quarta-feira, 19 de junho de 2013

Comprinhas na Austrália e na Nova Zelândia, os mimos que eu trouxe para um dos leitores do blog e o resultado do sorteio!

Nunca viajo pensando em comprar algo específico, nem mesmo no Free Shop, onde acabo invariavelmente adquirindo as mesmas coisas de sempre, rsrs! Eu gosto é de chegar em um lugar e me inteirar do artesanato local: como é, do que é feito, quem faz, quais são suas principais características etc. Tanto o dólar australiano quanto o neozelandês estão muito valorizados e, consequentemente, (quase) tudo é bem caro nos dois países. Mas como o que é diferente e/ou importado no Brasil também é supervalorizado, a comparação com os preços de alguns itens ainda faz com que certas comprinhas valham a pena, conforme vou mostrar ao longo desse post.

Partimos do Brasil antes do Dia das Mães e prometi à minha “mami” que traria algo bacana pra ela da viagem. Como temos gostos parecidos e uma preferência explícita por peças étnicas, artesanais e bem coloridas, não pensei duas vezes quando vi a capa para almofada das fotos acima. Além de ter sido elaborada por uma senhora aborígene (e devidamente certificada pela ONG BETTER WORLD ARTS), ela mede 30 cm x 30 cm, é pequena, delicada e perfeita para enfeitar uma poltrona de cor neutra. Trata-se de algo típico que transporta para uma peça de uso decorativo o grafismo característico da arte aborígene, que com o passar do tempo, deixou o corpo dos nativos e se imortalizou na pintura e na tecelagem, principalmente.

Pra integrar a minha coleção de almofadas, comprei essa capa maior (45 cm x 45 cm), que representa melhor ainda o grafismo tradicional das pinturas aborígenes, a qual se destaca pelo uso de pontilhismo e formas geométricas.

O souvenir mais típico da Austrália é, sem dúvida nenhuma, o bumerangue. Lá encontrei diversos modelos nos tamanhos pequeno, médio, grande e enorme, rs! A curvatura e o tipo de acabamento variam bastante. Trouxe os dois da foto acima pra mim. O maior é mais curvo e recebeu a pintura de dois lagartos. O menor tem a ilustração de um canguru gravada na madeira. Eles tanto podem ser usados para brincar ou para decorar. No caso dos meus, serão somente decorativos, mas falta encontrar um espaço na minha sala lotada para abrigá-los.

O Marcelo comprou seu próprio bumerangue. Na parte de trás da embalagem há instruções para lançá-lo corretamente a fim de que ele retorne ao ponto de partida. É esse o objetivo da brincadeira que, no passado, era um treinamento para caçar pequenos animais, principalmente aves.

Para o meu sobrinho Gábi, eu trouxe um bumerangue bem bonito com pintura típica aborígene. Ele adorou o presente, mas acho que minha irmã vai preferir usar a peça para decorar a casa, rsrs!

Para a minha sobrinha Manu, comprei um coala de pelúcia que abraça um filhotinho. A bolsa marsupial desse animal fofíssimo situa-se na barriga, onde o filhote fica abrigado por um tempo e depois se agarra às costas da mãe até tornar-se adulto. A gente encontrou cangurus e coalas em toda a parte. Também é um souvenir bastante comum, mas é preciso estar atento aos detalhes porque alguns são muito mal feitos. Os mais caros são australianos e os mais baratos, “made in China”. Confesso que, como adoro fugir do óbvio, preferiria ter comprado um kiwi (pássaro-símbolo neozelandês), uma equidna ou um ornitorrinco (tenho um em casa!), mas não encontrei nenhum bichinho de pelúcia tão fofinho quanto o coala!

Para o Mateus, meu sobrinho mais novo, comprei o clássico livro infantil australiano “EDWARD THE EMU”. Como ele e o Gábi são metade americanos e serão alfabetizados nos EUA, achei que esse seria um presente interessante. A dica me foi dada por uma australiana que estava na nossa excursão ao deserto.

