segunda-feira, 16 de maio de 2011

Um jantar indiano para oito convidados produzido pela minha irmã

a mesa (3)

Eu adoro receber por e-mail as fotos dos eventos que minha irmã do meio promove em sua casa nos EUA. Fico deslumbrada com o talento e a criatividade dela, que sempre prepara uma novidade para surpreender os amigos. A Flave com certeza me inspira a produzir festinhas caprichadas e foi ela quem me fez começar a reparar em objetos de decoração e peças para servir belisquetes.

Pensar nos mínimos detalhes da decoração, incluindo lembrancinhas para os amigos, é característica da minha irmã, que já apareceu algumas vezes por aqui. Quando recebi as imagens do jantar indiano que ela organizou, a primeira coisa que fiz foi perguntar se eu poderia publicá-las no blog porque, quando me deparo com algo que me inspira e me encanta, minha vontade é de compartilhar a descoberta com todo mundo!!!!  Sei que ela não tem tempo pra isso, mas se dependesse de mim, minha irmã seria colunista fixa do Casos & Coisas!!!!

a mesa (2)

O primeiro objeto que me chamou a atenção na mesa de jantar foi o arranjo feito com gérberas coloridas dentro de um vaso de metal com acabamento martelado. Gostei da ideia de esconder os cabos e só deixar as flores expostas. Mais tarde, conversando com a Flave ao telefone, descobri que as flores eram feitas de tecido e coladas em uma bola de isopor para produzir esse belo efeito. Acho que é uma boa ideia pra tentar reproduzir em casa!!!!

a mesa (13)

a mesa (12)

a mesa (11)

Nem preciso dizer que amei os talheres com inspiração indiana, né? Vocês lembram do post sobre as comprinhas que fiz no Leste Europeu? Eu comprei um faqueiro com inspiração marroquina quase ao mesmo tempo em que minha irmã adquiriu os seus talheres, parece que foi transmissão de pensamento!!!!

Masala Dabba (temperos)

A toalha usada na mesa principal já foi uma cortina e, sobre ela, minha irmã espalhou temperos indianos, velas e potinhos cheios de pistache, que nós duas adoramos!!!!

a mesa (6)

Na foto acima, vocês podem ver meu cunhado ao lado da mesa posta e o buffet de apoio lá atrás. Repararam nos pratinhos de metal com alças tipicamente indianos conhecidos como KADHAI? Perguntei onde a Flave os tinha encontrado e a resposta está no seguinte link: http://www.worldmarket.com/product/index.jsp?productId=3597566

wm

O acessório é normalmente usado como uma panela para ir direto ao fogo, mas eu achei charmosíssima a opção de colocá-los na mesa e utilizá-los como pratos individuais.

buffet (3)

No começo da festa, o buffet estava decorado com lanternas coloridas e velas à espera das comidinhas que seriam trazidas pelos convidados porque o jantar era, na verdade, um POTLUCK, o que a gente costuma chamar aqui de “Festa Americana”, na qual os convidados se prontificam a levar comes e bebes, em contraste a festas onde o anfitrião é responsável por tudo.

comidinhas (3)

Minha irmã também preparou alguns pratos e no final desse post vocês vão encontrar duas receitas de comidinhas servidas na festa.

Pães, chutneys de tamarindo-tamara, coentro, manga, raita e mango lassi

As entradinhas servidas foram pães indianos, lassi de manga (famosa bebida típica) e chutneys de tamarindo & tâmaras, coentro, manga e raita.

Pães - chapati, naan, papadum

Eu não disse que minha irmã pensa nos mínimos detalhes? Adorei essa pinça de madeira usada para pegar os pães!!!!

buffet (2)

Na foto acima vocês podem observar os seguintes pratos: samosas vegetarianas, Pulao (Arroz Indiano) e Frango Tikka Masala.

comidinhas (4)

Couve-Flor com Batatas (Aloo Gobi)

comidinhas (5)

Silky Chicken Kabobs

comidinhas

Frango Korma

samosas

Samosas vegetarianas

cerveja!!

