quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Um final de semana em Carlos Barbosa para o FESTIQUEIJO 2012 e uma esticadinha até Farroupilha, RS: queijos, vinhos, friozinho gostoso e belas paisagens na serra gaúcha “menos badalada”

DSC095858

Mascote da Santa Clara e eu na entrada do FESTIQUEIJO em Carlos Barbosa-RS

DSC095927

Taça, garfinho para petiscos e folder para aproveitar bastante o festival!

DSC095965

Variedade de queijos

DSC096195

Show de música folclórica

Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus em Farroupilha-RS

DSC096938

Salto Ventoso em Farroupilha-RS

DSC096725

Salto Ventoso em Farroupilha-RS

Há algum tempo, o Marcelo teve a ideia de postar sobre as atrações na serra gaúcha fora do eixo Gramado-Canela, cidades extremamente turísticas e badaladas. Ambas são muito bonitas e por isso mesmo é fácil encontrar vários relatos e dicas do que fazer por lá.

Então ele criou a série de posts SERRA GAÚCHA MENOS BADALADA, nos quais relatou nossa passagem esse ano por Nova Petrópolis, Três Coroas, São Francisco de Paula, Bento Gonçalves, Garibaldi, Antônio Prado, Flores da Cunha, Caxias do Sul, Cambará do Sul, Carlos Barbosa e Farroupilha. O Marcelo é muito mais rápido do que eu e normalmente não demora mais do que uma ou duas semanas para publicar seus relatos no MOCHILEIROS, todos bem completos em termos de logística, dicas para viajantes e valores dos passeios. Eu sou mais detalhista em outro aspecto, já que as fotos são o que mais me incentivam a conhecer um lugar novo. Por isso prefiro selecionar as imagens com calma e tratar cada uma antes de inseri-las nos posts. Também gosto de contar como me senti em determinados momentos e registrar a minha opinião sobre as atrações que visitei, o que torna meus relatos de certa forma mais intimistas e pessoais. Sendo assim, temos estilos bem diferentes de escrever sobre viagens e eu acho isso muito legal porque nossos posts acabam sendo complementares.

Relendo os posts do Marcelo, fiquei animada em escrever sobre a linda região de Bento Gonçalves com ênfase no Vale dos Vinhedos e nos Caminhos de Pedra. Mas isso fica pra outra ocasião, já que hoje é dia de Carlos Barbosa e Farroupilha!

Eu já sabia da existência de uma cidade gaúcha chamada Carlos Barbosa, mas não tinha ideia do que havia para conhecer por lá, até que a minha prima Inaiá comentou sobre o FESTIQUEIJO, durante nossa viagem à Porto Alegre no ano passado.

Carlos Barbosa é a cidade onde termina o passeio do trenzinho Maria Fumaça, é também a cidade que hospeda a fábrica da Tramontina e possui um famoso time de futebol de salão. Fora isso, as atrações principais ficam todas no centrinho: o Parque da Estação, a Igreja Matriz e o Calçadão. Mas estivemos lá pra curtir o festival de queijos e vinhos que acontece no inverno. A entrada custa 65 reais por pessoa e dá direito a uma taça de vinho, um garfinho para petiscos e a consumação liberada de queijos, vinhos e muitos outros belisquetes, além de shows de música folclórica gaúcha, italiana e até rock dos anos 60. Achei que valeu muuuuuuuuuuuuuuito a pena!!!!!

Turista “miquenta” que sou e possuidora de uma alma infantil que não me abandona nunca, é claro que eu fiz questão de tirar uma foto com o enorme queijo mascote da Cooperativa Santa Clara e depois com a estrutura de queijo esburacado da imagem acima, que ficava na entrada do salão onde aconteceu a festa.

DSC095875

Eu achava que o FESTIQUEIJO era um festival de queijos e vinhos e só. Mais eis que ao me aproximar da bilheteria, dei de cara com esse cardápio cheio de outras comidinhas. Eu cheguei a cogitar a possibilidade de elas serem pagas à parte, mas que nada! Estava tudo incluído no valor do ingresso e achei ótima a relação custo x benefício, principalmente porque estávamos esfomeados e só havíamos tomado o café da manhã esse dia!!!!

DSC096245

Depois de entrar na festa, peguei minha taça e meu garfinho e parti para a degustação das comidinhas. Eu também não sabia que haveria espumante e, como fã do tipo BRUT (o mais seco), tomei só uma taça de vinho e me deliciei com as variedades da bebida borbulhante, principalmente das marcas CASA VALDUGA e PETERLONGO.

