quarta-feira, 25 de julho de 2012

Um final de semana em Cambará do Sul, RS: a terra dos cânions

Estivemos em Cambará do Sul em setembro do ano passado e finalmente o Marcelo pôde realizar seu antigo sonho de conhecer o Parque Nacional de Aparados da Serra, acalentado desde os tempos em que era montanhista. E isso foi antes de a gente começar a namorar há quase 17 anos, vejam só!!!!

Apesar de agosto e setembro serem os meses em que mais chove na região, mais uma vez São Pedro, nosso amigo, resolveu dar uma trégua justamente no final de semana em que visitamos a cidade. Choveu muito nos três finais de semana anteriores e também nos posteriores, mas enquanto estivemos por lá, fomos presenteados com sol e céu azul.

Acordamos às 6 hs do sábado em Porto Alegre e antes das 7 hs já estávamos dentro do carro alugado rumo à Cambará do Sul. Chegamos à cidade três horas depois. O carro de pedra amarelo que fica ao lado do portal da cidade e que já havíamos visto em algumas fotos, desbotou. Mas, mesmo assim, paramos no local para registrar nossa presença. Na noite anterior, os termômetros atingiram os 3 graus, mas na hora em que chegamos o sol já dava sinais de que a temperatura subiria.

Alugamos um chalé simples e simpático na Fazenda Pindorama e fomos muito bem recebidos pela simpática proprietária, que nos ajudou a acender a lareira à noite para encarar o friozinho da serra. Foi lá que conheci e experimentei pela primeira vez um cobertor térmico, que deixou a cama bem quentinha e aconchegante.

Paramos para tomar um café com misto quente (adooooro!!!!) na padaria mais próxima e de lá seguimos para o Cânion Fortaleza, localizado no Parque Nacional da Serra Geral, a 23 km do centro de Cambará do Sul.

Antes de chegarmos ao cânion, paramos em uma pequena venda, onde compramos garrafas de água e aproveitei para fotografar o antigo fogão à lenha, que achei um charme!!!!

Sobre a condição das estradas que levam aos cânions, o Marcelo fez o seguinte comentário:

“Pelos relatos que li, avaliei que as estradas até os cânions seriam do mesmo patamar da que leva até as Agulhas Negras, aqui no Rio. Algo como solo lunar. Esperei pelo pior e me surpreendi positivamente: não é tão horroroso assim. É tipo a estrada para Visconde de Mauá (antes de começarem a asfaltá-la). Basicamente, em vez da expectativa de 20km/h de média, foi possível andar a 40km/h.”

Enfim chegamos ao estacionamento e começamos a nossa aventura!

O Cânion Fortaleza é considerado um dos mais exuberantes da região. Possui 7,5 km de extensão, 2.000 metros de largura e uma altitude de 1.240 metros acima do nível do mar. Os seus paredões lembram muralhas e foi daí que surgiu o nome Fortaleza.*

As principais trilhas são a do Mirante, onde é possível ver a grandiosidade do cânion e, em dias claros, parte do litoral gaúcho; a Trilha da Cachoeira do Tigre Preto onde despencam as águas do Arroio Segredo; e a Pedra do Segredo.*

A vista do cânion é ESPETACULAR!!!!! Infelizmente, a foto acima não consegue reproduzir fielmente a beleza desse lugar. Só mesmo indo lá para constatar a generosidade da natureza e se encantar!!!!!

Nossas botinhas gêmeas e o cânion…

No segundo plano da foto, vocês podem observar a estradinha do parque e o estacionamento. Dali em diante, a caminhada é feita à pé.

Marcelo contemplando o cânion

Gosto de tentar enquadrar pessoas em fotos de paisagens porque, dessa maneira, é possível ter uma ideia mais ou menos precisa da dimensão das coisas. No caso da foto acima, penso que não dá pra ter a noção da distância entre a parte baixa e a parte alta do parque, onde estávamos. Porém, na foto seguinte, vocês podem reparar que há um casal no topo do penhasco, que mais parecem duas formiguinhas, se comparados à imensidão do lugar.

Casal no topo do penhasco

Atrás de mim, na foto acima, era possível observar ao longe parte do litoral gaúcho.

Em seguida, fomos procurar a trilha da Cachoeira do Tigre Preto

…e atravessamos um rio, tomando o cuidado de pisar nas pedras que pareciam mais estáveis. Acabei molhando um pouco a botinha de trekkking, mas como ela é impermeável, não fez muita diferença.

Tentei chegar ao ponto seguro mais perto da queda d’água para tirar essa foto porque atrás de mim havia um precipício beeeeeem alto!!!!

Cachoeira do Tigre Preto

Passando a cachoeira, tivemos a oportunidade de observar outras vistas muito bonitas até chegarmos à Pedra do Segredo.

