sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Os incríveis mergulhos de Flávia Mergulhão

19-Noronha sub

flaBom, em primeiro lugar quero agradecer a Katia Bonfa pelo convite. É uma honra fazer hoje este post do “Casos e Coisas da Bonfa”, um dos blogs que me inspirei para fazer o meu, Ateliê da Caiê, e de uma pessoa que tenho muita admiração: a Bonfa, uma querida, encantadora, muito criativa e ótima companhia para uma cervejinha!

0- cervejinha com a Bonfa
Eu me chamo Flávia Mergulhão (meu sobrenome mesmo), sou dentista de formação e arteira de coração. Hoje vou falar com vocês sobre uma das minhas paixões: MERGULHO AUTÔNOMO. (Com esse sobrenome eu não poderia escolher hobby mais apropriado, tá no sangue!). O mergulho autônomo permite que a pessoa fique mais tempo embaixo d’água com auxílio de equipamento de respiração: cilindro, colete equilibrador e regulador.

Tudo começou quando meu marido chegou um dia em casa, em 2006, e falou: “vou fazer um curso de mergulho”. Para quem não conhece nossa história, o Fábio, meu “comparsa”, é Portador de Necessidades Especiais e há anos buscávamos alguma atividade que ele pudesse desenvolver e que lhe desse prazer. Claro que o incentivei e no fim, tudo deu certísimo! Mas, a idéia de mergulhar não passava pela minha cabeça, apesar de admirar os filmes do Jacques Cousteau, mas perdi um amigo em um acidente de mergulho, ele fazia caça submarina.

Os meses foram passando, ele empolgadíssimo com o mergulho, ia quase todo fim de semana para Arraial do Cabo (moramos em Niterói-RJ) e eu ficava em casa ou acompanhava no barco. Até que um dia resolvi fazer um batismo.

Fiz um batismo guiado em Arraial do Cabo, em setembro de 2006, onde vi diversos cardumes e nadei acompanhada de uma tartaruga! Voltei para o barco e perguntei ao instrutor quando eu poderia começar o curso.

Em outubro daquele ano iniciei o curso com o Antonio Sergio Couto, da Deep Trip, Arraial do Cabo-RJ, com certificação pela PADI (link: www.padibr.com.br). O primeiro curso que fazemos é o “Básico”- Open Water Dive (OWD) que nos apresenta os conceitos básicos necessários para aprender a praticar o mergulho autônomo. O curso durou um mês entre aulas teóricas, práticas em piscina (águas confinadas), treinamento em águas abertas (mar) e prova. Confesso que fazer alguns exercícios da piscina no mar foi a parte mais difícil, alguns alunos até pensam em desistir, mas persistindo você consegue. O OWD pode ser feito por pessoas a partir de 10 anos de idade.

1-curso
Fiquei tão empolgada que alguns meses e mergulhos depois estava me aprimorando e me inscrevendo no “Avançado”- Advanced Open Water Dive (AOWD). No nível avançado você pode fazer mergulhos mais profundos que o Básico, além de poder experimentar algumas atividades especializadas como mergulho em naufrágios, noturno, profundo, busca e recuperação, entre outros, ampliando seu universo subaquático. E emendamos também um curso de EAN - que é um ar enriquecido com oxigênio que te permite em profundidades maiores, mais tempo de mergulho.

Foi mais ou menos nesta época que o Fábio começou a fazer fotos subaquáticas, no começo com uma câmera descartável, passando para uma câmera compacta até a brincadeira virar um esporte sério. Hoje me orgulho de dizer que ele é o 13º do Ranking Nacional de Fotossub (link:www.imagemsub.com.br) e eu sua modelo sub!

Passamos a estudar e conhecer mais a vida marinha e nos surpreender com a quantidade de organismos que o oceano possui - desde peixes, tartarugas, corais até vidas minúculas, menores que a unha do dedo mindinho! Mas esse assunto eu deixo para outra conversa, ok?

2-Nudibranquio copy2b- Camarao na anemona copy
Incentivados pelos mergulhos e pela fotografia subaquática, começamos a traçar no mapa nossos destinos de viagem. Conhecemos lugares que demorariam a entrar em nossas rotas de viagem, se não fosse pelo mergulho.