Adorei todas as peças da marca IDKOOP! Tratam-se de souvenirs com design criativo, moderno e diferenciado que representam ícones da cultura australiana e neozelandesa. São voltados para viajantes que buscam algo inovador que fuja das lembrancinhas convencionais oferecidas pelas lojas para turistas. A marca oferece divertidas capas para passaporte, etiquetas de bagagem, nécessaires, aventais, imãs de geladeira, porta-moedas, pingentes, marcadores de livros etc.

Comprei dois modelos de chaveiro (kookaburra e canguru) que vêm com um LED acoplado. Basta pressionar o corpo do bichinho para que a luz se acenda e vire uma minilanterna… super prático e fofo!

Quando estivemos no KURANDA KOALA GARDENS em Cairns, Austrália, havia a opção (paga à parte) de tirar uma foto segurando um ursinho coala. Eu nem fazia questão de uma foto profissional impressa na hora, minha câmera já bastava. Mas como estava incluído no preço, levei o souvenir pra casa!

O gaveteiro indiano da foto acima foi a comprinha que mais gostei de trazer da viagem! Pois é, de australiano não tem nada, mas achei-o bem diferente das outras seis peças que tenho em casa (faço coleção!) e o preço era convidativo: custou o equivalente a 80 reais, o que se assemelha ao que eu pagaria por ele nos EUA, mas está bem longe do que eu pagaria no Brasil, rsrs! Encontrei essa peça e vários outros modelos em uma das lojas do KURANDA MARKETS.

Foi também no Kuranda Markets que encontrei esse jogo de colheres de sobremesa com design divertido, bem do jeitinho que eu gosto! Não sei qual a procedência das peças, mas desconfio que seja de alguma parte da Ásia. Lembrei que quando eu estudava japonês, meu professor comentou que tudo por lá era vendido em número ímpar e não aos pares como acontece no Brasil.

Hummmmm, adorei esses biscoitos cobertos com chocolate da marca TIM TAM que têm diversas opções de recheio. Provei o original, o de caramelo, o de passas ao rum e o de menta, meu preferido! Como não sou super fã de chocolate, gosto quando o doce é misturado a algo cítrico, azedinho ou refrescante. Segundo a mesma menina que me indicou o livro do EMU, esse é um clássico australiano, talvez equivalente ao nosso bombom SONHO DE VALSA. Foi aprovadíssimo e eu trouxe alguns na bagagem!!!!

Na Nova Zelândia, encontrei algumas peças de madeira feitas com pedaços do caule de uma planta. Os suportes para velas/vasos são moldados artificialmente para obterem esse formato, mas os entalhes na madeira são completamente naturais. Adorei a estética das peças e fiquei mais encantada quando soube que os desenhos foram feitos pela natureza! Comprei o mais alto pra mim e o menorzinho pra minha mãe.

O que vale muito a pena comprar na Nova Zelândia são roupas esportivas, sapatos para trekking, barracas de camping, mochilas, sacos de dormir, lanternas, cantis e outros acessórios para a prática de esportes ao ar livre. O Marcelo adora esse tipo de loja! Encontramos uma mega liquidação e acabei comprando essa ótima bota impermeável da marca americana COLUMBIA com 60% de desconto e um preço muito mais em conta do que eu pagaria no Brasil. Também levei pra casa um tênis da mesma marca por 140 reais e é o calçado mais confortável que já usei na vida!

943070_306469709486885_1285083046_n

O Marcelo fez uma super descoberta em uma dessas lojas de equipamentos esportivos: uma cueca boxer feita de um material especial que seca em duas horas. É uma ótima solução pra quem gosta de viajar com pouca roupa e pouco peso. Custa o equivalente a 70 reais, não é barato mas acho que compensa!