A Pedra do Segredo é um bloco de rocha de 5 metros de altura, pesando 30 toneladas, equilibrada em uma base de 50 centímetros. O trabalho da erosão é muito interessante e muitas vezes nos presenteia com formas surpreendentes e inusitadas (aguardem o post sobre a região da Capadócia, na Turquia!!!!).

Cruzando o rio novamente na volta para a cidade

Na volta ao estacionamento, atravessamos uma área que me fez lembrar a savana africana, porque a paisagem era completamente diferente de tudo o que eu estava acostumada a ver e tive a impressão de que a vegetação seca e amarelada era o plano de fundo de um documentário do Discovery Channel sobre zebras, antílopes e leões, rsrs!!!!!

Passamos o fim da tarde em Cambará do Sul, circulando pela rua principal da cidade e aproveitando o restinho de luz para fotografar o que nos chamava a atenção, como a Igreja Matriz São José, construída em estilo barroco.

Interior da Igreja Matriz São José

Do outro lado da rua, uma casinha super colorida atiçou a minha curiosidade…

Tratava-se se uma pizzaria cheia de estilo chamada PIZZA RETRÔ. Adorei a escolha das cores da fachada e achei a logomarca bem interessante. Se a intenção era destacá-la das demais construções ao redor, o objetivo foi alcançado!!!!! Como só passamos uma noite na cidade, decidimos comer na galeteria O CASARÃO, muito bem avaliada no site TRIP ADVISOR.

Apesar das recomendações, sinceramente, eu não achei a comida nada de mais. Havia um buffet bastante variado e a gente podia pedir galeto, queijo e polenta frita à vontade e por um preço honesto. O ambiente era confortável e aconchegante, mas, mesmo assim, nada me cativou. Se algum dia a gente voltar à cidade, eu gostaria de experimentar outro restaurante.

Dormimos um sono bem pesado e tomamos o café da manhã na pousada antes de nos dirigirmos ao Parque Nacional de Aparados da Serra. Amei esse fogão antigo todo ilustrado com cenas tipicamente gaúchas que ficava em um cantinho da sala.

O Cânion Itaimbezinho é o mais famoso da região, localizado a 18 km de Cambará do Sul, com 5,8 km de extensão, profundidade máxima de 720 m e uma largura de 600 m.*

Iniciamos o passeio pela Trilha do Cotovelo, mais longa e que proporciona a vista mais ampla do cânion. A Trilha do Vértice é mais curta e tem melhores ângulos para as cachoeiras. Ambas são bem fáceis de fazer e não exigem muito preparo físico.

Eu e Marcelo no mirante do Itaimbezinho

Suas paredes íngremes tem uma forma intrigante, dando a impressão que foram cortados a faca, dando origem ao seu nome em tupi guarani de “ita” que é pedra e “aimbé” que é cortada, afiada.*

Os paredões verticais adquirem uma tonalidade cinzento-amarelada, assim coloridos pelos liquens que o revestem e que, em alguns pontos deixam sobressair manchas escuras, mostrando a rocha nua.*

Seguimos uma trilha até a cachoeira Véu da Noiva, uma queda d’água bastante alta, bonita e imponente.

E nosso passeio à Cambará do Sul terminou assim. O sonho do Marcelo foi realizado e as mochilas já estavam na mala do carro que seguiu em direção a Porto Alegre depois de uma paradinha em São Francisco de Paula para caminhar ao redor do lago e apreciar a vida pacata da cidade em um domingo de sol.

Almoçamos em uma churrascaria na estrada e embarcamos no voo de volta ao Rio para retomar a rotina na segunda-feira, porém sempre prontos para encarar novas aventuras nos finais de semana!!!!

Um grande beijo pra todos com votos de uma ótima quarta-feira!!!!

Fontes de pesquisa:
http://cambaradosul.rs.gov.br/atrativo/canion-fortaleza/
http://canionturismo.com.br/cambara-do-sul/atrativos/canion-itaimbezinhopnas/
http://www.mochileiros.com/fim-de-semana-em-cambara-do-sul-nos-canions-t59925.html

Bonfa ass

34 comentários:

Unknown disse... [Responder comentário]

Adoreei!!! :D
Lugar liiindo!!!
COm certeza quero conhecer! :D
Seu blog está FANTÁSTICO! :D
Parabéns!
Beijos, Lu.

E-COMMERCE ZARA
http://usezara.blogspot.com.br/

Anônimo disse... [Responder comentário]

Ai que viagem linda, que vista espetacular Bonfa, viajei junto com vc mais uma vez. Bjos =*

Adriane Pinhate disse... [Responder comentário]

LIndas as fotos! Realmente o nosso Brasil é cheio de belezas naturais!! E vcs estão experimentando, conhecendo cada pedacinho e mostrando para gente.
Caramba, quanto história para contar quando estiverem velhinhos... rsrsrs

Bjao

Heloísa Sérvulo da Cunha disse... [Responder comentário]

Katia,
Como sempre, fotos lindas.
Nosso país tem, realmente, belezas mil, de tipos bem diferentes, e o compartilhamento das suas viagens permite que fiquemos conhecendo lugares que talvez não tenhamos a oportunidade de ver ao vivo.
Adorei.

