sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Do horror a panelas a descoberta de um incrível talento culinário

É Natal e eu aproveito para presentear vocês com uma convidada muito querida que, além de nos contar um pouco da sua história de vida, trouxe uma receita super especial para compartilhar conosco!!!!BONFACONVIDA
Quando a querida Katia me convidou para participar do "Bonfa convida", fiquei super feliz e ao mesmo tempo muito insegura. Explico: como tudo que vejo nas festas dela e em seu blog em geral é sempre tudo muito chic  e delicado, pensei que minhas comidinhas não tem nada de refinado e poderia "distonar" do objetivo do "Casos e Coisas da Bonfa". Mas hoje, dentro de minha insegurança, pensei: "Bom... ela conhece o meu trabalho e me convidou, então é porquê ela gosta do que eu faço!".

Sempre trabalhei muito e como morava sozinha, só comia em restaurantes. Em casa fazia no máximo uma macarronada e algumas tortas doces em dia de festa - era a única coisa que cozinhava bem e com prazer - mas tinha horror a panelas!

Meu marido é italiano e quando foi ao Brasil, antes de casarmos, meu irmão e meu sobrinho fizeram terrorismo com ele, dizendo que eu não sabia cozinhar. Eu também pensava que era verdade! Para impressionar resolvi enfrentar e fiz uma comidinha (exatamente como mandava a receita), mas fiquei irada, pois meu dito sobrinho ajoelhou-se no chão elevou as mãos ao alto e gritou: "Aleluia!". Que nervoso! Todos começaram a rir e percebi a cara de preocupação do meu futuro marido. Ainda bem que ele aprovou o almoço, para compensar o macarrão horrível da noite anterior!

Há 3 anos moro na Itália e simplesmente me apaixonei por culinária. Na primeira semana comecei a inventar, não tinha outro jeito, e alguns dias depois meu marido disse que estava amando a minha comida e confessou que sentiu muito medo por tudo que havia escutado no Brasil ao meu respeito sobre como ser um fracasso na cozinha e que eu era a melhor cozinheira do mundo! Modestia à parte, com o passar dos meses, fui percebendo que ele tinha uma certa razão - ao menos no nosso mundinho me considerava a melhor.

Vi que não gostava de cozinhar porque não tinha tempo e agora como ainda não posso trabalhar aqui, pois meu diploma ainda não foi reconhecido, tive tempo de sobra em casa para fazer e acontecer.

Amo a psicologia, passei anos da minha vida atendendo, mas estou pensando seriamente em render-me aos encantos da culinária definitivamente.

No Cucchiaio Pieno compartilho algumas receitas que inventei, outras que aprendi e alguns truques de uma cozinheira amadora, que mal sabia o significado de pesos, medidas, temperaturas, gratinar, al dente, entre outros.

Como sou vegetariana espero, com meu pequeno trabalho no blog, quebrar o mito que algumas pessoas tem de que quem não come carne come mal e tem poucas opções. Posso assegurar que não é verdade!

Katia, muito obrigada pelo convite, você é um amor!
Bjo grande no teu coração,

Léia Silva

Tortinha_com_brocolis_e_pinoli_-_Copia

TORTINHA DE BRÓCOLIS E PINOLI AO PERFUME DE LARANJA

Fonte: Revista Cucina moderna Oro - n° 61
Dificuldade: fácil
Preparação: 15 minutos
Forno: 40 minutos

Ingredientes para 4 pessoas

250 gr de farinha de trigo
100 gr de manteiga
1 ovo e uma gema
a casca ralada de uma laranja orgânica
800 gr de brócolis
100 ge de ricota
50 ml de creme de leite fresco
50 gr de pinoli
40 gr de queijo parmesão ralado
farinha de trigo
sal e pimenta-do-reino

Modo de preparo

Coloque no mixer a farinha de trigo, 80 gr da manteiga gelada em pedaços, a casca da laranja, a gema com 2 colheres (sopa) de agua e uma pitada de sal até obter uma mistura granulada. Termine de trabalhar a massa a mão, formando uma bola, envolva-a com uma película (plástico de cozinha) e deixe repousar.

Lave o brócolis, divida-o em buquês e cozinhe-os. Separe alguns buquês e bata no mixer ou liquidificador o restante com o ovo, o creme de leite, a ricota, o queijo parmesão e pimenta-do-reino a gosto.

Abra a massa e use-a para cobrir 4 forminhas para tartellette untadas e enfarinhadas; encha com o creme de brócolis, polvilhe com pinoli e enfeite com os busques reservados. Leve ao forno preaquecido a 180°C por uns 20-25 minutos. Espere alguns minutos antes de desenformar e sirva.

