segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Turistando pelo Rio de Janeiro que muitos cariocas não conhecem: o Morro Dois Irmãos e a Favela do Vidigal

Embora eu seja “carioca da gema”, nascida e criada na Zona Norte da cidade e moradora da Zona Sul há 8 anos, inseri esse post na categoria “viagens” porque, quando fiz esse passeio, me senti como uma turista que se apaixona pelo Rio de Janeiro ao ver pela primeira vez uma das lindas vistas que a cidade maravilhosa tem a oferecer.

A ideia de subir o Morro Dois Irmãos foi do Marcelo, que entrou em contato com a Ana Lima, guia da TRILHA DOIS IRMÃOS formada em Administração de Empresas e nascida no Vidigal. As incursões ao topo da pedra começaram na adolescência e há três anos a diversão virou um divertido trabalho, quando Ana passou a levar ao morro grupos de amigos e turistas atraídos pelas belezas naturais e culturais da região.

Para quem não conhece a geografia do Rio, copio aqui um pequeno trecho da Wikipedia sobre o Vidigal:

“Vidigal é um bairro da Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. Situa-se entre os bairros do Leblon e São Conrado, sobre o Morro Dois Irmãos. É reduto de diversos animais e plantas da Mata Atlântica. Até os anos 2000 era apenas uma favela, porém com a expulsão do tráfico de drogas o bairro começou a ter um lento e gradual processo de urbanização, tendo em vista seu potencial imobiliário e turístico. Possui atualmente o 21º metro quadrado mais valorizado da cidade. Considerado por muitos um cartão-postal da cidade do Rio e local favorável à pesca, ganhou fama rapidamente por ser um ótimo lugar para se contemplar a vista para o mar. Numa perspectiva romântica, algumas pessoas costumam afirmar que a vista do mar a partir do Vidigal é a mais bela da cidade do Rio de Janeiro.”

O fato da trilha começar na favela pode assustar algumas pessoas e talvez eu mesma tivesse ficado receosa de fazer o passeio há alguns anos, mas com o local pacificado e controlado por uma UPP, lá fui eu bem tranquila e super curiosa!

Encontramos a Ana no hotel Sheraton e de lá seguimos à pé até a base do Vidigal. Esperamos uma kombi que nos levou por ruelas sinuosas a um campo de futebol onde estava acontecendo a COPA ZICO. Ali começa a trilha para o topo do Morro Dois Irmãos.

Parece que a trilha é considerada de nível médio por ser razoavelmente íngreme, mas eu achei o percurso tranquilo e rápido, ao contrário das minhas expectativas.

Não precisamos caminhar muito para começar a avistar belas paisagens. Na foto acima, vocês podem ver a imponente Pedra da Gávea, a Praia de São Conrado e a Favela da Rocinha.

Segundo o CLUBE DOS AVENTUREIROS, a caminhada até o topo dura 45 minutos, mas nós levamos muito mais tempo porque paramos em alguns pontos para fotografar e ouvir a Ana contar várias histórias sobre o local, o que achei bem interessante.

O dia estava lindo e não havia nuvens no céu. Acho que o inverno é a melhor época do ano para subir o morro, já que o clima é mais ameno e o calor não desanima, rsrs!

Quando chegamos ao topo, não teve como eu não pensar: “nossa, como é linda a minha cidade”! Sei que o Rio tem muitas mazelas e o calor infernal do verão me incomoda bastante, mas a cidade é realmente deslumbrante!

Na foto acima, vocês podem ver a estátua do Cristo Redentor no cantinho à esquerda, a Lagoa Rodrigo de Freitas lá no meio e as praias do Leblon e Ipanema à direita.

O Cristo Redentor

Ficamos um bom tempo lá em cima e só havia um pequeno grupo quando chegamos, mas depois começou a subir um monte de gente. Por isso, penso que o ideal é iniciar a trilha bem cedinho.

Foi uma delícia sentar em um cantinho, relaxar e apreciar as belas vistas sem olhar para o relógio.

Havia vários pássaros voando ao nosso redor e o Marcelo aproveitou para registrar alguns deles, conseguindo belas fotos. O voo dos pássaros me passa uma incrível sensação de liberdade e pela primeira vez eu considerei a possibilidade de pular de asa delta algum dia, rsrs!

Antes de voltar, aproveitamos para registrar a presença do nosso pequeno grupo no Morro Dois Irmãos!

foto_trilha2

Fonte da imagem: http://trilhadoisirmaos.com.br/site/trilha-do-dois-irmaos/

No esquema da foto acima, vocês podem observar o caminho que percorremos.

