segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Verrine de tomate, pepino e morango com creme de alho poró e manjericão + um belisquete de berinjela aprovado na segunda tentativa

Eu estava ansiosa pra fazer a estreia dos copos que encontrei a mais ou menos 5 reais no Portal das Louças e revendo algumas fotos do livro que comprei durante uma escala no aeroporto de Paris, tive a ideia de preparar um verrine vegetariano.


Nas fotos acima, vocês podem ver os copos e a matéria-prima para minha receita: pepino, tomates, morangos, alho-poró, manjericão e lascas de amêndoas. Só esqueci de fotografar a caixinha de queijo cottage, que usei para fazer o creme da base do verrine.

Antes de começar a montar o verrine, liguei pra minha mãe porque eu queria saber se precisaria cozinhar o pepino antes de cortá-lo em cubinhos (quanta ignorância da minha parte!!!!) e ela disse que não. Bastava retirar as sementes e cortar ou ralar o legume, de acordo com minha preferência.

Então fui cortar o pepino, os tomates e os morangos e depois coloquei no liquidificador o queijo cottage com alho-poró, manjericão, além de um filete de azeite e uma pitada de sal.

A mistura ficou cremosa na medida certa e pode ser usada tanto como pastinha para acompanhar pães e torradas como molho para saladas.

Em seguida, montei os verrines começando pelo creme e acrescentando camadas de cubinhos de tomate, pepino e morangos cortados em rodelas. Para finalizar, salpiquei algumas lascas de amêndoas, que tenho sempre em casa porque acho que combinam com quase tudo e dão um roque especial às minhas invenções culinárias. Minha mãe estranhou um pouco o fato de eu ter acrescentado morango à receita, mas lembrei de uma deliciosa salada de folhas com morangos e molho de iogurte que costumava comer quando trabalhava no centro da cidade e essa foi minha inspiração para a mistura.

Apoiei os verrines em porta-copos de metal e optei por servi-los acompanhados de biscoitinhos salgados crocantes. Achei que o visual “em camadas” ficou bem legal, mas na hora de comer, penso que é mais gostoso misturar tudo porque assim o creme funciona como molho para a salada.

Para fazer o belisquete de berinjela que só deu certo na segunda tentativa, usei azeite balsâmico, mel, mussarela de búfala, tomate seco, manjericão e queijo parmesão ralado.

Cortei a berinjela em rodelas e dispus as fatias em uma travessa besuntada de azeite.


Em seguida, acrescentei o tomate seco…

…o manjericão e a mussarela de búfala. Até aí, a receita prometia dar certo (ou pelo menos assim eu pensava) e levei a travessa ao forno.

Enquanto isso, preparei a redução de vinagre balsâmico e mel, que é bem fácil de fazer. Basta misturar os dois ingredientes em fogo baixo, tomando cuidado para que o resultado não fique doce demais. Eu prefiro ir colocando o mel aos poucos e provar até que chegue ao ponto ideal.

Eis o resultado da primeira tentativa de preparar um belisquete de berinjela inspirado no seguinte prato que experimentei na recente viagem à Belo Horizonte:


O Involtini de berinjela recheada do KRUG BIER estava sensacional!


Pedimos torradinhas de queijo com ervas finas pra acompanhar o petisco e o resultado foi perfeito.

Bom, voltando à minha experiência culinária, infelizmente, esqueci de checar o forno de tempos em tempos enquanto falava com minha mãe ao telefone e a berinjela ficou completamente esturricada!!!!!!!! A mussarela também derreteu toda e meu prato não lembrava em nada o original… Fiquei decepcionada mas não desanimei. Resolvi usar algumas outras rodelas de berinjela que não couberam na travessa e me dar uma segunda oportunidade!


Dessa vez, só levei ao forno a berinjela e o tomate cortado em cubinhos porque o tomate seco tinha acabado.

Esperei a berinjela amolecer um pouco e retirei a travessa do forno. Em seguida, acrescentei a mussarela de búfala, o manjericão e reguei o belisquete com a redução de vinagre balsâmico e mel. Dessa vez, a experiência deu certo e o resultado foi aprovado!!!!!!


Considerei a possibilidade de colocar o petisco nesse mini-prato de bolinhas que comprei no Mercado Central em Belo Horizonte, MG. Não é uma graça, gente????? Parece que meu prato de bolo deu cria!!!!!! Comprei quatro unidades por 5 reais cada.