…………………………………………………………………………………………………

Pessoal, quem acompanha as peripécias culinárias da Léia no CUCCHIAIO PIENO não imagina que um dia ela pensou que não tinha talento para a cozinha! Eu me surpreendi com a declaração dessa talentosa blogueira que me faz suspirar com seus posts cheios de delícias doces e salgadas. Para mim, a Léia é mais um exemplo de que nunca é tarde pra gente descobrir novos gostos e aptidões!!!!

Há algum tempo eu sei que a Léia é vegetariana, mas eu demorei a descobrir isso tamanha é a variedade de receitas que ela publica toda semana. Eu espero um dia me tornar vegetariana também e, se eu tivesse a Léia como personal chef, já pararia de comer carne hoje mesmo!!!!!

Querem conhecer melhor essa mulher talentosa, sensível, atenciosa e muito simpática? Basta clicar no seguinte link para encantar-se com suas criações:

http://www.cucchiaiopieno.com/

Um grande beijo pra todos com votos de um Feliz Natal!!!! Que Papai Noel nos traga muito amor, paz e harmonia!!!!

Bonfa ass

26 comentários:

Drix disse... [Responder comentário]

Oi !!!
Quero lhe desejar um Feliz Natal, a você e toda sua família !!!!
Que 2011, seja um ano de muita paz, saude ,prosperidade e viagens,rsrsrs !!!!!
Obrigada por ter feito parte da minha vida, nesse ultimo ano.Você nem imagina, como foi importante ler seus posts e sair um pouquinho da minha realidade, nos momentos difíceis que passei.
bjos
Drix

Unknown disse... [Responder comentário]

A Léia é uma fofa e extremamente criativa!
FELIZ NATAL para vcs e suas famílias!
Parabéns Lékia pelo post na Bonfa, coisa chique mesmo!!

Bjossss

Flávia

cucchiaiopieno.com.br disse... [Responder comentário]

Minha querida
Estou emocionada com o post, ficou lindo (como tudo que você faz)! E' realmente um belíssimo presente de Natal.
Que Jesus te cubra de muitas bençãos e que 2011 seja um ano cheio de muita luz!
Um mundo de belas coisas pra você e para o Marcelo
Um abraço bem apertado
Léia

Unknown disse... [Responder comentário]

Olá Katia

Passei para desejar... FELIZ NATAL!

Bjooooooooo.......

http…//amigadamoda.blogspot.com

Andrea Guim disse... [Responder comentário]

Oi, amiga!!!

Desejo que você e sua família tenham um doce Natal e um Ano Novo cheio de boas novidades!!!

Beijins!!!

angela disse... [Responder comentário]

Kátia, acho que eu fiquei mais feliz que Léia com este reconhecimento, esta minha filha, a distancia, é super talentosa e criativa, além de ser uma das pessoas mais especiais que já encontrei na minha vida.
esta sua postagem também foi muito especial para mim.um presente de natal.
adoro seu espaço, apesar de não comentar sempre, acho seu blog completo, adorei te ver no uol, saindo do virtual para o mundo real, parabéns pelo seu talento.
feliz natal para vc e para sua linda família. e que 2011 seja de muito sucesso. bjs

Eva disse... [Responder comentário]

Oi Kátia parabéns pelo seu blog que valoriza a nós todas. Essa receita da Léia é um arraso! Parabéns para ela também. Linda, quero te desejar um Felicíssimo Natal com os seus! beijos

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse... [Responder comentário]

EU ENTENDO A INSEGURANÇA INICIAL DA LÉIA ,POIS A BONFA É DE EXTREMO BOM GOSTO SOU UMA ADMIRADORA DE TODAS AS COISAS AQUI DO BLOG DELA,MAS A LÉIA É ÓTIMA E FEZ BONITO COM ESSA TORTINHA VEGETARIANA E LINDA !
PARABÉNS BONFA POR ACARINHAR AS AMIGAS BLOGUEIRAS COM ESSA HOMENAGEM SEMPRE!
PARABÉNS A LÉIA POR SER MUITO ESPECIAL E TER UM BLOG MARAVILHOSO TBM!!
APROVEITO PARA DESEJAR A VC BONFA UM NATAL DE ALEGRIA E MUITA SAÚDE PARA CONTINUAR NOS BRINDANDO COM POSTS TÃO BELOS!!!
BEIJO!

Unknown disse... [Responder comentário]

ola, kátia desejo a voce e a sua familia um natal na paz e na graça do senhor jesus não sou vagetariana mas adorei essa receita farei para á minha familia pois cai bem com esse calorão aqui do sul! abraços. célia bica. célia.bica@hotmail.com poa.r.s.

vanusa disse... [Responder comentário]

olá querida Kátia!
Passando aqui pra te desejar um feliz natal e que Deus possa abençoar abundatemente a vc e toda a sua familia, com muito amor, carinho e felicidade!!
beijos!
eu amo seu blog!

