quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Criação de Identidade Visual para a empresa DOCE CONFETTI

logo


doce_confetti17

 

doce_confetti20

Logomarca e sugestão de aplicações para a Identidade Visual

 

Bom dia, pessoal! Hoje vim mostrar a vocês mais um trabalho recente, finalizado pouco tempo antes das minhas férias em novembro. A seguir, vocês poderão conhecer os conceitos que empreguei na elaboração da identidade visual, bem como o processo de criação da Logomarca e demais aplicativos.

 

doce_confetti

Fase de pesquisa: Logomarcas de empresas com objetivos similares

 

Os primeiros arquivos são referentes à pesquisa de Logomarcas e/ou empresas com objetivos similares aos da DOCE CONFETTI. A princípio, me ative mais à atividade principal das minhas clientes, que é a confecção de bolos, doces, cupcakes etc., mas sem deixar de pensar também no conceito de festa/organização de eventos. Quando se trata de doces, o cupcake aparece na maioria das Logomarcas que pesquisei. Apesar de ser uma criação norte-americana, a guloseima caiu no gosto dos brasileiros de tal forma que passou a ser presença obrigatória nas festas de aniversários, chás de panela, chás de bebê etc. Há diversas formas de se estilizar um cupcake, mas eu não me sentiria à vontade de restringir o nome "DOCE" da Logomarca a ele. O ideal seria buscar uma forma mais genérica que lembrasse tanto um cupcake quanto um brigadeiro ou qualquer outro docinho de festa.

 

dc2

Fonte de inspiração para a criação da Logomarca DOCE CONFETTI

 

Em um segundo arquivo, separei a imagem que me serviu como inspiração. A ideia de unir o doce ao confetti surgiu assim que vi a foto da guloseima coberta com os confeitos coloridos da DOUBLE SWEET BAKERY, que apesar do nome em inglês, é uma empresa brasileira. Um docinho formado por confetes era exatamente a inspiração que eu procurava e une os dois serviços prestados pela empresa DOCE CONFETTI: comida e festa.

 

doce_confetti3

 

Foi assim que surgiu a versão da Logomarca completa, composta de Logotipo + Símbolo: um docinho formado por círculos de tamanhos variados que remetem à ideia de confete. Optei por usá-los em diferentes tamanhos para quebrar a monotonia e passar uma ideia de movimento, de dinamismo e de animação: há uma festa acontecendo na forminha!  Os tons escolhidos foram os sugeridos pelas clientes e achei que eles seriam ideais para esse tipo de empreendimento: o marrom lembra chocolate (apreciado por 99% do mundo!) e o cereja lembra a própria fruta, além de aromas agradáveis e adocicados. São tons fortes, têm personalidade e atraem a atenção quando vistos de longe.

 

doce_confetti8

 

O símbolo é composto pelas bolinhas (confetti) e uma forminha, além de uma cereja estilizada. Gosto muito do conceito da "CEREJA DO BOLO", que significa o detalhe final de uma obra, a última pincelada, o complemento que faltava, o diferencial. Tanto no imaginário popular quanto no meu modo de pensar, essa metáfora demonstra capricho e preocupação com os detalhes.

 

doce_confetti10

 

Para a palavra DOCE, escolhi uma fonte arredondada e consistente, que me lembra massa de bolo, tem formas orgânicas e não possui serifas ou terminações quadradas e pontiagudas. A letra parece massa modelada à mão, porém de forma caprichada a fim de obter um resultado bonito e homogêneo, como as esculturas feitas com pasta americana. Para a palavra CONFETTI, optei por uma fonte manuscrita bem delicada. Ela não é nem informal nem formal demais. Penso que acrescenta um toque de elegância à Logomarca, contrastando com o caráter despojado da palavra DOCE.

 

doce_confetti4

 

Depois de alguns estudos, elaborei uma versão vertical com e sem moldura, uma versão horizontal idem e uma assinatura simples, sem o símbolo. As três podem ser utilizadas a critério das clientes, dependendo do espaço disponível nas peças gráficas a serem aplicadas.

 

preto

 

Criei também versões sobre fundos de cor e fundos preto & branco, para quando a publicação tiver que ser impressa nessas cores (Ex.: jornal ou assinaturas de patrocínio em pequenos folhetos). Todas essas versões da Logomarca estão conectadas por meio das cores, fontes e estilo gráfico. Dessa forma, a integridade da identidade visual não será comprometida se minhas clientes optarem por usá-las ao mesmo tempo em diferentes peças impressas ou virtuais.