Um largo balde de alumínio cheio de gelo abrigava diferentes tipos e marcas de cervejas. Como nos EUA existe uma enorme variedade dessa bebida, não é preciso promover uma degustação de cervejas como eu já fiz algumas vezes em casa. Cada festa lá já é uma oportunidade para experimentar diferentes rótulos, uma delícia!!!!

Lounge _-) (5)

Lounge _-) (6)

Lounge _-) (8)

Além da mesa principal, minha irmã também criou um cantinho estilo “lounge” com direito a muitas velas coloridas, lanternas e duas almofadinhas indianas redondas para os convidados que quisessem ficar mais à vontade.

Lounge _-)

Somos bem parecidas nesse sentido: amamos velas e o efeito aconchegante e romântico que elas produzem: lá em casa são presença obrigatória em qualquer evento!!!!

Organic Rooibos Chai & Regular Black Chai (1)

Organic Rooibos Chai & Regular Black Chai (2)

Chegou a hora do chá e vejam que peças lindas minha irmã comprou na ETSY, um mercado virtual para coisas artesanais e vintage. Adorei a ideia de usar o bule maior como base para o arranjo de flores!!!!

sobremesas - sorvete de pistachio, amendoa, cardamono e açafrão

Para acompanhar a bebida, que tal um sorvete de pistaches, amêndoas, cardamono e açafrão? Na minha opinião, deve ser deliciosamente exótico e eu adoraria ter estado lá pra provar essa iguaria.

sobremesas (2)

Sobremesa de amêndoas com pistache

sobremesas

Pedas

henna_tattoo,_bindis,_incensos_(2)

henna_tattoo_(2)

Para animar a festa e fazer com que os convidados entrassem no clima, minha irmã providenciou bindis e tatuagem de henna.

Amigos!!_(31)

E parece que as meninas se animaram com os adereços!!!! A Flave é a quarta da esquerda para à direita. Aproveito para mandar um enorme beijo pra todas e dizer que adorei conhecê-las pessoalmente há alguns meses.

henna_tattoo,_bindis,_incensos_(3)

Como lembrança da festa, minha irmã comprou diferentes tipos de incenso que os convidados levaram felizes para casa.

att2b062

E esse foi o convite que a Flave enviou aos amigos: fundo com padronagem indiana + tipologia inspirada em sânscrito.

Espero que tenham gostado da Festa Indiana tanto quanto eu, que agora tenho duas fontes de inspiração para um jantar romântico que pretendo organizar em breve: a Simone Scharamm e a minha irmã!!!!

Vamos às receitas?

Frango Korma (retirada DAQUI)

Ingredientes

1 iogurte natural

1 pedaço de gengibre cortado às fatias finas

1 colher de sopa de caril

1 colher de chá de cominho

1 colher de chá de açafrão das indias (curcuma)

1 colher de chá de colorau

sal à gosto

1 folha de louro

1 cebola picada

2 dentes de alho picados

1 tomate pelado e picado

3 colheres de sopa de azeite

6 coxas de frango

Modo de preparo

Mistura-se o iogurte com as especiarias, o gengibre e o sal e coloca-se o frango a marinar nesta mistura. Pode ser de um dia para o outro mas se o tempo for apertado, pelo menos uma hora deve marinar.

Numa sertã põe-se a cebola a alourar no azeite. Junta-se o louro, o alho e o frango , deixa-se fritar um bocado por cerca de 5 minutos, junta-se o tomate e tapa-se, deixando cozinhar por meia hora ou um bocadinho mais. O molho que se forma fica a parecer coalhado mas é mesmo assim, é do iogurte.

Servir com arroz basmati cozido. Se não houver basmati, qualquer arroz branco vai bem.

Kulfi – sorvete de açafrão, pistaches, amêndoas e cardamomo (retirada DAQUI)

Ingredientes

8 fios de açafrão

1 colher (sopa) de amêndoas

1 colher (sopa) de pistaches

4 sementes de cardamomo

½ xícara (chá) de açúcar

1½ litro de leite

3 gotas de essência de baunilha

Modo de preparo

Deixe os fios de açafrão de molho em uma colher (sopa) de água. Esquente o leite em fogo baixo com a essência de baunilha por mais ou menos 20 minutos ou até o leite reduzir a 1/4. Acrescente o açúcar, o açafrão, o cardamomo, o pistache e a amêndoa. Misture bem e deixe esfriar. Leve ao freezer por aproximadamente 2 horas e sirva.

