sexta-feira, 12 de julho de 2013

Quer aprender técnicas para a criação de estampas? Então esse post é pra você!

alluminare_amazonia02

livros_01

texitura01 (1)

senai2

modapraia08

Fonte das imagens: portifólio do designer Wagner Campelo

O meu convidado de hoje é um querido amigo que tem se destacado cada vez mais na área de design em que atua e para a qual possui um talento incrível! Ele já apareceu por aqui algumas vezes mostrando suas criações, é presença garantida nas festinhas lá em casa e eu o considero um dos TOP 3 designers com quem trabalhei. Sua especialidade é o DESIGN DE SUPERFÍCIE, que segundo a Wikipedia, pode ser descrito da seguinte maneira:

“Design de superfície é o ramo do design que projeta texturas bi e tridimensionais para diferentes superfícies, procurando encontrar uma solução estética e funcional para os diferentes materiais, produtos e processos indutriais. As áreas de atuação são: têxtil (estamparia, tecidos planos, malharia, rendas, tapeçaria, tecelagem), papelaria (papéis de parede, papéis de embrulho), cerâmica, vidros, materiais sintéticos e imagens digitais (sites,videos,games, etc.).”

Atualmente trabalhando como designer freelancer e professor dos cursos de graduação e pós-graduação do SENAI-CETIQT, no Rio de Janeiro, Wagner Campelo também ministra cursos e workshops no UNIVERSO DA COR em São Paulo.

Quando li um de seus posts mais recentes, perguntei se eu poderia reproduzi-lo aqui no blog e ele concordou, claro! Adorei a ideia do “safári fotográfico” e, entre tantas coisas que quero aprender na vida, a criação de estampas está no topo da minha lista. Vamos saber mais sobre esse assunto?

WC_thumb[5]

Na semana passada ministrei o curso de Técnicas para Criação de Estampas e o workshop de Estampas Fotográficas no Universo da Cor, em São Paulo. Abaixo, algumas imagens do workshop, no qual, depois de apresentar o conteúdo teórico, eu e os participantes saímos num safári fotográfico pelo bairro a fim de capturar imagens que seriam manipuladas por eles próprios de volta à sala de aula. As fotos foram gentilmente cedidas por Lilian Ried Miller Barros, que registrou alguns momentos das aulas enquanto elas aconteciam (clique nas imagens para ampliá-las).

workshop universo da cor

WORKSHOP DE ESTAMPAS FOTOGRÁFICAS | Apresentação do conteúdo teórico | Exemplos de possibilidades criativas

workshop universo da cor

WORKSHOP DE ESTAMPAS FOTOGRÁFICAS | Apresentação do conteúdo teórico | Exemplos de possibilidades criativas

workshop universo da cor

WORKSHOP DE ESTAMPAS FOTOGRÁFICAS | Apresentação do conteúdo teórico | Exemplos de possibilidades criativas

workshop universo da cor

WORKSHOP DE ESTAMPAS FOTOGRÁFICAS | Apresentação de amostras de estampas impressas em tecido e papel

workshop universo da cor

WORKSHOP DE ESTAMPAS FOTOGRÁFICAS | Resultado de uma estampa impressa em tecido criada a partir de fotografia

workshop universo da cor

WORKSHOP DE ESTAMPAS FOTOGRÁFICAS | Safári fotográfico | Sim, eu também aproveito a ocasião para capturar imagens que serão exploradas futuramente

workshop universo da cor

WORKSHOP DE ESTAMPAS FOTOGRÁFICAS | Safári fotográfico | Depois das explicações e de conhecerem algumas possibilidades criativas os participantes não deixam escapar nenhum motivo

workshop universo da cor

WORKSHOP DE ESTAMPAS FOTOGRÁFICAS | Safári fotográfico | Mesmo num lugar aparentemente sem interesse é possível encontrar excelentes motivos, desde que o olhar esteja atento

workshop universo da cor

WORKSHOP DE ESTAMPAS FOTOGRÁFICAS | Safári fotográfico | Praça repleta de ótimas referências

workshop universo da cor

WORKSHOP DE ESTAMPAS FOTOGRÁFICAS | Safári fotográfico | Ainda que duas pessoas fotografem e utilizem o mesmo motivo, muito dificilmente o resultado será parecido

workshop universo da cor

WORKSHOP DE ESTAMPAS FOTOGRÁFICAS | De volta à sala de aula para criar estampas com as fotos capturadas no safári

workshop universo da cor

WORKSHOP DE ESTAMPAS FOTOGRÁFICAS | De volta à sala de aula, a maioria dos participantes obteve ótimos resultados em termos estéticos

workshop universo da cor

WORKSHOP DE ESTAMPAS FOTOGRÁFICAS | Participantes do curso ao final do safári

Para conhecer outros workshops e cursos do UNIVERSO DA COR, clique no link a seguir: www.universodacor.com.br

……………………………………………………………………….

