segunda-feira, 1 de abril de 2013

Um final de semana em Porto de Galinhas, PE: piscinas naturais, lindas praias de água clarinha e o nosso batismo de mergulho!

Nosso batismo de mergulho em Porto de Galinhas

Passeio de jangada rumo às piscinas naturais

Passeio de jangada rumo às piscinas naturais

Muitos peixinhos nas águas claras das piscinas naturais

A tatuagem de henna e os cavalos marinhos de verdade

Uma das famosas galinhas do artista plástico Carcará

O delicioso prato de camarões ao molho de gorgonzola do restaurante Beijupirá

Praia de Muro Alto, Pernambuco

Em 2011 estivemos pela primeira vez no estado de Pernambuco. Reservamos um fim de semana pra conhecer o Recife antigo, o Instituto Brennand, Olinda e algumas praias do Cabo de Santo Agostinho. Dois anos se passaram e eu ainda não fiz esse post, acreditam? Mas o Marcelo fez e vocês podem conferir o relato dele AQUI.

Conforme ele escreveu: “Na época, amigos perguntavam por que eu iria ao Recife e não pra Porto de Galinhas (?!). Cada coisa na sua vez! – dentro desse nosso cenário de aproveitar o que for possível no Brasil em fins de semana”.

Pois é, nossas viagens internas são feitas nos fins de semana e quase nunca nos feriados. Isso se deve ao fato de que só compramos passagens promocionais e é difícil conseguir bons descontos nessas datas. Então nem sempre dá pra esticar a visita, como também aconteceu em Natal-RN. Muita gente sugeriu que a gente conhecesse a Praia de Pipa, mas o Marcelo achou que seria muito corrido e que a gente poderia fazer isso em uma próxima oportunidade, que estamos esperando aparecer!

Dois anos depois de visitar Recife e Olinda, encontramos uma promoção em um final de semana disponível e voltamos a Pernambuco para finalmente conhecer a famosa Porto de Galinhas, elogiadíssima por vários amigos que já tinham estado no local.

A galinha da galeria

É o Marcelo que planeja e organiza os roteiros de viagem, eu só dou alguns pitacos e sugiro restaurantes recomendados pelas amigas. O resto é todo com ele. Dessa vez, o plano era desfrutar de quatro praias locais (Porto de Galinhas, Maracaípe, Muro Alto e Cupe). Algumas semanas antes do passeio, o Marcelo leu o post da Fernanda Gotz e me perguntou se eu gostaria de seguir a indicação dela e fazer um batismo de mergulho por lá. Dei uma olhada no post, amei as imagens (como em todos os relatos da Fernanda) e, mesmo um pouco receosa, disse que “sim, eu topo”!

O orelhão-galinha

Porto de Galinhas é, na verdade, o nome de uma praia localizada no município de Ipojuca, que ficou famosa por suas piscinas de águas claras e mornas, areia branquinha, recifes de corais, peixes multicoloridos e muitos coqueirais.

Inicialmente, a praia era chamada de Porto Rico, devido à sua abundância em pau-brasil. No auge da escravidão no Brasil, era o principal ponto de comércio de escravos ilegais no nordeste, que muitas vezes chegavam escondidos embaixo de engradados de galinhas d'angola. A chegada dos escravos ilegais ao porto costumava ser anunciada pela frase “tem galinha nova no porto!”*

E foi assim que a praia de Porto Rico ficou conhecida como Porto de Galinhas.

Até nas placas de rua tem galinha!

Pra vocês terem uma ideia de como Porto de Galinhas é badalado, o local foi eleito pela Revista Viagem e Turismo a "Melhor Praia do Brasil" por 10 vezes consecutivas!

A galinha mergulhadora

Chegamos bem tarde no Recife na sexta-feira. O Marcelo alugou um carro e, segundo ele, “conseguindo tarifas promocionais sai bem mais barato do que pagar translado”. Seguimos para Porto de Galinhas e eu dormi durante a maior parte do trajeto que levou mais ou menos uma hora.