DSC0960813

Fiquei impressionada com a variedade e a qualidade dos queijos que provamos. O salão não era muito grande e imagino que, por isso mesmo, não havia mesas nem cadeiras. Os visitantes ficavam em pé ou dançavam ao som das bandas que se apresentavam no palco. Uma vez lá dentro, o participante da festa pode ficar quanto tempo quiser, mas é claro que chega um momento em que ninguém aguenta mais comer nem beber, né? Assim o público vai se renovando durante o dia.

Assim que entramos, percebemos que o pessoal se organizava em filas para petiscar os queijinhos e outras comidas. Então entramos na primeira fila que vimos e fomos experimentando o que nos chamava a atenção.

Vi queijo com vinho, molho de chimichurri, pesto, pimenta calabresa etc. Alguns eram bem gostosos e outros nem tanto, mas valeu a pena provar. Ah, além dos salgados, os expositores também ofereciam doce de leite e iogurte. As filas andavam rápido e havia muita fartura.

DSC096153

Se vocês me perguntarem que tipo de alimento eu mais gosto e do qual eu sentiria mais falta se fosse cortado da minha alimentação, eu não hesitaria em responder: QUEIJO!!!!! Eu adoooooro queijo, assim como o meu pai, que também deve ter tido forte influência no meu gosto por receitas bem temperadas e apimentadas! Para acompanhar os queijos, acho que não tem nada melhor do que um prato de frios variados e isso também estava disponível na festa.

Apesar de não ser muito fã de linguiça, eu fiquei simplesmente apaixonada por um dos tipos oferecidos no estande da Santo Isidoro e repeti várias vezes. Ai, como me arrependi de não ter trazido um pacotinho pra casa!!!!!

Os pães de queijos tradicionais e temperados sumiam das cestas rapidinho para serem substituídos por novas fornadas num piscar de olhos!

Havia pelo menos duas mesas compridas no meio do salão, nas quais havia bandejas com pastéis, pizzas, picles, polenta, galeto, croquetes e muitos outros belisquetes apetitosos…a comida era farta mesmo!!!!!

Os petiscos estavam ótimos, o espumante geladinho descia que nem água e o show estava animadíssimo, mas quando anoiteceu, o lugar começou a ficar muito cheio e desconfortável. Era a nossa deixa pra voltarmos ao hotel, já que gostamos de dormir cedo e bebemos além da conta!

DSC096265

No dia seguinte, acordamos bem, apesar dos excessos da noite anterior, e seguimos para Farroupilha, a fim de conhecer a cidade antes de voltarmos para Porto Alegre à noite.

Farroupilha é conhecida por suas fábricas de malhas e pelo Santuário de Nossa Senhora do Caravaggio. Fomos direto para o Santuário, que estava bem cheio para a missa de domingo.

A igreja em si não tem muitos atrativos estéticos e eu preferi ficar admirando a vista lá de cima, que é muito bonita.

DSC096415

Em seguida, nos dirigimos ao centro da cidade e visitamos a Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus. A construção fica no meio de uma bela praça que conta com um lindo projeto de paisagismo e canteiros repletos de flores.

DSC096455

O belo edifício em estilo gótico foi inaurado em 1935.

De lá, seguimos para o Parque dos Pinheiros, uma área de lazer muito bem cuidada, que possui lago artificial, piscina pública, pista para caminhadas, parque infantil, pista para skate, quadra de futebol e vôlei de areia.

É esse tipo de lugar tranquilo que me encanta quando vou visitar as cidades do interior do Brasil. Fico sonhando que um dia vou trocar a efervescência do Rio por uma vida mais pacata em algum outro cantinho do país…

O impressionante Salto Ventoso é uma cascata de 52 metros de altura que cai em forma de cortina de água sobre uma gruta com 200 metros de comprimento e 25 metros de altura. Ela fica a 11 quilômetros do centro de Farroupilha, serviu como cenário para o filme “O Quatrilho” e para a minissérie da Rede Globo “Quinto dos Infernos”.

O Marcelo fez o seguinte comentário em seu relato: “Esse é um lugar relativamente pouco conhecido da serra gaúcha, embora seja um dos mais belos lugares naturais que conheci na região. Trata-se de uma linda cachoeira de 50 m de altura, que vc pode visitar tanto por cima (de onde ela cai) quanto por baixo (onde ela cai). Entretanto, o surpreendente está no fato de você poder dar a volta por "dentro" da cachoeira - talvez este seja o grande diferencial do lugar.”