 

limites

 

Estudo dos Limites de Redução para cada versão da Logomarca

 

No mais, penso que as imagens são auto explicativas: isolei os elementos de apoio e desenvolvi padronagens a partir deles, listei a família de fontes usadas na Logomarca, sugeri duas opções de cartão de visita, quatro opções de etiquetas, três modelos de caixa, dois modelos de sacolas feitas com papel reciclado + etiqueta, além da sugestão/simulação de aplicação em bolsas de lona, tecidos, louças, adesivo para notebook, cartazes, brindes e marca d'água para proteger as fotos publicadas no site/blog da empresa.

 

cartoes

Cartões de visita

 

 

doce_confetti9

Padronagens exclusivas

 

 

doce_confetti13

Etiquetas com frente e verso

 

doce_confetti14

Embalagens/caixas para os produtos da empresa

 

doce_confetti17

 

Logomarca e elementos de apoio aplicados em avental, luva de cozinha e prato de louça ou descartável

 

 

doce_confetti16

Aplicacão das padronagens em bolsas de lona

 

doce_confetti20

Aplicação da Logomarca e elementos de apoio em brindes

 

doce_confetti15

Aplicação da Logomarca e elementos de apoio em etiquetas e sacolas feitas de papel reciclado

 

doce_confetti18

Aplicação da padronagem em notebook

 

doce_confetti21

Aplicação da Logomarca em imagens publicitárias para cartazes e outdoors

 

doce_confetti22

Aplicação da Logomarca em imagens publicitárias para cartazes e outdoors

 

doce_confetti23

Marca d'água para fotos

 

E isso é tudo, pessoal! Se vocês gostaram do meu trabalho, precisam de uma identidade visual ou querem reformular uma marca já existente, podem contar comigo! Para solicitar um orçamento, basta escrever para katiabonfadini@gmail.com, e para ver meu portifólio completo com trabalhos de design gráfico e editoração, é só clicar no seguinte link:

http://www.coroflot.com/katiabonfadini

Um grande beijo pra todos com votos de um dia bem doce!!!!

Bonfa-ass

24 comentários:

Fernanda disse... [Responder comentário]

Kátia,
Eu literalmente babo quando leio seus posts de criação de identidade visual! Estou descobrindo-os como os meus preferidos! Leio cada vírgula e presto atenção em cada detalhe.
Adoooro também os post onde você explica o processo de criação de uma ilustração, desde o rascunho a lápis,passando pela vetorização até o resultado final. Graças a você estou apaixonada por design gráfico.
Parabéns por esse dom e que 2013 lhe traga muitas identidades e ilustrações :)
Fernanda Mascarenahs

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@FernandaPuxa, Fernanda, que comentário gostoso! Super obrigada pelo feedback!!!! Adorei saber do seu interesse por esse tipo de post! Só nào publico meus trabalhos com mais frequência porque tem um link no menu principal para os meus trabalhos no Coroflot e o tempo é curto, rsrsrs! Mas eu gosto de escrever sobre a elaboração dos projetos de forma bem didática porque, antes de me contratarem, muitos clientes tem dúvidas do que significa uma identidade visual e querem saber o que está incluído no trabalho. Pode deixar que ano que vem vou publicar outros trabalhos de ID visual e editoração!!! Um grande beijo e seja sempre muito bem-vinda!

Suelen disse... [Responder comentário]

Parabéns Katia, seu trabalho é lindo... aproveitando o comentário acima, também adoro ler sobre suas criações...fico babando pensando como seria a reformulação por você da logo marca da minha empresa rs, quem sabe no futuro né rs...

Gelia disse... [Responder comentário]

Oi Katia, como sempre vc arrasa no que faz, por isso é tão requisitada, estou mega atrasada para ver os post, mas até o final do ano coloco em dia quero ler com calma esta viagem, pois é um lugar que quero viajar junto com vc ao menos nas fotos né rsrs, eu ja estava com saudade daqui, embora sei que vc ja retornou faz uns dias.

Bjs

Gélia

Beto Ribeiro disse... [Responder comentário]

Olá Katinha!!!!
Bom dia!!!

Menina... Que tudo mais lindo você fez!!!!! Superação total em 2012!!!!!
Parabéns demais querida, pra você e pra cliente que escolheu bem muitão a profissional para desenvolver todo este projeto!!!!

Aproveitando...
Feliz Natal!!!!! Um 2013 sensacional e cheio de criatividade e beleza.

Beijo imenso, fique com Deus!!!