Os pintinhos saindo do ovo

Galinhas de biquini

Grafismos coloridos pintados em um poste

Acordamos no sábado bem cedinho pra fazer o mergulho de batismo com a empresa GANESH. A maré baixa (0.4) era às 8:30 da manhã, mas o processo começava às 7:30.

Eu estava meio tensa porque era uma situação nova e precisei assinar um termo de responsabilidade. Sei que isso é de praxe, mas não gosto de preencher formulários em que é necessário colocar o nome e o telefone de um contato para emergências, rsrs! A Fernanda escreveu o seguinte em seu relato: “O pessoal da Ganesh é muito atencioso e o mergulho é lindo, apesar de ser meio claustrofóbico lá embaixo”. Ai, ai, ai, claustrofóbico? Onde é que eu fui me meter??????

Antes de mergulhar, tivemos uma rápida aula para aprender alguns sinais com as mãos a fim de que pudéssemos nos comunicar com o instrutor debaixo d’água. Em seguida, fomos levados de jangada até o local do mergulho e treinamos respirar com o cilindro fora d’água por algum tempinho antes de submergir.

O instrutor ficou o tempo todo com a gente e assim me senti mais segura. Na verdade, foi bem tranquilo. A visibilidade não estava 100% e achamos a água meio turva, ainda mais porque foi difícil evitar comparações com a nossa aventura de snorkel em Cartagena e San Andrés, na Colômbia. As águas do Mar do Caribe são cristalinas e os peixes parecem ter cores fluorescentes. O visual é lindo demais!!!! Mas, voltando a Pernambuco, passeamos de braços dados (literalmente) com o instrutor durante meia hora e paramos várias vezes para tirar fotos. O pacote inclui um CD com pelo menos 30 imagens do passeio. É o próprio instrutor que fotografa e o pessoal avisa que as fotos não são profissionais, algumas ficam desfocadas, mas é uma cortesia.

Beijinho pra comemorar o batismo de mergulho!

No fim das contas, achei a experiência bem legal! Pensei que o equipamento me incomodaria e que eu sentiria dificuldade em respirar, mas tudo correu bem e decidimos fazer um curso de mergulho para obter um certificado internacional que nos permitirá mergulhar em qualquer parte do mundo. Se eu estou tensa? Muito!!!!! E o curso intensivo vai acontecer nesse fim de semana! Torçam por mim, por favor???? 

Depois do mergulho, pegamos uma jangada até as piscinas naturais que custou 15 reais por pessoa. Poderíamos também ir caminhando pelo mar até lá porque a maré ainda estava baixa.

A água do mar é bem clarinha e é possível avistar várias rochas e corais lá embaixo. Porto de Galinhas é realmente uma praia muito bonita!

As velas coloridas das jangadas dão um charme especial à paisagem.

A jangada parou primeiro nos corais e acho importante dizer que é aconselhável usar um calçado apropriado para andar por lá porque o terreno é irregular e pode machucar os pés descalços. Nós aproveitamos para usar as sapatilhas que compramos em San Andrés, mas muita gente calçou chinelo ou tênis.

Antes de ver os peixinhos, encontramos os ouriços. Havia uma infinidade deles pelo caminho. os bichinhos estavam encaixados em buraquinhos e dava um certo nervoso pegá-los porque eles ficavam andando na palma da mão.

Ouriço em movimento tentando escapar da mão do Marcelo

O jangadeiro distribuiu um pouco de ração pra cada um a fim de que pudéssemos atrair os peixes com alimento apropriado.

São muuuuitos peixinhos e a água das piscinas naturais é bem clarinha, oferecendo um visual único!