Reparem nas casas do Vidigal voltadas para o mar: que vista privilegiadíssima!!!! Não é à toa que depois da instalação da UPP, muitos empresários brasileiros e estrangeiros adquiriram imóveis no bairro. Alguns deles pretendem construir casas e outros estão investindo em hotéis, albergues e restaurantes. Muitos comparam o Vidigal a Positano, na Itália, ou à Santorini, na Grécia. Estivemos em Santorini no ano passado (veja o post AQUI) e na época o Marcelo comentou o quanto as residências pequenas e as ruelas estreitas lembravam as favelas cariocas. É verdade! Os vilarejos gregos também parecem ter crescido de forma desordenada e possuem muitas semelhanças com a arquitetura típica das favelas.

Voltamos por dentro da favela, passando por algumas pracinhas e interagindo com os moradores, que nos saudavam com um “bom dia” bem simpático. Como a Ana havia comentado, lá todo mundo se conhece e o bairro tem um clima de cidade do interior.

Casas no Vidigal com vista para as Praias do Leblon e Ipanema

Um dos vários albergues do Vidigal

Antes do almoço, a Ana nos levou pra conhecer o SITIÊ, um parque ecológico situado em uma área de 8,5 mil metros quadrados que no passado foi um lixão onde os moradores descartavam entulho, eletrodomésticos quebrados, fogões, geladeiras, bichos mortos etc.

Um grupo de moradores incomodado com a situação arregaçou as mangas e começou a limpar o terreno. Foram necessários 8 anos para retirar todo o lixo acumulado, mas valeu a pena. Muito material foi reciclado, o Jardim Botânico do Rio doou plantas, pneus de carros foram usados como degraus e aros de bicicletas viraram tampos de mesas.

Hoje em dia o parque ecológico possui uma horta, jardins, bancos feitos de garrafas PET e um mirante, mas há um novo projeto que prevê decks de madeira, salas interativas com computadores, lugares de aprendizados para crianças, obras de arte e uma oficina de “cozinha viva” da chef Graça dos Prazeres.*

Mirante do Sitiê

Passamos por mais algumas ruelas até chegar ao badalado restaurante BARLACUBACO, onde almoçamos.

14489_10201599674051676_1457553318_n

O Barlacubaco é comandado pelo Fábio e sua esposa há cerca de 4 anos e faz parte do recém lançado Guia Gastronômico das Favelas do Rio. Eu estava com muita fome e uma ideia fixa de comer feijoada. O prato farto que serve até duas pessoas custou somente 18 reais e estava delicioso! O simpático Fábio ainda atendeu ao meu pedido de separar numa cumbuca pedaços de lombo e linguiça. A feijoada veio acompanhada de farofa, arroz e salada. De sobremesa, comi um saboroso pudim de leite. Gostamos tanto que queremos voltar algum dia só pra almoçar no restaurante.

E assim terminou nosso animado “dia de turista” na Cidade Maravilhosa. Já fiz muitos programas desse tipo no Rio, mas nunca tinha subido o Morro Dois Irmãos nem entrado numa favela. Adorei a experiência!

……………………………………………………………………….

Deixo a seguir alguns endereços úteis para quem deseja fazer o mesmo passeio:

Barlacubaco

Endereço: Avenida Presidente João Goulart, 538
Morro do Vidigal
Tel.: (21) 2422-6649

Pratos mais pedidos e seus respectivos preços (em agosto de 2013)

Feijoada: R$ 18
Peixoada: R$ 22
Caipirinha de limão: R$ 5
Pudim de leite: R$ 3

Guia Gastronômico das Favelas do Rio

Trilha Dois Irmãos

……………………………………………………………………….

Um grande beijo pra todos com votos de um dia delicioso!!!

*Fontes:

Bonfa-ass

Beth/Lilás disse... [Responder comentário]

Uau! Fantástica sua turnê pelo Vidigal!
Eu adoraria fazer este passeio com o marido, e agora que você nos mostra que há segurança e vistas espetaculares, aliás nunca antes mostradas, pois sempre vemos de outros ângulos, mas esta visão está especial realmente. Sua primeira foto parece algo místico, lembrando Machu Pichu as belas montanhas de florestas.
Gostei, também, desta apresentação do lugar em que eles, os moradores, fizeram a limpeza e transformaram em lugar limpo e de reciclagem, que iniciativa bacana!
Vou indicar agorinha seu post lá no Face, vale a pena que as pessoas vejam e conheçam esta nova face do Rio.
Você está bonitona, como sempre.
um abraço carioca e ótima primavera!

