quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Três aperitivos fáceis para uma festa improvisada

Catupiry com alho frito e torradinhas

Camarão aperitivo com óleo de coco flambado no Cointreau

Gorgonzola com goiabada cascão no palito

De vez em quando vou a um bar onde provo um petisco tão saboroso e fácil de fazer que penso logo em reproduzi-lo em casa para depois publicar o resultado aqui no blog. Ou então meu pai inventa uma maneira diferente de preparar seus maravilhosos camarões e eu fotografo o processo pensando em compartilhar a receita com vocês. O último belisquete desse post foi o resultado de um fim de semana na Serra do Cipó-MG, onde estive com o Marcelo e dois casais de amigos. Curiosamente, em diferentes momentos, minhas duas amigas comentaram sobre um aperitivo de gorgonzola com goiabada. Uma delas o viu em um filme e a outra mencionou que uma amiga tinha experimentado em um restaurante e gostou bastante.

Sendo assim, hoje tenho o prazer de dividir com vocês três receitinhas rápidas, fáceis e gostosas que testei e aprovei recentemente. Penso que são boas opções para receber visitas de última hora ou para organizar uma festa em tempo recorde!

 

Catupiry com alho frito e torradinhas

Esse petisco é facílimo de fazer e foi elogiado pelos meus pais, irmã e cunhado quando o preparei como aperitivo para um almoço em família. Provei o catupiry com alho frito na cervejaria PENEDON em Penedo-RJ há alguns meses e adorei a praticidade da receita.

Ingredientes: 

Catupiry
Alho frito desidratado

Modo de preparo:

Basta retirar o catupiry da embalagem, fazer uma bolotinha e despejar uma quantidade generosa de alho frito por cima do queijo.


Para quem gosta de alho, é tudo de bom e a mistura agrega mais sabor e confere personalidade ao catupiry. Minha sugestão é servir com torradinhas, que podem ser colocadas em um pratinho de sobremesa ao redor da pastinha.

 

Camarão aperitivo com óleo de coco flambado no Cointreau

Apesar da família amar as tradicionais receitas de camarão do meu pai, ele adora encarar desafios e testar novos pratos mudando um ou outro ingrediente. Sua especialidade são os frutos do mar com destaque para as lagostas e os camarões. Dessa vez, ele criou um camarão adocicado, ideal para ser servido como aperitivo acompanhado de pão australiano (que de australiano não tem nada, conforme descobri na viagem à Austrália, rsrs!). Segue a receita que ele me enviou por e-mail.

Ingredientes:

Alho fresco picado
Salsinha picada
Pimenta malagueta curtida no azeite
Um cálice de whisky
Um cálice de licor Cointreau
De 1/2 a 1 kg de camarões médios descascados
Azeite
Manteiga com sal
Sal marinho
Limão
Pimenta do reino


Modo de preparo:

Lave os camarões com álcool em um escorredor, transfira-os para uma panela e tempere com limão, o cálice de whisky e sal a gosto. Polvilhe com pimenta do reino e jogue a salsinha. Deixe algum tempo marinando. Aqueça uma frigideira rasa e coloque uma colher de manteiga, uma colher do óleo de coco e uma colher de sobremesa não muito cheia com o azeite sobrenadante do vidro de pimenta malagueta. Coloque um punhado de alho picado (equivalente a cerca de seis a sete dentes de alho). Doure o alho, mas não deixe ele escurecer. Coloque os camarões e tampe a frigideira. Quando o camarão estiver na consistência desejada, prove e ajuste o teor de sal a gosto. Jogue o cálice de licor na frigideira e flambe inclinando-a para a chama provocar a ignição do licor. Sirva com pão australiano ou o pão macio que preferir para depois limpar o prato com o molho que fica muito gostoso com a combinação sal e doce.

Roberto Bonfadini

Além da ótima aparência, o camarão adocicado ficou bem gostoso, apesar de que eu continuo preferindo as versões mais salgadinhas, rsrs!

 

Gorgonzola com goiabada cascão no palito

Esse último petisco pode ser uma entradinha ou sobremesa. Foi essa versão “exótica” de Romeu e Julieta que minhas duas amigas mencionaram no mesmo final de semana. Achei a coincidência tão divertida que me comprometi a testá-la na primeira oportunidade!

Ingredientes:

Gorgonzola
Goiabada cascão
Cortadores redondos (opcional)

Modo de preparo:

Como eu gosto de frescurices, optei por usar um cortador redondo a fim de obter bolinhas do mesmo tamanho de gorgonzola e goiabada. Acho que a apresentação fica mais charmosa dessa maneira, mas é possível usar uma faca simples e cortar os ingredientes em cubinhos. Em seguida, basta espetar um palitinho alinhando o queijo e o doce e voilà: o petisco está pronto para ser degustado!

Montei um só exemplar desse belisquete porque a goiabada cascão é muito dura e tive um certo trabalho para cortá-la nesse formato. Talvez o ideal seja usar a goiabada comum porque é mais fácil de ser manuseada. Mas eu prefiro o sabor da cascão. De qualquer maneira, a combinação de sabores me agradou bastante e fica aqui a dica para quem quiser testar um “Romeu e Julieta” diferente!

Um super beijo com votos de uma quarta-feira apetitosa!!!!

Bonfa-ass

26 comentários:

Unknown disse... [Responder comentário]

Que delícia!
Bjos e bom dia! :)

Unknown disse... [Responder comentário]

Delicia!!!nham nham :p


Meu blog: FABIOLA KEFFER

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Flávia MergulhãoFlavinha, esses petiscos são realmente bem gostosos e fáceis de fazer! Vale a pena experimentar! Bjs!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Fabiola KefferEu gostei de todos, Fabíola! São bem práticos e ideais para uma festinha improvisada! Beijos!

