quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Uma ideia para a degustação de chocolates lá em casa

Eu estava preocupada que os chocolates trazidos da viagem à Suíça derretessem em pouco tempo no calor do Rio. Mesmo sem muito sol, os dias de verão tem sido quentes e por isso coloquei tudo na geladeira assim que cheguei. Escrevi sobre os chocolates no primeiro post do ano e recebi uma dica interessante da leitora Jalile:

“Katia adorei suas news, mas olha, depois que fiz o curso da Simone, do Chocolatria, aprendi que não se guarda chocolate na geladeira, isso é um sacrilégio... é que a gordura migra pra superfície, o deixa esbranquiçado e altera o seu sabor também.... corre lá amiga, e coloca em temperatura ambiente mesmo, tá? bjos”

Minha resposta foi a seguinte:

“Oi, Jalile! Obrigada pela dica!!!!! Eu não sabia de fato que a geladeira alterava o sabor do chocolate, mas desconfiava disso por intuição! É que o Rio fica tão quente no verão... tenho medo de que tudo derreta. Mas vou seguir seu conselho e antecipar a degustação, rsrsrsrs! Beijão!”

E foi exatamente o que fiz: tirei o saco de chocolates da geladeira e marquei a degustação para a semana seguinte. Felizmente, a cozinha é o ambiente mais fresco da casa em qualquer época do ano e os chocolates se conservaram bem. Sendo assim, pudemos nos deliciar com a guloseima intacta na primeira Happy Hour informal de 2012.

Para beber, eu preparei um drink misturando suco de cranberry com a vodka ABSOLUT ORIENT APPLE (aromatizada com maçã e gengibre) e algumas gotinhas de limão. Para comer, pedimos pizza. E a sobremesa foram os chocolates, claro!!!!

Como nosso encontro foi informal e eu não havia pensado em nada especial, poderia ter oferecido aos convidados o chocolate dentro da própria embalagem, mas inspiradíssima pelo livro RECEBER COM CHARME, elaborei uma maneira mais interessante de servi-lo.

Usei as seis taças que comprei para a Festa de Halloween do ano passado para acomodar os tabletes já cortados em quadradinhos. Tive a preocupação de selecionar marcas, sabores e recheios diferentes para garantir uma boa variedade na hora da degustação.

placas chocolates

Para que meus amigos soubessem quais os chocolates que estavam experimentando, tive a ideia de escanear as embalagens e imprimi-las em tamanho menor a fim de que servissem como plaquinhas identificadoras.

placas-chocolates2

Rebati as imagens para criar peças que se sustentassem sozinhas quando recortadas e posicionei-as ao lado das taças correspondentes em cima do prato alto preto da CASA DA CLAUDIA.

Para que evitar que o calor das mãos derretesse rapidamente as barrinhas, coloquei garfinhos para petiscos à disposição dos convidados.

Segundo meus amigos, os chocolates eleitos como os mais gostosos foram o Ragusa Noir e o Lindt de caramelo com flor de sal.

E assim terminou a primeira Happy Hour do ano lá em casa, na qual também tivemos a oportunidade de trocar ideias para a próxima festinha!!!!

No dia seguinte, coloquei todos os pedaços que sobraram em uma única taça de vinho bem bojuda. Desse jeito, posso oferecer a guloseima sortida aos próximos amigos que forem me visitar… alguém se habilita?

Um grande beijo pra todos com votos de um dia bem doce!!!!

P.S.: A ideia das plaquinhas identificadoras com imagens das embalagens de chocolate pode ser adaptada a outros comes & bebes como pastinhas, sucos, queijos, geleias, azeites etc. Basta deixar a criatividade fluir e colocar a mão na massa!!!!

Bonfa ass

34 comentários:

Milena Pontes disse... [Responder comentário]

Katia!!!!

Feliz Ano Novo!!!!
Que Deus te abençoe!!!