Mão do Marcelo cheia de ração para atrair os peixinhos

Jangadas com velas coloridas enfileiradas próximo aos corais

Depois de conhecer as piscinas, fizemos um pouco de snorkelling nos arredores e voltamos para a areia a fim de curtir a praia e relaxar por volta das 10 horas da manhã. O comentário do Marcelo foi o seguinte: “Veja como se aproveita o dia quando acordamos cedo e planejamos as coisas!”. Concordo plenamente!!!!

Recebi ótimas dicas de algumas leitoras do blog, como a Karina Machado, sobre uma tática empregada por donos de quiosques para atrair clientes. Se você quiser consumir só bebidas, precisa pagar um valor para alugar as mesas, cadeiras e ombrelones, mas se consumir um petisco, fica isento dessa taxa. Até aí, tudo bem. Como acordamos cedo para mergulhar, não tomamos o café da manhã e estávamos com fome. Só que, ao pedirmos o cardápio, notamos que o petisco mais barato custava 46 reais e estava em falta. O segundo petisco mais barato custava 76 reais e era camarão, que o Marcelo não come. Resultado: pedimos um camarão empanado que custava 82 reais pra mim e mais 1/2 porção de macaxeira por vinte ou trinta e poucos reais pra ele. O resultado foi uma conta bem maior do que esperávamos pagar, contando que a gente consome uma boa quantidade de latinhas de cerveja também, mas essas tinham um preço razoável. Enfim, fica aqui a dica: peçam para ver o cardápio antes de escolher um lugar pra sentar!!!!! Mas, tirando essa história do belisquete superfaturado, o atendimento foi nota dez, curtimos um solzinho gostoso, fizemos tatuagens de henna (um cavalo marinho pra mim e o símbolo da vida eterna [Ankh] pro Marcelo – para relembrar as nossas aventuras no Egito), esbarramos em figuras caricatas e divertidas como o “homem das latinhas” e alguns repentistas talentosos e, por fim, matamos a fome.

Depois de um bom tempo curtindo a praia, a maré começou a subir e a água chegou até o lugar onde estávamos sentados. Foi a deixa para seguirmos adiante e explorar a região. Sendo assim, resolvemos caminhar em direção à Praia do Maracaípe até chegar ao Pontal.

A caminhada durou uma hora, mas fomos conversando, nos distraímos e nem percebemos o tempo passar.

Seguindo para o Pontal do Maracaípe…

No Pontal curtimos um dos melhores e mais relaxantes momentos da viagem. O encontro do rio com o mar forma uma pequena lagoa de águas tranquilas e morninhas, uma delícia!!!! Pra completar a descrição do paraíso, não havia quase ninguém por lá.

Vida boa, né? Pena que só durou um final de semana, rsrs!

A ideia inicial era passarmos pouco tempo lá e seguirmos para fazer o passeio de jangada em busca de cavalos marinhos, mas o momento estava tão gostoso que esticamos bastante nossa estadia no Pontal.

Voltamos um pouco pela praia para encontrar a entradinha que indicava o lugar de onde saem as jangadas que fazem o passeio pelo Rio Maracaípe.

O passeio é curtinho: a jangada segue até perto da foz onde estávamos e depois retorna, parando em um determinado ponto para que o jangadeiro possa “caçar” alguns cavalos marinhos.

Passeio de jangada pelo Rio Maracaípe

Pausa para procurar cavalos marinhos

O jangadeiro encontrou três ou quatro bichinhos e colocou-os em um pote de vidro para que pudéssemos observá-los de perto. Felizmente, depois de satisfazer a curiosidade dos turistas, eles foram soltos e devolvidos ao rio.

No final do passeio, refizemos a caminhada de uma hora até a praia de Porto de Galinhas, voltamos para a pousada a fim de tomar um banho, trocar de roupa e procurar o restaurante BEIJUPIRÁ, recomendado por um monte de gente, incluindo a amiga Flávia Mergulhão, do blog ATELIÊ DA CAIÊ.

