segunda-feira, 22 de julho de 2013

A degustação de Queijos & Vinhos

IMG_0434

A estante da sala foi incorporada à festa

IMG_0562

Detalhe da estante com os comes & bebes
IMG_0486
Queijos devidamente identificados

IMG_0320

Um petisco que agradou: bolinhas de queijo de cabra com castanha de caju moída e passas brancas

IMG_0420

Garfinhos de madeira customizados para a festa

IMG_0509

Bolinhas de queijo: meu salgadinho de festa preferido!

IMG_0539

Verrines de queijo de cabra com geleia de laranja

IMG_0586

Panorama da mesa de centro

Bom dia, pessoal!!!! Conforme prometido na semana passada, hoje estou de volta com as fotos do dia da degustação de Queijos & Vinhos. Apesar de ter tido pouco tempo para preparar a festa, tudo aconteceu como planejado. Quando meus amigos chegaram lá em casa, a sala já estava prontinha para recebê-los e devidamente decorada de acordo com o tema do evento.

IMG_0450

Eu nunca havia incorporado a minha estante a uma festa e gostei muito da novidade! Posso dizer que a ideia (encontrada AQUI) foi aprovadíssima e provavelmente será reeditada em futuras comemorações. Achei a solução bem prática porque minha sala é pequena e há pouco espaço para servir os comes e bebes.  Sendo assim, a estante cumpriu bem a função de abrigar o que não coube no buffet e não houve necessidade de usar a mesa de jantar.

IMG_0316

Vamos começar pelo buffet? Numa das extremidades do móvel, ao lado do menu, coloquei um recipiente com dois tipos de pastinhas, outro com pães variados e mais um com torradinhas.

IMG_0397

Detalhe da plaquinha identificando as pastinhas

IMG_0310

No meio do buffet, posicionei uma vela aromática encapada com uma das padronagens do kit QUEIJOS & VINHOS, um bowl com damascos secos e passas brancas e um aperitivo que experimentei pela primeira vez: bolinhas de queijo de cabra com castanha de caju moída e passas.

IMG_0330

Minha inspiração foi a seguinte imagem que encontrei na internet e mostrei primeiro NESSE POST:

cranberry-pecan-cheese-balls

Fonte: http://blog.hwtm.com/2013/03/eco-rusticfriendly-wine-cheese-party/

Eu até encontro cranberry desidratada no HORTIFRUTI, mas noz pecã é mais difícil. Então substituí os ingredientes originais pelos que mencionei anteriormente e misturei-os ao queijo de cabra, formando pequenas bolinhas.

As castanhas e as passas brancas acrescentaram uma textura interessante à massa de queijo e o belisquete foi aprovadíssimo pelos meus convidados! A ideia é comer a bolinha pura ou acompanhada de uma torradinha. Como adorei o resultado, resolvi incorporar a mistura ao verrine de queijo de cabra com geleia de laranja que preparei para a sobremesa. Bastou colocar a massa esfarelada no recipiente e completá-lo com a deliciosa geleia de laranja da marca KRANZ.

IMG_0307

Na outra extremidade do buffet, servi presunto alemão, pastrami e lombinho defumado em uma petisqueira de metal. Vocês lembram dos garfinhos customizados com a mensagem de boas-vindas que mostrei no post da semana passada? Decidi espetá-los nos frios.

IMG_0374

Acho que frutas secas são indispensáveis em qualquer degustação de Queijos & Vinhos! Sendo assim, servi avelãs, amêndoas e macadâmias em uma petisqueira de 3 andares que posicionei na pequena mesa lateral ao lado do buffet.

IMG_0380

Detalhe da petisqueira vista de cima

IMG_0426

E agora vamos à estante? Adorei arrumar as prateleiras e pensar o que poderia colocar em cada uma delas, sendo que a primeira e a última serviram como base para objetos decorativos e taças.

IMG_0552

Conforme eu havia mencionado no post da semana passada, a prateleira mais alta e também a mais baixa não são adequadas para abrigar os comes e bebes por causa do difícil acesso. Na primeira prateleira de baixo pra cima, posicionei taças de vinho e de espumante, além do cartaz com uma frase do Cazuza.