Como eu amo chocolate, fiquei com água na boca com essa sua degustação :D

O chocolate da marca Lindt é uma DELÍCIA!
Você já provou esse daqui http://www.caracoisdemilena.com/2010/10/chocolates-lindt.html ?
É o meu preferido :)

Vou pegar suas dicas e provar outros sabores ;)

Uma beijoca bem grandona p/ você :*
Milena
www.caracoisdemilena.com

Unknown disse... [Responder comentário]

Nossa...que degustação de valor!
Esse lance de guadar chocolate na geladeira eu já sabia.Por isso que quando trago algum de vaigem, devoro logo, ainda mais neste calor de mais de 40º!!
Um beijão

Helô disse... [Responder comentário]

Kátia, bom dia!!

Sigo você há tempos, e já utilizei muitas das suas ideias. Me atrevo a dar uma dica com relação à manutenção dos chocolates.
É só você ter em casa um isopor pequeno (tem alguns pouco maiores que uma caixa de bombons). Ele manterá seus chocolates a salvo das temperaturas altas do RJ, mantendo a textura original.
Um abraço.

MOMENTOS disse... [Responder comentário]

Bonfinha,

Suas preocupações derreteram na nossa boca!! Uma delícia!! Tudo feito com muito carinho que é a sua marca registrada.

Um beijão,
KAPIN

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Helô,super obrigada pela dica! Puxa, essa é uma completa novidade pra mim! Não tenho caixa de isopor, mas vou procurar já, já! Os dias estão ficando mais quentes e os chocolates estão sofrendo, mas até agora nãoamoleceram do jeito que eu imaginava... Obrigada mesmo! Beijão!

Marly disse... [Responder comentário]

Katita,

Delícia de reunião, tudo perfeito como sempre! Eu ia te dar a dica do isopor, mas já vi que já fizeram isso, rsrs. Eu vou um pouco além, quando quero preservar chocolates no calor: Ponho as barras no isopor e cubro-as com um pano de prato grosso dobrado, pondo uma daquelas bolsas de gelo sobre o chocolate. Mais ou menos 20 minutos depois eu tiro a bolsa e o pano. Já cheguei ao cúmulo de levar caixa de isopor e bolsa de gelo, quando fui comprar chocolate no verão, rsrs. Decidi fazer isso depois que uma barra inteira, de 1 kg, quase se dissolveu no carro, durante a travessia, rsrs. Mas a bolsa de gelo deve ser mantida na caixa só 20 minutos ou meia hora, no máximo, senão provoca o mesmo efeito da geladeira, rsrs.

Um beijo e bom dia, querida!

Michelle Bonfhim disse... [Responder comentário]

Que coisa mais deliciosaa!!!

deve ser dos deuses esses chocolates hunnnnnnn....

Bjusss :)

Divas Chocolates disse... [Responder comentário]

Criatividade é o seu sobrenome e Diversão o seu nome do meio K!!!! Carácoles, ficou divino, luxo puro!!!!
Amei a idéia da degustação de chocolates...como nunca pensei nisso???
Espero que tenha curtido muito a sua viagem!! Vou fuçar os seus posts!;D
Um beijão!!!
Si

Izis Borck disse... [Responder comentário]

Adorei a dica de como guardar chocolate, ficou deliciosa essa degustação de chocolate.
Beijocas

Ana Matusita disse... [Responder comentário]

Amei a ideia da degustação de chocolates e das plaquinhas!
Vc sempre surpreende!
bj,
Ana

Mania D' Marie disse... [Responder comentário]

Menina que delícia, ai eu quero,rsrs,ficou divino o jeito que você serviu
Cheiro!!

http://www.maniadmarie.com/

Beth/Lilás disse... [Responder comentário]

Hummmm, Bonfa, que post delicioso my God!
Aproveitei e dei uma geral no post abaixo que está divino em imagens e tantas coisas que você garimpou nesta última viagem. Mas, simplesmente amei esta capa de passaporte e vou procurá-la na próxima viagem ao exterior. quero uma correndinho! hehe
beijos cariocas

Babi Mello disse... [Responder comentário]