Como essa peça é muito “chamativa”, achei que “ofuscaria” o belisquete em questão e por isso optei por servi-lo no pratinho com quatro divisórias que comprei por 3,95 reais para usar na FESTA ALEMÃ e mostrei aqui pela primeira vez.

E por hoje é só pessoal! Se vocês gostaram do verrine que mostrei hoje e quiserem ver outras receitas de entradinhas e sobremesas servidas em taças, panelinhas ou canecas, basta clicar no seguinte link:

http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com/search/label/Verrine

Um grande beijo pra todos com votos de uma semana apetitosa!!!!!

Bonfa ass

43 comentários:

*-...-* Ana Anita *-...-* disse... [Responder comentário]

culinária + PAP + ótimas fotos = Perfeito!

como sempre... um show a parte!

bjsssssssssss

Aninha Padredi disse... [Responder comentário]

Amei tudoooo!!!
Beijocas

Taís Marçal Diniz disse... [Responder comentário]

Demais essas receitas e o pap esta ótimo! Adorei!
Beijos!

http://artesaborear.blogspot.com/ (blog de arte)

http://myblogsaborear.blogspot.com/
(blog de culinária)

Seja bem vinda!

Smsn-artes e ideias disse... [Responder comentário]

parabens!

smsn.artes

Unknown disse... [Responder comentário]

Acabei de "descobrir" o seu blog! Acabei não, na verdade me distrai com tantas idéias legais e originais que perdi a noção do tempo!
Parabéns! Vou visitar sempre agora!

Beijos,

Mariana Leite

Unknown disse... [Responder comentário]

Bom diaaa!!! Uma semana abençoada por Deus! Beijinhos:)

Camila S. Carvalho disse... [Responder comentário]

Hmmmm.... Acabei de tomar café da manhã, mas essa berinjela me deu água na boca! =) Beijos!

Danieli disse... [Responder comentário]

Ameeeei, ameeei o seu blog!
Achei essas ilustrações o máximo!
Quando puder, me faça uma visita no blog Nossa Cozinha (www.nossacozinhadani.blogspot.com). Tem inclusive uma promoção rolando por lá!
Beijinhos!

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse... [Responder comentário]

PARABÉNS TUDO POR AQUI É MUITO BONITO!

Anônimo disse... [Responder comentário]

Que tudo maravilhoso, comidas, louças, apresentação.
Perfeito, vou usar esta ideia para meu sábado.
Bjs, ótima semana.

acasinhaencantada.blogspot.com

Paty disse... [Responder comentário]

Amo de paixão o seu blog e as suas dicas!!!
Não vejo a hora de estar na minha casinha e poder colocar em prática todas essas dicas maravilhosas do seu blog.
Adoroooo!!!
Beijinhos da Paty

Luiza Coelho disse... [Responder comentário]

Sabe porque adoro esse blog? Porque além de você ser super dedicada você dá a receita, fala a sua real opinião e confessa o que deu certo ou não... rolo de rir de você contar os bastidores!

Adorei o verrine, achie linda a combinação de cores e me deu agua na boca a pasta que você fez pra acompanhar... Mas sou como você... vamos servir bonito mas depois pode misturr tudo porque o gosto fica melhor, rs! Eu não sei se arriscaria o morango pois ainda não derrubei a barreira de salada salgada com frutas... mas eu to melhorando, hahahaha! Pelo menos o morango não é uma fruta doce né?

Quanto a beringela, eu amoooooooo demais... Adoro ela a parmegiana... eu empano ela com farinha de rosca, frito, coloco numa travessa com molho vermelho e queijo por cima... hmm!!! Mas gosto também dela na salada, como patê círio, já fiz o leque de beringelas que vi no rainhas do lar e lá a Faby mostrou até uma almondega feita de beringela...
Quanto ao seu belisquete, já fiz em casa e é muito bom! Ah, e se quiser derreter o queijo junto, faz ela como prato principal recheada com queijo e o recheio que gostar... eu sempre faço com romate, ricota e ervas... fica muito bom!!!
Parabéns pelas lindas fotos!!!
beijos

Karine disse... [Responder comentário]

Hummm tudo parece tão delicioso..
E o jeito que tu arruma tudo.. perfeito.. um dia quero ser assim.. tão caprichosa e criativa...

Ah.. já votei no concurso! Tarefa difícil, né.. o pessoal se dedicou bastante!

Kátia querida.. tem selinho pra vc lá no blog.. se tiver tempo dá uma olhadinha..

Bjos e uma semana abençoada pra vc

Rachel disse... [Responder comentário]

Adorei a receita da verrine e vou testar aqui, penso em usar o creme de ricota no lugar do cottage, deve ficar bom também, né?!