Já mergulhamos em Bonaire (Antilhas Holandesas), Cuba, Egito, Bahamas, Fernando de Noronha, Bonito, Recife, Serrambi (Porto de Galinhas), Abrolhos, Guarapari, Florianópolis, sem contar as inúmeras vezes de Cabo Frio, Angra dos Reis e Arraial do Cabo, “quintais” da nossa casa. E não paramos por aí não! Ainda temos que conhecer muitos lugares de sonho!

Dentre nossas aventuras sub posso destacar o mergulho no Thistelgorm-Mar Vermelho no Egito-Naufrágio da Segunda Guerra Mundial, descoberto por Jacques Cousteau, que está intacto e com toda sua carga - jipes, caminhões, motos, etc; e o mergulho com tubarões em Bahamas (Shark Feed).

3a-Thilstelgorm copy 3b-Thilstelgorm copy4-Bahamas
Para vocês curtirem, selecionei algumas fotos dos lugares que passamos e que um dia voltaremos!

5-Abrolhos copy6- Bonaire copy7-Bonaire sub copy

Bonaire (Antilhas holandesas)

8- BonitoPD10-Cuba copy 11- Cuba copy 12-Cuba sub copy

Cuba

13-Egito copy 14-Mar Vermelho 15-Mar Vermelho (2) copy 16-Mar Vermelho (3) copy copy

Egito

18-Noronha20-Recife

Mais fotos das nossas aventuras de mergulho você pode ver aqui:

http://www.pbase.com/fabiofreitasil

O mais legal é que o mergulho não é um esporte de competição. É um esporte agregador, onde as pessoas se ajudam e compartilham suas vivências e tornam-se além de companheiros de mergulhos, grandes AMIGOS.

21-Amigos -Abrolhos copy22-Amigos- Cuba copy

Sem contar que não há nada mais relaxante do que um dia apreciando os peixinhos, a vida marinha e ouvindo o barulhinho bom do fundo do mar!

Além dessas vantagens, pesquisadores dizem que em um dia de mergulho a pessoa perde até 900 calorias!

Posso dizer sem medo que o fundo do mar é hoje minha segunda casa!

Então Katia, se anima a nos fazer companhia nesta aventura?

Beijos e (já me convidando! rsrs) até uma próxima!

Com quem mergulhamos nos “quintais” de casa:

Océan- http://www.ocean.com.br (Angra dos Reis)

Deep Trip- http://www.deeptrip.com.br (Arraial do Cabo)

Litoral Sub- http://litoralsub.com.br (Cabo Frio)

…………………………………………………………………………………………..

Flavinha, gostei de saber que o mergulho não é um esporte de competição e sim, agregador!!!!! Isso tem tudo a ver comigo, minha natureza não é nada competitiva, sempre me senti tensa e ansiosa quando praticava esportes no colégio justamente por causa disso. Realmente sou avessa à competição de qualquer tipo e por esse motivo nunca gostei de vôlei, basquete, handebol, tênis etc. O único esporte que pratico é a musculação mesmo: acordo cedinho, vou malhar e não faço comparações com quem está do meu lado. Tento dar o melhor de mim e pronto!

Eu via suas fotos de mergulho e ficava encantada, até porque eu ADORO visitar Aquários pelo mundo afora e já tive a oportunidade de conhecer os de Lisboa (quarto maior do mundo), Nova Orleans e Boston. Concordo com você que não há nada mais relaxante do que apreciar a vida marinha… eu poderia passar horas dentro desses aquários gigantes repletos de peixes de tudo quanto é tamanho, cor e forma!!!! Acho que me apaixonei pelo mar e pela vida subaquática desde que vi um filme em alta definição na rede de cinemas IMAX em 1998, narrado pela MERYL STREEP e com músicas do STING, intitulado THE LIVING SEA. Vocês podem ver o lindo trailer aqui:

http://www.imdb.com/video/screenplay/vi636485913/

Estou cada vez mais animada a experimentar um curso de mergulho e vou tentar convencer o Marcelo a me acompanhar!!!! Acho que no início eu ficaria meio tensa, mas deve ser realmente emocionante e espetacular poder ficar pertinho de um tubarão, de águas vivas e de outros seres bem exóticos…

Flavinha, prometo pensar nisso com carinho e quero combinar logo da gente se encontrar pra mais um choppinho!!!! Amei nosso encontro em um dia de semana no meio da tarde… foi uma delícia e pudemos descobrir várias outras afinidades ao vivo!!!!

Agradeço demais sua participação e vou ficar esperando uma segunda em breve, hein????? Pra mostrar suas artes, o que você acha?

