quarta-feira, 18 de maio de 2011

Pão frito com alho + molho de pepino e seleção de queijos para acompanhar cervejas: beslisquetes tradicionais nos países bálticos e a minha versão “brazuca”

Voltando a falar em alho, um dos meus temperos preferidos em qualquer prato, gostaria de compartilhar com vocês uma descoberta gastronômica que adoramos: o pão frito com alho + dip de pepino, belisquete onipresente nos bares que tivemos a oportunidade de conhecer durante nossa visita aos países bálticos (Estônia, Letônia e Lituânia).

A primeira vez que vimos esse petisco no cardápio foi no pub HELL HUNT, em Tallinn, capital da Estônia.

hell

A página de abertura do site é bem legal e tem as mesmas ilustrações do cardápio, que oferece uma boa amostra de cervejas locais e importadas.

Tanto nesse cardápio quanto nos outros que vimos nos países da mesma região, havia a opção BEER SNACKS (petiscos para acompanhar cerveja). Geralmente essas comidinhas são bastante gordurosas, como é o caso do pão preto frito com alho cheio de óleo que chegou à nossa mesa acompanhado de um delicioso molho de pepino. O pão, na verdade, pode ser preto, integral ou de centeio e primeiro é frito antes de receber uma dose generosa de raspas de alho cru, o que eu adooooro e deixa o petisco com um sabor picante.

Pedimos também uma tábua de queijos especiais para acompanhar cervejas e, em alguns lugares onde há vinho, existe uma diferenciação entre o CHEESE PLATTER FOR BEER e o CHEESE PLATTER FOR WINE, que são de tipos diferentes, variando de acordo com a bebida que o cliente escolher, para que a harmonização seja mais adequada. Adorei essa novidade!

No caso da foto acima, os queijos pareciam ser do mesmo tipo, sendo que um deles era natural, o outro possuía ervas aromáticas em sua composição e o terceiro era defumado. Como eu adoro reparar em detalhes, gostei das cebolinhas ali no cantinho e já usei essa ideia em casa.

Em Riga, capital da Letônia, descobrimos um bar chamado ZELTA FILINGS e aproveitamos o solzinho do meio-dia para experimentar algumas cervejas acompanhadas de BEER SNACKS. Pedimos novamente uma porção de pão de alho frito e uma tábua de queijos.

É interessante observar como um simples prato de queijos pode ser servido de diversas maneiras e acho que o céu é o limite em termos de criatividade e apresentação. Dessa vez, a tábua veio decorada com azeitonas pretas, uvas, tomates-cereja, morangos, carambolas, physalis e até alface! Também gostei muito dos palitinhos coloridos.

O pão de alho era feito de centeio e veio cortado em formato retangular. O molho também era feito com alho e um tomatinho cereja cortado ao meio finalizava a decoração.

Em Vilnius, capital da Lituânia, pedimos uma tábua de queijos que veio com uma tirinha ondulada de provolone e outros tipos cortados da mesma maneira, além de alguns biscoitinhos salgados. Adorei o efeito e gostaria de encontrar um cortador assim por aqui… se alguém souber, me avisa?

No primeiro Sábado após termos voltado de viagem, resolvi fazer uma surpresa pro Marcelo e preparei um café da manhã especial para lembrarmos das nossas deliciosas férias: pão de alho frito e dip de pepino com queijo.

Na véspera, comprei pepino japonês, creme de ricota, alecrim, queijo parmesão, alho e pão de centeio do tipo alemão. Descasquei os pepinos, cortei-os em rodelas e coloquei-os no liquidificador, acrescentando os outros ingredientes em seguida. Para finalizar a receita, joguei por cima de tudo um pouco do azeite aromatizado com pimenta, alho e alecrim que eu havia preparado em casa antes de viajar.

Em uma frigideira de Teflon, refoguei um pouco de alho em azeite extra virgem e depois fritei as fatias de pão inteiras, deixando-as bem douradinhas. Retirei o excesso de gordura com o auxílio de papel toalha.

E voilà! O belisquete simples e apetitoso ficou pronto em poucos minutos!!!! Na hora de servir, caprichei na produção (a parte que eu mais gosto): salpiquei um pouco mais de alho sobre o pão e dispus três pedaços em cada prato, ao lado de um potinho cheio de molho e de uma faca para pastinhas.