Oi! Bonfa... Não sei se te desejei Feliz Ano Novo, se não te desejo tudo de bom neste ano e que ele seja repleto de muito sucesso, amor, saúde e prosperidade.
E sobre o post que coisa ruim esse happy your hem?
Adorei!!!
Bjos e tdo de bom

Jana Oliveira disse... [Responder comentário]

Só tenho uma coisa a dizer: Ai que inveja desse povo que degustou todo esse chocolate, se eu estivesse aí duvido que sobraria alguma coisa para os próximos visitantes!!! rsrs
Bjãooo

Maria disse... [Responder comentário]

Eu, eu, eu..... Pena que moro longe senão iria te visitar e degustar um pouco desse sabor. Bjus.

Ana Maria Braga disse... [Responder comentário]

Hum, só pelas fotos fiquei com água na boca, pois adoro chocolates.
Com certeza essa degustação deve ter sido muito boa.
Otima semana. Bjs

Flavia disse... [Responder comentário]

Ficou lindo, mas te digo seus convidados são muito delicados, se fosse aqui em casa não teria sobrado nada. rsrsrs

Claudia disse... [Responder comentário]

Ai, minha nossa, que delícia deve ter sido este encontro. Quem é que não gosta de chocolate? Bom demais!

E adorei ver o prato da lojinha aí na sua casa, ficou mais bonito com a sua produção.

beijos

Claudia disse... [Responder comentário]

Querida, você pode me mandar a foto do prato com os chocolates? Quero montar futuramente um mosaico com fotos das peças da lojinha nas casas dos clientes e queria colocar no facebook, também, pode ser?

beijos e obrigada

Gabriela Rodrigues disse... [Responder comentário]

Oi! Posso te visitar??? kkkkkk....
Que delícia esse encontro deve ter sido! rs..
Chocólatra falando!

Beijos!

Zizi Santos disse... [Responder comentário]

Original a forma de degustar os chocolates trazidos na viagem! A beleza das taças e as plaquinhas, tudo veio a combinar com os chocolates. Estou aprendendo muito!
bjo

Janete disse... [Responder comentário]

Super ideia Katia!!!! Degustação de chocolates...Nhan Nhan, Se ou tivesse recebido convidados como a minha irmã, não teria sobrado nada, ela é simplesmente viciada, chocólatra mesmo...rsrsrs, vou dar a dica pra ela, e quem sabe a gnt organiza uma degustação assim tbm!!! Bjo

Kelly Nomura disse... [Responder comentário]

Ai se eu não morasse tão longe ... já estaria ai mesmo na sua porta fazendo toc toc!!!
bjss
Kelly

Léia Freisleben disse... [Responder comentário]

Kátia, fiquei aqui imaginando a delícia que foi essa degustação de chocolates especiais. Isso é tortura!!! rs Beijo

Anônimo disse... [Responder comentário]

Kátia...isso é uma sacanagem com os chocólatras de plantão...meu marido está aqui babando no teclado tadinho...ele chega a comer chocolate escondido e quando me oferece pego só um quadradinho pq ele fica com carinho de cachorro pidão...dizendo não faça isso, não pegue meu chocolate, deixa pra mim. O meu pequeno que tbém vai na onda dele sofre...pq os dois discutem sobre quem vai comer mais...hahahahah.
Queria te dar uma dica: Vc vai vir final de semana pra Pomerode-SC...eu não sei se vc conhece a fábrica de velas? Vale a pena vc ir visitar, tem sempre novidades...pergunta pra alguém lá que eles te dizem aonde fica, não é longe. Eu moro em São José a 5 minutos de Floripa...sou sócia da Cacá do Ateliê Flor de Amora e sua fã. Fiz a noite do Fondue dos Amigos aqui em casa com suas dicas, eles amaram...inspiração total em junho passado...http://bibartes.blogspot.com/2011/08/fondue-em-casa-fizemos-o-6-fondue-dos.html
Grande beijo a você e divirta-se muito na viagem...logo estaremos enviando o combinado...
Bia