A MACPAC é uma marca neozelandesa, mas comprei essa peça de roupa na Austrália com 40% de desconto. Trata-se de um casaco feito com um tecido sintético (fleece) leve, macio, quente e confortável, perfeito para a prática de esportes e/ou caminhadas em baixas temperaturas. O tecido não absorve o suor, seca rápido e substitui bem a lã.

Fui bem mais contida no Free Shop dessa vez. Lembrei que ainda tinha alguns vidros de perfume fechados em casa, mas meus hidratantes estavam acabando. Havia uma promoção da VICTORIA’S SECRET em que quaisquer três hidratantes saíam por 30 dólares (9 dólares de desconto no total). Para garantir, comprei meu atual favorito (RAVISHING LOVE) e resolvi testar dois aromas que não conhecia: SIMPLY BREATHLESS e HELLO DARLING. Amei o SIMPLY BREATHLESS porque é cítrico como eu gosto e floral na medida certa. Já coloquei-o na minha lista para a próxima viagem de férias, rsrs!

A MAC é minha marca de maquiagem preferida e sempre espero as viagens de férias para repôr meus produtos. Pra falar a verdade, normalmente aproveito essas oportunidades para testar novas cores de sombra, mas como tenho freado meu instinto consumista, me ative ao lápis para olho (preto e marrom) e ao batom de longa duração que mais uso (POSITIVELY DASHING). Aliás, gente, eu odiava usar batom comum e ter que fazer mil retoques ao longo do dia. Depois que descobri os de longa duração, não quero outra coisa e os da MAC são ótimos, assim como o lápis de olho à prova d’água.

E isso é tudo, pessoal!!!! Vocês devem estar curiosos para saber o que eu trouxe para um dos leitores do blog, né? Então vamos lá:

Além do bumerangue (igual ao que dei para o meu sobrinho Gábi) que pode ser usado para brincar ou decorar a casa, incluí no pacote um chaveiro de canguru da IDKOOP e duas embalagens de TIM TAM: uma com sabor original e outra com meu sabor preferido, chocolate amargo e menta. Espero que tenham gostado da seleção de mimos!


O resultado do sorteio

Pessoal, só para lembrar: a única resposta correta para o concurso era AUSTRÁLIA e NOVA ZELÂNDIA e só valia um palpite por pessoa, conforme as regras estipuladas, OK? A ordem não importava, mas era necessário ter escrito os dois nomes. Alguns leitores não se identificaram (“unknown” sem nome ou e-mail) e outros não conseguiram deixar um palpite no formulário de comentários do blog até o dia 1 de junho e me enviaram mensagens por e-mail (katiabonfadini@gmail.com) ou pelo FACEBOOK. Infelizmente não tive como inseri-los na lista para o sorteio e precisei desconsiderá-los. Dito isto, a seguir vocês podem conferir os nomes de todos os leitores que acertaram meu destino de férias e seguiram corretamente as diretrizes para a participação na brincadeira:

