sexta-feira, 12 de abril de 2013

O jantar árabe da Dani + 8 receitas de presente pra vocês!

3

Hoje recebo uma convidada super especial que tive o prazer de conhecer pessoalmente no ano passado quando estive em Vitória-ES. A Dani é simplesmente uma fofa, super gentil, simpática, alegre, de bem com a vida e faz a melhor torta de limão que já comi! Depois que organizei o JANTAR GREGO em casa e vi as fotos do jantar árabe da Dani, decidi começar a criar kits digitais para jantares temáticos. Sendo assim, a Dani também é responsável por essa ideia e hoje eu gostaria de apresentar a vocês a festa que ela preparou e que me inspirou. Como bônus, a Dani generosamente enviou as receitas de tudo o que serviu no jantar. Vamos dar uma olhadinha?

Dani

Me chamo Danielle Hoffmam, tenho 28 anos, sou casada com o Thiago e tenho algumas paixões.

· Amo cachorros e penso que todos deveriam ter um lar!

· Amo artesanato desde pequena por influência da minha avó.

· Amo viajar. Tenho priorizado isso no momento.

· E amo cozinhar! O que também quer dizer receber amigos em casa.

A paixão pela cozinha aconteceu bem cedo, por volta dos meus 5 anos. Nessa época eu trocava os desenhos animados por programas de culinária, o que era estranho para uma menina tão pequena.

Logo que comecei a escrever fiz meu primeiro caderno de receitas que tenho até hoje.

Outra coisa que guardo com carinho dessa época são meus livros e fascículos de receitas que consegui ligando para todos os 0800 das embalagens dos produtos. Eu era bem criança e mentia sobre a idade só para conseguir os tão sonhados fascículos de receitas! Coisas de menina, rs.

Eu me sentia uma extraterrestre por ser tão interessada no assunto, enquanto minhas coleguinhas só queriam saber de brincar.

Hoje com a gastronomia em alta e com o blog, vejo que eu não estava sozinha, pois muita gente da mesma geração também tem fascínio por panelas!

Em casa eu não praticava. Foi só quando comecei a namorar meu esposo que coloquei a mão na massa fazendo uma sobremesa ou uma tortinha ou um patê para acompanhar uma torradinha, nada muito complexo.

Namoramos um bom tempo e depois que casei quis agradar preparando um jantar romântico surpresa. Foi quando conheci a Bonfa e me apaixonei por seu blog.

Cada festa mais linda que a outra e muitas inspirações num post só fizeram com que eu ficasse horas navegando sem ver o tempo passar.

1

Tanto eu quanto Thiago gostamos de receber amigos em casa e sempre arrumamos um motivo para confraternizar!

E numa dessas oportunidades preparei um jantar árabe em 2 dias! Foi um recorde! Ainda por cima era feriado.

2

Nesse jantar quis aproveitar e usar as peças que já tinha em casa, pois a cada jantar que faço, compro uma coisa nova e nos meus armários já não cabe mais nada.

Só não tinha uma toalha para mesa e também não encontrei em loja nenhuma. O que me salvou foi a loja de tecidos, mas o pano era fino e escorregava na mesa. O problema foi resolvido quando arrumei a mesa com as louças que deram um jeito de deixar o pano quieto!

Cheguei em casa, pesquisei em alguns sites sobre a cultura e gastronomia árabe para não fazer feio. Separei algumas receitas e fiz plaquinhas de identificação e um menu para o porta-retrato.

3

Foi tudo muito fácil de preparar, o que me deu mais trabalho foi a sobremesa que de árabe não tinha nada, pois as receitas que encontrei não me agradaram ou eram extremamente complicadas de preparar.

De entrada preparei algumas pastinhas para acompanhar o pão árabe.

