quarta-feira, 11 de maio de 2011

KYNSILAUKKA: um restaurante finlandês especializado em alho

Quando o Marcelo me falou sobre esse restaurante especializado em alho, que era praticamente “temático”, achei a ideia interessantíssima e, apaixonados pelo tempero, resolvemos procurar o local em Helsinque, na Finlândia. Essa foi a primeira refeição da nossa viagem de férias pelo Leste Europeu e posso dizer que ficou entre as “TOP 5” experiências gastronômicas do passeio.

A decoração do KYNSILAUKKA é simples, simpática, aconchegante e os funcionários são bastante atenciosos.

Nosso amigo Roberto, que mora há 3 anos em Helsinque e nunca tinha ouvido falar do lugar, nos acompanhou nessa aventura e eu fiquei muito feliz por saber que ele gostava de alho, condição fundamental pra colocar os pés no restaurante, já que o aroma do tempero tem presença marcante no ambiente!!!!

No cardápio de bebidas, vimos vários drinks e cafés feitos com alho e, como gostamos de experimentar novidades, pedimos um martini e uma cerveja de alho.

Não me empolguei com o martini porque achei-o muito básico: a única diferença para o convencional era o dente de alho ao invés da azeitona espetada no palito.

Mas gostei muito da cerveja, cujo aroma do tempero já se sentia na espuma. Provavelmente tratava-se da própria LAPIN KULTA, marca tradicional finlandesa, misturada a alguma essência de alho. Foi aprovada!!!!

Havia quatro pastinhas na mesa quando chegamos e todas estavam sensacionais!!!!

Foi difícil identificar exatamente os ingredientes de cada uma delas, mas acho que a vermelha mais grossinha levava pimentão, a outra vermelha era meio agridoce e parecia ser feita com uma pimenta fraca, a branca devia ser de cream cheese e a verde permanece uma incógnita. Vocês tem alguma ideia do que poderia ser pelas imagens acima? Todas estavam bem carregadas no alho, uma delícia!!!!

Achei o cardápio variado na medida certa: nem opções demais, nem de menos. Uma vez assisti a um programa do Chef Gordon Ramsey no qual ele dizia que um bom restaurante não deve ter um número exagerado de pratos porque é sempre melhor investir na qualidade do que na quantidade. Acho que isso serve pra praticamente tudo na vida, né?

Para ver o cardápio completo do restaurante em inglês, clique aqui:

http://www.kynsilaukka.com/alacarte.html

Fui a única que pediu entrada e optei pelo HOT GOAT´S CHEESE (queijo de cabra quente). Ameeeeeei o prato e sua apresentação!!!! Além do queijo de cabra em si, que veio sobre uma torradinha com bastante molho de alho por cima, uma saborosa salada verde com rúcula, alface roxa, pepinos, morangos e um vinagrete adocicado incrementavam essa delícia. Hummm, me lembro bem do gostinho do queijo meio derretido até hoje e pretendo tentar reproduzir esse belisquete em breve!!!!

No cardápio de entradas, havia alguns pratos meio exóticos como língua de rena defumada servida fria… mas, uiiiii, não sou tão corajosa assim, rsrsrsrsrs!!!!

Meu pedido principal foi um dos dois melhores que provei na viagem. Era o HOME SMOKED SALMON e foi nessa hora que percebi que o cardápio economizava na descrição dos pratos e não me preparou para essa delícia de salmão defumado que vinha acompanhado por agrião, alho-poró, pignolis e molho cremoso de alho, além de um bowl com batatinhas sautée à parte.

O Marcelo pediu o LAMB STEW (ensopado de cordeiro) e eu não esperava muita coisa do prato porque não gosto de ensopado nem de cordeiro, mas me surpreendi positivamente com o sabor do molho maravilhoso!!!! O Marcelo adorou seu pedido, mas como estava cremoso demais, “roubou” algumas das minhas batatinhas para acompanhar a carne.

O prato do Roberto parecia ser o mais farto e também agradou: SEAFOOD CASSEROLE (cassarola de frutos do mar).