Simone Scharamm disse... [Responder comentário]

Oi, querida,
Que saudades!!!
Já fiz um curso de chocolates da Nestlé e só depois disso é que descobri que era pecado colocar essa maravilha na geladeira, então não coloco mais,rs!
Vamos nos encontrar pra aquele chopinho? Já falei com a Flavinha Mergulhão...depois combinamos!
O casamento que estou fazendo será
nesse sábado, estou eufórica!rs!
Beijos!

cucchiaiopieno.com.br disse... [Responder comentário]

Oi linda
Chocolate é a minha perdição! Sou realmente uma chocólatra. Por volta dos meus 20 anos comia uma caixa inteirinha de chocolate de uma vez! Hoje quando lembro-me disso penso em como era possível!
Sabia que não guarda-se chocolate na geladeira.
Adorei o modo como serviu os chocolates. Amei as plaquinhas identificadoras!
Amiga, amo tudo de caramelo com flor de sal, é um dos meus sabores preferidos em doces, mas nunca encontrei esse chocolate por aqui!
Bjo grande
Léia

Decor Invencionices disse... [Responder comentário]

Ai que delícia!!!Estou esperando ansiosa seus próximos post sobre sua viagem à Suiça, já que pretendemos, meu marido e eu visitar este país em maio deste ano. Agradeço as dicas rsrsrrs beijos e bom trabalho

Anônimo disse... [Responder comentário]

Oi Bonfa!
Nossa.. nem sei de onde eu começo mas vou tentar ehehh
1- Esse post é maldade com quem tá de dieta.rs.
2- Ques festas maravilhosas que você faz hein? Arrazou! e olha que eu estou acostumada pois tenho um blog só de festas!
3- Amei tudo, parabéns pelo seu trabalho, dedicação e bom gosto. Já salvei o seu blog nos meus favoritos e espero ter sempre um tempinho para voltar aqui!

Bjos,
Flávia

Mari disse... [Responder comentário]

Tava tudo boooooooooooooom demaaaaaaaaaaais! E no final (tá bom, que final que nada, logo depois de começarmos a comer) os garfinhos foram deixados de lado e lambuzamos os dedos, cada um mais gostoso que o outro!!! Amei nossa HH informal (e nosso almoço e nossa praia!)!!! Beijocas, boa viagem e até a próxima!!!

Michelle Mayrink Comunicação disse... [Responder comentário]

Vc quer matar a gente do coração, né? Eu sou chocólatra, então imagine o sofrimento para ler este post!!!

Há um tempão venho querendo comentar e me apresentar. Eu sou jornalista, colunista social e tb sou blogueira. Descobri seu blog por acaso, acho que pesquisando coisas de festas, e virei fã porque tb adoro viajar e, não sou designer, mas invento muita moda (cards, tags, etc) no Photoshop e Indesign, que aprendi a mexer quando fui editora de segundo cedrno do jornal Folha da Manhã, aqui em Campos (RJ). Então adoro fazer as coisinhas personalizadas. Inclusive, gostaria de lhe enviar uma pequena lembrança, um carinho pelo tanto que vc nos presenteia com suas informações... um presentinho do meu blog.
Eu lancei meu novo blog este ano, pois até então eu escrevia apenas no blog que tenho no site da Folha (www.fmanha.com.br/blogs/michellemayrink), mas lá o lay out não é legal, é muito travado e tudo é muito restrito, e o blog cresceu muito, graças a Deus, então precisava de casa nova. Meu assunto principal é beleza (maquiagem, cosméticos, esmaltes, cabelos, etc) - cubro sempre a Beauty Fair, São Paulo Fashion Week - e tb viagem e decoração (Casa Cor, e tb eventos de festas). E o assunto viagem terá um enfoque ainda maior no meu blog, já estou começando... Mas a maioria dos posts sobre isso ainda estão no blog da Folha (que eu ainda mantenho assim meio nas coxas). Se quiser ler os posts de viagem, pode achar alguns lá no antigo, com a tag "turismo".
Mas o blog que eu estou trabalhando memso é o mmayrink.com.br e vc tá minha top lista de blogs e sites, veja lá.
Bom, então, te convido para uma visita, veja o blog novo, tem um post no qual conto a história da minha marca... Dê sua opinião, please!
E me mande seu endereço pra eu enviar o presentinho...
Desculpe-me pelo livro... me empolguei...rsrsr
Bjs e que Deus te abençoe e sua familia.
Michelle Mayrink

