quarta-feira, 3 de abril de 2013

A Festa da Páscoa

Árvore de Páscoa
Buffet de sobremesas

Coelhinho adesivado na porta de vidro do buffet

Mousse de chocolate com confeitos coloridos servida dentro de um porta-ovos

As fofíssimas velas em forma de pintinhos

Frescurinha das irmãs Bonfadini: usar sempre uma roupa e/ou acessório que combine com as cores da festa!

Arranjo de flores frescas: presença garantida nas festas lá em casa!

A mesa principal com os pratos salgados

Porta-talheres customizado para a festa

Drinks de boas-vindas à base de vodca

Ah, gente, essa festa da Páscoa foi uma das mais gostosas de preparar! Eu adoro esses temas lúdicos que nos permitem liberar a criatividade de uma forma mais pura.

Independente de crenças e religiões, essa Páscoa pra mim significou o resgate de uma tradição que eu amava na infância: a caça aos ovinhos!

Eu poderia promover uma “caça aos ovos” entre os amigos adultos e até seria divertido porque minha turminha é tão animada quanto eu, mas dessa vez preferi convidar a família para um almoço e apresentar esse costume para a minha sobrinha Manu, que faz dois aninhos em junho.

O bolo principal, ou “o bolo do coelhinho” não foi de cenoura como anunciava a plaquinha, mas de chocolate com recheio de brigadeiro, já que mami estava se recuperando de uma gripe e não pôde fazer a receita.

Comprei a guloseima no EMPÓRIO FARINHA PURA e depois acrescentei alguns ovinhos de chocolate para torná-la mais colorida.

Os Cake Pops bonitos e suculentos são da TATIANA BONOTTO e parece até que ela sabia exatamente a medida da petisqueira em formato de caixa de ovos porque os docinhos se encaixaram nela perfeitamente!

As deliciosas guloseimas da Tatiana também estavam presentes em uma das comemorações mais legais que fiz em casa no ano passado: a FESTA DO PRETINHO BÁSICO, quando comemorei meu aniversário.

Vocês lembram da foto dos beijinhos de coco coloridos que postei no FACEBOOK na semana passada?

Eu fiquei surpresa com a quantidade de “curtidas” da foto, mas depois entendi que era justamente por se tratar de uma maneira diferente, embora extremamente simples, de servir um docinho tradicional.

Usei essa petisqueira super versátil para servir azeitonas no BRUNCH DO DIA DAS MÃES e balinhas no DIA DOS NAMORADOS. O bom é que ela dispensa forminhas e minha mãe a comprou por um preço bem baratinho no supermercado EXTRA há alguns anos.

Nas cumbucas de melamina que comprei na CRATE & BARREL há alguns anos, coloquei tarteletes de limão e de canela do EMPÓRIO FARINHA PURA.

Posicionei-as ao redor da Árvore de Páscoa, que teve sua base recheada de amêndoas confeitadas nas cores da festa.

Os “famosos cupcakes da mamãe” são, na verdade, uma legenda que achei fofa, mas não corresponde à realidade. Foi só uma ideia que eu queria deixar registrada aqui. Mami nunca gostou de cozinhar, embora tenha habilidade para isso. Comprei tudo no EMPÓRIO FARINHA PURA e como só havia três cupcakes disponíveis nesse dia, precisei improvisar.

No centro do prato alto, posicionei uma peça branca com colheres de melamina da marca RICE que comprei no Leste Europeu.

Nos porta-ovos também de melamina, comprado na Suíça, servi uma mousse de chocolate decorada com confeitos coloridos e intercalei essa sobremesa com os cupcakes de sabores diferentes.

Comprei uma edição especial de ovinhos de chocolate M & M e coloquei-os em uma caixinha de papelão.

Detalhe dos ovinhos da edição especial de M & M para a Páscoa

Pra falar a verdade, usar essa caixinha como petisqueira não estava nos meus planos. Porém, na véspera da festinha, encontrei velas fofíssimas em forma de pintinhos na TORTA & CIA da COBAL DO HUMAITÁ que vieram dentro dessa embalagem.

Antigamente eu ficaria com pena de usá-las, mas depois que criei o blog e me acostumei a fotografar tudo o que compro, acendi as velinhas e registrei o momento sem culpa! Inseri cada vela em um potinho de cerâmica que serve para colocar molho ou manteiga. Foram comprados no PORTAL DAS LOUÇAS.

Buffet com as velas acesas

No último minuto, decidi retirar o papel laminado dourado dos ovinhos da NUGALLI para combinar com o bolo de brigadeiro.