1.Tais M. Garcia
2. Carlos Augusto dos Santos Costa
3. Andrea Panos e Panos
4. Mara Azevedo
5. Lia
6. Meu Ambiente
7. Mãe da Laura (Ludmila)
8. Casar é assim (Gabriela)
9. Raquel Godoy
10. Diego
11. Angela
12. Thamires
13. Laísa Alcântara
14. Dany
15. Shiroe
16. Paty
17. Nathalia
18. Carla G.
19. Joyce de Paulo Souza
20. Eh biju
21. Débora Lauton
22. Regi
23. Paula Henderson
24. Renata Dabbur
25. SML (Sandra)
26. Michelle
27. Ana Benetti
28. Apaixonados por Cupcakes (Mirian)
29. K
30. Dona Maria
31. Mães e Festeiras (Maria Tais)
32. Milena
33. Nayra Garofle
34. Ninha
35. Daniel
36. Bárbara Puziol
37. Maria (Portugal)
38. Ana Clara
39. Andrea Villela
40. Leandro Cuenca Massaro
41. Heloísa
42. Mônica Zóia
43. Carolina
44. Gabriela Honorato
45. Marta Lucia
46. Lianalove (Juliana)
47. Lu Coutinho
48. Mylla C
49. Patricia
50. Fernanda Alves
51. Carolina Monteiro
52. Dridri Machado
53. Simone Doscher
54. Bruna
55. Patricia
56. Cacos de Vida (Cris Kessler)
57. Lya
58. Flávia Teixeira
59. Delícia de Doces (Cristiane)
60. Renata Victal
61. Thais
62. Dani Hoffmam
63. Armazém 745 (Danielle)
64. Tatiana Graciele
65. Tatiana
66. Tamara Aline Cardoso
67. Gláucia Noguero
68. Renata RZ
69. Cindy
70. Wanda 66
71. Claudinha Carvalho
72. Anne Caroline
73. Tutitati
74. Joana Sá
75. Tatá Artesanato em Festa
76. Outra F (Paula Valle)
77. Cheiro de Vanilla
78. Aninha Muniz
79. Andreya Kinjo
80. Estilo Kid’s
81. Camila Borgmann
82. Lílian
83. Mila
84. Anna Rivelli
85. Sílvia Falcão
86. Juliana Chagas
87. Camilla
88. Dani Lemes
89. Déia Zargiski
90. Patricia Haddad
91. Luciana Ribeiro
92. Patricia Carolina
93. Renata Schwinden
94. Michelle
95. Arlene Dantas
96. Deborah Bonfim
97. Jariny
98. Rosana
99. Marta Beatriz
100. Regina Castro
101. Ingrid Chilano
102. Letícia
103. Evelyn
104. Nathalia Brito
105. Lika Hirono
106. Camilla Nesti
107. Valon Gloria
108. Luisa Demuth
109. Marina Andrade Oliveira

O sorteio foi realizado por meio do site http://www.random.org/, que embaralhou os números de 1 a 109 e escolheu o número 7 de forma aleatória, conforme vocês podem conferir nas imagens abaixo:

Untitled-1

Untitled-2

O número 7 corresponde à leitora Mãe da Laura (Ludmila). Parabéns pela boa sorte, Ludmila!!!!! Fico aguardando seu contato por e-mail (katiabonfadini@gmail.com) com seu endereço para que você possa receber os mimos em casa!!!!

Gostaria de agradecer a todos os que participaram dessa brincadeira de adivinhação e de convidá-los a participar de outros concursos e sorteios que acontecerão em breve!

Um grande beijo pra todos com votos de uma quarta-feira produtiva!

Bonfa-ass

22 comentários:

Unknown disse... [Responder comentário]

Adorei seus mimos!
Diferente de vc, eu já saio com uma listinha do que vou querer,principalmente de eletronicos e perfumes.Desta vez não foi diferente, até porque no nossso destino tinham muitas lojas de mergulho e tem sempre uma coisa "que preciso muito"!rsrsrs...Mas tb adquiri outros itens que não estavam na lista,peças de decoração.
Adorei essa cueca que o Marcelo comprou!Ótima dica!Não tem calcinha da marca não? Imagina,viajar com 2 calcinhas e 2 cuecas na mala!!hahahaha....muito bom!Excesso de peso é uma constante em nossas viagens!Vc sabe,material de mergulho,material fotográfico e roupa...ê lasqueira!!rsrsrs

Beijos e bom dia!!!!!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Flávia MergulhãoFlavinha, tem calcinha sim!!!!! Eu não comprei na hora e depois me arrependi! Mesmo não sendo barata, acho que vale muito a pena! Quero viajar cada vez com menos roupa! Levei uma mala pequena, mas mesmo assim, não usei tudo, acredita???? Um super beijo!

c. disse... [Responder comentário]

bonfa, que compras lindas! você realmente tem um bom gosto impar.