DSC096615

A queda d´água é realmente muito bonita e o mais gostoso é passar pela gruta que fica atrás dela.

DSC096828

A gente tem a sensação de que a água forma uma espécie de cortina tentando esconder a gruta.

Demos a volta na cachoeira até chegar lá embaixo. Não sei se é possível banhar-se, mas nem cogitamos essa possibilidade, já que fazia frio.

DSC096963

Tiramos algumas fotos e contemplamos a linda paisagem por algum tempo, antes de voltarmos à entrada do parque para pegar a estrada rumo a Porto Alegre.

Antes de chegarmos ao estacionamento, avistei esses bancos fofos para piquenique e vimos um casal com duas crianças e dois cachorros preparando um churrasco bem cheiroso ali por perto. Me pareceu um lugar bastante agradável para passar um relaxante dia de domingo com a família.

Em Porto Alegre aproveitamos as horas antes do embarque para conhecer o Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS, que é SENSACIONAL!!!! Só não vou escrever nada sobre ele aqui porque o local merece um post exclusivo e especial!!!!

Para quem se interessou em participar do FESTIQUEIJO, a edição de 2013 acontecerá de 4 a 28 de julho e vocês podem buscar mais informações no site oficial:

http://www.festiqueijo.com.br/

Aliás, pessoal, se vocês souberem de alguma festa típica regional que acham que eu e o Marcelo vamos gostar, será que poderiam compartilhar a informação? A gente adora esse tipo de evento e ainda aproveita para conhecer mais um pedacinho do Brasil!!!!

Beijão pra todos com votos de uma ótima quarta-feira!!!!

*Fontes:
http://www.mochileiros.com/serra-gaucha-menos-badalada-t66987.html
http://www.farroupilha.rs.gov.br/content/view/2929/

Bonfa-ass

29 comentários:

Beth/Lilás disse... [Responder comentário]

Olá, Kátia!
Que viagem legal para um final de semana! Adoro ver sua disposição e do marido e as belas fotos que vocês fazem. Suas dicas são preciosas e já até falei para meu marido também que gostaria de fazer o mesmo que vocês de vez em quando, muito bom viajar assim e curtir o melhor da vida que é justamente isso, conhecer o mundo em que vivemos.
Maravilha as imagens dessa cachoeira e você está muito bonita também.
um abraço, carioca


Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Beth/LilásOi, Beth! Que legal seu comentário! Muito obrigada pelos elogios! Eu também acho que uma das melhores coisas da vida é conhecer o mundo e, fazendo isso aos pouquinhos, me sinto muito abençoada e cada vez mais me encanto com o nosso país!!!! Conheci mais cidades no Brasil nos últimos dois anos do que durante meus outros 37 anos de vida, acredita????? Acho que estou até ficando viciada: se passamos duas semanas sem viajar, fico louca pra "cair na estrada" novamente, rsrsrs! Um grande beijo!

Clara Carolina disse... [Responder comentário]

Olá,

sempre acompanho seu blog mas nunca comento.
Adorei o post de hoje ! Nasci no Uruguay, mas ainda com poucos meses de vida me mudei para Caxias do Sul, e nos fins de semana ia para cidades vizinhas passear, inclusive Farroupilha (havia um restaurante com uma comida maravilhosa !) e fiquei feliz de ver o parque dos Pinheiros, continua lindo !
Há muitos anos vim embora para SC, mas o lado gaúcho de minha alma sempre tem saudades de Caxias e arredores.
Continue sempre a relatar seus passeios e suas festas também, fonte de inspiração para muitos.

Abs,
Clara

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Clara CarolinaClara Carolina, vc tem dois nomes que eu amo!!!!! E adorei seu comentário de hj! Gosto muito de ler coisas assim, bem espontâneas e com um quê de emoção e nostalgia, além de ser um ótimo feedback pra mim. Sei que festas, comidinhas e artesanato são os temas que despertam maior interesse dos leitores do blog, mas eu estou absolutamente encantada com o nosso país, que venho descobrindo há somente dois anos. Como o próprio nome do blog diz, os "Casos e Coisas da Bonfa" refletem as minhas experiências e os meus momentos mais significativos. Foi por isso que decidi criar esse blog, para poder compartilhar experiências em áreas diversas, incluindo viagens, que adoooooro e acho que trazem um conhecimento do mundo, das pessoas e de diferentes culturas que nào poderia ser adquirido de outra maneira. O Bonfa Convida também reflete a minha personalidade e a vontade de compartilhar com quem lê o blog, o talento de outras pessoas, algumas amigas, algumas somente conhecidas distantes. Não acredito em competição, prefiro a colaboração SEMPRE! Essa foi a pedra fundamental para a criação do meu cantinho virtual! Um grande beijo!