Confesso que quando cheguei em casa com o bolo de brigadeiro e coloquei-o no prato alto branco, alguma coisa me incomodou: estava tudo tão clarinho e delicado no buffet antes dele chegar…

Escolhi esse bolo no mercado justamente para fazer contraste com o prato branco, mas depois achei que não era necessário tanto contraste, rsrs!

Mas, enfim, depois de inserir a vela colorida, os ovinhos de M & M e de retirar o papel laminado dos ovos da Nugalli, achei que o conjunto voltou a ficar harmonioso e o resultado me agradou.

Como de costume, comprei flores frescas para decorar alguns vasos, entre eles, alguns potes de vidro de azeitonas e molho de tomate reciclados e customizados com as padronagens que criei especialmente para o Kit digital FESTA DA PÁSCOA.

Esse arranjo ganhou um laço de fita marrom, que lembra chocolate. Uma dica para gastar menos com flores é comprar um bouquet já pronto e depois desmembrá-lo, preenchendo vários recipientes. Quando quero encher a casa de flores, normalmente recorro às lojas da COBAL DO HUMAITÁ.

Para a mesa do almoço, comprei um tecido amarelo na CLAUDIA TECIDOS, no bairro do Catete, que usei como toalha. Adorei esse tom puxado para o mostarda e o fato de que o pano tem um lado fosco e outro acetinado. O lado brilhoso é, na verdade, dourado, e logo comecei a imaginar uma festa de Natal ou de Réveillon nesse tom!

O vaso de flores maior foi parar em cima de um prato alto com velas coloridas ao redor. A ideia original era usar essas velas no buffet, mas depois que os pintinhos chegaram, elas foram remanejadas para a mesa principal. Na verdade, eu gostaria de usar esse arranjo como centro de mesa, literalmente. Mas minha sala é pequena e essa disposição só funcionaria se a mesa tivesse acesso pelos quatro lados. Como não é o caso, ele ficou lá no cantinho.

No lado direito da mesa, dispus uma petisqueira amarela em formato de caixa de ovos com as lembrancinhas da festa, mostradas no POST ANTERIOR. Para completar a decoração, usei um dos porta-retratos que minha mãe comprou na IKEA com a minha ilustração do coelhinho distribuindo ovinhos, pratos de sobremesa temáticos da WORLD MARKET e talheres coloridos descartáveis da JLM, inseridos em um pote de vidro customizado com uma das padronagens do kit FESTA DA PÁSCOA.

Os pratos principais foram colocados no centro da mesa e os petiscos e a garrafa de vinho na outra extremidade.

Para beliscar, ofereci grissinis cobertos com gergelim preto e branco dentro dessa charmosa petisqueira da LOJA EU FAÇO A FESTA. Na molheira que vem acoplada à peça, servi uma pastinha de berinjela com nozes comprada na FEIRINHA DE TERESÓPOLIS.

Em outra petisqueira menor, coloquei salsichas aperitivo defumadas com molho de mostarda Dijon. Aproveitei a oportunidade para usar 4 dos 8 garfinhos fofos que comprei na Alemanha e que tinham as cores da festa. Um deles é um coelhinho rosa, tudo a ver!

O Bacalhau à Gomes Sá da minha mãe ficou delicioso! Embora ela não goste muito de cozinhar, mami se dedica ao máximo a tudo o que se propõe a fazer e o resultado não poderia ter sido diferente.

Meu pai repetiu seu famoso prato de camarões ao molho de catupiry, mas dessa vez acrescentou um ingrediente que fez ainda mais sucesso: queijo gorgonzola. Eu havia experimentado algo parecido em Porto de Galinhas no mês passado e dei a sugestão. A receita original foi publicada NESSE POST e a única diferença é mesmo o gorgonzola, acrescentado no final do preparo.

“Vista aérea” da mesa principal

A mesa de centro recebeu pratos, talheres, porta-copos, guardanapos, um arranjo de flores e taças para os drinks de boas-vindas.

Minha sobrinha ajudando a arrumar a mesa

O lindo caminho de mesa que teve sua estréia nessa festa foi um presente da querida Maria Tais, do blog MÃES E FESTEIRAS. Ela esteve lá em casa no início de março e me paparicou com alguns mimos fofos e deliciosos doces de frutas (os meus preferidos). A Tais lembrou que uma vez comentei sobre a dificuldade de encontrar um caminho de mesa para essa mesa de centro estreita e comprida e resolveu me presentear com essa peça linda e versátil que tem cor neutra e combina com tudo. Com certeza vou usá-la muitas vezes nas próximas festinhas!