menina, chocada com seu comentário de que não usou todas as roupas que levou; super acho que devia rolar um post sobre o que você leva (de maneira geral) nas viagens, como você organiza sua mala e tals.

eu também sou bem econômica na minha mala, mas acho que ainda não atingi seu nível hahaha

beijão, querida, seu blog é maravilhoso!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Carolina MonteiroOi, Carol! Muito obrigada! POis é, menina, eu deixei de usar umas 4 camisetas porque achei que pegaria alguns dias mais quentes, que nada, rsrsrs! Fez mais frio na Nova Zelândia do que o previsto e senti falta de uma blusa de lã que desisti de levar na última hora. Muita gente me pede essas dicas de bagagem, não é nada demais, o segredo é lavar roupa no chuveiro, rsrsrs! E não se importar em repetir as peças. Levo uma calça no corpo e outra na mochila, por exemplo. Também só levo dois casacos e dois sapatos. Isso já reduz muito o volume da bagagem! Mas gostei muito da sua sugestão e vou me programar para fazer um post sobre minha bagagem na próxima viagem de férias ainda esse ano!!!!! Um beijão!

ludmila valente disse... [Responder comentário]

Wurru!!!!!!

Nem acredito que vou comer essa chocolate delicioso! HAHAHAHAHAHAHA

Katia, amei ter sido sorteada e de ver os mimos todos de lá! Quero abraçar um coala tb! Que coisa fofa, gente!

Beijocas mil e muito obrigada! ;)

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@ludmila valenteObaaaaaaaaaaaaaaa, Ludmila! Parabéns! O coala é mesmo muuuuito fofinho!!!!! Deu vontade de repetir a foto, rsrs! Já recebi seu endereço e vou postar seus mimos, no máximo, até segunda-feira! Espero que goste deles pessoalmente! Beijos!

Ateliê Rocha disse... [Responder comentário]

Oi, Katia
Adorei ver suas compras!!! Tanta coisa bonita!!!
Que delícia deve ter sido abraçar um coala!!!
Ahh.. eu "piro" em Free Shop... Fazer a listinha de lá é parte do meu planejamento de viagem...rsrsrs
Tb sou a favor de um post seu com dicas de otimizar a mala =)
Beijos,
Glaucia

Anônimo disse... [Responder comentário]

Adoro suas dicas e acho q um post sobre o que levar numa viagem seria mto útil mesmo. Bjs e que venham novas férias, hein?

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Ateliê RochaGlaucia, gostei de vc incluir a lista do Free Shop no planejamento das férias! Acho que eu sou uma pessoa diferente quando viajo: não ligo pra horários, nào sou estressada, desligo do trabalho e dos compromissos... e acabo esquecendo de fazer listas, o que eu faço o tempo todo no dia a dia, rsrsrs! Mas é bom mesmo, acho válido! Sobre a mala, nossas próximas férias de dez dias serão em outubro e posso adiantar que iremos para um lugar frio, o que pra muita gente significa uma mala mais volumosa. Pra mim, é o contrário: tenho mais roupas de verão do que de inverno e então são menos opções para escolher o que levar, rsrs! Pode aguardar o post, obrigada pelo incentivo! Beijos!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@AngelaOi, Angela!!!! Ainda faltam alguns meses para as próximas férias, mas nem tanto... oba!!!!! É ótimo poder voltar de viagem e já começar a pensar na próxima, né? Pode deixar que vou colocar o assunto da minha mala enxuta na pauta do blog. Devo fazer o post em outubro, na semana de arrumar a bagagem, rsrs! Um super beijo!

Anna disse... [Responder comentário]

Estou louca para ver o post sobre como viajar com poucas coisas, eu não consigo.
E como sempre, coisas lindas que você compra.