Posso te perguntar... qual a máquina que você usa para fazer fotos tão lindas...preciso urgente trocar a minha, estou cansada de fotos embaçadas...rs?!
Bjuss e ótima semana pra você!!!

Feito a Mão disse... [Responder comentário]

Katinha, para quem se diz sem talento para cozinha, vc anda se saindo muito bem. O visual ficou fantástico!
Parabéns!

cucchiaiopieno.com.br disse... [Responder comentário]

Amiga, essa Verrine é pra mim!!! AMEI
Bjo grande
Léia

Bird disse... [Responder comentário]

Ktia que loucura!!!

Super inusitado os verrines!! Ja tinha provado morango com vinagre balsamic, e até queijo, mas nunca com alho poro! Vou tentar esse!

E essas berinjelas!! ADORO berinjela!
Ficou super chique vcom o prato proprocionado!!

Adorei!

beijocas

Maria Célia disse... [Responder comentário]

Ei Kátia
Que visual maravilhoso, uma vez que inicialmente comemos com os ollhos.
Muito interessante este verrine, aliás como tudo que você faz.
Bjos

Babi Mello disse... [Responder comentário]

Bonfa, adoro molho de salada e apesar de não gostar mto de beringela, o prato parece sensacional e muito apetitoso. Parabéns e o visual dos pratos ficaram divinos.
Bjs e até quarta

Anônimo disse... [Responder comentário]

Esteticamente perfeitos os verrines, Bonfinha. Porém, pensando na hora de degustá-los, acho que seria mais prático se o creme estivesse intercalado: um pouco no fundo para fazer a base, um pouco no meio e o restante no topo. Assim seria mais simples ir misturando os ingredientes soltos ao "molho".
Adorei os "filhotes" do prato grande de bolinhas! Será que é do mesmo fabricante? Eu não duvidaria...

Beijo,
Wagner.

Ateliete Events disse... [Responder comentário]

Suas fotos são sempre maravilhosas!
Gostei do passo a passo... Confesso que dei risada com a pergunta se deveria cozinhar o pepino e depois vc esqueceu de chegar o forno. Nossa, isso é tão "Eu" que só pude dar risada. Sempre que me aventuro causo pequenos desastres. Como um imã tem sempre algo que tira minha atençao do que estou preparando.
Adorei as receitas! Está de parabéns viu mocinha ;)
Beijocas

Eliete

Elza Carrara disse... [Responder comentário]

Katia,
Foi pura crueldade uma gravidinha ver este post, rsrsrs
Eu adoooro berinjela e essas ficaram com uma "cara" super apetitosa.
Eu jamais pensaria na combinação: morangos e alho poró, sua gastronimia é excepcional :)
bjs e parabéns pela comida e pelas fotos.

Simone Scharamm disse... [Responder comentário]

Oi, amiga,
Que linda apresentação das verrines! Uau! A receita parece ótima! Eu amo misturar frutas às comidinhas...fica uma delícia!
E a berinjela é tudo de bom!
Você tem um talento nato para descobrir lindas peças a preços ótimos!!!
Desejo uma ótima semana! Nos vemos no sábado...não esqueça de mim: quero saber o horário, telefone, endereço, ponto de referência,etc...rs!
Ah...devo levar as minhas bandejas brancas de mdf ou não será necessário?
Beijo, me liga!rs!

Unknown disse... [Responder comentário]

Nossa, ficou tudo muito lindo! Vc é fera na apresentação das comidas!
Bjocas

OBS: Esta votação está bombando, heim?

Andrezza disse... [Responder comentário]

OI KÁTIA
CRIEI MEU BLOG E JA POSTEI SOBRE O CONCURSO, DÁ UMA PASSADINHA LÁ.

BJOS

DEPOIS VOU PRECISAR DA SUA AJUDINHA...P/ ORGANIZAR E QUEM SABE FAZER EU?!

angela disse... [Responder comentário]

apresentação impecavel, tudo lindo por aqui! bjs

Marina Mott disse... [Responder comentário]

Simplesmente chiquérrimo!! Adorei! Tudo: as louças (vidros); as receitas, as produções. Arrasou!!Beijo enorme!

Falcolina Coisas da Lina disse... [Responder comentário]

Meldeus...isso é uma coisa de louco! Além das fotos, lindas, do prato que deve ser delicioso, a arrumação está 10...

Tô aguardando vc lá no blog!