Eu nem estava muito a fim de sobremesa, mas como resistir a um inusitado sorvete de alho???? Eu não me reconheceria se deixasse passar essa oportunidade!!!! Adorei o sorvete, que tinha mais sabor de laranja amarga do que alho em si, mas dava pra sentir um leve gostinho. A calda estava deliciosa e as fatias de morango, bem suculentas.

No final do jantar, depois de pedir a conta, nos foi oferecido um copinho de licor de… anis, será? Não tenho certeza, poderia ser também algum tipo de erva, só sei que achei delicioso e adoro esses mimos inesperados!!!! Não é legal a gente receber uma surpresa ou um pequeno bônus quando faz alguma compra? Sempre digo que os detalhes fazem a maior diferença!!!!

E assim terminou nossa aventura no restaurante temático de alho. Alguns dias mais tarde, descobrimos que existiam outros restaurantes desse tipo nos países bálticos (Estônia, Letônia e Lituânia), mas como ficamos somente dois dias em cada lugar, preferimos experimentar a culinária local. De qualquer maneira, se algum dia voltarmos pela terceira vez à Finlândia, gostaríamos de repetir a dose!!!!

Um grande beijo e uma ótima quarta-feira pra vocês!!!!!

Bonfa ass

22 comentários:

Fê Iasi disse... [Responder comentário]

E depois dizem que eu babo seu ovo... E não é pra babar? Olha a qualidade dessas fotos! Bjo

Unknown disse... [Responder comentário]

Adoro alho!
Tão bom quando viajamos e experimentamos a culinária local. Tantas descobertas deliciosas, não???
Cheiro...

cucchiaiopieno.com.br disse... [Responder comentário]

Oi linda
O Michele iria amar esse restaurante, pois alho é com ele mesmo!
Com certeza, se estivesse ali, pediria também a entrada, pois (depois da sobremesa) é o meu prato favorito.
Mas o que deixou de "boca aberta" foi o sorvete de alho! O aspecto é incrível, mas nao sei se teria coragem de experimentar - hehehe!
Um abraço bem apertado
Léia

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Oi, fernanda! Puxa, fiquei super feliz com seu comentário porque, pra dizer a verdade, eu achei que as fotos desse restaurante não tinham saído como eu gostaria, mas depois de uma passagem pelo Photoshop, consegui dar uma melhorada no brilho/contraste/nitidez. E sempre dá pra salvar fotos um pouco desfocadas ou desbotadas... De qualquer maneira, muito obrigada pelo elogio!!!!! Eu não tenho nenhuma pretensão de trabalhar com fotografia, mas me esforço pra conseguir dar o melhor de mim e encontrar bons ângulos e um bom enquadramento.

Valeu pelo incentivo!!!!!!

Beijos pra todas!!!!

Milena disse... [Responder comentário]

Bonfa,que diferente e pela apresentação,delicioso.
Não vivo sem alho e acho que no caso do restaurante ele estava na medida certa,não?
A salada,com cara ótima,assim como a sobremesa,huuumm!!
Segunda vez que você me faz querer conhecer a Finlândia,quem sabe?

Vi o programa em que o Gordon falava sobre o cardápio,aliás,já vi todos,não resisto aquele sotaque britânico,hahaha!

Bj

JULIE disse... [Responder comentário]

Olá Katia!
Que experiência maravilhosa deve ter sido essa, eu adoro alho acho o tempero chefe de qualquer comida.
Achei exótico o sorvete e a cerveja com os aromas de alho, pois são coisas que não imaginamos que pode ter esse sabor.
O seu prato principal me deixou com água na boca, gostei demais também das pastas, pois sou apaixonada por pastinhas acompanhada de uma torradinha então nada melhor.
Bjos

Fer Lorenzoni disse... [Responder comentário]

Oi Katia, que maravilha de viagem!!!!!!!!!!!! Ainda n tive tempo de comentar , mas estou sempre lendo. Pelas fotos e relatos seus, a viagem foi bárbara, e vcs voltaram com vontade de voltar( que trocadilho, kkk). As fotos estão demais, e me marcou muito, embora n tenha raízes judias, a visita ao Campo de Concentração e a Fábrica, nossa, me arrepia um local onde aconteceram tantas atrocidades, mas q eu também gostaria de um dia conhecer.
Bjos p vc e fico no aguardo pois sei q vc ainda vai postar fotos incríveis e posts riquíssimos.
Fer Lorenzoni

Babi Mello disse... [Responder comentário]

Oi! Bonfa e ai... olha só quando li o nome desse restaurante achei que tivesse me xingando kakakakaka e restaurante especializado em alho...hummm interessante, gosto do tempero e essa sua salada deve estar deliciosa.
bjos e sorvete de alho???? É gostoso.

