, Anita? rs)
E é a primeira vez que vejo o seu blog, Kátia. Apaixonante!
Um grande beijo,
Tata

Unknown disse... [Responder comentário]

HuM que post gostoso! beijinhos e um ótimo final de semana :)

Aninha Padredi disse... [Responder comentário]

Nossa que delíííííícia!!!
Vou dar uma fuçada lá sobre no livro.. gostei! :)
Beijocas

InsPIRAÇÕES Maternais disse... [Responder comentário]

Uau! Essa Torre de Chocolate da Ana Anita parece ser tudo de bom!
Bom findi!
Bjos =D
Gui.

Karla G. F. disse... [Responder comentário]

Como sempre, amei o Bona Convida de hoje!!!! Achei a receita maravilhosa e vou hoje ainda atrás de morangos. Nao sei se ainda tem por aqui, mas se nao, vou fazer com framboesa que eu adoro e deve ficar super gostoso também!!!
Eu queria muito participar do concurso, mas nao vai ser dessa vez =( To todo o dia no trabalho, amanha tb e no domingo vou passar 10h viajando de trem pra buscar meu cachorrinho :P

Beijos querida e bom final de semana!

Milena disse... [Responder comentário]

Que lindo esse doce!!!
Vou passar lá no blog da Anita para conhecê-la mais um pouco,já que ficou tímida...
Bj

Karla G. F. disse... [Responder comentário]

ps: amei a entrevista no Bicha Femea!!!!

chica disse... [Responder comentário]

Muito legal e já fui até ela!beijos,às duas,chica

Ana Karina disse... [Responder comentário]

Que coisa mais fantástica!
Deu água na boca ;)

E ela é fera mesmo hein?

Beijos e bom fim de semana Katia!!

Nata Fernandes disse... [Responder comentário]

Kátiaaa que torre de chocolate é essa!
Noossa, é de dar água na boca! Vou correndo conhecer o site dela! :)

Beijões!

Paty disse... [Responder comentário]

gente, q coisa de louco...
q marravilha, como diz Claude...
não conhecia o blog da Anita...
bjks
ótimo fim de semana...
PS: cada dia vc nos surpreende mais com seus convidados hein....

Simone Scharamm disse... [Responder comentário]

Nossa, Katinha,
Seus convidados são fantásticos!
A Anita "arrasou" com essa delícia de chocolate! Que visual!!! É de comer com os olhos,rs!
A-do-rei! Parabéns à convidada!
Beijos pra você, querida!

Ana Paula disse... [Responder comentário]

Olá Kátia.
Adorei conhecer a Anita. E que torre é essa hein, menina eu amo chocolate. Adorei o post.
Bjão

Unknown disse... [Responder comentário]

Maravilhosa a entrevista!
Maravilhosa a imagem estonteante da torre!
SENSACIONAL a divulgação da receita para q tentemos em casa!!!!!
Ótimo fim de semana para todas.
Bjs 1000.

Rita Tavares disse... [Responder comentário]

Kátia, tudo bem?
Menina, estou louca para chegar na minha casa e poder ler seus posts. Estou de férias no Brasil, em Brasília, e estou curtindo a família, teclado com cedilhas e acentos, curtindo os amigos e a cervejinha final da tarde, nessa orla maravilhosa do Lago Sul. Doida para chegar na minha casa e poder me deliciar com seus posts que me fazem ver que a vida é maravilhosa e só devemos agradecer a Deus por tudo isso.
beijossssssssssssssssss
Rita de bem perto agoraaaa!!!!!

Gina disse... [Responder comentário]

Bonfa, descobri que tenho uma coisa em comum com a Anita, também já fiz muito salgadinho com uma amiga. Foi um tempo de muito trabalho.
Bjs.

RetroMomentos disse... [Responder comentário]

Ui! Uma obra de arte muito tentadora!!

Babi Mello disse... [Responder comentário]

Bonfa que receita é essa, tô morrendo de fome e só de ver fiquei mais tentada.... que coisa deliciosa.
Bjs e boa semana.