Para conhecer melhor essa simpática aventureira, basta acessar o seguinte link:

http://ateliedacaie.blogspot.com/

Hoje vou ficando por aqui porque tenho que preparar a primeira Happy Hour oficial do ano, mas na semana que vem tem post sobre a festinha do Gábi e a parte II da viagem à São Francisco, EUA. Espero que tenham um ótimo final de semana e vejo vocês na segunda!!!!

Beijo grande!!!!

Bonfa ass

20 comentários:

Bella disse... [Responder comentário]

Eu estou aqui de boca aberta com tudo isso!!
que delicia deve ser esses mergulhos!!
e ques fotos lindas seu marido faz!
estao de parabéns!!
beijos

Karla G. F. disse... [Responder comentário]

Eu fiquei super encantada com o post de hoje!!! Eu também amo o mar, amo peixes, acho a vida maritma linda, mas por respeitar tanto o mar, confesso que tenho medo! Também amo aquários e sempre vou quando estou viajando, já fui no de New Orleans tb e achei lindo, nao sabia que em Portugal tinha um famoso, tenho que ir lá!
Bom findi e parabéns pra Mergulhao =)

Simone Scharamm disse... [Responder comentário]

Oi, Katinha,
Bom dia!
Olha, estou muito surpresa com a história que a Flávia nos contou: pra começar, eu imaginava que o "Mergulhão" fosse uma espécie de "nome artístico", ou apelido,rs!
Impressionante a coincidência! E as fotos e os lugares são tão lindos, que não dá pra acreditar que o casal tenha começado há tão pouco tempo nesse mundo de aventuras! Fiquei de queixo caído!
Confesso, que aquela foto da tartaruga quase me animou a querer fazer um curso desses...quase,rs! Mas a do tubarão me fez voltar ao que sou: uma medrosa de carteirinha,hehe!
Parabéns pela convidada! Arrasou no post!
Tenha um lindo fds!
Beijos!

JULIE disse... [Responder comentário]

Maravilhoso nenhuma palavra além dessa.
Fotos lindas fiquei realmente com vontade de mergulhar, mas ainda me falta um pouco de coragem.rs
Bom final de semana a todas!!!
Bjos

Sueli disse... [Responder comentário]

Katia, parabéns pelo post, as fotos e os lugares são muito lindos !
Sua amiga é muito corajosa, fico feliz de saber que o marido venceu um abstáculo e hj é um sucesso, parabéns aos dois !!
Bjs

Bia Jubiart disse... [Responder comentário]

Caiê, é show!!!

Amo suas fotografias e do maridão, viajo com eles virtualmente, vibro! Mostro as fotos para o esposo, gosto muito do jeito simples de ser do casal...
Blog recomendadissímo, vale a pena uma visita lá...
Sem falar nas arts e bom gosto da Caiê...

Parabéns Bonfa, fiquei com inveja (da boa) queria também estar do Ladinho da Caiê, Post nota 1000.


Beijos p/ vcs lindas!!!

Michelle Sales disse... [Responder comentário]

Nossa adorei o Bonfa convida de hj... a Flávia é uma fofa, tive pouco contato com ela, mas pude ver que ela é uma graça...

Adoro mergulho, acho uma delícia, fora as belezas que encontramos por aí...

Fiz até hj um mergulho só, mas adorei, moro longe do mar então nem como fazer curso, mas sempre que surgir uma oportunidade não vou perder..

Ah Kátia obrigada pela dica do layout, vou falar com ela sim...

Bjão e bom fds.
Mi

Gina disse... [Responder comentário]

Amei esse post!!!
Menina, que vida interessante!
Infelizmente, não faria mergulho. Entrei há alguns anos em aula de natação para perder o medo da água. Por 2 vezes na vida, quase me afoguei...
As fotos são magníficas! Parabéns, Flávia e Fábio!
Conheço o oceanário de Lisboa, é lindo.
Bjs e bom final de semana!

Ana Paula disse... [Responder comentário]

Linda declaração!Amei as fotos, parabéns Flávia! Parabéns Kátia!
Um grande bj
Ana Paula
www.deanaaz.blogspot.com

Barbara Klauck disse... [Responder comentário]

Nossa que fotos lindas heim!! Amei... muito obrigada por ter me respondido..pode deixar que eu nao descolo daqui..seu blog ja ta nos favoritos para nao perder tempo ahhaha

Beijao..ah..
coloquei seu blog lá no meu (tomei essa liberdade)
Beijao querida!
Até mais!
Alline

Daniela *Lara* disse... [Responder comentário]

AMEI!
E que fotoooooooooooooooos!!!
Beijos Katia... Beijos Flávia!

