sexta-feira, 26 de novembro de 2010

As aventuras de uma brasileira no continente africano

ngorongoro_conservation_area_-_tanzania

Ngorongoro, Tanzânia

Gente, essa imagem aí de cima não é digna de estar nas páginas da NATIONAL GEOGRAPHIC????? Amei a foto de autoria da minha convidada especial de hoje, a Natalia Assunção, mais conhecida como “Taia”. Como vocês sabem, eu adoro viajar e aprender sobre outras culturas e costumes. Logo na primeira visita ao blog da Taia, me encantei com sua história, suas fotos e as informações postadas por essa blogueira aventureira que veio aqui hoje compartilhar um pouquinho de sua trajetória com a gente.

bonfaconvidaConheci o blog Casos & Coisas da Bonfa em junho, através da Margaret que participava de um concurso promovido pela Katia. Fiquei encantada com a criatividade da autora e decidi entrar em contato, para minha surpresa rapidamente veio como resposta um e-mail super simpático (covenhamos, nem todo blogueiro costuma nos responder). De lá para cá mantivemos contato e acabei sendo convidada para participar da coluna Bonfa Convida.

Pânico, terror e aflição. Os convidados dessa coluna são pessoas gabaritadas, profissionais das mais diversas áreas. Fiquei pensando: o que eu, uma dona de casa teria para contar de interessante? Comecemos pelo começo. Meu nome é Natalia, mais comumente conhecida como Taia, tenho um blog chamado Zâmbia meu Lar, Brasil meu jardim e moro no Continente Africano há quatro anos. Viemos em 2006, primeiramente para a Zâmbia e posteriormente para a República Democrática do Congo, onde estamos atualmente. Na Zâmbia, além do marido e eu vieram também as crianças (não tão crianças assim). Fizemos algumas viagens dentro do país, conhecemos Livingstone e South Luangwa National Park e fomos para Botswana país vizinho, conhecer o santuário dos elefantes. Vivíamos muito bem na Zâmbia, um país tranquilo, sem conflitos internos e com grande potencial econômico.

botswana

Elefantes em Botswana

livingstone

Livingston

A vida estava organizada, as crianças na escola, eu procurando um estágio na área florestal e de repente veio à queda do preço do cobre e do cobalto em 2008. Meu marido ao invés de ser mandado embora como aconteceu com muitos, foi remanejado para o Congo. Nossa vida virou de ponta cabeça, permaneci na Zâmbia por seis meses, organizando a mudança que seria encaminhada para o Brasil. Minha filha mais velha trancou a faculdade e foi me fazer companhia. Foi tempo de dúvidas, medo e muitas idas e vindas entre Zâmbia e Congo. Se por um lado a mudança nos desestruturou emocionalmente, por outro devíamos ficar felizes por ele não ter sido demitido, haja visto que a queda foi mundial e as portas do mercado se fecharam. Ser mandado para o Congo seria o menor dos problemas. O contrato que tínhamos previa indenização, esta foi paga e para fecharmos com chave de ouro nossa saída da Zâmbia decidimos comemorar os quinze e vinte e um anos das meninas na Itália. Foi a melhor coisa que fizemos talvez não muito prudente para um momento de crise.

romaroma1

Roma

FLOREN~1

Florença

vaticano

Vaticano

Voltei para o Brasil em julho de 2009 e em outubro já estava de volta à África. Os filhos ficaram no Brasil estudando e desde então a cada três meses estamos por lá. A mudança para o Congo, país com pouca infraestrutura não foi uma saída ruim. Aqui temos oitenta e quatro dias de folga por ano, além das visitas constantes ao Brasil, nesse ano fomos para o Egito, Tanzânia e Ilha Maurícios. Viajar virou vício. Talvez guardamos menos do que deveríamos, mas o fato é que a vida é curta, os filhos estão sendo encaminhados e o futuro a Deus pertence. Perdi minha vaga no curso de engenharia por não ter feito o estágio, mas a vida tem oferecido outros tipos de aprendizado. O blog tem sido minha janela de acesso ao mundo, já que levo uma vida bastante regrada aqui no Congo. Fiz inúmeras amizades e encontrei a Katia que sabe valorizar uma boa viagem.

egito egito1sharm_el_sheikh-egito

Egito

lake_manyara_national_Park_-_tanzaniaSerengeti_-_Tanzania

Tanzânia

south_luangwa

Zâmbia

Para finalizar, um trecho da música do nosso Poeta Renato Russo: Quero ouvir uma canção de amor que fale da minha situação. De quem deixou a segurança de seu mundo por Amor.

…………………………………………………………………………………………………………

Taia, obrigadíssima por ter aceito meu convite e por compartilhar sua história com os leitores do CASOS E COISAS!!!! Fiquei muito feliz com seus elogios e gostaria de dizer que, apesar de não conseguir responder a todos os comentários há um bom tempo, eu tento sempre responder os e-mails que recebo no katiabonfadini@gmail.com. Se por acaso, alguém tiver me mandado uma mensagem para a qual não teve retorno, pode reenviá-la porque provavelmente ela ficou pra trás e eu acabei esquecendo… acontece, né? Mas gosto demais dessa interação com os leitores e da troca de ideias e sugestões.