IMG_0468

Na segunda prateleira, enfileirei os verrines ao lado de uma petisqueira de dois andares com bolinhas de queijo dentro das forminhas coloridas que compõem o kit QUEIJOS & VINHOS.

IMG_0526

Na terceira prateleira, enchi três jarras de vidro com sucos de uva branco e tinto. Adoro misturar peças com tamanhos e/ou formatos diferentes!

IMG_0492

O prato alto de metal com seis tipos de queijos (provolone, emmental, gorgonzola, gruyère, chèvre e camembert) ficou logo ali do lado.

IMG_0489

Vocês lembram das plaquinhas que mostrei no post da semana passada? Fiquei devendo a informação de como eu as posicionaria nos queijos, né? Foi bem fácil! Bastou fazer um pequeno corte com a ponta de uma faca em cada pedaço e inserir a plaquinha ali. Também é possível prender um palitinho no verso do papel, mas eu gostei de colocá-las diretamente nos queijos, cada uma em uma posição diferente. Achei que assim o resultado ficou mais interessante e divertido!

IMG_0562

Na penúltima prateleira, coloquei outra petisqueira com mais bolinhas de queijo, além dos bowls contendo mel e mostarda Dijon e um prato alto com tampa no qual servi uvas verdes sem caroço. Os quadrinhos contendo as ilustrações que fiz especialmente para o kit QUEIJOS & VINHOS enfeitaram o topo da estante.

IMG_0586

É ao redor da mesa de centro da sala que meus amigos se sentam e ficam à vontade para bater papo, comer e beber. Sendo assim, foi nesse cantinho que coloquei pratos, talheres, guardanapos, porta-copos, baguetes inteiras e mais um pouquinho de cada coisa que estava sendo servida no buffet e na estante. Vocês lembram dos potes de vidro reciclados que customizei com as padronagens do kit QUEIJOS & VINHOS? Eu tinha pensado em usá-los como vasos para flores, mas confesso que fiquei com preguiça de sair de casa no dia da festa e acabei tendo outra ideia. Separei torradinhas e enchi os dois potes. Gostei do resultado e pretendo reproduzi-lo em um futuro evento!

IMG_0610

O quadro negro foi parar no móvel da TV, onde também coloquei as latinhas de metal com as lembrancinhas que mostrei no post da semana passada. A ideia era que cada convidado colocasse sua garrafa de vinho nesse cantinho, ao lado da mensagem “Um brinde à amizade”. Foi o que aconteceu à medida que meus amigos iam chegando lá em casa com suas bebidas, mas como eu paro de fotografar assim que começa a festa, esqueci de fazer esse registro.

IMG_0634

Dessa vez, recebi 8 convidados e totalizamos 10 pessoas (contando comigo e com o Marcelo). Meus melhores amigos, meus pais, minha irmã, cunhado e sobrinha também estavam lá. Foi uma festa deliciosa em todos os sentidos e como começou às 15h, tivemos bastante tempo para colocar as novidades em dia!

Eu gosto muito de organizar encontros assim, com grupos pequenos e homogêneos. Penso que dessa maneira é possível dar atenção a todos, além de caprichar na decoração e nas comidinhas sem estrapolar o orçamento, rs!

Um grande beijo pra todos com votos de que a gente tenha sempre bons motivos para comemorar!!!!!

Bonfa-ass

31 comentários:

Unknown disse... [Responder comentário]

Arrasou!!
Vou lá na sua lojinha comprar este Kit!
Beijão

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Flávia MergulhãoObrigada, querida!!!!! Fico feliz que tenha gostado!!!! Agora preciso me inspirar para a nossa festinha... tem menos de um mês!!!! Beijos!

Priscila Schulz disse... [Responder comentário]

Que capricho e delicadeza!
Tudo parece também muito apetitoso, adorei!!!

Bonfa, seu blog é um dos que sigo e tenho listados na minha página inicial, por isso gostaria de convidá-la a participar do concurso de bolos que estou promovendo. Dê uma olhada nas regras: http://receitaesperta.blogspot.com.br/2013/07/bolo-de-aniversario-de-chocolate.html

Seria muito legal contar com a sua presença.