Antes de esvaziarmos algumas garrafas de vinho, a bebida oficial do almoço, ofereci aos convidados três drinks diferentes, todos à base de vodca. O alaranjado da esquerda levava suco de grapefruit, o do meio tinha Blue Curaçao e Club Soda e o terceiro levava Guaraná Jesus, a famosa bebida cor de rosa maranhense.

Minha mãe testou e aprovou o drink feito com Guaraná Jesus, que achou bem docinho e com gosto de bala Frumelo!

Depois de cantar “Parabéns” para o Coelhinho da Páscoa, dei uma sacolinha para a Manu procurar os ovinhos que escondi pela sala e ela se divertiu guardando na bolsa tudo o que via pela frente, incluindo os talheres coloridos de plástico, os guardanapos e canudos, rs!

A sacolinha fofa foi um presente da Fernanda Mattos, do blog ESPECIARIAS DOCES, e depois descobri que a peça foi feita por sua mãe. Já deu pra perceber que talento e capricho são coisas de família, né?

Manu e seus ovinhos

E assim terminou a segunda festa do ano lá em casa, pessoal! Bom, na verdade, a terceira, se a gente contar o JANTAR GREGO. E, por falar nisso, na semana que vem vou lançar um concurso-relâmpago na página do Casos & Coisas no FACEBOOK. Vai ser assim: vou publicar a foto de uma peça que usarei no próximo evento lá em casa, que vai acontecer ainda esse mês. A foto é uma dica e os leitores que acertarem qual o tema da festa em que essa peça será usada, terão seus nomes colocados em uma lista para sorteio feito pelo site RANDOM.ORG e um deles ganhará um kit da LOJA DA BONFA à sua escolha.

Essa promoção acontecerá somente no Facebook, OK? Espero vocês por lá!

Um grande beijo com votos de uma quarta-feira super animada!

Bonfa-ass

25 comentários:

Unknown disse... [Responder comentário]

Tudo lindo! Muito bom gosto, como sempre. Agora fiquei doida pra provar os camarões (e todo o resto!)!

Unknown disse... [Responder comentário]

gataaaaa, vc arrasou na festinha. tudo muito bem caprichado e nota-se o carinho em tudo!!

http://anitamakingof.blogspot.com.br/

Isa disse... [Responder comentário]

Eu nem preciso dizer que fikou lindo né?!

é sempre tudo tão caprichado, cada detalhe a gente sente uma pitada de carinho!!

eu adorei tudoooo!!

Parabéns!

Suelen disse... [Responder comentário]

Katia ficou tudo tão lindo, como sempre, que capricho!!
Bjs

Ana do Viajar é tudibom! disse... [Responder comentário]

Tudo lindo e no capricho
desde sempre né?
Parabéns Bonfa
Abraços
Ana
www.viajaretudibom.blogspot.com

Unknown disse... [Responder comentário]

Bom dia Katia !

Olha vc surpreende a cada festa , parabéns tudo muito lindo e com carrinha de delicioso , ah e sua sobrinha uma fofa .

Bjs ,

Deborah

Milena disse... [Responder comentário]

Ficou lindo o resultado.
Eu gosto muito da harmonização final das suas festas!!!
E Manu está muito fofa!
bjs

Unknown disse... [Responder comentário]

Kátia, pra variar ficou lindo! Super bom gosto! E de muita delicadeza e suavidade as cores que vc usou! Pena não podermos saborear essas delícias, né?
Bjs!!!!!!!!!!!!!!!!

Sabores Autenticos disse... [Responder comentário]

Adorei tudo muito lindo.
Bjs

Ateliê Rocha disse... [Responder comentário]

Ficou tudo tão lindo!!!! Dá pra sentir que cada detalhe foi feito com muito carinho. Parabéns!!!!
Beijos

Unknown disse... [Responder comentário]

Kátia...
Lindo demais!!!Fiquei com água na boca!!! Muito delicado e colorido... Muitos beijos...

Mães e Festeiras disse... [Responder comentário]

Kátia, querida, sua festa criou vida com tantos detalhes, que capricho!!!
Hum, e que delícias apetitosas, deu água na boca, principalmente esse camarão com toque de gorgonzola, deve ficar perfeito!
Que bom que o caminho serviu, pensei que ia ficar grande!
Um beijão,

Maria Tais
maesefesteiras.blogspot.com

Unknown disse... [Responder comentário]

Bonfa, vc ARRASOU mais uma vez!!
Adorei a mistura de cores, as delícias, os quitutes, as louça e como sempre td seu capricho e zêlo.
Já salvei as fotinhos para fazer uma festinha assim para minha sobrinha Valentina q está com 5 meses. Tenho certeza de q o resultado será adorável como foi para a Manu.
E olha, os pratos salgados me deram uma incrível água na boca!!! Amo bacalhau, mas esse camarão com queijos q seu pai fez... hummmmmmmm
Bjs e Parabéns. ;D