Blog da Michelle Mayrink
www.mmayrink.com.br

Michelle Mayrink Comunicação disse... [Responder comentário]

Vc quer matar a gente do coração? Eu sou chocólatra e foi um sofrimento ler este post!!

Há muito tempo venho querendo comentar aqui. Sou jornalista, colunista social e tb blogueira aqui em Campos (RJ). Descobri seu blog por acaso, pesquisando sobre festas, e virei fã. Eu tb adoro viajar - apesar de eu e meu marido não termos conseguido fazer muito isso ultimamente - e curto demais futucar no Photoshop e Indesign (futucar mesmo, não sou profissa), eu aprendi quando fui editora de segundo caderno do jornal Folha da Manhã, onde sou colunista hj.
Este ano lancei meu blog novo e independente. Até então eu escrevia apenas no blog da Folha (www.fmanha.com.br/blogs/michellemayrink), mas o blog cresceu muito, e lá o lay out é fui travado, sério, é tudo muito restrito e precisávamos de casa nova.
Como eu lancei meu blog novo este ano, a maioria dos posts sobre viagens vc poderá encontrar no blog antigo, da Folha, que eu ainda mantenho de leve... se quiser ler, busque pela tag "turismo", tem alguns de SP, Bs As, muito pouco, pois as demais viagens, mesmo as mais antigas, colocarei no meu atual.

Os assuntos principais do meu blog é beleza (make-up, esmaltes, csométicos, cabelos, etc), viagens e decoração. Venho fazendo a cobertura de vários eventos, como Beauty Fair, SPFW, Casa Cor ES, Nails Fashion Week, etc. E vc está na minha top list, veja lá... eu indico a leitura...rs.. Acesse aí e veja o que acha - www.mmayrink.com.br.
Estamos fazendo alguns acertos ainda... O post sobre a defesa da minha nova marca está entre os primeiros posts...gostaria de contar com sua opinião, se possível.

Ahhh, adoro coisinhas personalizadas, presentinhos, e gostaria de te enviar um carinho do blog, pelo tanto de informações que vc nos dá. Em breve vou fazer um post com uma apresentação sobre os blogs e sites q eu indico... quando postarm eu te aviso. Me envie seu endereço para eu poder encaminhar o presentinho...

Te espero lá... www.mmayrink.com.br

Nossa, escrevi um livro...hahah...
Bj grande e que Deus abençoe vcs... muitas festas e viagens em 2012.

Blog da Michelle Mayrink
www.mmayrink.com.br

Claudia Liechavicius disse... [Responder comentário]

Katia!
Hum!!!! Além da generosidade de compartilhar os chocolates foi um belo motivo para reunir pessoas queridas. Muito bom. Os chocolates suiços estão entre meus preferidos.
Se sobrar algum manda para mim. Estou em Londres e aqui ele não vai derreter pois está bem friozinho. rsrsrs
Beijo
Claudia

Laély disse... [Responder comentário]

Ei, Bonfa! Garota carioca e cuca fresca! rs
Olha que não sou chocólatra, mas deu água na boca esses Lindts, meus preferidos!
Kátia, já provou o meio amargo com pimenta? É uma loucura!
Mas sinto falta de um, que não encontro mais para comprar por aqui: acho que deve ser esse último que mostrou, com recheio de licor de cereja. É de comer de joelhos!
Postei as fotos do nosso encontro, na casa da Milena.
Abraço, querida!

Related Posts with Thumbnails