Adriane Pinhate disse... [Responder comentário]

Muito legal esse post!!
Realmente, o Rio é a cidade Maravilhosa!

@Beth/LilásMuito obrigada, querida Beth!!!! Realmente esse ângulo é pouco visto mesmo! Nos meus quase 40 anos de vida, nunca tinha estado no morro Dois Irmãos e nem em uma favela. Foi um dia muito especial e quero voltar algum dia só pra comer aquela feijoada MARAVILHOSA! Realmente com a UPP, é tranquilo e seguro visitar o local, eu recomendo! Beijão!

@Alexandre Mauj Imamura GonzalezMuito obrigada, Alexandre! Eu realmente fiquei impressionada com a educação e gentileza dos moradores do Vidigal. Lá tem um clima de cidade do interior, todo mundo se cumprimenta e a vista é privilegiadíssima! Foi um passeio muito especial que recomendo a todos os turistas e também cariocas! Um grande beijo!

@Adriane PinhateAdri, você tem que voltar!!!!!!!!!!! Um beijão!

Coisas da Lívia disse... [Responder comentário]

Uau que lugar maravilhoso e que vista fantástica , deve valer cada segundo de caminhada!!!

Mari disse... [Responder comentário]

Amei o passeio, as companhias, a vista deslumbrante, a nossa guia Ana e a feijoada com cervejas geladinhas pra fechar o dia! Quero essas fotos tb, Bonfa!! Muito legal o post!!! Consegui abrir (travou algumas vezes) e comentar!! UEBAAAAA!! Beijocas!!!

@Lívia CarolinaLívia, esse passeio realmente é incrível e as vistas são deslumbrantes! A caminhada vale muito a pena! Beijos!

@MariMari, que legal que vc conseguiu comentar, UUUUEEEBBBAAAAAA!!!! Foi realmente um passeio delicioso, ótimas companhias e uma feijoada deliciosa! Vamos repetir a dose em alguma outra trilha em breve??? Um super beijo e até domingo!!!!

Elisa Barros disse... [Responder comentário]

Te dedico Katia! Eu não tenho pique para esse tipo de programa. Gostaria muito mas não tenho. Te acompanho só no buteco depois. rs

Beijão

Maria disse... [Responder comentário]

Muito bacana seu passeio. Não conheço o Rio mas fiquei encantada com as fotos. Um passeio que gostaria de fazer. Adoro seus relatos porque dão vontade de estar lá. Bjus.

@Elisa BarrosElisa, te confesso que, por treinar 5 vezes por semana, nos fins de semana eu nào tenho a menor vontade de fazer atividade física, rsrsrs! E quando chegamos lá no topo, eu já estava pensando na feijoada que comeríamos mais tarde como recompensa, rs! Mas a subida é tranquila e o visual vale a pena! Um super beijo!

@MariaMaria, o Rio é lindo! Se tiver oportunidade, venha conhecer a Cidade Maravilhosa!!!! Tem muita coisa pra fazer por aqui e essa vista é uma das mais belas da cidade! Beijos!

Francine Tribes disse... [Responder comentário]

Que interessante esse passeio. Não conheço o RJ mas realmente isso mostra o quanto às vezes os turistas comecem nossas cidades melhor que a gente. Beijinhos.

Gina disse... [Responder comentário]

Oi, Kátia!
Ando sumida porque o tempo está curtíssimo...
Adorei esse post! Que tudo!!
Precisamos conhecer melhor a cidade que vivemos. Aqui, faço a mesma coisa, mas preciso sair mais.
Final de semana chegando pro show do Vinicius. Eba, de volta à minha cidade!!
Boa semana.

Olá Katia,

Ótima essa sua dica para curtir esse passeio no Rio.. Já que tem bastante para compartilhar sobre lugares super aconchegante, gostaria de saber de uma indicação de um restaurante,no rio na zona sul , pois estarei indo conhecer o Rio de Janeiro em Agosto e estou a procura de um Restaunte com uma excelente comida e ambiente agradável para uma noite romântica que estarei presentiando meu namorado :-)

Dês de já agredeço sua atenção, bjos
Suelen

@Suelen GodoiQue bom que gostou da dica, Suelen! O visual lá é sensacional! Sobre restaurantes, eu adoro o Pomodorino, que fica na Lagoa. É um dos meus italianos preferidos. Um super beijo!

Obrigada pela dica Katia.... Vou dar Uma olhada.
Tenha um otimo feriado de páscoa ...