Katia, com muito atraso consegui terminar o relato da minha viagem à Nova Zelândia.
Convido-a a passar pelo meu blog de viagens:
www.helofoto.blogspot.com.br

E no blog da vovó tem uma festa caipira:
www.blogdavovohelo.blogspot.com.br

Beijo.

Danieli disse... [Responder comentário]

Ô minha terra! Amo demais essas belezas do sul tchê hehehehe
Pelo menos uma vez por ano (de preferência naqueles finais de semana frios de rachar!) pegamos a família e vamos para Cambará! Adoro!
Beijos
Dani - Nossa Cozinha
www.nossacozinhadani.blogspot.com

Unknown disse... [Responder comentário]

Nossa Katia que espirito mais aventureiro vc e o Marcelo tem , linda viagem amei a fachada da pizzaria retro .

Bjs e boa semana e estou ansiosa esperando a festa de inverno ,

Deborah

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Lu e AruOi, Lu! Super obrigada pelo elogio! Cambará é realmente um lugar fantástico, vale a pena conhecer! Bjs!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Larissa BanisterQue legal, Larissa!!!! Eu também adoro viajar através dos posts de outras blogueiras e conhecer lugares diferentes! Um beijão!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Adriane PinhateÉ verdade, Adriane!!!!! É muita história pra contar! Se eu pudesse, viveria viajando! Meu sonho é fazer parte da produção no programa do Bruno de Lucca, rsrsrs!BJS!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@HeloísaHelô, a Nova Zelândia sempre esteve no topo da minha lista de viagens!!!!!!! Espero um dia ter a oportunidade de conhecer esse lindo país! Vou já ler seu post! Um beijão!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Danieli Danieli, na noite anterior fez 3 graus! A gente esteve em Carlos Barbosa nesse fim de semana e amamos o Festiqueijo. Ainda demos uma passadinha em Farroupilha e compramos coisinhas gostosas no Canta Maria, em Bento Gonçalves. O sul é uma delícia, nós dois preferimos montanha ao invés de praia e nos identificamos muito com a cultura local, até porque sou descendente de italianos e meu bisavô se instalou primeiro no sul do Brasil. E adoramos o frio!!!!!!!!!!!!!!!!! Beijão!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Amore con Cuore Oi, Deborah! O Marcelo é mais aventureiro do que eu, mas a gente tem gostos parecidos e eu gosto de experimentar coisas e lugares novos! Ah, eu também estou ansiosa com a festinha! Tomara que dê tudo certo! Bjs!!!!!

Gabriela Rodrigues disse... [Responder comentário]

Exuberante...imponente....!

Lugares maravilhosos, hein?

E sim, estou esperando o post de Capadócia!! rsrs..

beijos!!!

Joaninha Bacana disse... [Responder comentário]

Que fofo o chalé em que vocês ficaram - e com lareira, mega romântico :-)
Paisagens lindíssimas - e que tempo maravilhoso vocês pegaram!
Adorei a Pedra do Segredo, nunca tinha ouvido falar :-)
Beijocas, Angie

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Joaninha BacanaOi, Angie!!!! O tempo colaborou muito e realmente o chalé era super fofo e romântico! Foi uma viagem bem gostosa! Bjs!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Casar é assim...Oi, Gábi! Os cânions são realmente grandiosos, só ao vivo mesmo é que dá pra ter ideia da dimensão deles! O post da Capadócia já está pronto! Na verdade, serão dois: um sobre a região e outro só sobre o passeio de balão. Programei o primeiro pra segunda-feira! Agora tenho que começar o de Istambul, mas acho que vou ter que fazer em váaááárias partes! Beijão!

Anny (Cristiane) disse... [Responder comentário]

Kátia, tenho tanta vontade de ir lá, que o papel de parede do meu notebook é uma foto de lá. ano passado fomos a Gramado e Canela, iríamos esticar até lá, mas uma infecção de garganta não me permitiu. Mas ainda irei lá. amei o post. Beijos

Marta disse... [Responder comentário]

Que viagem gostosa!!! O cobertor elétrico uso quando vou a Portugal no inverno.. é uma maravilha para quem é friorenta como eu...rsss
Beijos

Angela disse... [Responder comentário]

Adorei o post, mas especialmente os fogões! Os dois são o máximo!
Beijão

Taís disse... [Responder comentário]

