segunda-feira, 7 de outubro de 2013

AVIAÇÃO E VIAGENS: a festa do meu aniversário de 40 anos!

DSC_0279blur

A aniversariante totalmente no clima da festa, rs!

IMG_3755blur

O lindo bolo aviador feito pela Luana Cataldo, da CHOCOLARTEIRA

DSC_0258

O buffet decorado

DSC_0190

Saquinhos de amendoim: cortesia da “Bonfa Airlines”!

DSC_0176

Bolinhos de chocolate encapados com a padronagem listrada da FESTA AVIAÇÃO

DSC_0170

Muffins customizados com o tema da festa

DSC_0182

Passaportes decorativos

DSC_0164

Cantinho do espumante: o drink oficial de boas-vindas!

DSC_0143

Salada caprese servida em colheres de degustação sobre maletinhas decorativas

DSC_0202

Salada grega em verrine

IMG_3863

O prato principal: estrogonofe “à moda da Bonfa”

DSC_0429

Entrei nos “enta”!!!!!!

Bom dia, pessoal!!!! Esse é o último post da trilogia da festa do meu aniversário de 40 anos, uma data especial que eu não consegui deixar passar em branco e comemorei com um almoço para um pequeno grupo de seis amigos, além dos meus pais, minha irmã mais nova, meu cunhado e minha sobrinha.

Quando soube que eu havia escolhido a AVIAÇÃO como inspiração para o evento, a leitora Petria Mendes, brasileira que mora na França e edita o blog C’EST MA PROVENCE, me enviou as fotos do aniversário de 40 anos de seu marido que, por coincidência, teve o mesmo tema. Foi uma festa surpresa e a Petria se encarregou de fazer tudo sozinha, desde a decoração até o menu, que incluiu petiscos típicos de vários países. Adorei essa ideia, mas meus tímidos dotes culinários e a falta de tempo não permitiriam que eu planejasse algo muito elaborado. Entretanto, por acaso acabei escolhendo um cardápio que incluiu salada caprese (italiana), salada grega, estogronofe (russo), muffin (americano) e amendoim do tipo japonês, rs! Foi uma coincidência engraçada e só me dei conta disso no final da festa!

IMG_3831

Dessa vez, usei todos os espaços disponíveis na minha pequena sala para decorar o evento: buffet, mesa lateral, estante, mesa de jantar, mesa de centro e móvel da TV.

DSC_0193

O buffet foi colorido com os tons do kit digital FESTA AVIAÇÃO: azul, vermelho, amarelo/dourado e branco.

DSC_0262

O lindo bolo aviador foi uma criação da querida Luana Cataldo da CHOCOLARTEIRA, que já participou de um “Bonfa Convida” e fez o bolo da minha festa de aniversário do ano passado, o PRETINHO BÁSICO. Eu tinha visto recentemente uma criação da Luana no formato de um globo terrestre apoiado em uma mala e adorei, mas para o meu aniversário preferi algo que incorporasse a identidade visual que elaborei. Acho que assim o bolo ficou mais “adulto” e elegante.

DSC_0181

O bolo, assim como o kit digital FESTA AVIAÇÃO, é unissex e pode ser usado tanto em uma festa feminina quanto masculina. Quando esbocei o primeiro desenho do bolo e mandei pra Luana, descobri que havíamos pensado exatamente no mesmo layout: estávamos em completa sintonia! A Luana sugeriu acrescentar um laço discreto para dar um toque feminino e delicado ao bolo. Confesso que eu não sabia se daria certo, mas gostei do resultado assim que a Luana chegou lá em casa com a encomenda! A massa era de nozes e o recheio de damasco e doce de leite: divino!!!!

DSC_0190

Além do bolo, o buffet ganhou uma bandeja quadrada vermelha na qual enfileirei saquinhos de amendoim que customizei por meio de uma solapa contendo a “Logo” da festa.

DSC_0255

Do lado oposto ao da bandeja com amendoins, posicionei uma bandeja redonda com bolinhos cobertos de chocolate. Eles foram encapados com a padronagem listrada que incluí no kit. Um prato alto com muffins e o menu inserido em um porta-retrato no formato A5 completaram a decoração desse cantinho.

DSC_0340

As plaquinhas com borda listrada serviram para identificar o que servi aos convidados.

DSC_0223

Na pequena mesa de apoio que fica ao lado do buffet, deixei à disposição dos convidados um conjunto de taças compradas há alguns anos na TOK & STOK que podem ser usadas tanto para vinho quanto para espumante. São bem bonitas e versáteis!

IMG_3822

Coloquei outras seis taças de vinho na prateleira mais alta da estante, que foi usada para abrigar tanto objetos decorativos quanto petiscos.