Especiarias Doces disse... [Responder comentário]

Kátia, acho que vou deixar salvo no Word os seguintes dizeres: Kátia, que lindo, você arrasou!
Depois eu só daria Ctrl-C E Ctrl-V pois toda vez que você posta fotos de alguma festa que organizou, eu sempre me encanto.
Adorei as cores, a maneira que você organizou os comes e bebes, os arranjos de flores e o seu kit de Páscoa.
Já comentei com você no face que a sua sobrinha é muito linda. Saudades da época que os meus meninos tinham essa idade.
Achei super engraçadinho quando você comentou que teve o parabéns para o coelho e que depois ela saiu guardando tudo o que via pela frente na sacolinha. Fofa ao cubo!
A minha mãe gostou de saber que a sacolinha foi para nas mãos dessa princesa.
Viu, você está tão bonita bronzeada!
Beijos grandes,
Fernanda.

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Meninas, super obrigada pelos comentários tão fofos, cheios de carinho, incentivo e boas energias! Isso me faz muito feliz, podem ter certeza! Ainda mais quando a semana está punk, cheia de coisas pra resolver e a cabeça a mil, rsrsrs! Amanhà respondo todas as mensagens com mais calma, OK? Mais uma vez, obrigadaaaaaaaaaa!

Denise disse... [Responder comentário]

Ai, ai! Adorei! Estava louca pra ver tudinho depois da "tortura" de ver as fotos dos preparativos!
Boa quinta-feira!!!

Anônimo disse... [Responder comentário]

Adorei tudo, Bonfa!! Meus parabéns pela sua criatividade, boa vontade e comprometimento com as leitoras de postar tudo no blog! Tudo muito lindo e organizado, além de esteticamente perfeito para a ocasião e saboroso! Um beijo de uma admiradora.

Marta disse... [Responder comentário]

Ahhhh Katita! Ficou super lindo... As cores, a decor, as comidas!!!!
E sua sobrinha tá linda e enorme!!!!
No próximo ano já posso fazer para Miguel!!!
Beijos

Unknown disse... [Responder comentário]

Amei seu trabalho, Você tem muito bom gosto parabéns, muito inspirador!

Gabriela Rodrigues disse... [Responder comentário]

Hummmm..posso me jogar nessa mesa de sobremesa??? Essa hr do tarde o que eu mais queria era uam mesa dessas pra mim....!!! rsrs..

Nossa Bonfa, essa semana mesmo eu coloquei uma foto no face do meu blog sobre os talheres de plástico, que eles tbm ficam legais na decoração dos eventos!!!!

Sua sobrinha fofa se divertiu =) Que linda!

Beijoss!!

SÍLVIA OLIVEIRA disse... [Responder comentário]

Quanta harmonia! Muito fofo mesmo! Bjs!

Renata disse... [Responder comentário]

Que capricho impressionante!!! As cores, os doces, babei.

Mas o que me apertou o coracao foi ver a pequenina atras dos ovinhos...digo q me apertou pois nao fiz isso com minha pequena de 4 aninhos.....dou o ovo de chocolate e ela abre, pega o presente e me devolve o ovo..rs....

De simbologio queimamos o Judas...pelo menos isso..rs...

Parabens Bonfa, quero te dizer que vc está me inspirando. Vou começar um curso de web design este mês. Só nao sei para que lado vou utilizar.....mas com algumas ideias na cabeça. Se quiser me dar uma dica ou orientaçao, agradeço recbahia@yahoo.com.br Beijos e parabens!

Ideia dela disse... [Responder comentário]

Bonfa, sou apaixonada pelas reuniões que você faz em casa. Uma mais linda que a outra!! Parabéns meeeesmo! Indico teu blog para todas minhas amigas!
bjs, Rachel
Ideia Dela
www.ideiadela.blogspot.com

decorayadora disse... [Responder comentário]

Que lindo blog tiene uste !!!!me HA ENCANTADO!!!!
Saludos
ANGELICA

cucchiaiopieno.com.br disse... [Responder comentário]

Oi linda
Espero que esteja bem!
Faz tempo que não vinha aqui no teu cantinho e como sempre encantei com o teu super talento em organizar festas!
Adorei cada detalhe e como sou chocólatra, salivei com vontade de experimentar o bolo!
Apaixonei-me pelas velas em forma de pintinhos.
Te desejo uma linda semana.
Bjo grande
Léia

Related Posts with Thumbnails