Que passeio bacana!! Eu acampei por esses lugares há muitos anos atrás. Só que a gente foi até o cânion Malacara, acampamos lá pq a cerração baixou e a gente não via nada na frente (isso eram umas 4 da tarde...kkk). No outro dia pegamos uma trilha selvagem até o cânion Fortaleza. Foi uma experiência incrível que jamais vou esquecer. Adoro essa região do RS!!! E adoro mais ainda os teus posts de viagem! Aguardo ansiosa pela tua próxima aventura. Bjks

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Angela Oi, Angelita! Esses fogões são mesmo especiais e super bonitos! Tô com saudades!!!! Bjs!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@TaísTaís, que legal seu comentário!!!!!! Menina, tenho tentado publicar um post de viagem por semana, mas dá um trabalho, rsrsrs! Eu adoro relembrar essas aventuras e registrá-las, já que nunca mais criei um álbum, nem mesmo virtual! Espero continuar tendo tempo e disposição pra continuar fazendo esses relatos e revivendo momentos tão especiais! Um grande beijo! O próximo post é sobre a Capadócia, na Turquia!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@MartaMartinha, eu nunca tinha visto esse cobertor elétrico, achei o máximo!!!! Bom, eu sou calorenta, mas à noite fez muito frio e a lareira não deu conta de nos aquecer, rsrsrs! Então o cobertor foi a nossa salvação! Beijos!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@AnnyAnny, que legal! Vai lá sim, vc vai amar! É um lugar bem bonito e fica em uma região muito privilegiada pela natureza!!!!!! Um grande beijo e boa viagem!

Bárbara Puziol disse... [Responder comentário]

Olá Katia!!!
Nossa, qto lugar lindo q vcs visitam ein... e q disposição tb... pq da pra perceber que precisa ter um folego danado, principalmente num passeio assim q envolve a natureza...
O lado bom, é q a gente tb acaba viajando um pouquinho com vcs... rsrs... já que suas fotos conseguem traduzir toda a beleza de cada lugar que visitam...
bjus

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Bárbara PuziolOi, Bárbara! Ah, menina, viajar pra gente é uma terapia, rsrsrs! E a disposição vem junto com o prazer de arejar a mente e sair da rotina por dois dias... é bom demais! Que bom que vc gostou das fotos, o lugar é lindo mesmo! Um grande beijo!

Raquel de Oliveira disse... [Responder comentário]

Guria que vergonha. Eu moro em Porto Alegre e nunca fui. Mas tu me deixou cheia de vontade. Um beijão pra ti!!!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Raquel de OliveiraOi, raquel! Então aproveita que vc mora pertinho e dá um pulinho em Cambará!!!!! Um grande beijo!

DE TUDO UM POUCO disse... [Responder comentário]

Katia oi e prazer adorei o seu blog parabéns...
obrigada de coração pois as fotos são lindas e me fez viajar daqui no meu not...kkkk
um dia quero conhecer esse lugar...
postei no meu blog para que visitem e leiam e vejam as suas fotos e explicações. beijos

Eliane disse... [Responder comentário]

Oi Kátia! Tudo bem?
Mais uma vez obrigada por nos emocionar com os registros das suas viagens e parabéns por fazer isso com tanta maestria.
Mas esse comentário é especialmente para lhe contar que, como estou de férias do trabalho, consigo assistir o programa da Ana Maria (Mais Você), e todas as manhãs lembro muito de você, pois está sendo apresentado um concurso "Jogo de Panelas" que é a sua cara. Me divirto muito com os participantes e sempre fico imaginando se fosse você, acho que arrasaria!
Se tiver curiosidade de ver está tudo no site do Programa.
Bj. Até breve.

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@DE TUDO UM POUCOOba, que legal que vc gostou desse relato! Cambará do Sul é linda mesmo! Obrigada por divulgar o post!!!! Um grande beijo!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@ElianeOi, Eliane! Muito obrigada pelo carinho e elogio! Fico feliz que goste do meu jeito de "contar causos", rsrsrs! Sobre o programa da Ana Maria, sabe que ontem mesmo uma leitora do blog me escreveu para falar sobre isso? E uma amiga da academia também me indicou o programa, que é beeeem legal! Obrigada pela dica e pelo incentivo... quem sabe? Beijos!

Maria disse... [Responder comentário]

Como é lindo nosso país!!! Acabo de chegar da Europa e descobri que meu Brasilzão é que é tal. Vou fazer um post com minhas fotos. logo logo. Bjus.

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@MariaOi, Maria! É verdade, nosso país é sensacional!!!! Acho que vale a pena conhecer o mundo inteiro porque mesmo que a gente já tenha visto muitas fotos de tal lugar, nunca é igual a ver ao vivo e sentir a atmosfera local!!!!! Um grande beijo!

Related Posts with Thumbnails