4

Pasta de Pimentão Vermelho

Ingredientes:

2 pimentões vermelho
3 colheres (sopa) de azeite
1 cebola média picada
2 dentes de alho socados com sal a gosto
200g de creme de ricota
Sal a gosto
1/2 xícara (chá) de nozes picadas

Modo de preparo:

Asse os pimentões por 20 minutos até ficarem macios. Em seguida, retire a pele e as sementes. Essa parte eu achei bem trabalhosa. Não conseguia retirar a pele de jeito nenhum. Tentei com água fervendo, também não consegui, deixei direto na chama no fogão, como faço para retirar a pele do tomate e também não consegui! Peguei uma faquinha e fui descascando os pimentões, ainda bem que eram 2!

Em uma panela aqueça o azeite, refogue os pimentões assados com a cebola e o alho. Em seguida, bata esse refogado no liquidificador ou no mix com o creme de ricota, o sal e as nozes até que a mistura atinja uma consistência homogênea.

Coloquei no ramequim e deixei na geladeira até a hora de servir.

5

Pasta de Azeitonas Pretas

Ingredientes:

200g de creme de ricota
100g de azeitonas pretas
1 dente de alho

Modo de preparo:

Bata tudo no liquidificador ou no mix até ficar homogêneo. Também coloquei no ramequim e deixei na geladeira até a hora de servir.

Fiz também um molho de iogurte com hortelã super fácil que na foto aparece ao lado da pasta de azeitonas.

Bati no liquidificador:

200ml de iogurte natural sem açúcar
1 dente de alho
5 folhas de hortelã
Sal e pimenta do reino a gosto
1 colher (sopa) de azeite

6

Tabule

Ingredientes:

4 tomates sem sementes
1 cebola
2 pepinos
1/2 xícara de trigo para quibe
1/2 xícara de suco de limão
Salsa a gosto (usei mais ou menos metade de um maço)
Hortelã (Um maço)
1 colher (sopa) de azeite
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:

Lave bem o trigo e deixe de molho em meia xícara de água por 15 minutos. Enquanto isso, pique os tomates, os pepinos e a cebola em cubinhos.  Pique a salsa e a hortelã o menor que conseguir. Escorra o trigo depois dos 15 minutos, junte os demais ingredientes e sirva. Eu deixei o limão, o azeite, o sal e a pimenta para temperar somente na hora de servir, pois senão solta muita água

7

Kibe Cru

Ingredientes:

500g de carne moída bovina (usei patinho)
250g de trigo para quibe
1 cebola grande picadinha
3 dentes de alho amassados
Sal a gosto
1 colher de chá de pimenta síria
Cheiro verde picado (salsa e cebolinha)
hortelã picado

Modo de preparo:

Lave muito bem o trigo mas não deixe de molho. Esprema bem antes de juntar os outros ingredientes. Não tem mistério. Junta tudo, prova o sal e o tempero e está pronto! Eu usei uns 5 dentes de alho. Pois aqui em casa nós amamos alho! Coloquei numa tigelinha forrada com filme plástico e desenformei numa travessa de inox. Fiz os cortes diagonais com uma faca e deixei gomos de limão na lateral para que cada um pudesse se servir a gosto.

8

Aproveitando que faria o Kibe cru, dobrei a receita e preparei um assado. Separei metade e coloquei no fundo do refratário untado com um fio de azeite. Apertei bem. Coloquei fatias de queijo coalho e catupiry e cobri com o restante de kibe. Reguei um pouquinho de azeite a assei em forno médio (180° C) até ficar dourado por cima.

Para o prato principal preparei Charutinho de Repolho, que a essa altura do campeonato ninguém aguentava comer mais, rs.