Um grande beijo, uma semana cheia de inspiração para todos e NAMASTÊ!!!!!

Bonfa ass

51 comentários:

Sergio disse... [Responder comentário]

Que festão, hein! Belo cenário, decoração singular e o tema indiano foi de ótimo bom gosto! Prabéns a você e a sua irmã! Tenha uma semana maravilhosa; bjs!

Marta disse... [Responder comentário]

Katita, fiquei encantanda com todo o capricho da sua irmã!! Lindo demais.. as cores, flores, acessórios, as comidas... tudo pensado com carinho!!!!
Eu tb amooooo pistache!!! Podia ser mais barato para podermos comer mais, né? rsssss
As peças que ela usou são lindas demais!!!! E o ambiente e o clima criado foi realmente bem típico!!!
Beijos

Unknown disse... [Responder comentário]

Criatividade e talento é o que não falta nesta família!
Adorei o tema, os detalhes da decoração , o cardápio e a alegria estampada no rosto dos convidados!

Uma boa semana para vc!
Bjos
Flávia

http://ateliedacaie.blogspot.com

Allison French ! disse... [Responder comentário]

PARA TUDO QUE EU QUERIA IR NESSE JANTAR *_*

Anônimo disse... [Responder comentário]

Ai Katia ameiiiiii tudo, quero fazer um jantar desses para os meus amigos também, eu já sou assim retro-etnica mesmo, ameiii, passa no meu cantinho para ver a tenho a minha sala inspirada em artigos indianos-arabes-africanos tudo misturado por enquanto vai sendo aos poucos toda a montagem mas anicosa por terminar mesmo com o meu sofa que ainda esta no AP alugado e mascaras na parede, muitos pufs indianos haaaaiaiaiii sonhando e sonhando aodrei ver obrigada pelas imagens lindas, passa no meu cantinho para ver os ultimos retoques,bjbj

Monica
www.coisasdaminhacasa.blogspot.com

cucchiaiopieno.com.br disse... [Responder comentário]

Oi querida
O talento esta' mesmo no sangue, heim?! E' uma familia de artistas!
Amei cada detalhe, parabéns para a tua irmã.
Vou copiar a receita do sorvete, adorei!
Um abraço apertado
Léia

Milena disse... [Responder comentário]

Nossa, ficou tudo muito lindo mas imagino a trabalheira que não foi para preparar tudo! Fiquei até cansada!!! Mas sei que depois de uma produção desse porte, ver os convidados aproveitando é recompensador! Parabéns para a irmã, arrazou!
;*

Milena disse... [Responder comentário]

Eu já disse,a Favia arrebeeeeenta!
Eu acho esse tema rico,me enche os olhos.
Estive ontem numa loja indiana e saí correndo,afinal tenho outras coisas para providenciar,rs!

Especiarias Doces disse... [Responder comentário]

Kátia, que perfeição! quanta riqueza de detalhes. Eu achei lindo, maravilhoso e mais do que isso.
Bonfinha, você e a sua irmã conseguem nos surpreender sempre quando dão uma festa, né? Amei a decoração e estou pensando seriamente em fazer esse sorvete.
Beijos,
Fernanda.

Unknown disse... [Responder comentário]

o talento é de família!
que festa linda!!
amei ...amei!

JuJu Sardenberg disse... [Responder comentário]

Já ví que a criatividade e o capricho para fazer festinhas é de família mesmo né!!!
Tudo muito lindo, adorei cada detalhe!!
Beijokas!!
jujuvoavoa.blogspot.com

JULIE disse... [Responder comentário]

Kátia,

Gente como pode a criatividade esta no sangue dessa família, cada coisa linda que elas fazem que e de babar.
Parabéns para sua irmã pelo jantar ficou tudo lindo, e muito obrigado a você por compartilhar com cada uma de nós as coisas que você acha bacana sentimos lisonjeadas com isso.
Bjos
Boa semana!!!