Só não posso dizer que deu tudo certo e que o resultado ficou perfeito porque eu me distraí na hora de preparar o dip e acabei colocando um monte de dentes de alho no liquidificador até passar do ponto!!!! Em uma tentativa de corrigir o erro e salvar o molho, acrescentei mais dois pepinos e um pedaço de ricota. Aí sim, o dip ficou saboroso e picante na medida certa.

Recebi um grupo de amigos em casa na sexta passada e me inspirei na tábua de queijos que provamos em Riga para dar um “tchan” no visual do petisco. Voltei do mercado com morangos, tâmaras, uvas, carambolas, tomates-cereja, azeitonas verdes e cebolinhas em conserva.

Coloquei o provolone, o camembert, o queijo do reino e a mussarela de búfala na parte central de uma bandeja giratória de madeira, ao redor de um potinho de vidro com molho de pepino. Em seguida, acrescentei os outros ingredientes e a tábua ficou cheinha de coisas gostosas!!!!

Eu adoro queijos e procuro sempre ter alguns tipos em casa. Conforme eu escrevi lá no início do post, acho que o céu é o limite em termos de criatividade na hora de servi-los. Então vamos caprichar?

Um grande beijo e uma saborosa quarta-feira pra todos!!!!

Bonfa ass

50 comentários:

Jana Oliveira disse... [Responder comentário]

Adorooooo!!! A tábua com os queijos e as frutas ficou linda, deu vontade de devorar!!! rsrs E amei essa idéia da torrada com alho, tb gosto muito desse tempero, até já havia feito a torrada frita, mas nunca colocando o alho pra dar uma gosto a mais, vou experimentar!!!
Bjusss

Janaina Mirielle Tonella disse... [Responder comentário]

Aiiii adoro suas ideias.....depois que eu me casar ja tenho varias ideias para receber meus amigos...bjos

Daniela *Lara* disse... [Responder comentário]

Isso tudo parece "bããããão bsurdo"!
E como sempre... a produção dos pratos ficaram show!...
Beijos!

Unknown disse... [Responder comentário]

Menina, que maravilha!
Mas vc comeu isso num café da manhã? Eu deixaria mais tarde com uma cervejinha especial!!
Bom de qq maneira devia estar bom demais!
Sou louca por queijo a qq hora do dia e da noite!
Amei a espatula colorida e o potinho de bolinhas...fofissimos!!
Bjossss

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Pois é, Flavinha! Eu como até pimenta no café da manhã, rsrsrsrs! Mas o pão de alho fica melhor acompanhado de uma cervejinha mesmo! Que bom que reparou no potinho e na faquinha! Adoro essas peças. Comprei o potinho (que na verdade era um mini-vaso para flores) na www.florearte.com.br e ganhei as faquinhas de presente da minha mãe, que as comprou nos EUA. Vendi um conjunto parecido no Bazar de Natal que fiz aqui em casa no ano passado. Quem sabe esse ano faço uma segunda edição???? Beijão!

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse... [Responder comentário]

UAU QUANTAS DELICIAS E ESSE COPÃO DE CERVEJA É TUDO DE FOFO!
ADOREI A TÁBUA COM FRUTAS E QUEIJOS E OS COPINHOS DE BOLINHA!
TUDO LINDO!

Unknown disse... [Responder comentário]

=) Bom dia, olha assim cedo é uma judiação entrar aqui viu!(brincadeirinhas a parte você arrasa sempre).;.

JULIE disse... [Responder comentário]

Olá Katia!!!
Nunca tinha ouvido falar sobre as torradas fritas, me parecem muito saborosas vou experimentar.
Ficou linda a bandeja de queijos as frutas deram um charme a parte, agora que vasinhos mais fofos são esses, adorei.
Bjos

Tutitati disse... [Responder comentário]

"Jesuis"! Só vc mesmo para me deixar com vontade de fazer um happy hour às 8h da manhã... to aqui louquinha por todos belisquetes (tb adoro alho)e claro pela cervejinha!
outra coisa que não pude deixar de notar, em meio a tantas imagens belas e deliciosas, foi a delicadeza da louça que vc usou, amei!
Beijosssssssss

Allison French ! disse... [Responder comentário]

Nossa deve ser uma delícia *_*

Patricia Haddad disse... [Responder comentário]

Ainda são 9h30 e eu já estou com fome por causa desse post! Ai, não vejo a hora de começar a preparar surpresas para o Bruno também. Bjs!