O restaurante tem um estilo rústico e aconchegante. Adoro essa iluminação indireta e amarelada!

Como sempre reparo nos detalhes da decoração, vi essa garrafa de cerveja usada como base para um trabalho de mosaico e adorei a ideia! Pensei em pedir pra minha mãe confeccionar algumas assim pra mim, de preferência bem coloridonas!

Eu pedi um prato de camarões ao molho de gorgonzola, mas fiquei desanimada com o arroz com goiaba e bacon que o acompanhava. O garçom me disse que eu poderia trocá-lo por outro tipo sem problemas. Que ótimo! Escolhi o arroz com espinafre e amei meu prato! Só achei a porção meio pequena, mas estava tudo saborosíssimo! O Marcelo optou pela carne de sol e também ficou bastante satisfeito.

A sobremesa era divina, maravilhosa e inesquecível!!!! A cartanhola tinha banana frita na manteiga flambada com queijo manteiga e farofa de castanha de caju.

No domingo, acordamos cedo novamente e seguimos em direção à praia. Aproveitei para fotografar outras galinhas pelo caminho.

Galinha fotógrafa

A praia estava praticamente vazia e eu estendi a canga em um espaço livre de quiosques para ler um livro, enquanto o Marcelo foi caminhando para as piscinas naturais.

A maré estava bem baixinha e não era necessário pegar uma jangada para chegar às piscinas. Vi um monte de gente com água abaixo da cintura andando até lá. Nem era preciso saber nadar!

Fluxo de banhistas rumo às piscinas naturais

Nosso plano do dia era conhecer a praia de Muro Alto e por isso não nos demoramos muito em Porto de Galinhas. Seguimos até lá e deixamos o carro em um estacionamento.

Fomos logo abordados pelo dono de um quiosque que nos ofereceu uma mesa. Como já estávamos escolados, pedimos pra ver o cardápio antes. Tudo OK, preços simpáticos.

A praia de Muro Alto também é deliciosa e vi muita gente colocando suas cadeiras e espreguiçadeiras dentro da água para curtir o sol. Gostei disso porque é impossível fazer uma coisa dessas nas praias cheias de ondas do Rio de Janeiro.

Muro Alto é uma grande piscina natural. Enquanto eu relaxava na praia, o Marcelo nadou muito, algumas vezes entre os corais, e me contou que viu uma quantidade enorme de ouriços.

Depois de um tempo, resolvemos dar uma caminhada pela praia e seguimos em direção ao famoso e luxuoso NANNAI BEACH RESORT.

Embora não seja nosso padrão de hospedagem, acho que deve ser uma delícia ficar em um desses resorts all-inclusive em acomodações que lembram aquelas palafitas do Tahiti. Minha irmã mais nova se hospedou no Nannai no ano passado e amou a experiência. Vi algumas fotos e achei o lugar lindo! Sem contar que é tudo de bom fazer o check-in e encontrar uma garrafa de champanhe acompanhada de uma cesta de suculentos morangos no quarto do hotel!

Passamos por um barzinho super fofo montado na areia que era feito de bambu e servia drinks interessantes. Fui lá conferir e o atendente me disse que o serviço era exclusivo para os hóspedes do Nannai.

A faixa de areia é extensa e a praia continuava por muitos quilômetros, mas decidimos voltar porque a maré estava subindo e, em breve, nossa mesa seria engolida pelo mar.

Dito e feito! Quando retornamos, a maré tinha subido bastante e estava chegando pertinho da gente.

Aproveitei para boiar um pouquinho e tentar não pensar em nada… que exercício relaxante!!!!

Vendedor de sorvete enfrentando a maré cheia

À tarde fomos para a Praia do Cupe, que tem ondas fortes e é menos badalada do que as outras da região. A maré estava bem alta e a faixa de areia era mínima. Ficamos um tempinho por lá e voltamos pra Porto de Galinhas.