Waguito, super obrigada por me permitir reproduzir seu post aqui! O curso parece interessantíssimo e o melhor de tudo é que é prático, conciso, objetivo e permite aos alunos treinar o olhar para capturar imagens curiosas e criativas que passariam despercebidas para a maioria das pessoas. Estou doida pra aprender mais sobre a criação de estampas e colocar a teoria em prática!

Parabéns pelas conquistas super merecidas que tenho acompanhado há anos!!!!! E que venham muitas outras boas surpresas por aí!

Para conhecer melhor o trabalho do Wagner, basta acessar o seguinte link:

http://padronagens.wordpress.com/

Um grande beijo pra todos com votos de um final de semana criativo!

Bonfa-ass

12 comentários:

Unknown disse... [Responder comentário]

Eu adoraria fazer um workshop com seu amigo.Gosto muito das estampas dele e das pesquisas(curto ele no Pinterest!).
Quem sabe um dia eu não faça este investimento em mim!
Um beijo e ótimo fim de semana:)

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Flávia MergulhãoAi, que ótima ideia, dou a maior força! O Wagner realmente é referência no assunto e tem uma didática ótima!!!! Sei que vc vai adorar! Um beijão!

Adriane Pinhate disse... [Responder comentário]

Achei interessante ver os alunos tirando fotos de diferentes texturas. Nunca tinha imaginado assim! Ao nosso redor temos muitas texturas que nem prestamos atenção.
Vou observar!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Adriane PinhateTambém adorei e achei curiosíssimo o safári fotográfico, Adriane!!!! Realmente a gente vive cercado de inspiração e aprender a reconhecê-la é um ótimo exercício! Um grande beijo!

Anônimo disse... [Responder comentário]

Obrigado por divulgar o curso, Bonfinha! Quando eu for ministrar outro te aviso com antecedência, Ok?
Este curso em particular acaba sendo bem interessante na questão de alertar ou despertar o olhar dos participantes para "motivos" que estão diante de nós e não conseguimos perceber. Eu mostro de forma objetiva como é possível explorar elementos simples na obtenção de estampas atrativas e originais. Os bonitos resultados que os alunos conseguem depois das aulas e do safári sempre me surpreendem.
Beijo!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@padronagensAcho que uma das partes mais interessantes do curso deve ser mesmo observar os resultados dos trabalhos dos alunos! Fiquei curiosíssima pra ver as imagens que se transformaram em belas padronagens! Waguito, avisa sim que eu compartilho aqui no blog! Beijos e até amanhã!

Francine Tribes disse... [Responder comentário]

Nossa...que trabalho bacana... engraçado como a gente não repara nos padrões que vê por aí na vida, né?
beijinhos...

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Francine TribesPois é, menina! A rua é rica em detalhes que passam despercebidos no dia a dia! Treinando o olhar a gente enxerga coisas que ninguém vê! Um super beijo!!!!

Anônimo disse... [Responder comentário]

Bonfinha! Que saudade! Tudo de bom este post! E, assim como você, aprender a criar estampas é um dos meus maiores desejos! Vou fazer uma forcinha para participar do próximo workshop do Wagner! :D

Beijos!

Unknown disse... [Responder comentário]

Acho incrível a capacidade de uma pessoa para criar estampas, identidades... e 1001 coisas mais.
Sempre digo q talento é um dom q nasce com a pessoa. Ou se tem ou não! Eu sou engenheira civil e vejo td de uma forma muito cartesiana, nem sei por od começar uma ilustração. HHssss
Parabéns pela entrevista e tb pelo talento.
Bjokas. ;D

Maria Célia disse... [Responder comentário]

Oi Kátia
Parabéns ao Wagner por se dedicar a um trabalho tão maravilhoso como este, realmente é um artista.
Grande beijo.

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse... [Responder comentário]

O Wagner é simplesmente extraordinário!

Ele nasceu para isso.

Saudades de vc menino.

Grande abraco

Related Posts with Thumbnails