Charutinho de Repolho

Ingredientes:

14 folhas de repolho
1/2 xícara de carne moída
1 xícara de arroz
2 colheres (sopa) de salsa
2 dentes de alho amassados
sal a gosto
1/2 colher (chá) de pimenta síria

Modo de preparo:

Em uma panela grande ferva uns 3 litros de água e passe as folhas de repolho para amolecer. Isso ajudará na hora de enrolar. Em outra panela, doure o alho levemente e refogue a carne até secar. Junte o arroz, refogue mais um pouco e tempere com o sal e a pimenta. Acrescente 2 xícaras de água e cozinhe até secar. Como um arroz comum. Depois de pronto, deixe a panela tampada por 10 minutos. Monte o charutinho. Pegue uma folha de repolho, coloque no centro o arroz e enrole como uma panqueca. Arrume no refratário, cubra com um molho de tomate e asse por 15 minutos. O molho eu fiz assim: Dourei alho e cebola no azeite, coloquei uma lata de molho de tomate e acertei o sal. Fácil assim!

Para dar um colorido à mesa preparei Pink Lemonade! Uma bebida bem gostosa e refrescante.

Pink Lemonade

Ingredientes:

250ml de sumo de limão
1l de água gelada
4 colheres (sopa) de açúcar refinado
1 colher (chá) de Groselha (coloquei no olhômetro)

Modo de Preparo:

Bati tudo no liquidificador. Coloquei no fundo da taça cubos de gelo, uma rodela de limão e coloquei a bebida. Decorei com um raminho de hortelã.

E a sobremesa, Nhoque de Chocolate com Calda de Chocolate branco e Coco.

Nhoque de Chocolate com Calda de Chocolate Branco e Coco

Ingredientes:

1 lata de leite condensado
100g de chocolate meio amargo (usei cacau 55%)
1 colher (sopa) de cacau em pó
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
100ml de leite
2 colheres (sopa) de amido de milho
60g de nozes picadas

Calda de coco

100ml de leite
2 gemas passadas na peneira (de preferência orgânicas)
1 colher (sopa) de açúcar
100g de chocolate branco picado
200ml de leite de coco

Modo de preparo:

Nhoque

Dissolva o amido no leite e reserve. Leve os outros ingredientes ( exceto as nozes) ao fogo até o ponto de brigadeiro. Junte o amido dissolvido e mexa até ficar consistente. Retire do fogo e depois de frio junte as nozes picadas. Na correria não lembrei de tirar foto do passo-a-passo, mas no blog que peguei a receita tem um muito bom, se ficar confuso, passe lá! Unte com manteiga internamente um saco grande de confeitar.

Corte 3 pedaços de filme plástico com 35 cm de comprimento cada e deixe-os  estendidos na bancada. Unte somente o centro deles com manteiga ou óleo de milho.

Coloque toda a massa de chocolate no saco de confeitar e corte a ponta de modo a deixar a saída com uns 4 cm de diâmetro.Com o saco de confeitar, coloque no centro untado de cada pedaço de filme plástico um rolo de massa de mais ou menos 30 cm de comprimento.

Dobre o filme plástico sobre a massa, cobrindo-a e ajeite a forma por toda a extensão na horizontal, apertando suavemente para dar a forma redonda.

Enrole bem firme uma das pontas e levante o rolo da bancada e comprima a massa para baixo, para compactar bem. Enrole essa ponta também.

Formados os rolos, leve-os ao freezer para firmarem. Mantenha-os na geladeira até servir. Para cortar, abra o pacote a corte em fatias de uns 2,5 cm de espessura, molhando a faca em água quente a cada corte pra não grudar (deixe um copo ao lado para facilitar).

Calda de Coco

Leve ao fogo todos os ingredientes até ficar cremoso como um mingau. Coloque numa molheira e deixe na geladeira até a hora de servir.

Fiz duas apresentações, na mesa de saída deixei colheres de degustação com um nhoque e a calda e na outra coloquei num prato com a calda.

Preparei também uma mesa de saída com biscoitos amanteigados, frutas secas e chá de maçã com canela.

Chá de Maçã

Coloquei 1 litro de água para ferver com 1 maçã picada com casca e sementes.

Coloquei 1 colher (sopa) de açúcar, 1 pau de canela e 3 cravos. Deixei ferver por uns 10 minutos e abafei. Ficou lá por umas 3 ou 4 horas. Coei e esquentei de novo na hora do jantar, rsrsrs.