Beto

Unknown disse... [Responder comentário]

ficou ótimo, um belo trabalho!!

http://anitamakingof.blogspot.com.br/2012/12/testei-hair-care-perfume-para-cabelos.html

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Suelen LemosQue legal, Suélen! Eu adoro criar ou reformular Logomarcas! Pode contar comigo! Fechei vários trabalhos em 2012 e pretendo ir postando os resultados aos poucos no ano que vem!!!! Bom saber que você também gosta desses posts!!!! Um grande beijo e agradeço demais os elogios!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Eu que fiz... ou quase issoOi, Gélia! Ah, fique tranquila, estou super enrolada também, essa época do ano é assim com todo mundo, né? Os relatos de viagem estào todos listados lá no item do menu que diz "viagens". Quando tiver um tempinho, é só procurar o post que deseja lá! Foi bom ter parado um tempinho no ano passado pra organizar esses arquivos que estavam super bagunçados... nem eu mesma conseguia encontrá-los, rsrsrs! Um beijào!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Beto RibeiroOi, Beto, seu sumido!!!! Muito obrigada! A opiniào de um colega de profissão sempre ajuda muito! Fico feliz que tenha gostado e que em 2013 eu possa mostrar muitos outros projetos!!!! Um grande beijo pra vc e tenha um ano maravilhoso!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@AnitaOi, Anita! Super obrigada!!!! Estou com outro projeto em anadamento!!!! Em breve vou atualizar meu portifólio novamente! Um grande beijo!

Unknown disse... [Responder comentário]

Kátia, vc é incrível, seu trabalho é incrível!!! Adoro acompanhar seu blog seja pra ler sobre dicas de decoração, festainhas, comidinhas ou suas criações maravilhosas. Li cada post saboreando o resultado da sua criação...
Tenho certeza de que suas clientes vão vender muuuuito doce Confetti...
Vou enviar um e-mail com o "meu problema"....rsrs Quem sabe vc não será a solução?!?!?!
Bj e muito sucesso pra vc. Que seu 2013 seja cheio de alegria, saúde, trabalho e realizações.

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@DOLCEZZA - Doces DelíciasOba, super obrigada pelo carinho, elogio e incentivo! Fico feliz que goste do meu cantinho virtual e das minhas peripécias!!!!!
Vou me adiantar e te enviar por e-mail a minha tabela de preços para a criação de identidade visual, OK?

Se estiver interessada, basta retornar o contato para conversarmos melhor sobre o que deseja!!!!

Um grande beijo e tenha um lindo dia!!!!

Leni disse... [Responder comentário]

Katia!!! mto linda essa criação, fiquei interessada tbem nessa tabela de preços que vc mencionou, to querendo fazer uma reformulação no meu blog que esta caseirinho demais.....
super Beijo e Boas Festas!!!

Especiarias Doces disse... [Responder comentário]

Eu como fã do seu trabalho e também fã de cupcakes não poderia deixar de te dizer que ficou lindo. Lindo mesmo!
Beijos,
Fernanda.

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@LeniOi, Leni! Que bom que gostou!!!! Você poderia me enviar um e-mail para katiabonfadini@gmail.com? Assim posso te mandar a tabela de preço em anexo e conversamos sobre o que deseja! Um beijào!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Especiarias DocesOi, Fernanda! Super obrigada!!!!!! Um beijão!

Unknown disse... [Responder comentário]

Parabéns!
Excelente trabalho.
Bjos De♥coração

Roberta Lito disse... [Responder comentário]

Olá Katia!

Tem um tempo que não venho por aqui estou super enrolada, mas hoje no intervalinho das comilanças natalinas vim aqui para dar uma espiadinha em seus posts.
Amei esta identidade visual, ficou do jeito que gosto leve e com cores agradáveis.

Um beijo

Nereime disse... [Responder comentário]

OLá Katia,
em meados de dezembro/2012 eu tentei lhe enviar um e-mail( no seu gmail) mas como não obtive resposta, verifiquei que ele não está em meus "enviados", por gentilesa voce poderia verificar se recebeu algum e-mail de nereimeg@bol.com.br, era relacionado a template para meu blog.Desta forma poderei ou lhe escrever novamente ou no caso já obter sua resposta.
Desde já agradeço sua atenção!
Aproveito também para desejar um ano espeial !
Nereime Godoy

Unknown disse... [Responder comentário]

olá katia! adorei o seu trabalho,super parabéns ;) gostaria de receber o orçamento,estou começando na area de brigadeiros gourmet. meu email é grazielepessanha@gmail.com

Unknown disse... [Responder comentário]

olá katia! amei o seu trabalho :) parabéns. meu email é grazielepessanha@gmail.com e gostaria de receber melhores informaçoes sobre o seu trabalho. bjss

Simone Alves disse... [Responder comentário]

Oi Kátia, boa tarde!

Encaminhei um e-mail para você com uma solicitação de orçamento. Adorei seu trabalho e preciso da sua ajuda. Fico aguardando seu retorno. Está de parabéns ... Bjs

Unknown disse... [Responder comentário]

Parabéns Kàtia,excelente trabalho.Enviei um email pedindo orçamento,aguardo resposta.Bjs

Unknown disse... [Responder comentário]

Q delícia d trabalho!!!!!
Parabéns!!!!!!

Related Posts with Thumbnails