E amei a frase do Renato Russo no final do seu texto, fiquei emocionada. Taia, desejo que a sua experiência em terras africanas seja maravilhosa e enriquecedora!!!! Eu também já pensei que deveria me preocupar mais em poupar para o futuro, mas viajar é bom demais e realmente se torna quase um vício… Um vício muito saudável, diga-se de passagem!!!!

Para conhecer melhor a Taia e ficar por dentro de suas aventuras, basta acessar o seguinte link:

http://zambiameularbrasilmeujardim.blogspot.com/

Um grande beijo pra todos e um ótimo final de semana…estou chegando!!!!!

Bonfa ass

15 comentários:

Anônimo disse... [Responder comentário]

A Taia é mesmo muito especial. Acabei de ler um post lindamente escrito lá no blog dela e já profundamente emocionada cliquei no link q me traria pra'qui. E o q encontro? Outro post leeendo! Repararam o carinho q a Taia tem pela família? Tem gente q acha q o foco do blog dela são as viagens e nem repara q o assunto principal sempre será os seus, aos quais ela tanto ama.

Laély disse... [Responder comentário]

Bom, que eu volto em "grande estilo" e acabo prestigiando 2 queridas: Bonfa e Taia!
Confesso que bate uma invejinha desse estilo de vida viajador, mas, cada um deve aproveitar as oportunidades que lhes aparecem, da melhor forma possível, assim como fez a Taia.
Kátia aprendeu isso desde cedo, né?
Beijo, pras duas!

Karla G. F. disse... [Responder comentário]

Lindas, lindas, lindas as fotos!! O Egito deve ser especialmente encantador de visitar!

Beijos!

Brenda Tavares disse... [Responder comentário]

Que historia maravilhosa Katia!!
Fiquei curiossima para ler o blog da Taia.
Tudo que esta ligado a Africa me emociona, nao sei pq?
Beijos!!

Jamile Salim disse... [Responder comentário]

Muito interessante a história da Taia. O ser humano é capaz de se adaptar em qualquer lugar e a qualquer situação, não é mesmo? África! Uau! Acho que sem uma pitada de aventura ninguém vive! A Taia, de fato, parece ser uma criatura bem interessante e deve ter muito mais pra contar. As fotos ficaram ótimas! Certamente visitarei o blog para outras histórias legais.
Beijinho!

Jully Machado disse... [Responder comentário]

ADORO "ouvir" (ler) histórias de pessoas que possuem uma vida fora do que a maioria entenda por comum/normal.
Eu que moro em SP, filha de pais empresários, vivi uma vida tradicional e me emociono em ler que existe mil e uma formas de ter uma vida RICA de experiências.
ADORO viajar e vivo em um eterno conflito de guardar dinheiro para planejar uma vida mais cheia de conforto, OU usá-lo para enriquecer o meu conhecimento e vivências pessoais.
Até hoje ainda não encontrei a medida. Quem sabe quando me casar (2012) encontre a medida com o futuro marido. =)
ADORO ler o seu blog!!
Beijuss

Astrid Annabelle disse... [Responder comentário]

Bom dia Katia!
Tenho uma admiração e um carinho muito grande por nossa amiga Taia! Ficou lindo este post. As fotos como sempre maravilhosas.
Adorei vê-la por aqui,neste seu blog encantador.
Um beijo doce para cada uma.
Astrid Annabelle

Maria disse... [Responder comentário]

Adorei a entrevista. Sempre quis conhecer a África e um dia ainda vou passear por lá. Já add nos meus favoritos porque gosto muito de viagens e viajantes. Bjus.

cucchiaiopieno.com.br disse... [Responder comentário]

Que espetaculo!
Meu sonho é conhecer a África. "Show de bola" essa viagem.
Um abraço
Léia

Danieli disse... [Responder comentário]

Nossa, que beleza de fotos! Eu tenho tanto curiosidade de conhecer países assim, devem ser experiências únicas! Adorei a matéria! Como sempre, esse blog cheio de coisas interessantes. Beijos

Marta disse... [Responder comentário]

Apesar de ser muito difícil, pelas constantes mudanças, é muito bom poder viajar a e aproveitar tanta coisa boa ao lado das pessoas queridas e amadas! As fotos falam por si só!
Beijocas

Fatinha Costa disse... [Responder comentário]

Achei lindo esse depoimento!

Aliás, tudo no seu Blog é do maior bom gosto e apuro.

Fatinha

Andanhos disse... [Responder comentário]

Que lugares incríveis! Deve ser uma experiência e tanto!
Bonfa, como você pediu para eu lembrá-la, vim dizer que a foto para os Caminhos Amigos de meu blog deve ser enviada até o dia 30. O email para envio e as demais instruções estão em meu penúltimo post: Caminhos Amigos 2010.
Beijos.

none disse... [Responder comentário]

Que legal ver minha amiga Taia por aqui sendo entrevistada...eis uma pessoa que adoro,que sinto falta como se já conhecesse.Um lindo coração,uma mulher forte que enfrenta tudo pelo homem(maravilhoso)que ela ama.Natalia e um exemplo de vida,pois ela ultrapassou dificuldades que normalmente nos derrubam e fim....mas ela não,ela levanta(se e que cai)e enfrenta....adoro esta pessoa singular....adoro esta familia,e a Fumiga também claro...rsrsrs.
Bjs
Deusa
vasinhos coloridos

Raissa Kahn disse... [Responder comentário]

Nossa que coragem hein?
Força e coragem admirável...parabéns :)

Related Posts with Thumbnails