Unknown disse... [Responder comentário]

FANTÀSTICO!! Parabens!! Bjos

Marta disse... [Responder comentário]

Essa receita é para matar a gente! Que coisas linda e saborosa! A apresentação tá demais e é muito engraçado ver vc falando de poucas habilidades na cozinha.... Mas cada um de nós tem uma habilidade e se vc não cozinha super bem, prepara tudo maravilhosamente!!!
Beijocasss

Casando com Arte disse... [Responder comentário]

Lindo!!! Fiquei aqui imaginando que delicia que deve ser.... hummmmmmmmm
Bjs Valeria : )

Fuxicando Sobre Artes disse... [Responder comentário]

hummmm nhãm nhãm nhãm!! que delícia e que lindo, pena que as minhas experiências culinarísticas não são para tanto!! beijossss

Anna disse... [Responder comentário]

Conheço a Anita a um bom tempo, gosto muito dela como escreve e das receitas.
E seu blog como sempre continua maravilhos.
Desculpe minha falta de tempo, vou tentar me organizar mais, estou com saudades dos posts.
Beijos

Priscilla Câmera disse... [Responder comentário]

Adorei conhecer a Anita, ver que basta amor na cozinha para tudo dar certo. Adoro cozinhar, inventar receitas para meus pacientes, especialmente com intolerâncias, e o blog da Anita tem várias receitinhas que posso indicar para eles.
Um grande beijo!!

Rachel disse... [Responder comentário]

Katia, que legal ver a Anita por aqui e como sempre muito espirituosa, extrovertida e com uma receita magnífica.
Você nos presenteia com mais uma convidada ilustre.
Parabéns Anita, muito agradecida Katia!!!

Unknown disse... [Responder comentário]

Que maldade, quer nos deixa babando vendo esse prato divino?

Mesmo passando a receita todinha, tenho que admitir que sou um desastre na cozinha...

Não achei a Ana Anita tímida não, me diverti com as coisas que ela escreveu.

E Parabéns para as duas: para a Ana pelo livro, blog e talento e a Kátia por nos trazer mais um super convidado!

Beijos ;)

Jackie Freitas disse... [Responder comentário]

Kátia, minha querida!
Adorei o seu blog! Adorei conhecer a Anita e a sua receita! Esse mundo é virtual é (literalmente) delicioso! Permite nos aproximarmos de pessoas e suas histórias fantásticas! Eu adoro cozinhar e ainda nesta semana ganhei um fogão novo (hehehe) do meu maridão! Alguns amigos tiram sarro de mim por estar tão feliz com este presente, mas eu digo que a possibilidade de poder entrar em minha cozinha e preparar delícias para a minha linda família, me deixa muito feliz! E o que seria da vida se não pudéssemos ter esses momentos de prazer, não é? Adorei!
Parabéns meninas! Deu água na boca e com certeza irei provar.
Kátia, fico muito feliz em poder estar aqui. Você sabe como cheguei, não é? rsrs...E, olha, não saberia dizer não para o pedido que você me fez! Ficarei muito honrada em estar aqui!
Grande beijo!
Jackie

Maria Célia disse... [Responder comentário]

Boa noite, Kátia
É a 1ª vez que comento no seu blog,mais já tinha dado umas espiadas.
Ele é sensacional, lindo, bem escrito, fotos, imagens super bonitas. Nem sei descrever tanta coisa bacana que estou vendo.
Quem me dera saber usar uma pequena parte destes recursos, enfeites que você coloca no seu blog.
Parabéns e mais parabéns!!
Maria Célia

Copê Gourmet disse... [Responder comentário]

Bonfa,

COMO EU AINDA NÃO CONHECIA SEU BLOG? Amei conhecer e já estou seguindo. Vim através do blog da Anita!!!
Beijos
A Copê

Ypsilon Yvone disse... [Responder comentário]

Fantástico a torre de chocolate- Parabéns Anita!
Katia
Quero desejar os parabéns (27-09)!!!
Saúde, paz e muito amor!!!!!!!
Espero que os grandes sonhos e as pequenas alegrias pincelem seu dia com as cores da felicidade, fazendo de você uma pessoa cada vez mais feliz, mais alto astral e querida!
Parabéns amiga - Quando for ao Rio (brevemente) quero levar meu presentinho e conhece-la pessoalmente.
bjus no coração e linda semana!
yvone

Ateliete Events disse... [Responder comentário]

Anita arrasa nos quitutes e nas fotos! UAUUUUU!!!
Tô babandooooooooo com essa torre de chocolate!
Parabéns Anita!
Parabéns pela convidade kátia.
Beijocas para as duas.
Eliete

Ateliete Events disse... [Responder comentário]

Anita arrasa nos quitutes e nas fotos! UAUUUUU!!!
Tô babandooooooooo com essa torre de chocolate!
Parabéns Anita!
Parabéns pela convidade kátia.
Beijocas para as duas.
Eliete

Related Posts with Thumbnails