Coisas da Lívia disse... [Responder comentário]

Muito prático tudo e dá agua na boca...amei

Adriane Pinhate disse... [Responder comentário]

Deu vontade de todos eles!!

: )

gisele disse... [Responder comentário]

oi Kátia. Delicia!!!!
o catupiry eu sempre faço e é sucesso total. Simples, facil e de-li-ci-o-so!

Beijos
Gisele

Marly disse... [Responder comentário]

Olá, Katita,

Depois da pausa e da virose estive buscando uma brecha para vir te visitar com tempo, pois sempre há muita coisa para ver neste blog, rsrs. E já chego dando de cara com estas delícias! Conheço e aprecio o brie com alho frito, mas tenho certeza de que o catupiry deve ficar tão bom quanto, rsrs. O camarão com óleo de coco e Cointreau deve ficar muito interessante, taí uma idéia que devo experimentar. O gorgonzola com goiabada também é diferente e inusitado, sem falar na apresentação fofa, gostei desta renovada na velha sobremesa, rsrs.

Um beijo!

Francine Tribes disse... [Responder comentário]

hummmm... adorei... ah... tem também a salada caprese de palito... vc coloca num palitinho um tomate cereja, uma bolinha de mozarela de bufala e joga por cima um fiozinho de pesto de manjericão... tudo de bom!
Beijinhos...

Maria disse... [Responder comentário]

Katia que opções mais diferentes e delkiciosas! Adoro alho, então já sabe que a primeira receita já me deu água na boca mas o camarão e o gorgonzola foram demais. Amo gorgonzola mas nunca tinha pensado nele assim. Vou provar, com certeza. Diz a teu pai que fico sempre de olho nas receitas delke com camarões. Tenho guardadas numa pastinha para experimentar todas rsrsrs. Bjus.

Gelia disse... [Responder comentário]

Oi Kátia, esta do catupiry eu amei, na festinha de inverno do ano passado eu fiz uma mistrura de queijo, fiz uma bolinha e passei no biscoito Cream Craker esfarelado ficou muito bom, mas com alho tenho certeza que fica ainda melhor, os camarões dispensa comentários amo de paixão e gorgonzola com goiabada deve ser muito bom!!

bjs

Gélia

Déa Prado disse... [Responder comentário]

Ótimas e deliciosas receitas.
Obrigada por compartilhar sempre conosco.
Beijos.

Especiarias Doces disse... [Responder comentário]

Nossa, que inusitado esse de gorgonzola com goiaba, (apesar da combinação de queijo com goiabada ser tão clássica). Nunca comi gorgonzola por causa dessas coisinhas meio verde, mas confesso que fiquei super curiosa.
Adorei seus aperitivos pois são bem práticos.
Beijocas,
Fernanda.

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Lívia CarolinaO que eu acho mais legal é que tudo é bem fácil de fazer e fica gostoso mesmo! Bjs!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Adriane PinhateMenina, abri o post e também fiquei lembrando do gosto de cada coisa! Que vontade de comer esses camaròes, hummmmm!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@giseleQue legal, Gisele! Quando comi o catupiry no restaurante, achei a maior novidade. Eu nunca tinha visto! Realmente o gosto me surpreendeu e é bastante prático, né? Bjs!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@MarlyOi, Marly, querida!!!! Muito obrigada pela visita e comentários! Estive visitando seu blog maravilhoso há pouco tempo e não conseguia sair de lá, rsrs! Você é ótima e te admiro mais a cada dia! Ah, esse brie com alho frito deve ficar ótimo! Boa ideia, vou experimentar. Beijos!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Francine TribesHummm, essa saladinha caprese é deliciosa, né? Já fiz em algumas festinhas, mas nunca acompanhada do pesto, que ótima ideia! Obrigada, Francine!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@MariaQue legal, Maria!!!! Vou dar o recado ao meu pai sim, ele fica todo orgulhoso quando elogiam os camarões dele. Muito obrigada!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Eu que fiz... ou quase issoMenina, legal essa variante do catupiry, hein? Nada como compartilhar receitas e ideias, né? Vou experimentar na primeira oportunidade! Um beijão!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Déa PradoMuito obrigada, Déa! É muito bom comparilhar, né? Só nos comentários desse post já descobri várias receitas novas, que bom!!!!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Especiarias DocesFernanda, que engraçado: o que eu mais gosto no gorgonzola são os verdinhos, rsrsrs!Quando compro o queijo em pedaços procuro sempre o mais esverdeado, rsrs! Mas realmente a aparência nào é das melhores, demorei um pouco a me acostumar, mas hoje em dia adoro esse queijo! Bjs!

Raquel disse... [Responder comentário]

Arrazou como sempre, Kátia! Fiquei salivando com os dois primeiros (não gosto de gorgonzola), vou fazer esse fim de semana.

bjinhos

http://raquelcondulo.blogspot.com.br/

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Raquel ConduloQue bom, Raquel!!!! Depois me conta o que achou? Beijos!

Sabrina Mix disse... [Responder comentário]

Ah, esse catupiry com alho frito e torradinhas e o gorgonzola com goiabada cascão no palito já foram para meu painel de receitas de finger foods no Pinterest.

Adorei, Kátia!

Obrigada por compartilhar.

Beijos e sucesso!!!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Sabrina MixQue legal, Sabrina!!!! Vi um filme nacional ótimo essa semana no qual um personagem dava essa receita do gorgonzola com goiabada. Ao invés de Romeu e Julieta, ele chamou o petisco de Anita e Garibaldi. Adorei! O filme é muito bom, se chama ESTÔMAGO e tem o maravilhoso João Miguel no elenco. Beijos!!!!

Related Posts with Thumbnails