Me perdoem por deixar o post tão longo. Foi inevitável!

Encerro agradecendo de coração a oportunidade de estar aqui no blog que eu mais visito e que mais busco inspiração.

Katinha, obrigada mesmo! Você sabe quanto carinho tenho por você e o quanto a admiro! Adorei seu convite! Foi um prazer escrever para os seus leitores.

Um beijo enorme,

Dani Hoffmam

…………………………………………………………………………………………………….

Dani, muito obrigada pelo seu carinho e por compartilhar um pouquinho da sua história de vida com a gente! Achei curioso saber que você começou a se interessar por culinária aos 5 anos. Acho que foi exatamente nessa idade que comecei a me interessar pela ilustração. Eu gostava de ver os desenhos animados e as revistas da “Turma da Mônica” para imitar os traços dos personagens. Na minha família, acho que só a minha avó e bisavó maternas gostavam de cozinhar. Minha mãe ia pra cozinha por obrigação, mas eu passava horas admirando os livros de receitas que ela tinha. Hoje em dia sei que o que me atraía neles eram as fotos das mesas montadas com lindas louças, talheres, taças e arranjos de flores, rs! Mas eu também adorava e ainda adoro ver fotos de comida. É o tipo de fotografia que mais me chama a atenção e tenho percebido que os blogs de gastronomia estão investindo cada vez mais em produzir belas imagens a partir de suas criações culinárias.

Muito obrigada também pelas receitas, que serão bastante úteis pra mim! Digo isso porque pretendo organizar uma segunda festa árabe no final desse ano ou no ano que vem. Pois é, eu já fiz uma festa com esse tema, mas foi antes de ter o blog e não me preocupei em fotografar as mesas nem as comidas, que comprei prontas. O foco eram os convidados e todos vieram à caráter, sendo que minha irmã mais nova, que se não fosse médica, seria uma ótima decoradora ou maquiadora, se encarregou de produzir a mulherada. Aliás, fomos nós duas que organizamos a festa, conforme vocês podem conferir no convite da primeira foto à esquerda:

PQAAAJDGLNwtfAvDSKHXVWUvHSAwPO6DOllH9vf7Y4Xz_Ueve3NljXLDxl6pLSrs0Om0CCaq75iXEJ6Lf6JphDMeb1YAm1T1UB_w6MpUYlHdF2nKQKT8AQlkAINh

Na época, eu nem ilustrei o material e usei o desenho de uma odalisca que encontrei na internet para ser a mascote da festa, que também coloquei nas plaquinhas de comes & bebes. Mas, anos depois, inspirada pela Dani, desenvolvi o kit digital FESTA ÁRABE, dessa vez usando as minhas próprias ilustrações, como vocês podem conferir a seguir.

odaliscasblog

arabeblog1

arabeblog2

odaliscasblog

arabe-quentesblog

arabes-quentes-2blog

O kit tem duas opções de cor: tons frios (verde, lilás e roxo) e tons quentes (amarelo, laranja e vermelho). Os frios lembram o céu estrelado e os contos das mil e uma noites, narrados pela rainha Sherazade; e os quentes representam as cores do deserto.

Quando a data da festa estiver marcada, eu penso em qual dos kits vou usar e mostro os preparativos aqui, combinado?

Para se deliciar com outros pratos da Dani, basta visitar o blog dela:

http://kitutando.blogspot.com.br/

Um grande beijo pra todos com votos de um final de semana suculento!

Bonfa-ass

17 comentários:

Dany disse... [Responder comentário]

Que graça essa festa, gente!
E quanto capricho preparar todas as comidinhas... Amei as receitas. Estão todas salvas aqui!
Vou ver se animo em dar uma festinha temática depois que me mudar pro nosso novo apartamento.
Eu amo festas, mas não me acho boa anfitriã. rsrs
Beijoos

Mª Gyzele Moura disse... [Responder comentário]

Ai quee lindoo!
Amei cada detalhe desse jantar.