Beijinhos, Pri

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Priscila Rosa Lima SchulzMuito obrigada, querida!!!! Sobre o concurso, deixei um comentário lá e vi que vc respondeu! Vou tentar o cheesecake! Um super beijo e obrigada pelo carinho!

Isa disse... [Responder comentário]

AHHH!! Tudo lindo né!?

Eu amei mesmo ♥
Como te falei aqui é sempre calor, massss... dizem por ai que o frio vai chegar com tudo na quarta feira!!

Estou super ansiosa pq eu AMO frio!!
E se realmente o frio vir, eu vou comprar esse kit msm... pq apesar de amar o do jantar italiano esse me encheu os olhos!! Ficou muito colorido, e apesar de ser um kit pro inverno não ficou "frio"... rs

Sabe que antes eu nao entendia esse lance de FESTA pra poucas pessoas... mas tenho adaptado nas minhas festinhas e amei!
Fica todo mundo entrosado e nao tem aquele de um nao conversar com o outro já que é um grupinho pequeno e todo mundo se adora!!

Um beijooo =)

Milena disse... [Responder comentário]

Bonfa,que delícia!!
Ficou lindo esse kit,eu adorei!
E gostei dessa nova arrumação,prova que olhando e pesquisando conseguimos inovar na nossa própria casa,como dizem:"pensar fora da caixa".
Um super beijo,

Leni disse... [Responder comentário]

KAtia!!! tudo bem???

adorei casa pedacinho dessa festa, não sei se é porque tbem amo vinho e queijos!! rs.....tudo estava lindo demais!!! sem falar nas padronagens, já estão na loja??? rs

beijos
LEni

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@IsaIsa, adorei seu feedback, muito obrigada! POis é, eu gosto dessa coisa de festa pra pouca gente porque todos se conhecem, o papo flui naturalmente e é possível dar atenção a todo mundo. Já fiz algumas festas maiores, mas sempre achei que quase não consegui conversar com a pessoa x ou y. Quando tem muita gente os papos são rápidos e a gente não aproveita tanto a companhia dos amigos. Como meu apê é pequeno, também não fica muito confortável com grupos grandes. Que bom que gostou do kit! Ficou bem colorido mesmo, né? Um super beijo!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@MilenaObrigada, Mi!!!!!! Apesar da ideia da estante não ter sido minha, adorei poder adaptá-la e descobrir mais uma maneira de servir os comes e bebes! Um super beijo!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@LeniObrigada, querida!!!!! O kit já está na loja sim e fiz algumas padronagens extras com o tema queijos e vinhos: www.coisasdabonfa.com.br Um super beijo!

receberecelebrar disse... [Responder comentário]

Tudo lindíssimo, como era de se esperar!
O kit ficou muito charmoso e irreverente! Gostei do colorido que ele deu à festa! As bolinhas de queijo são novidade pra mim, nunca tinha visto. Devem realmente ter ficado uma delícia. É daquelas combinações de ingredientes que não tem como dar errado, né?

Parabéns pelo capricho! Seus convidados com certeza se sentem muito queridos e sortudos de ter você como anfitriã!
Beijos!! Mel

PS: Fiquei MUITO feliz com seu email e respondi. Espero que o Gmail não tenha mandado minha resposta pra sua caixa de spam! rsrs Estou ansiosa.

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Receber e CelebrarMel, mil desculpas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Nossa, eu tinha visto sua mensagem sim, mas queria responder com calma, marquei com uma estrelinha pra ver depois e acabei esquecendo! Ai, que cabeça! Muito obrigada pelo carinho, elogios e a sua mensagem no GMAIL tão linda que me emocionou! Um super beijo!

Denise Padoan disse... [Responder comentário]

Arrasou como sempre! Fico babando em cada detalhe! Detalhes fazem toda diferença, né? =D
Parabéns, Katia! Tudo muito lindo!
E o melhor de tudo, na companhia de pessoas que amamos fica muito mais especial!
Beijão!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Denise PadoanObrigada, querida Denise!!!!!!!!!!! Fico feliz que tenha gostado! Realmente eu acho que os detalhes fazem TODA a diferença na hora de organizar uma festinha! Um super beijo!