Unknown disse... [Responder comentário]

Bom encontrar amigos, num ambiente assim preparado com carinho e bom gosto, melhor ainda! e com essa comida!!!

Parabéns à Flave e à todas vcs sortudas de terem uma amiga assim!

bjs
Ju

Patricia Haddad disse... [Responder comentário]

A Flave tinha que ter um blog também! Tudomuito lindo, apesar de eu não ser muito fã de comidas exóticas. Mas, oq ue me deixa com água na boca mesmo são as lojas de produtos para a casa maravilhosas. Ai, ai... Não sei se acho ótimo elas não entregarem aqui ou não. Rsrsrsrs!

Adriane Pinhate disse... [Responder comentário]

Muito muito lindo!!
E aquele aparador branco (buffet), que móvel maravilhoso. Adorei.
Show de bola esse jantar. Divino. Lindo!!!

Feito a Mão disse... [Responder comentário]

Criatividade e bom gosto genéticos. Parabéns pelo post, Katinha.
Adorei toda louça e faqueiro. Perfeitos!
Eu nunca comi comida indiana, acredita? Não sei nem que gosto tem, mas como gosto de pistache, manga, açafrão, curry e cardamomo, imagino que fosse gostar.

Bjk

Claudinha

Maria disse... [Responder comentário]

Eta familia mais caparichosa. Eu adorei a festa e como tenho um paladar curioso vou ter que provar esse frango. Pena que terei que retirar um ingrediente. Sou laergica a cominho. Mas não vai ter p´roblema, vou adorar assim mesmo. Bjus.

Denise Padoan disse... [Responder comentário]

Meu Deus, Katia! Esse bom gosto é de família, né? Já falei isso pra vc! Que encanto! Tudo pensado com tanto carinho, cheio de detalhes, mimos... Nossa! A Flavia está de parabéns!!! O jantar ficou lindo de viver! Amei!
E as convidadas vestidas?! Lindas!
Ficou tudo deslumbrante!
Super beijo para vcs!

Uska Hope disse... [Responder comentário]

Bonfa querida,
Como sempre arrasando!! Sempre cuidando dos detalhes de forma única!!
Posso me aproveitarde sua criatividade? Rsrsr.
Farei uma pequenita comemoração de minhas Bodas de cristal em minha casa! Pequenita no sentido de requinte, pois serão em média 50 pessoas... Mas queria algo apezar de simples bacana! Eaí! rsrsrs
Um linda semana! Bjss

Marina Mott disse... [Responder comentário]

Um espetáculo!! Absolutamente perfeito!! Que família mais talentosa e de bom gosto essa!!! Amei!! beijos!

Mimus da Mônica disse... [Responder comentário]

Talento, dedicação e bom gosto em preparar as coisas é de familia hein...
Que coisa mais fofa!!!
Adoro passar por aqui e ver essas coisas lindas.

Uma linda semana para vc.
begin

Unknown disse... [Responder comentário]

Olá Kathia, adoro visitar o seu blog e navegando na net encontrei esta ideia e lembrei de você, dá uma olhada neste link:
http://www.oartesanato.com/74/coloridos-centros-de-mesa

É uma idéia simples, elegante e diferente, bem ao estilo da Bonfa.
Espero que goste.
Um abraço carinhoso,
Eli

Daniela *Lara* disse... [Responder comentário]

Maravilhoso post!... AMEI tudo!...
E fala sério... o que são esses talheres??? E as almofadas?!... Parabéns pra sua mana pela criatividade e capricho em todos os detalhes!...
Beijão querida!