De volta a Porto de Galinhas, decidimos explorar um pouco o outro canto, conhecido como Borete, e curtimos o fim da tarde por lá.

Fim de tarde em Borete

Água de coco e cerveja gelada para terminar o dia

Antes de retornar à pousada, passeamos pelo centrinho, que achei muito simpático e me lembrou tanto Búzios-RJ quanto a Praia do Forte-BA.

Há algum tempo eu não comprava nada nessas viagens de fim de semana, mas me apaixonei por dois objetos artesanais e algumas bijouterias que estavam em liquidação pela metade do preço. No próximo post sobre comprinhas e mimos, vou mostrar essas peças pra vocês.

A loja PITANGA vendia artesanato típico local, incluindo algumas miniaturas das famosas galinhas espalhadas por todos os cantos.

Passamos em frente à LA CRÊPERIE, mas não entramos. Parecia um lugar bem simpático, charmoso e cheio de bossa.

Banco em frente ao restaurante La Crêperie

Na entrada do restaurante, também havia uma galinha esculpida em tronco de coqueiro. Vimos muitas esculturas como essa e fui pesquisar a história delas.

Descobri que foram criadas pelo artista plástico Gilberto Carcará, que popularizou as galinhas de Porto e usa coqueiros caídos, além de madeira reciclada, como matéria-prima para o seu trabalho. Ele possui um ateliê que fica na Rua Carcará, 8, acesso pelo km 7 da Rod. PE-009 e tem também uma página no Facebook:

https://www.facebook.com/carcarapgalinhas

A seguir, vocês podem ver mais algumas galinhas que fotografei.

Até grandes marcas como a Gelateria Parmalat usa as galinhas como mascotes. Achei bem bacana essa valorização da produção artesanal local.

Anoiteceu e fomos procurar um lugar para comer. Depois da overdose de camarão no sábado, topei dividir com o Marcelo uma chapa de carne de sol com macaxeira, queijo coalho, feijão de corda e outras delícias da culinária nordestina.

E assim terminou nosso passeio por mais um cantinho incrível do nosso país!

Ah, antes de pegar o carro rumo a Recife, tive que registrar esse criativo e divertido letreiro de um restaurante: “O pior galeto de Porto de Galinhas, ruim mesmo é a pizza, experimente a sopa”. Genial!!!!! Ao invés de afastar os clientes em potencial, atiça a curiosidade! Fiquei louca pra voltar e experimentar a sopa, a pizza e o galeto. Pena qua já tínhamos jantado…

Um grande beijo pra todos com votos de uma semana especial!!!!

*Fontes:
http://www.mochileiros.com/fim-de-semana-em-porto-de-galinhas-t79832.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Praia_de_Porto_de_Galinhas
http://www.mochileiros.com/porto-de-galinhas-maragogi-recife-olinda-joao-pessoa-e-outras-praias-com-fotos-jan-2013-t77859.html
http://revistaanamariabraga.uol.com.br/vida_pratica/porto_de_galinhas.html
Bonfa-ass

41 comentários:

Carol Sena disse... [Responder comentário]

Nossa Kátia que lugar lindo!
Sou louca para conhecer lá.. estou planejando uma mine férias para o ano que vem, e o lugar de preferencia é la com certeza!
Aproveitando seu blog está uma delicia e o Facebook super interativo!
bjussssss

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Carol SenaQue legal, Carol!!! Vai sim, é um lugar lindo e tem um clima de alto astral sensacional! Vc vai amar!!!! Que bom que está gostando da página do Facebook, é mais dinâmica, né? E tem coisas que só publico lá. Inclusive, o próximo concurso do blog vai ser sobre quem adivinha a próxima festa que vou fazer lá em casa... mas só vale pro FB!!!!!! Quem acertar, pode escolher um kit da loja. Devo fazer essa promoção na semana que vem e já percebi que vc vai estar de olho por lá! Um grande beijo e boa sorte!