Unknown disse... [Responder comentário]

Kátia:
Ficou tudo muito lindo, parabéns!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@UnknownObrigada, querida!!!! Fico feliz que tenha gostado e que venham outras festas por aí!!!! Beijos!

Casadíssima disse... [Responder comentário]

Olá! Suas festas são incríveis e sou fã incondicional do seu blog, mas dessa vez você se superou!
A festa estava lindíssima, amo queijos e vinhos. Simplesmente inspirador! Beijos

http://coisasdeniquinha.blogspot.com.br/

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Mônica ZóiaPuxa, que feedback legal, Monica! Muito obrigada! Fiquei muito feliz com o resultado dessa festinha porque tive bem pouco tempo para prepará-la. Tudo correu como o esperado, não houve imprevistos e todos os meus amigos compareceram. Foi uma tarde/noite deliciosa! Um grande beijo!

K disse... [Responder comentário]

Festa deliciosa em todos os sentidos!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@KMuito obrigada, xará! Um super beijo!

Unknown disse... [Responder comentário]

Querida Katita!

Tudo ficou lindo e de muito bom gosto!
Amei as padronagens coloridas!
Gostei muito da disposição das peças, da harmonia dos utensílios utilizados... da inovação no horário marcado... enfim, gostei de tudo!
Sua alegria é visível e dispensa comentários!
Grande bj!

Mirian Rocha

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@UnknownMirian, super obrigada pelo carinho e elogios! O horário é mesmo inusitado, rsrs! É que eu durmo suuuper cedo, acordo entre 4 e 5 da madrugada e adoro essa parte da tarde! O bom é que todos os meus amigos são pontuais e a festa sempre começa na hora certa, rsrs! Um super beijo!

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse... [Responder comentário]

Katia, que festa deliciosa esta tua! Eu me empolgo só de ver tudo como vc faz.

Olha, nao sei se vc já conehce mas a última moda por aqui é uma receitinha super fácil de fazer e muito saborosa.

125 g de Manteiga com sal, 3/4 de massa de tomate de tubo, cheiro verde picadinho, 1 dentinho de alho, 1 colher de sopa de ajvar, sal, pimenta do reino.
Há muitas receitas na internet, mas essa com ajvar foi a que achei mais saborosa.

Veja o link: http://www.kleigafo.de/rezepte/kraeuterkueche/tomatenbutter-zum-grillen-selbermachen

Bjos

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Georgia AegerterHummm, Georgia, essa receita parece deliciosa, diferente e, melhor ainda, fácil de fazer! Adorei! Super obrigada pela dica e pelo carinho! Beijos!!!!

DE TUDO UM POUCO disse... [Responder comentário]

Vc tem toda razao dar uma recepção para amigos ou familiares é uma otima dica de conversar mas com razão tem que ser poucas pessoas senão vc não consegue conversar... adorei a festa e tudoooooooo lindo... bjs

Marta disse... [Responder comentário]

Katita.. já estava lindo antes.. com essas comidinhas deliciosas ficou melhor ainda!!!!
Beijos

Gleici Schiavo disse... [Responder comentário]

Que lindo! Mas aonde vc guarda tanta louça? Vc mora em apartamento? É q vou mudar agora para um apê pequeno e não sei onde guardar tanta coisa q tenho

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Gleici SchiavoObrigada, Gleici! Si, moro em apartamento e uso vários cantinhos pra guardar as louças, no armário da despensa, em cima dos armários da cozinha, numa caixa organizadora de plástico que deixo embaixo da cama etc. Só assim consigo ter espaço pra tudo, rs! Beijão!

Catarina disse... [Responder comentário]

Olá Bonfa! Tudo bem?

Meu nome é Catarina e eu gostaria de saber onde comprou esses suportes metálicos par as plaquinhas do Buffet.

Obrigada
catarina.alves58@gmail.com

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@CatarinaOi, Catarina! Tudo bem? Esses suportes quadradinhos de metal são da loja CRATE & BARREL. Comprei-os nos EUA há alguns anos. Beijos e seja sempre muito bem-vinda!

Carol Maximino disse... [Responder comentário]

Festa linda!! Todas as petisqueiras e pratos são lindos! De onde são? Um beijo

Related Posts with Thumbnails