Patricia Haddad disse... [Responder comentário]

P.S.: o conjunto de faquinhas parecidas que a Kate disse para a Flávia que vendeu no bazar de fim de ano fui eu que comprei! Vcs ainda verão em fotos lá no blog!

Francine Stein disse... [Responder comentário]

Ai que delícia!!! Esses pãozinhos de alho devem ser deliciosos, ainda mais com o friozinho que está por aqui tem tudo a ver, com a tábua de queijos e um vinho então perfeito!!!!
Vou fazer uma surpresinha para o marido também :)
BJS

Milena disse... [Responder comentário]

Bonfa,eu também adoro queijos e realmente essa apresentação está maravilhosa,adorei o colorido das frutas.

Olha,mas acabei de chegar da balança e já engordei 10 kgs,minha médica me mandou fechar a boca,então está na hora de dizer tchau(a essas delícias proibitivas,rs!).

Viu você falou que eu estava exagerando,não estava não,hahaha!!O peso realmente aumentou ...

Bjs

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

É mesmo, Haddad!!!! Tô quase pedindo de volta... brincadeira!!!! Acho que a Mi ou a Angela também levaram algumas! Eram de bolinhas e acho que combinariam bem com os vasinhos! Beijão!!!!

Beto e Line disse... [Responder comentário]

Bonfa, vc é minha musa inspiradora pra cozinhar e receber com charme e carinho =D

Bjm

Marina Mott disse... [Responder comentário]

Katia, oi! Como você é caprichosa!!! Que pão lindo (super apetitoso!!); a tábua de queijos e o arranjo com os petiscos! Tudo!! É sempre inspirador passar por aqui (fora que dá a maior vontade de uma cervejinha, fala sério?! haha). beijo grande!
PS se quiser o prato de bolo rosa eu procuro para você onde comprei aqui .

Unknown disse... [Responder comentário]

Aiii que delícia!!!
Já disse que queria ser sua amiga intima para participar de todas esses encontros em sua casa, neh?! hehehehe
Aquelas intimas que vão mais cedo e ajudam a preparar,sabe? Pra eu aprender tudo! hahahaha
Eu amo pepino japones e vou tentar fazer esse molho e te conto se o meu deu certo.
Tudo lindo e otimas dicas, sempre!
beijos

Rosana Francisco disse... [Responder comentário]

hum que delicia de post senti o sabor aqui do outro lado....vc é demais com estes seus cardapios..de causar inveja em qualquer mortal..hehehee
alias amiga me de uma dica qdo possivel em seu blog, vou fazer minhas bodas de prata em outubro e gostaria de fazer uma reuniao p poucas pessoas descontraida e divertida....o que devo fazer, pensei numa noite italiana, ou vc tem alguma outra sugestao mais legal pra me dar??bjossss fico no aguardo...Rosana

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Oi, pessoal! Obrigadíssima pelos incentivos e elogios! A tábua de queijos acabou rapidinho mesmo, rsrsrsrs! Desculpem não estar respondendo a todos, é que essa semana é crítica pra mim: estou na reta final do contrato com meu maior cliente e também às voltas com a preparação de um Chá de Bebê, que será bem simples e improvisado, mas mesmo assim, dá um trabalhão, rsrsrsrs! Espero ter mais tempo na semana que vem pra fazer visitas e responder a todos! Um beijo enorme!

Andrezza disse... [Responder comentário]

Kátia,

já tava com saudade desses seus post, porque na minha opnião você consegue tranformar qualquer momento em m evento e acho isso maravilhoso!! por isso sou sua fã.

bjos

Ana Maria Braga disse... [Responder comentário]

Como já falei tantas vezes aqui, admiro demais esse teu capricho em tudo que fazes. Esse pão está com uma carinha ótima. Os detalhes, da louça, da receita...isso me encanta.
Aproveito para te desejar um ótimo dia. Bjs.

Renata disse... [Responder comentário]

Katia!

Eu já vi aquele corte do provolone em batatas , isso em botequinhos por aqui... não deve ser dificil, se não me engano vi uns cortadores parecidos na camicado, mas tem um tempinho já, porém se vc quiser ter mais um pouquinho de trabalho , aquele cortador de legumes que a gente tem em casa faz isso, mas vc tem que passar os quatro lados , na verdade passa a peça inteira e um lado e do outro e depois corta as tiras e passa de novo nos lados que ficaram lisos, sei lá, dá pra fazer uma graça! hehehe
Beijinhos

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Renata, obrigadíssima pela dica, vou ver na Camicado porque adoro a loja!!!! E vou ficar de olho em cortadores diferentes, são um charme mesmo, né???? Beijão!