Paty disse... [Responder comentário]

eu amo alho!!!!!
minha mãe qdo vai fazer arroz, frita o alho e tira, fica a disputa de quem chega primeiro para comer o alho fritinho...
só não sei se gostaria de tomar algo com um alhinho no meio hehe...
mas fiquei com água na boca de ver seus pratos...
pelo visto temos muitos gostos parecidos... como por exemplo... preferiria não comer nada do que ter que experimentar a língua de rena seria ica...!!!
e admito... vc é corajosa... não pediria o sorvete :)
bjks

Gabriela Rodrigues disse... [Responder comentário]

Pelas fotos tudo parece realmente muito bom!
Agora Martini com alho no meio...não sei não! rs
O sorvete eu experimentaria só por curiosidade...mas será que consegueria acabar com ele?? rs...
Mas com ctz essa foi uma experiência super diferente, né?

beijos,
Gábi

Maya Segers disse... [Responder comentário]

Hummmm tudo tem uma cara otima rs ... adoro alho mas to na fase(gravidez) que nao posso nem sentir o cheiro rsrs

beijos tudo lindo fotos e texto

Daniela *Lara* disse... [Responder comentário]

Amei!
Lindas fotos...
Isso deve ser bom... amo alho!...
Beijos!!!

Francine Stein disse... [Responder comentário]

hummm deve ter sido uma experiência ótima mesmo! Eu também adoro alho e uso muito na cozinha, mas tem muita gente que não gosta, né?
O prato que você pediu parecia delicioso, acho que teria optado por esse também.
Estou adorando viajar com você!
BJS

laila disse... [Responder comentário]

Uauuuu!
Que gostosura esse retaurante!
Vou agora fazer minhas malas!
hehehehe

JuJu Sardenberg disse... [Responder comentário]

Nossa...AMEI...Eu adoraria com certeza, sou super fã de alho...adoro mesmo e essas fotos desses pratos fez meu estômago roncar...kkk...Beijokas!
jujuvoavoa.blogspot.com

Maria disse... [Responder comentário]

Ai, Katia, eu ia adorar esse restaurante. adoro alho. O prato do Roberto parece o mais apetitoso porque amo frutos do mar. O sorvete deve ser algo de estranho, mas eu tambem iria experimentar. Bjus.

Lívia disse... [Responder comentário]

Oi Katia! Eu tb amoooo alho!
E com certeza, se tiver oportunidade, será um local que pretendo conhecer.
Mas me conta uma coisa, e o hálito depois de sair do restaurante, como fica??? rsrs... Será que o licor no final é para isso? rsrs...
Bjão!

casa de professora disse... [Responder comentário]

Ai que fooooomeeeeeeeee!!!!!!!! Adoro alho!!!!!!!! bjs!

Ettiene Mattos Farias disse... [Responder comentário]

Bom, amo alho!!!Show!!!

VANESSA DATRINO - Design de Ideias disse... [Responder comentário]

Oi querida!
Está rolando sorteio semanal lá no blog!
Dê um pulinho para conferir!
Bjinhos,
Vanessa Datrino
www.datrinodesign.blogspot.com

JuJu Sardenberg disse... [Responder comentário]

Amiga estou realizando o primeiro sorteio do meu blog!!
Dá uma olhada lá!!!
Bjuss!!
jujuvoavoa.blogspot.com

Claudia Liechavicius disse... [Responder comentário]

Menina corajosa!!!! Sorvete de alho... Eu ficaria na dúvida. Acho que não teria muita curiosidade... Sei não!!!
Essa viagem foi o máximo!!!

Katia, você teve algum problema com o blog? Meu último post sumiu e até agora nada. Algumas pessoas estão com dificuldade. Deixei um post aqui ontem e não entrou . Estou ficando doida com a história de manutenção do blogger. Ui. Que chatice.
Beijo
Claudia

Related Posts with Thumbnails