quarta-feira, 3 de julho de 2013

Tarteletes de pimentão com alcachofra e lascas de Grana Padano: o lanche improvisado que deu certo!

Tortinha milfolhas, pastinha de pimentão com alcachofra, lascas de Grana Padano e pimenta: tudo pronto para montar, servir e receber elogios!

Detalhe da tartelete salgada

Pessoal, vocês sabem que adoro compartilhar aqui no blog os meus “achados” e soluções práticas para preparar belisquetes charmosos, né? Pouco depois de voltar das férias, recebi uma amiga em casa e decidi testar uma nova combinação de ingredientes. Vocês lembram dos antepastos da marca LA PASTINA que servi no JANTAR ITALIANO?

Adorei a pastinha de pimentão, as alcachofras  e a berinjela assada na brasa. Virei fã da marca e não precisei pensar duas vezes quando vi a embalagem da foto acima no HORTIFRUTI: levei a mistura de alcachofra e pimentão vermelho pra casa. Essa linha “BRUSCHETTA” é ideal para espalhar em cima de fatias de pão italiano e colocar no forno por alguns minutos com algumas lascas de queijo parmesão por cima. Fica uma delícia!

Sinto que algumas pastinhas industrializadas tem um gosto artificial que eu chamo de “pozinho de miojo”, mas essa marca não me passou essa impressão.

No PÃO DE AÇÚCAR encontrei essas tortinhas folhadas que podem abrigar recheios doces ou salgados. São bastante práticas e bonitinhas!

Tudo o que precisei fazer foi abrir o vidro da pastinha, colocar um pouco do conteúdo em cada tortinha e cortar algumas lascas de Grana Padano. O pedaço de gorgonzola aparece na foto acima porque era minha segunda opção e descobri que também combina super bem com a mistura de pimentão e alcachofra.

Detalhe da tortinha com recheio de pimentão e alcachofra

Em seguida, inseri lascas fininhas de Grana Padano nas tarteletes salgadas e servi os belisquetes em uma petisqueira branca horizontal.

Como adoro pimenta, mas sei que muita gente não gosta ou não pode comer, preferi misturar grãos de diferentes tipos e servir o condimento à parte em uma colher na mesma petisqueira na qual posicionei as tarteletes.

Há algum tempo, admiti pra mim mesma que nunca vou ser grande coisa na cozinha, rsrs! Gosto mais de decorar uma mesa do que de cozinhar, apesar de me aventurar a preparar receitinhas fáceis de vez em quando. Assim que tiver tempo, pretendo organizar um novo jantar romântico e testar um dos 42 risotos enviados pelos leitores para o concurso que promovi em abril, mas por enquanto vou me ater aos pratos simples e rápidos.

O único cuidado que se deve ter com essa tortinha é recheá-la pouco antes de servir porque a pastinha pode umedecer a massa e deixá-la molenga. Em uma próxima oportunidade pretendo usar duas camadas: uma de queijo de cabra cremoso e outro de pasta de pimentão vermelho ou caponata de berinjela, que tal? Se ficar gostoso, mostro aqui! Outra opção é misturar o quejo de cabra com alguma geleia cítrica... hummm, isso deve ficar bom, hein? 

Fica aqui a dica de um “belisquete quebra-galho” gostoso e charmoso!

Um beijo pra todos com votos de uma quarta-feira saborosa!

Bonfa-ass

10 comentários:

Lucinha disse... [Responder comentário]

Katia,

Eu também não sou boa na culinária. No trivial eu mando bem, mas em algumas receitas, um fracasso. Rs

Achei muito prático essa sugestão. Além disso, tem uma aparência maravilhosa.

Um lindo dia! Abraços.

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@LucinhaObrigada pelo comentário, Lucinha!POis é, eu gosto de testar algumas receitas quando tenho tempo, mas para um lanchinho improvisado de última hora, prefiro nào arricar, rsrs! Então gosto de ter sempre alguns molhos, pastinhas, queijos e outros ingredientes "coringas" na geladeira e na despensa! Um grande beijo!

Ana Maria Braga disse... [Responder comentário]

Gosto das suas receitinhas práticas. Ah, confesso que não faço quase nada em casa, de belisquetes. Prefiro sair e comer alguma coisa fora.
A apresentação dos seus quitutes são sempre muito bonitas.Gosto disso.
Beijos.

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Ana Maria BragaOi, Ana!!! Que bom que gosta das apresentações! Esse quebra-galho foi ótio e ficou bem gostosinho!!!! Ai, nem me fala sobre comer fora, também adoooro! Um super beijo!

sysco disse... [Responder comentário]

Oi Linda!Parece muito gostoso,vou ver se acho aqui,e desculpe a curiosidade mas quem faz almoço, vc nao vive so de belisquetes não é?
Um gd abraço,
Eliete

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@syscoOi, Eliete! Gostei da sua curiosidade, rsrs! Eu quase nào cozinho, quando preparo alguma coisa geralmente é um belisquete mesmo, mas durante a semana peço comida ou compro massas congeladas. Basta colocar no forno e o almoço está pronto! Um beijão!

Maria disse... [Responder comentário]

Parece muito boa e tem um visual ótimo. Bjus.

Sandra Lima disse... [Responder comentário]

Kátia, não sei porque você desistiu de cozinhar! Você é criativa, gosta de servir pratos diferentes, de enfeitar cada prato e tem muito bom gosto para a mistura de ingredientes. Ou seja, tem tudo pra fazer um curso de culinária e se tornar uma grande gourmet!
E antes que você pense em me dizer que essa não é a sua praia, que o seu negócio são as artes gráficas, vou te dar como exemplo o meu irmão, que fez faculdade de Gastronomia e só cozinha em casa, por puro prazer. Isso depois de casado e com três filhas!
Eu consigo imaginar você fazendo pratos super elaborados, com a maior facilidade. Afinal, porque não? Tudo se aprende.
Beijos

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Sandra LimaOi, Sandra!!!!!!!! Muito obrigada pelo incentivo... não descarto nada, é verdade! Mas é que eu realmente tenho mais prazer em decorar do que cozinhar. Vou tentar me especializar em risotos para testar vários tipos e quem sabe, receber elogios pela minha habilidade culinária, rsrs? De qualquer forma, outro dia fiz uma massa com molho de cogumelos que ficou uma delícia e já inventei outra receita para colocar em prática em breve! Espero que funcione, rsrs! Beijos!

Leni disse... [Responder comentário]

Katia!! Eu tbem gosto muito dessa marca e essa de pimentão com alcachofra se tornou minha preferida!!!

Achei linda a apresentação!!!

Beijos
Leni

Related Posts with Thumbnails