Milena disse... [Responder comentário]

Katia,que post gostoso!!
Primeiro por que amo o Sul e segundo pois assim como você amo queijo!
E o final da viagem essa cachoeira linda,esse caminho maravilhoso,a sensação de paz e contemplação que um lugar desses passa é incrível!
Estou muuito precisando relaxar em um lugar bacana...

bjs

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@MilenaMilena, queijo é bom demais, né? O mais legal é que tinha muitas outras comidinhas deliciosas e bebida à vontade! A festa é muito honesta no quesito custo x benefício e tem várias atrações! Adoro o sul do Brasil e o friozinho que faz no inverno! Realmente é um lugar bem tranquilo, ótimo pra relaxar e desestressar! Beijão!

Adriane Pinhate disse... [Responder comentário]

Muito legal essas suas viagens!! Fiquei com uma vontade enorme de comer os queijos. rsrssr

Bjao

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Adriane PinhateQue bom que gostou, Adriane!!!! Eu adoro essas festas regionais e tem um post que estou doida pra escrever sobre a Festa Pomerana em Santa Catarina!!!!! Mas acho que vou deixar pro ano que vem, mais perto da época da festa... a gente tem viajado num ritmo que fica difícil acompanhar com posts! Mas não estou reclamando, eu adoro! Beijão!

Sheila Mendes disse... [Responder comentário]

Oi Kátia, tudo bem?
Faz tempo que não passo por aqui, mas confesso que já estava com saudades de ler os relatos sobre suas aventuras, e, com tantas novidades, hoje me esbaldei, rsrsr. Como vc disse no relato, conheci Carlos Barbosa por causa do passeio da Maria Fumaça, mas é muito restrito, na verdade não dá pra conhecer nada. Fiquei encantada com a cascata Salto Ventoso, que lugar maravilhoso.
Sobre as última viagens que vcs fizeram me apaixonei também pela Chapada dos Guimarães, outro lugar fantástico, que se eu não tiver a oportunidade de conhecer pessoalmente, pelos seus relatos já valeu à pena.
Abraços.

Sheila Mendes

Gabi disse... [Responder comentário]

Fiquei olhando esses queijos e me deu uma vontadinha de comer rsrs
Eu amoo queijo!

Beijos

Mi disse... [Responder comentário]

Olá, Kátia...
Nossa, babei nos queijos.. Sou que nem vc... AMO queijos e não vivo sem...
E adoro o seu blog.. Tiro muitas idéias pras minhas festinhas, daqui!!
Falando nisso, vi (no blog da Fête) que vc tá indo pra Belém e procurando guaraná Jesus.. Acho que deve encontrar sim.. No Ver o Peso.. Ou alguma feira grande.. Aqui em Brasília eu acho em todas as feiras, em Lata, 600ml e 2 litros.. É bem comum por aqui..

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Sheila MendesOi, Sheila! Que bom que gostou dos posts de viagens! Tmabém estava sentindo sua falta por aqui, mas estou tããã sumida... o tempo é meu maior inimigo, rsrsrs! O Salto Ventoso é realmente especial e, se nào tivéssemos que voltar no mesmo dia, eu passaria mais tempo por lá. Pra fazer um churrasco com a família, é maravilhoso! Que qualidade de vida!!!! Bjs!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@GabiQueijo é uma delícia, né, Gabi? Eu adoro e hoje já comi um sanduíche com bastante queijo no café da mahã!!!!! Beijos!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@MiOi, Mi! Obrigada pelo carinho e elogios! Estive em Belém no fim de semana e também achei que seria mais fácil encontrar guaraná Jesus por lá, mas não acgei. O Marcelo ainda está na cidade e volta hj, mas acho que também não encontrou. O pessoal disse que na Feira de São Cristovão aqui no Rio tem, mas estou tào enrolada que nào sei se poderei passar por lá... vamos ver! Um grande beijo!