Maria disse... [Responder comentário]

Oi Katia, me encantei com a Flávia. As fotos, a história e a disposição. Eu fui para Bonito e adorei matar a saudade com as fotos dela. Vi uma foto de Cuba. Também já fui para lá. Amo este país. Bjus.

Unknown disse... [Responder comentário]

Obrigada meninas pelos comentarios!
Realmente nós saimos da inércia!
Convido a todos vocês para um mergulho, que tal?

Bjos grandes para todas e para a Katia e vejo vcs no Ateliê da Caiê!

Flávia

Unknown disse... [Responder comentário]

Katia minha lindona estou de boca aberta com essas imagens,dá vontade de pular na tela do computador hehehe...
olha fiquei imensamente feliz,obrigada pela força é muito importante para as blogueiras em ínicio como eu você ter pessoas assim como você humilde compartilhando nosso cantinho adorei ver seu rostinho lá,muito obrigada lindona de verdade uuuufffaaa rsrsr
...
Beziquinhos doces...
http://drikabello.blogspot.com/

Marta disse... [Responder comentário]

O nome tem tudo a ver com a prática! As fotos são lindas e deve ser super gostoso mesmo. Pena que eu tenho problema no ouvido e mergulhar agora não é muito possível!
Adorei saber mais um pouquinho da Flavinha e, mesmo não tomando chopp, tô dentro para um encontro...rsss
Olha eu me convidando..rsss
Beijocas

Unknown disse... [Responder comentário]

Querida Bonfa, acho tão carinhoso da sua parte este espaço que vc abre para tanta gente legal contar cada uma de suas experiências... Já conheço o blog da Flávia e acabo por mergulhar junto com tantas imagens deliciosas!
Adoro seu blog, viu Bonfa? Estou que não me aguento para ver as fotos do niver do Gabriel! Beijoca grande! Thais

Livia Curi Fernandes, disse... [Responder comentário]

Ai...fiquei com falta de ar só de olhar as fotos! Rsss
www.cozinhafesteira.blogspot.com

Maria Célia disse... [Responder comentário]

Boa noite, Kátia
Já conheço e acompanho as aventuras da Flávia por este mar afora.
Fico encantada com os relatos das viagens e mergulhos que ela faz, as belíssimas fotos que ela nos mostra.
Flávia é mesmo muito especial, porque além de mergulhadora é uma artista excelente, bonita e simpática. Dá uma vontade de conhecê-la pessoalmente.
Adorei esta postagem, melhor dizendo, todas as que você faz são sempre ótimas.
Beijo.

Ypsilon Yvone disse... [Responder comentário]

Katia
Desta vez você se superou amiga - Que belas imagens (digna das melhores publicações áquaticas que conheço)! Fiquei sem folego e muito encantada com o esporte, hobby que a amiga Flavia Mergulhão.
Arteira, mergulhadora e fotografa de mão cheia.
Parabéns pelo belo post e obrigada por compartilhar tanta beleza.

Meu filho e nora terminaram de fazer o curso de mergulho e sairam encantados.

Kátia o dia que vc. quiser voltar em Mauá esta desde já convidada para passar um final se semana lá na minha cabana. Já pensou que delicia matar a saudades daquele revellion acampada, mas desta vez numa cabana excluisva pra vocês??
Estão convidadíssimos!
bjus no coração
yvone

Vero Kraemer disse... [Responder comentário]

Ká amadaaaaaaaaaaaaaaaaaa, que saudades daqui!!!
Me desculpe a ausencia, eu estou muito cheia de coisas e não gosto de passar aqui sem ficar muito tempo... rsrsrssrsrrs
Eu respondi um comentário seu no meu blog e jurei que iria pro seu e mail, mas não , fica só lá no blog... :S
Ká, conheci a Flá depois que ela foi me visitar vonda daqui, de quando eu participei do Bonfá Convida, e nunca mais larguei dela!!!
Pessoas especial demais, com muitas coisas pra conversar e ensinar!!!
Ameiiiiiiiiiiiiiiiiiii este post, que fotos maravilhosas, e que bom conhecer mais da vida da Flá!!!
Obrigada a vocês, meninas, amei as imagens, também adoro peixes e água!!!
Beijosssssssssssssss
Vero

Related Posts with Thumbnails