Sheila Mendes disse... [Responder comentário]

Oi Katia, tudo bem?
Adorei ler os relatos sobre a última viagem. Lembro-me do dia que você postou a foto com o filhote de Coala, fiquei apaixonada por ele, rsrsrs.
Mais uma vez, adorei as suas comprinhas. Que dica legal essa cueca que seca rápido, rsrsr. Tb preciso de um post seu com dicas para arrumar a mala praticando o desapego.
Vim aqui te convidar para passar lá no blog, tenho uma "mensagem" pra você .
Bjos.

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@AnnaOi, Anna! Pois é, menina, a coisa da mala foi evoluindo com o tempo. Eu percebia que só usava metade do que levava ou nem isso... aí teve uma época em que o Marcelo trabalhou em uma cia aérea americana e a gente viajava pra longe por poucos dias. Então, pra agilizar, levávamos só mala de mão. Foi aí que percebi como era prático e conveniente. Passaram alguns anos e voltei a usar malas grandes, mas nos últimos anos voltei a gostar de viajar com pouca coisa e pra gente faz diferença porque preparamos nosso próprio roteiro e pegamos trem, ônibus, van etc. E nesses casos, malas grandes podem ser bem complicadas para carregar! Vou fazer o post sim, mais pra frente! Beijos!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Sheila MendesCoalas são liiiindos mesmo, parecem até de brinquedo de tão fofos, rsrs! Obrigadíssima pelo texto tão carinhoso e generoso, fiquei super feliz e deixei um comentário lá! Um super beijo!

Gabriela Rodrigues disse... [Responder comentário]

Poxa vida, passei raspando nesse sorteio...rsrs...
Parabéns pra sortuda!!! =)

Beijoss!

Maria disse... [Responder comentário]

parabens a Ludmila. Katia, eu adorei suas comprinhas. As almofadas foram minhas preferidas. Agora estou esperando para ver mais fotos. Bjus.

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Casar é assim...É verdade, Gábi!!! Tomara que a Ludmila goste dos mimos ao vivo! Já enviei tudo ontem mesmo! Beijos!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@MariaMaria, as almofadas tem cores e padronagens lindas, né? Tenho que revezá-las aqui na sala porque não tenho espaço pra todas, rsrsrs! Mas é bom porque parece que tem sempre algo novo na decoração aqui de casa, rsrs! Ah, na segunda-feira tem o segundo resumão da viagem!!!! Te espero aqui! Um super beijo!

Jussara Neves Rezende disse... [Responder comentário]

Que delícia essas lembranças de viagem, Kátia! Vê-las depois, espalhadas pela casa, é um modo de fazer perdurar em nós a experiência vivida, não é assim?
Eu tb AMO vasculhar o artesanto do local aonde vou... se bem que no meomento não ando indo a lugar algum... rs
Abraço!

Gina disse... [Responder comentário]

Kátia,
Ganhei um bumerangue de um cliente, que viajou para a Austrália, na época que ainda trabalhava. É bem típico mesmo.
Achei muito simpáticas as colheres.
Você sabe garimpar coisinhas interessantes.
Beijos!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Jussara Neves RezendeÉ exatamente assim que penso, Jussara! Vejo os souvenires que trago de viagem e lembro de onde os comprei, como era a loja, quem me atendeu... tudo! Tenho uma boa memória pra essas coisas, ainda mais porque as comprinhas são feitas em momentos especiais durante períodos de viagem, férias e descanso. Esses objetos pra mim tem um grande valor sentimental e são muito mais do que simples peças decorativas. Todas possuem uma história! Um super beijo!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@GinaFofas as colheres, né? Estou doida para poder fazer a estreia delas, rsrs! Sobre o bumerangue, o Marcelo tinha um que ganhou de uma amiga australiana, mas não sabe onde está... Lembro pouco dele, mas tinha um desenho bem diferente dos que a gente comprou. Lá na Austrália, a gente encontrava bumerangues em cada esquina, mas há muita diferença de preço e qualidade. Um beijão e ótimo final de semana!

Related Posts with Thumbnails