Unknown disse... [Responder comentário]

Mês que vem estou indo a Serra Gaúcha! Além de conhecer Gramado e Canela, faço questão de conhecer outros lugares! Pesquisei bastante e fiz um roteirinho incluindo Carlos Barbosa, Nova Petrópolis e Cabará do Sul. Mas depois de ler esse post, vou fazer o possível para incluir Farroupilha!
Bjo
www.olumiar.blogspot.com.br

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@ThaísQue legal, Thaís! Essa região é muito bonita! Se quiser ver outras dicas, recomendo ler o relato completo do Marcelo que, tem menos fotos, mas é cheio de informações logísticas! Beijão e ótima viagem!!!!!

Unknown disse... [Responder comentário]

Katia!as fotos me inspiraram!lindo o passeio ... sabe q ja fui em alguns lugares desses de passagem e nao pude visitar suas atracoes... mas se eu for la novamente, farei questao de conhecer a cachoeira.
Ah!estou acompanhando sua festa de aniversário e estou amando! Minha irmã quer fazer uma tambem... rsrs
Bjao,q Deus te abençoe
Ana Elisa Mussolino

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Ana Elisa MussolinoOi, Ana! Gostei da sua empolgação! O Marcelo descobre essas atrações no www.mochileiros.com. Lá tem muitas dicas dentro e fora do padrão de turismo, o que é bem legal!!!!! Sobre a festinha, estou suuuuper atrasada, mas espero que na última hora dê tudo certo! Um grande beijo e obrigada pelo carinho!

Marta disse... [Responder comentário]

Katita...adorei...ia ficar louca com essas comidas maravilhosas!!! As imagens são lindas demais!!! Beijos

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@MartaMartinha, o Festiqueijo é bom demais! Gostei de tudo: das comidinhas, das bebidas, da atmosfera tranquila da cidade, dos shows e da esticadinha até Farroupilha! Beijão!

Anônimo disse... [Responder comentário]

Oi, querida! Adorei o post! Conheço o outro lado da Serra Gaúcha, passamos nossa lua de mel em Gramado e Canela e demos uma passadinha rápida em Nova Petrópolis. Mas fiquei bem animada com o Festiqueijo. Já tinha ouvido falar a respeito, mas não com tantos detalhes nem com fotos inspiradoras como as suas. Quem sabe em 2013.
Beijocas
Ronize Aline

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@ronizealineOi, Ronize! Que legal que se animou! Eu gosto muito dessa região do país, incluindo o clima friozinho! Nova Petrópolis é linda! Aquela praça toda florida é sensacional! O Festiqueijo me surpreendeu positivamente com a variedade e fartura! Nem comentei que ali do lado havia uma feira de malhas com bons preços e me encantei com um sobretudo azul! Beijão!

Unknown disse... [Responder comentário]

Mas bah tchê! Que guria viajandona!!!
Amei este lugar e que máximo o festival de queijos...ia me acabar, meu petisco favorito!!
Adorei as quedas d'água e tb a mesa para pic nic...imaginei uma festa para crianças, com um monte dessas mesas, toalha xadrez, bolas, sol....quem viajou fui eu!!hahaha
Bjão

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Flávia MergulhãoAh, que legal! Gostei da ideia da festa picnic pra crianças! Adoro esse tema e o contato com a natureza, ao ar livre, durante o dia! Ótima ideia! Beijão!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Flávia MergulhãoAh, que legal! Gostei da ideia da festa picnic pra crianças! Adoro esse tema e o contato com a natureza, ao ar livre, durante o dia! Ótima ideia! Beijão!

Unknown disse... [Responder comentário]

Que viagem bacana. No fim de semana do Festiqueij estávamos visitando Bento Gonçalves, mas só ficamos sabendo do evento quando chegamos lá. Aí não deu pra ir, mas quero voltar no próximo ano. Parece ser ótimo.

Inté, bjs.

Maria disse... [Responder comentário]

Lindo passeio. Boa comida (amo queijo e vinho) fotos lindas e adorei a igreja matriz. Bjus.

cucchiaiopieno.com.br disse... [Responder comentário]

Oi linda
Apaixonei-me pelo Festiqueijo, pois amo queijo e salivei ao ver todos os tipos de queijo!
Adoraria experimentar o croquete de queijo com goiabada, que está no menu.
A cidade é linda e a natureza é um paraíso!
Como sempre, uma viagem maravilhosa:)
Mil bjos
Léia

Anônimo disse... [Responder comentário]

Essa é minha terra! RS!!! Volte sempre!!! rsrs Voce escolheu um ótimo roteiro eu ia falar sobre Garibaldi, mas vi que tu passou por lá tambem!!!

Related Posts with Thumbnails