Bjoo
Lina

falcolinacoisasdalina.blogspot.com

Marta disse... [Responder comentário]

Adorei o novo verrini.. só não sou muito fã de pepino, mas o morango deve ter dado um toque especial. Gosto de saladas com frutas. Tem uma no Delírio Tropical que amo, com banana e abacaxi.. loucuraaaaaa!
Os pratinhos mini de bolinhas são lindos demais!
Adorei tb a dica do creme.. deve ficar super bom como pastinha mesmo!
Beijocas

Patricia Berquó disse... [Responder comentário]

Bonfa! Suas fotos ficaram tão apetitosas que, mesmo eu não gostando de beringela, fiquei com água na boca. rsrs
Inclusive, vou pedir para minhas madrinhas se inspirarem no seu site para fazerem o meu chá de panela! Tudo de bom!
Bjo,
Paty

Uska Hope disse... [Responder comentário]

Não tem jeito... Toda vez que venho fuxicar seu cantinho, preciso de um babador, guardanapo não funciona!!! rsrsr
Tudo lindo e nham nham! Uma ótima semana Bonfa!

Unknown disse... [Responder comentário]

Oi Kátia,

Ficou lindo o seu verrine, a beringela parece bastante apetitosa. Mas me diz uma coisa? A combinação morango e pepino deu certo? Os gostoso combinaram? Estou a procura de idéias para chá de bebê.Já tenho o tema que vai ser comidas do Brasil ainda não sei se vai ser menino ou menina, isso acho que também vai influenciar na decoracão do buffet. Mas será que voce tem algumas idéias que possa repassar ou conhece algum blog específico disso? Obrigada por ter me aceito no FB. Bjinhos

Rafaella Mesquita disse... [Responder comentário]

O verrine parece mt bom... mas eu substituiria o morango por manga!
Vou tentar e dp te conto!

bjxxx

Sabores e Sensações disse... [Responder comentário]

Oi, Bonfa!
Deve ter ficado uma maravilha.
Tem sorteio lá no blog, depois vai lá participar.
Beijos,
Re

Patrícia Martins disse... [Responder comentário]

Kátia do céu, tô eu aqui rindo agora.
Sábado fui em Vigário Geral fazer compras e fiz um post (que vai sair amanhã) linkando o seu post comprinhas BBB. E qdo entro aqui dou de cara com minhas (nossas) taças (gêmeas). =P
Vou ter que atualizar depois o post!
Um beijo
Tri

a. luz disse... [Responder comentário]

Ficou lindo o verrine!! Adoro o visual e ele em camadas ficou lindo msm!!!

Dona Bella Crafts disse... [Responder comentário]

Essas fotos são uma tortura... deu água na boca!
Tudo mto lindo!
bjos, Tati

Edna disse... [Responder comentário]

ai que delícia...ai que saudades daqui...
ta tudo bem flor?
E o concurso já saiu o resultado?
Bjks!

Laély disse... [Responder comentário]

Kátia, sabe que outro dia, em minhas visitas periódicas à Loja de 1,99 acabei comprando alguns desses copos, justamente pensando em montar sobremesas e saladas individuais? Camadas coloridas dão um visual alegre e bonito às combinações mais simples, não é mesmo?
Obrigada por mais esta boa opção de belisquete vegetariano.
Há 2 semanas seguidas tenho feito uma salada à base de grãos, pepino, tomate, salsão e abacate acompanhada de um molho com iogurte. Fica muito boa. Agora, a combinação com morango, surpreendeu-me. Vou experimentar. Espero que meus meninos não rejeitem, porque eles têm uns preconceitos em relação a misturar frutas doces com salgado. Mas, pra quem já aceitou o abacate...
Abraço!

Gina disse... [Responder comentário]

A verrine fica chic!
Agora, tive que rir com a história do pepino... Ai, Kátia, você é hilária!
Bjs. Obrigada pela participação no sorteio e pelas palavras carinhosas, como sempre!

Nane Araújo disse... [Responder comentário]

To aqui agradecer o carinho e a visitinha, adorei!

À propósito, vou testar essas duas receitas hoje, o maridão vai amar, tomara que dê certo!

Beijos,

Nane

marcel gussoni disse... [Responder comentário]

Oi Kátia!

Você fala das minhas apresentações e fotos mas por aqui tá tudo lindo demais, essa combinação da verrine deve ter ficado deliciosa, vou ter que arriscar por aqui ;)

bjs

Patricia Novaes disse... [Responder comentário]

Adorei o belisquete de beringela!
Vou fazer lá em casa... hum delicia!

Related Posts with Thumbnails