Maria disse... [Responder comentário]

Adorei essas ideias. Tudo muito simples e gostoso. Amo alho e coloco em tudo. Vou fazer essas torradas para o lanche de fim de semana. Bjus.

Agora Scrap! disse... [Responder comentário]

Noossaaaa eu tava procurando um blog como o seu a tempooss, adorei todas as ideias, ja estou te seguindo e queria perg uma coisa kkk, vc tem algo sobre festa a fantasia, assim pra poucos amigos?? eu nao consegui axar no blog! bjs

Babette disse... [Responder comentário]

Adorei as ideias postas em prática nessa tábua de queijos. Tudo muito roiginal, criativo e com bom-gosto. No fundo, é a sua cara!...
Babette

Pati disse... [Responder comentário]

Bonfa, amooo seu blog. Me inspiro muito nele qdo quero fazer um charminho em casa. Essas torradas vou fazer de certeza, amo alho!

Beijinhos

Ana Morize disse... [Responder comentário]

Ai que fome! Que delícia!
Vou fazer as torradas com alho lá em casa.
Bjs

Chefs.com disse... [Responder comentário]

Que bom que você voltou pra nos presentear com esses posts maravilhosos e inspiradores para nós mortais anfitriãs...
Amo o seu jeito anfitriã de ser!
Bj,
Marcela.

Babi Mello disse... [Responder comentário]

Oi! Bonfa, concordo com vc que gastronomia é arte e sabe adorei esses pratos com queijo, mas não posso comer nda deles, minha médica proibiu, está punk, por AMO QUEIJO!!!
Bjos!!!

cintia disse... [Responder comentário]

Oi Katia, que delícia de recepção, adorei tudo, eu e meu marido, as crianças também adoramos alho, aqui sempre rola no churrasco, do mesmo modo que vc fez, só que vai direto para a grelha da churrasqueira, também gosto de usar a pastinha que faço só com leite,alho e sal, fica show e a mousse de ahlo também é ótima para acompanhar torradinhas, adoreis os vasinhos de bolinhas,amo, beijos

cucchiaiopieno.com.br disse... [Responder comentário]

Hummmm, amiga que loucura! Tudo perfeito para o meu paladar.
Salivei ao ler "pão frito com alho"!
Vou fazer, com certeza.
Como sempre a decoração, os detalhes ficaram nota 1000!
Um grande abraço
Léia

Ellen - Ateliê Doce Inspiração disse... [Responder comentário]

kátia pude sentir o aroma deste pão com alho daqui...deve ser maravilhoso.

Ah e você que adora viajar, vem comigo pra Alemanha rs...tem post novo no blog.

beijos
Ellen
http://www.ateliedoceinspiracao.blogspot.com

Daiana Neiva disse... [Responder comentário]

nossa seu blog e muito lindo colorido e tem muitas ideias legais amei tudo!! Adorei conhece-lo!!
Esse e meu blog se tiver afim de conhecer dá uma passadinha lá to aguardo sua visitinha http://nana-coisasdemulher.blogspot.com/ Beijos fofa!!

Andréia disse... [Responder comentário]

Oi Kátia!
Amooo seu blog e adoro todas as dicas que vc dá. Noutro dia fiz um azeite temperado aqui em casa e ele mofou!
Como você fez o seu? Ele ficou guardado na geladeira? em quantos dias pega o sabor da erva?

Agradeço....

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Oi, Andréia! Obrigadíssima pela mensagem!!! O azeite aromatizado absorve os sabores dos temperos em uma semana e acho melhor consumir tudo em até um mês. Realmente depois de algum tempo, o azeite fica rançoso e, se tiver algum raminho de alecrim fora do líquido, são grandes a chance de mofar. Espero ter ajudado!!!! Beijão!