Taia Assunção disse... [Responder comentário]

Muito lindo esse lugar, no Nordeste, só conheço a Bahia, que tenho feito de carro, a cada vez que lá estamos: Mucuri, Nova Viçosa, Prado, Caravelas, Alcobaça, Trancoso, Porto Seguro, Ilhéus, Itacaré, Arraial D'Ajuda, Maraú, Barra Grande...pulamos Cumuruxatiba e falta Morro de São Paulo, Boipeba e Salvador (marido já conhece) e assim, vamos que vamos. Nosso sonho é fazer toda a costa nordestina de carro, na verdade, queremos ir até Roraima, onde eu nasci. Lá em casa, formam essas lagoas na maré baixa e quase sempre tem vento para a prática de Kitesurf e quando não tem dá pra fazer stand up paddle...adoro. Beijocas e boa semana!

Unknown disse... [Responder comentário]

Estive pertinho de Porto de Galinhas esta semana...amo este lugar cheio de colorido, comida deliciosa e água do mar quentinha...Vc vai ver como é duro mergulhar na água fria do Rio!rsrsrs
Boa sorte!!
Bjos

Unknown disse... [Responder comentário]

mininaaa viagem perfeita, amei as fotos.

http://anitamakingof.blogspot.com.br/2013/04/esmaltada-da-semana-nails-of-week.html

Milena disse... [Responder comentário]

Adorei tudo,mas esse letreiro é engraçado mesmo!
Que praias!!Bom ver que aproveitaram bastante.
bjs

Unknown disse... [Responder comentário]

Oi Katia!! Que coincidência! Voltei semana passada desse lindo lugar. Por pouco não nos encontramos! rsrs Fizemos praticamente o mesmo roteiro, só não deu pra eu fazer o mergulho (infelizmente). Mas o passeio do cavalo marinho e a visita as piscinas naturais de Porto de Galinhas é realmente perfeito! Só de ver as suas fotos já me deu uma pontinha de saudade. Fui nesse restaurante Plim Porto e na lojinha de artesanato Pitanga e achei um charme a decoração!! Ambos super coloridinhos e fofos! Bjos!!

Marina disse... [Responder comentário]

Katia, sou do Recife e não conheci nem metade do que você conheceu de Porto de Galinhas. É um absurdo como às vezes temos lugares maravilhosos aqui do lado e não conhecemos. E concordo com você, aqueles petiscos são os olhos da cara, nunca peço nenhum. Fico só na cerveja.

Beijos.

Dani Hoffmam disse... [Responder comentário]

Katia que lugar lindo!!!!! No ano que vem, nas ferias queremos ir para là. Na verdade estamos com uma lista e o que estiver mais barato sera nosso destino. Mas uma coisa e certa. Vamos pro Nprdeste nos passeios pelo Brasil. Beijos e ate breve.

Unknown disse... [Responder comentário]

Amo Porto de Galinhas, até bateu saudade agora!

Débora Galizia disse... [Responder comentário]

Oi Kátia,
Faz tempo que visito seu blog, mas nunca deixei nenhum recadinho. Adoro seus relatos, adoro seu capricho nas festas tematicas!
Tambem estive em Porto de Galinhas e adorei!
Comecei um blog agora e espero ter tanta inspiração quanto você!!
bjs
Debora
http://viajandoemfamilia.com.br/

Go Artes disse... [Responder comentário]

Oi Bonfá,
amei saber que você gostou desse cantinho tão legal do meu estado.

Volte sempre viu??!!!

Semana iluminada, xerocas
Go

K disse... [Responder comentário]

Que passeio delicioso! Sou louca para conhecer Porto de Galinhas , Paraty e Buzios.
Agora, eu não poderia mergulhar nunca. Além de altamente claustrofobica, tenho verdadeiro pavor de peixe. Sabe aquelas fobias que as pessoas têm tipo de barata? A minha é de peixe,não importa o tamanho ou a cor.