Bonfaaaa você é uma fofo... To adorando seu cantinho viu?! Sempre que posso passo por aqui pra guardar inspirações =)

Bjuuu!

Naara Miranda Magnabosco disse... [Responder comentário]

As comidinhas estão com uma cara ótima!
Beijos e ótimo fim de semana!
http://tulipaselavandas.blogspot.com.br/

Patricia Haddad disse... [Responder comentário]

Trigo para quibe de molho apenas 15 minutos é uma temeridade!!!! É sério! No mínimo, mínimo mesmo, 2 horas. O ideal mesmo é deixar mais tempo. O trigo incha muito e se não fizer esse processo antes ele vai inchar dentro da gente. Por fvr, Bonfa, diga isso à Dani.

Mães e Festeiras disse... [Responder comentário]

Kátia/Dani, amei a festa, principalmente as receitas, estou pensando seriamente numa festa com essa tema e essas receitas vieram a calhar!
Ah, queria saber qual a fonte que a Dani usou para fazer as plaquinhas ...
Beijos e ótimos finds,

Maria Tais
maesefesteiras.blogspot.com

sysco disse... [Responder comentário]

Oba, mais uma inspiração para minha festa de niver de casamento,Bonfa querida acho que ja tinha comentado sobre seu kit que é maravilhoso, mas bem feminino,pra usar para um casal não acha?

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@syscoOi, querida! Obrigada pelo elogio!!!! Sobre ser usado por um casal, depende da intenção da esposa: se for um jantar romântico e sexy, acho que o kit dá o recado, rsrsrs! Um beijào e ótimo final de semana!

Maria Célia disse... [Responder comentário]

Oi Kátia e Dani
Adorei cada detalhe da sua festa, Dani.
Quem sabe eu acabe me contagiando com tanta criatividade e gostosura, e ouse fazer um almoço semelhante ao seu, no meu aniversário em maio.
Parabéns, Dani pelo talento, e a Kátia por nos proporcionar um post tão legal.
Beijos

K disse... [Responder comentário]

Delicia! Vou fazer essas pastinhas esse fim de semana. adorei as receitas!

Gratissima disse... [Responder comentário]

Que delicia de post!
Kátia, obrigada por nos apresentar a Dani...
E Dani... obrigada por compartilhar essa delícia de festa com a gente!
bjos pras duas e bom final de semana com seus queridos!

Dani Hoffmam disse... [Responder comentário]

Gostaria de agradecer o carinho de todas!!!

Patricia Haddad a dica do tempo do molho do trigo eu peguei com um chef árabe, pois ele disse que compromete o resultado. Quando faço o quibe assado geralmente deixo uma hora. Agora fiquei preocupada!!!! Obrigada pela dica!

Maria Tais a fonte que usei foi a Afarat ibn Blady. Se quiser me passe um e-mail que eu te encaminho o arquivo. (dani.hoffmam@gmail.com)
E todos que fizerem as receitinhas voltem para me contar o resultado!!!

Beijo enorme,
Dani

Unknown disse... [Responder comentário]

Amei a matéria. gostaria de receber e mail quando tiver alguma matéria árabe.. Amei mesmo! Parabéns

Eliane disse... [Responder comentário]

A decoração ficou linda.
Obrigada por compartilhar.

Unknown disse... [Responder comentário]

Que festa incrível !!! e que delícia de cardápio hummm... obrigado por compartilhar bjs

Unknown disse... [Responder comentário]

Que festa incrível, parabéns !!! E o cardápio de dar água na boca hummm...obrigado por compartilhar bjs

Unknown disse... [Responder comentário]

Bom dia, gostaria de saber qual letra você usou para fazer as "plaquinhas" de identificação dos pratos ? Esta tudo lindo, parabens !

Unknown disse... [Responder comentário]

Dani,parabéns! Tudo lindo! Me identifiquei demais com vc, tbm amo cozinhar e decorar a mesa, por coincidência o meu nome tbm é Dani.Bjos!

Related Posts with Thumbnails