Camilla Nesti disse... [Responder comentário]

olá Katia! Tudo muito lindo e inspirador!! O arranjo realmente parece que são gérberas de verdade!! Já tive algumas ideias para um jantar rômantico aqui em casa... Estou louca para experimentar esse sorvete, deve ser uma delícia! bjoks e boa semana

Janaina Mirielle Tonella disse... [Responder comentário]

Lindissima a decoração feita pela sua irmã...de uma criatividade incrível...parece ser genético este bom gosto para organizar festinhas e belisquetes...bjos

ANNA PAOLA disse... [Responder comentário]

Tudo lindo.Essa família tem boa genética para arrumar e produzir festas.Parabéns

Ângela disse... [Responder comentário]

Oi Katia, tudo bem com você???
Acho que capricho e criatividade é um dom familiar por ai. Que lindo jantar sua irmã preparou, a mesa estava divina, adorei as receitas.
Tenha uma ótima semana.
beijos e carinhos

Anônimo disse... [Responder comentário]

Manastê!!!
Menina, o jantar da sua irmã foi demais...mas, as suas festas e reuniões não perdem em nada viu?!?
Beijo:)
Janice

Cantinho da Mimi disse... [Responder comentário]

Nossa que bom que vc voltou!!!!
Adoro seus posts!
E essa festa que coisa linda!!!
Dá para perceber o carinho que tudo foi feito pelos detalhes das coisas...E as cores!!!!
Quanta alegria!!!!
Tenha uma boa semana!
Bjs...

Ana Maria Braga disse... [Responder comentário]

Kátia, o capricho já faz parte da sua familia. Vocês são bem detalhistas em tudo que faz. Me encanta, cada detalhe das festinhas que preparam. Sua irmã arrasou!! A mesma ficou linda. O detalhe dos talheres, não tenho nem o que dizer..... babei.
Parabéns para ela.
Aproveito para te desejar um ótimo dia.
Bjs

Gina disse... [Responder comentário]

Meu Deus, que coisa linda!
Os talheres e os lampiões em especial estão perfeitos.
Deu vontade de experimentar esse sorvete. Deve ficar com um sabor forte.
Boa semana!

Tamy disse... [Responder comentário]

Nossa, eu amei tudo, as cores, as louças, os detalhes fofos, os lenços... lindo lindo lindo... pelo visto bom gosto é de família né??? Sua irmã tbm manda bem nas produções!!! Beijos

Karina disse... [Responder comentário]

Que coincidencia!!!
Postei ontem sobre o Korma Curry!
Eu gosto mais da base com leite de coco ao invez de iogurte!
Aqui na NZ eles amam comida indiana, existem vários fast foods de indian food!
Eu sou chef de cozinha e amo testar receitas...vou testar as da sua irmã com certeza!!!

Beijos,

Karina
www.krezende.blogspot.com

Rosemere Cordeiro disse... [Responder comentário]

Muito linda a festa e a decoração!

Adorei a frase: "...quando me deparo com algo que me inspira e me encanta, minha vontade é compartilhar a descoberta com todo mundo."

Obrigada por nos trazer tanto encantamento e inspiração!

Bjos!

Rose

Fla disse... [Responder comentário]

Que coisa mais linda esse jantar, tudo muito bem preparado e arrumado, lindo de ver e certamente de comer!
E adorei o nome da sua irmã, ela certamente deve ser uma pessoa super legal...hehehehehe...
Bjs
Fla

K disse... [Responder comentário]

Não tem como não repetir : bom gosto tá no gene dessa família!

cucchiaiopieno.com.br disse... [Responder comentário]

Oi linda
A comida vegetariana é muito variada, saudável e gostosa!
Teria o maior prazer em cozinhar para você.
Na verdade, o que eu queria era experimentar as delicias que você e a tua irmã cozinham!
Bjo grande
Léia

Simone Scharamm disse... [Responder comentário]

Querida amiga,
Que festa mais linda!!! Sua irmã é incrível, assim como você! Sabe o que eu fiquei imaginando, olhando as fotos? Os sabores e aromas das comidinhas pela casa, que já se tornaram familiares pra mim, depois da festa da Vanessa. Hummm! Adoro esses ingredientes exóticos!
Essa sobremesa, o Kulfi, eu fiz também. É mesmo delicioso!
Parabéns à Flávia, pela criatividade e capricho!
Beijos!