K disse... [Responder comentário]

Uma duvida: pra onde vai a cerveja que você bebe, hein???

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Taia AssunçãoTaia, em comepnesação vc conhece a Bahia toda, que delícia! Viajar de carro por alguns dias conhecendo várias cidades deve ser uma delícia mesmo, eu iria adorar! Atualmente, só podemos fazer essas viagens nos fins de semana e por isso é tudo vapt-vupt, mas gostaria de um dia viajar meio sem rumo parando por mais ou menos tempo nos lugares que conhecemos pelo caminho! Um grande beijo!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Flávia MergulhãoFlavinha, aha, lembrei da sua viagem! Esse lugar deve ser delicioso!!!! Menina, amarelei... te mando um e-mail daqui a pouco! Beijos!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@AnitaObrigada, Anita! O lugar é lindo mesmo! As piscinas naturais são tão clarinhas e cheias de peixinhos... é um paraíso! Beijos!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@MilenaAs praias são deliciosas, Mi! Aproveitamos mesmo! E morri de rir com o letreiro, rsrsrs! Um grande beijo!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Gloss ConviteriaMenina, então era lá que vc estava passando as férias? Que delícia! Deve ser muito bom esticar o passeio e curtir as praias com calma! Eu gosto desse nosso ritmo de fim de semana, mas ficar mais uns dois dias e conhecer oos arredores também seria muito bom! Um grande beijo!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@MarinaMarina, pois é, eu crente que ia encontrar algum petisco de vinte e poucos reais... o prato do Beijupirá estava sensacional e foi mais barato que o petisco simples da praia. Acho que é uma boa dica para os turistas, né? E eu te entendo sobre não conhecer Porto de Galinhas. Eu moro no Rio e só estive duas vezes em Búzios, acredita? Acho que é justamente por ser tão pertinho que a gente pensa que pode ir a qualquer momento e nunca vai, rsrs! Um grande beijo!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Dani HoffmamAdorei a resolução, Dani! Concordo com vc, a gente prioriza os descontos: vamos pra onde estiver mais barato! Assim a gente gasta menos e acaba conhecendo mais lugares do que se pagasse as tarifas normais! Um beijão e ótimas viagens pra vc!!!!!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@CelaEu também já estou com saudades, Cela! E acabamos de voltar, rsrs! Beijão!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@DéboraMuito obrigada pelo carinho, Débora! Vou conhecer seu cantinho agora! Porto de Galinhas é tudo de bom! Um grande beijo!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Go ArtesOi, querida!!!! Puxa, vou amar voltar! O Brasil é lindo e eu voltaria a todos os lugares onde estive! É sempre bom rever o que a gente gostou e conhecer novas atrações, né? Um grande beijo!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@KAh, eu te entendo, xará! Minha màe tem fobia de passarinho, galinha e aves em geral! Eu tenho medo de borboleta, rsrsrs! E, atualizando o post, acabei de desistir do mergulho. O Marcelo vai sozinho... comecei a ler a apostila e as várias medidas de segurança me assustaram. Vou em contentar com o snorkelling mesmo, rsrsrs! Um grande beijo!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@KAhá, gostei! Suo tudo na academia de segunda em diante, rsrsrs! Bjs!

Anônimo disse... [Responder comentário]

Puxa Katia... Muito lindo esse lugar... não faz muito tempo que conheço o seu blog... mas AMEI... me identifiquei muito... Também me chamo Cátia... Amo suas idéias, criatividades, tudo muito lindo, parabéns, espero aprender muito com vc.. bjs

@nayrahbelo disse... [Responder comentário]

Eu amei Pernambuco! Porto de Galinhas é uma graça e a Praia dos Carneiros também! bjs

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Nayra GarofleNayra, a Praia dos Carneiros é uma unânimidade, né? Está na lista de uma próxima passagem por Pernambuco! Um grande beijo1

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@LikaOi, Xará! Seja muito bem-vinda! Fico feliz que tenha gostado do meu cantinho virtual, entre e sinta-se à vontade!!!! Um grande beijo!