® disse... [Responder comentário]

Olá Kátia!
Realmente vc nos presenteou com uma querida! Ela é sim talentosa, mas de um coração singelo e de tão grande nos acolhe em sua 'pequena cozinha'.
É de uma humildade ímpar!
Obrigada por esse lindo presente!
Um feliz natal para vc e sua família.
Um bejim,
Vinni

Marta disse... [Responder comentário]

É engraçado como descobrimos coisas que nem nós mesmas acreditamos!

Eu, quando morava com meus pais, não fazia nada em casa. Só arrumar meu quarto. Agora, com quase 2 anos de casada, faço tudo em casa. E aprendia a cozinhar e gostar disso! Faço coisas super boas e meu marido elogia sempre!

Adorei a receita a entrevista! Muito bacana!

O site dela é super fofo!

Beijocas

Carolina Novaes disse... [Responder comentário]

Hum... Delícia! Até fiquei com vontade de comer.

Ah, eu tbém sou vegetariana.

Feliz Natal!

Bjos,
Carol Novaes
http://coisinhasdafamilia.blogspot.com/

Andanhos disse... [Responder comentário]

Adoro as receitas e histórias da Léia!
Katia, tenha uma linda noite de Natal!
Beijos.

Feito a Mão disse... [Responder comentário]

Katinha,
A história de Leia me fez lembrr a daquela autora Julia Child que começou a cozinhar aos 37 anos e se revelou uma sumidade.
Como dizia o cozinheiro daquele filme Ratatouille: qualquer um pode cozinhar... basta querer.

Adorei seu comentário de hoje e seus votos de feliz natal. Assino embaixo de todas as frases. Desejo tudo de bom pra vc!!!!
BJão.

Glorinha L de Lion disse... [Responder comentário]

Olá Katia, vim aqui deixar meu abraço para vc e para minha mais do que querida amiga Léia, uma pessoa prá lá de especial, que merece tudo o que há de melhor nessa vida! Vc fechou o ano com chave de ouro ao ter a receita da Léinha, como eu a chamo, um exemplo de pessoa da mais alta qualidade.
Um feliz natal pra vc, sua família e seus leitores. Sucesso pra todos nós em 2011! Beijos para as duas,

Claudia disse... [Responder comentário]

Passei pra te desejar um lindo natal e que 2011 seja simplesmente perfeito.

beijos

lugastal disse... [Responder comentário]

oi bonfa! um grande natal cheio de boas energias prá ti! lu gastal

Célia Regina disse... [Responder comentário]

Boas Festas! Muita saúde, amor, viagens divertidas e sucesso!
Bjs.

Célia Regina disse... [Responder comentário]

Boas Festas! Muita saúde, amor, viagens divertidas e sucesso!
Bjs.

Bárbara Fuhrmann. disse... [Responder comentário]

humm que delicinha essa receita.. Kátia vim aqui lhe Desejar um Feliz Natal (meio atrasado, mas ta valendo, né?! rs) Tudo de bom, muita saúde, AMOR e felicidade, seu blog é fonde de inspiração SEMPRE! Beijãoo

Ana Claudia disse... [Responder comentário]

Desejo a vocÊ um feliz natal, muita saúde, viagens, festas, amigos...Bjos

Fatinha Costa disse... [Responder comentário]

Caramba!

Este Blog me dá fome e inveja, rs...

Só de olhar: primeiro porque tudo é lindo e depois pq não sei fazer nada, rs...

:-) abraços, bom ano novo

Laély disse... [Responder comentário]

A Léia e suas maravilhosas receitas, eu já conheço!
O aspecto dessa quiche está maravilhoso! Deu vontade de fazer e, acho que isso é o mais interessante de um blog, ou livro de culinária: estimular quem lê a arregaçar as manguinhas, colocar um avental e encarar um fogão.
Léia, lendo a suas história de amor às panelas, tenho esperança de ainda melhorar com as minhas. rs
Abraço às duas!

Anna disse... [Responder comentário]

Adoro a Léia, foi uma das primeiras pessoas que conheci no mundo dos blogs.
Mas uma receita deliciosa para fazer.
Parabéns às duas.
Beijos

RUTE disse... [Responder comentário]

Olha aqui a Léia!!!
Amei a entrevista, porque "conheço" a pessoa né!
Que lindas tarteletes salgadas, Léia!
Ambas estão de parabéns, Kátia e Léia. O Cucchiaio Pieno é um blog de requinte.
Bjs queridas.

Related Posts with Thumbnails