Unknown disse... [Responder comentário]

arrasou total!! amei, nossa qta coisa linda, gostosa e diferente!! só podia ser sua irma né, hihi!! menina vamos fazer um lifestyle com algumas fotos dessas lá nas abobrinhas?? com os devidos creditos é claro.... aguardo vc me autorizar a carregar umas fotinhos desse jantar indiano ok!
um bj doce
roberta
www.docesabobrinhas.com

Unknown disse... [Responder comentário]

ah... mais uma coisita... amei seus recadinhos la nas abobrinhas tá, li todos fiquei bem feliz:) ,,,, obrigada pelo carinho!!
roberta
www.docesabobrinhas.com

Livia Curi Fernandes, disse... [Responder comentário]

Katinha..como sempre seu blog com postagens lindas!!!

Chefs.com disse... [Responder comentário]

Katita,
Tal irmã, tal irmã, como diz o meu ditado que acabei de inventar pra vocês...
Amei o jantar, tudo muito caprichado com riqueza de detalhes.
Bj,
Marcela.

CARLA NOVELI disse... [Responder comentário]

Kátia q lindeza!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Adoro tudo inspirado na cultura indiana!
A-M-E-I a decoração! Tudo perfeito!
Bom gosto e capricho vem de família mesmo, né? Dá pra perceber!!!
Beijos querida!

Mil disse... [Responder comentário]

Oi Katia! Tb adorei te conhecer. E parabéns pelo seu blog, adoro passar por aqui para ver o q anda aprontando =) Qto ao jantar indiano, vc perdeu! Estava tudo delicioso e o carinho da Flavia com a decoração foi demais!! beijos, Mil

Unknown disse... [Responder comentário]

Meu Deus! sou fã deste seu talento de receber... Já te disse que quando eu "crescer" gostaria de ser uma anfitriã igual a você? bjs

Taia Assunção disse... [Responder comentário]

Maravilhoso, cada detalhe. Amei. Tens a quem puxar, ou foi sua mana quem saiu a você??? Rsrsrsrs. Beijocas nas duas e bom final de semana.

Líviany Moura disse... [Responder comentário]

Sera que preciso dizer q amei tudo??? :)

Bjjjj


docesucre.blogspot.com
livianymoura.blogspot.com

lilly disse... [Responder comentário]

capricho, talento e beleza é de familia mesmo
agora qeu ja me mudei pra casa nova, vou me especializar em festas lindas como a sua
não vai ser assim " uma katia" né?
vc é a brastemp das festeiras!
hahahahahahaha
bjs
*´¨)
¸.•´¸.•*´¨) ¸.•*¨)
(¸.•´ (¸.•` *Lilly
http://blogdareforma.wordpress.com
e
http://coisadelilly.wordpress.com

Renata disse... [Responder comentário]

Katia, eu amei esse post! Sou fissurada por comida e decoração indiana! Eu tenho um tio indiano então desde pequena aprendi a comer varios quitutes diferentes. Aqui em Sao Jose dos Campos é super difícil, alias, impossivel achar esse tipo de coisa. Mesmo em SP eu acho que tem pouca variedade de coisas que se possa fazer em casa. Eu estava em Londres e fiquei embasbacada de ver que no mercado vende pão naan como se fosse pao de forma aqui. Varias marcas, tamanhos... Nem preciso falar que minha mala voltou lotada de temperos e pacotinhos semi prontos...rsrs
Uma das coisas que eu tava com saudade era de ler seus posts! To aqui cuurtindo uma preguiça de fim de ferias lendo tooodos os atrasados...rsrsrs
Beijo grande e parabéns a vc e sua irma pelo talento e criatividade

Carolina Lima disse... [Responder comentário]

Estou lendo 'A distância entre nós', um livro escrito por uma indiana e que a história se passa na Índia. Parei para pesquisar o que é 'peda' e encontro essa belíssima postagem!!

Carol
www.umblogsimples.com

Unknown disse... [Responder comentário]

Amig@s, adorei o Blog de vocês! por favor conheçam também nosso blog, site e Fanpage, temos lindas roupas indianas:

https://www.facebook.com/LojaIndiana
www.gopishop.com.br

Related Posts with Thumbnails