Marta disse... [Responder comentário]

Que imagem deliciosa!!! Acho super bacana essas viagens de final de semana... Pena que Bruno trabalha sábado e alguns domingos... Senão podíamos fazer tb!!

As praias são lindas! Engraçado que algumas pessoas falam super bem do local e outras nem tanto... Mas a maioria se encanta!!!!

Beijoss

SÍLVIA OLIVEIRA disse... [Responder comentário]

Nossa, que lindo! Não conheço Porto de Galinhas. Fiquei com vontade de ir HOJE pra lá! Hahaha! Sabe que eu morro de medo de água, mas adora paisagem deste tipo! Nem morrrta que eu faço mergulho, nem com snorkel, hahahaha! Mas imagino que deve ser uma sensação maravilhosa! A foto de vocês dois debaixo d'água merece um porta-retrato! Bjs!

Unknown disse... [Responder comentário]

Bonfa vou ficar no muro alto. Vc acha interessante alugar um carro ou faz os passeios com pacotes. Adorei as fotos.

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Tathiana BalthazarOi, Tathiana! Eu acho mais interessante alugar um carro e fazer os passeios por conta própria, já que assim você tem mais disponibilidade de ficar o tempo que quiser nas suas praias preferidas sem horário definido pra voltar! Um super beijo e obrigada pelo elogio!

Unknown disse... [Responder comentário]

Lugar liindo ! Fotos lindas
Estarei indo pra Natal agora no final do ano, 2013/2014 vou ficar por lá 1 mÊs e 2 semanas e estou querendo muito ir para Porto de Galinhas.
Gostaria de saber se você foi por alguma agência.. queria mesmo só passar o final de semana..
se poder me passar algum contado..

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Mariana FélixQue bom que gostou do post, Mariana! Porto de Galinhas é um lugar lindo mesmo! Dá pra conhecer muita coisa em um final de semana. Fomos por conta própria, como sempre. Preferimos assim porque nos dá mais liberdade de ir e vir quando quisermos. Um super beijo e aproveite a viagem!

Unknown disse... [Responder comentário]

Oi Kátia!
Achei na internet este post. Gostei bastante e achei muito legal de conhcer os lugares nacionais em fim de semana. Estou pensando em viajar para Porto de Galinhas e vou chegar tarde também no aeroporto de Recife. Estou em dúvida se vou alugar carro. Você acha seguro dirigir a noite de Recife a Porto?

Unknown disse... [Responder comentário]

Oi Kátia!
Achei na internet este post. Gostei bastante e achei muito legal de conhcer os lugares nacionais em fim de semana. Estou pensando em viajar para Porto de Galinhas e vou chegar tarde também no aeroporto de Recife. Estou em dúvida se vou alugar carro. Você acha seguro dirigir a noite de Recife a Porto?

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Ester ChangOi, Ester! Tudo bem? Obrigada pela visita, pelo comentário e seja sempre muito bem-vinda! Sobre dirigir à noite, eu acho sempre melhor de dia, mas acordar cedo é fundamental pra não pegar engarrafamento. Como a gente mora no Rio e sai sempre nas sextas à noite, chega tarde no nordeste e então geralmente prefere descansar pra pegar a estrada no dia seguinte. Um super beijo!

Danyela Guedes disse... [Responder comentário]

Olá! Amei seu relato, e vai me ajudar muito na minha viagem em novembro. Ah, e você é muuuito fotogênica =D

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@SadakoOba, muito obrigada pelo elogio e fico feliz aue tenha gostado do relato! Esse lugar é lindo mesmo, apaixonante! Boa viagem!!!!

Related Posts with Thumbnails