Unknown disse... [Responder comentário]

oi Kátia!!!

que tentação chegar aqui... água na boca! adoro esse tipo de comida.

como sempre vc arrasa no cuidado de preparar e apresentar essas coisas deliciosas, seus posts são inspiradores!

beijo
Ju

Carol Sena disse... [Responder comentário]

torradinha com alho é muito bom.. eu adoro.. uma vez eu fiz um curso de panificação, e a Prof ensivou a gente fazer astorradinhas, então fizemos uma pasta de alho, manteirga e alho amassado, passamos na fatia de pão e levamos oo forno... fica show!

sobr eo corte desse queijo que c sitou, para docorar bolo existi uma espatula com as ponstas trablhadas... da um lindo efeito no chantily, e acho que ser ve para corta, pelo menos não custa tentar
chama-se espatula decoradora... tem gente que usa para fazer txtura em parece tbm...

http://www.decorart.com.br/products/kit-decore-facil-3-pcs

http://www.cesar-castro.pt/Catalogos/ModelosFormas.asp?CatID=63&SubCatID=24

bj

•♥ Sra. N ♥• disse... [Responder comentário]

As vezes um corte diferente deixa o comum bem diferenciado. Suas louças são sempre uma mais linda que a outra, e por mais simples que seja a receita que vc faça, elas estão sempre enriquecidas com seus acessórios e a forma linda como monta a apresentação.

Parabéns! Me inspiro muito em seu blog.
Bjs

vanessa disse... [Responder comentário]

me apaixonei pela faca para pastinhas e pelo potinho.
também quero! rss

Nadia Fialho disse... [Responder comentário]

Meu Deus, quanto capricho!

CARLA NOVELI disse... [Responder comentário]

Aqui em casa eu sempre faço um pão de alho qdo rola um churrasquinho por aki! Como mais pãozinho do q o proprio churrasco rsrsrsrs.
Quero fazer esse molho de pepino! Parece muito saboroso!
Adorei!
Beijos!!!

Marta disse... [Responder comentário]

Katita... que linda surpresa e que maravilhosa tábua de queijos...
Eu tb adoro queijos e adoro fazer isso em casa...
Pena que tenho que começar a me contralar por causa do colesterol!
Mas adorei os petiscos dos países que visitou....
Beijos

Sheila Mendes disse... [Responder comentário]

Oi Kátia, td bem?
Adorei esse petisco. Vou testar aqui em casa o pão frito com alho, só vou ter que mudar o creme de pepino, pois não gsoto muito.
Beijos e parabéns mais uma vez por sua criatividade que nos inspira.

Rosemere Cordeiro disse... [Responder comentário]

Fiquei com água na boca, Katia!

Você escreve tão bem que parecia que eu estava o seu lado, vendo você preparar o pão de alho para o café!


Bjos!

Rose

Ypsilon Yvone disse... [Responder comentário]

Oi Katia, já estava sentindo falta da sua visita viu?! Venho aqui pra dizer isso e encontro uma verdadeira aula de gostosuras.
A apresentação dos belisquetes além de lindos fez minha boca salivar...Eu também adoro tudo que vai alho, acho insubstituivel para dar sabor a qualquer prato.
Queijos divinos...Também faço por aqui meus pãezinhos de alho, mas com o molho deve ficar um arraso.

Menina o que foi aquele jantar indiano que sua irmã fez???? Vários pratos e todos com apresentação digna de revista gula!!! Parabéns às duas. Para mim é prazer vir aqui, já tenho seu blog nos meus favoritos, virou caderno de receitas e inspiração.
bj garnde e obrigada pela visita, fiquei muito feliz.
yvone

Sandra Negrão disse... [Responder comentário]

Katita, toda vez que vejo suas receitas dá uma vontade de tentar fazer tb.... Esse pão frito com alho parece que ficou delicioso...hummmmmmmmm....Vou tentar experimentar qualquer hora dessas...acho que pelo menos isso eu consigo né?kkkkkkk
Beijos e bom fim de semana!

Simone Scharamm disse... [Responder comentário]

Oi, querida,
Essa tábua de queijos ficou lindaaa! Também adoro! Os pãezinhos de alho devem ser uma delícia! Vou fazer também.
Beijos! Ótimo fds!

Lu Tavares disse... [Responder comentário]

Como é bom viajar né Katia, depois de 2 anos sem fazer uma grande viagem estou louca pra chegar outubro e conseguir sair de férias. E as cervejas, quase morro!!! rs
A Nayra mandou seu beijo. Vamos tentar nos ver. Beijão
Lu

Related Posts with Thumbnails