DSC_0151

Na segunda prateleira de cima pra baixo, posicionei meu globo terrestre ao lado de um prato alto com muffins, que ganharam plaquinhas de sinalização aeroportuária como elemento decorativo.

IMG_3802

Pedi para a minha mãe encomendar alguns salgadinhos tradicionais que adoro e que, infelizmente, estão sumindo das festas hoje em dia: coxinha de galinha, bolinha de queijo e pasteizinhos de carne. Hummmmm… acho esses belisquetes deliciosos e pra mim nunca vão sair de moda!

DSC_0324

Ao lado dos salgadinhos, coloquei um porta-retrato no formato 10 cm x 15 cm contendo a placa de alfândega (Customs), além de uma pilha de cartões com verso em branco e uma caneta para que meus amigos pudessem deixar uma mensagem para a aniversariante! Brinquei com a frase “Algo a declarar?” (Anything to declare?) da mesma forma que a Lynlee fez em sua festa com o tema PAN AM, na qual me inspirei bastante!

DSC_0158

Cartões para mensagens de aniversário

DSC_0153

Na segunda prateleira de baixo pra cima, usei a sinalização de controle de passaporte e três passaportes decorativos para acompanhar as duas maletinhas que serviram como base para a mini salada caprese servida em colheres de degustação.

DSC_0148

Detalhe dos passaportes cheios de carimbos de vistos

DSC_0312

Detahe da mini salada caprese em colheres de degustação

DSC_0138

Escolhi a prateleira mais baixa para abrigar as lembrancinhas da festa, cujo conteúdo mostrei no post anterior. A placa “Baggage Claim” (que pode ser traduzida como reivindicação/retirada/coleta de bagagem) foi colocada propositalmente ao lado das caixinhas com etiquetas de mala nas quais escrevi os nomes dos convidados.

DSC_0165

Assim que meus amigos chegaram, ofereci a eles uma taça de espumante. As peças foram customizadas por meio de bandeirinhas coladas em suas hastes com cola em spray. A frase em inglês dizia “Bem-vindo a bordo. Recoste-se (ou relaxe, em uma tradução menos literal) e aproveite o voo”.

DSC_0267

Minha irmã mais nova me deu de presente de aniversário essa suqueira de vidro da TOK & STOK e aproveitei para fazer sua estreia na festa. Como eu já havia separado algumas jarras para suco, decidi preenchê-la com água.

DSC_0290

Forrei a pequena mesa de jantar com a mesma toalha azul que usei na FESTA DE INVERNO e no JANTAR GREGO.

DSC_0294

Servi a salada grega em verrines (em breve compartilho a receita aqui!) e atrás das taças posicionei uma bandeja com diversos molhos e temperos à disposição dos convidados. Os sucos de laranja e uva foram colocados em jarras sobre uma bandeja vermelha virada ao contrário do lado oposto da mesa.

DSC_0200

Detalhe da plaquinha identificando a salada grega e da bandeja com molhos e temperos lá atrás

DSC_0204

A placa “In Flight Meal” foi posicionada na mesa de jantar para indicar aos “passageiros” que ali seria servida a refeição principal.

IMG_3861

Minha receita de estrogonofe leva alguns ingredientes inusitados, conforme mencionei no post anterior: molho inglês, gorgonzola, vinho tinto e um mix de cogumelos in natura salteados na manteiga. Só não sei dizer a quantidade de cada coisa, gente: faço tudo de olho, rs! Para acompanhar o prato, servi arroz branco e batata palha.

DSC_0232

Depois da refeição e antes do “Parabéns”, reuni meus amigos e expliquei a proposta do jogo, que era acertar “Que países visitei nos últimos 40 anos?”, ou pelo menos a maior parte deles. Ah, antes que vocês me perguntem: a fantasia de comissária de bordo foi alugada na loja SÓ FANTASIAS, que fica na Rua do Catete, 214/sala 902 – Catete, RJ. A peruca foi comprada em algum lugar do centro da cidade e usada pela primeira vez na FESTA DE INVERNO.

DSC_0404

O pessoal se organizou em duplas e cada casal escolheu uma cartela de bolinhas adesivas de cores diferentes. Eles tentaram adivinhar quais foram os 41 países que visitei ao longo dos meus 40 anos de vida colando as bolinhas nos lugares correspondentes do mapa, além de anotar os nomes dos países em pedaços de papel para que fosse mais fácil conferir as respostas.

DSC_0401

Foi uma brincadeira divertida e eu mesma precisei fazer uma “cola” pra lembrar dos lugares por onde passei, rs!

IMG_3849

Os vencedores do jogo foram o Wagner e a Ana Paula, que acertaram 36 países.

DSC_0429

Vocês lembram que pedi uma opinião via FACEBOOK sobre qual dos dois modelos de velas que comprei deveria usar na hora do “Parabéns”? A maioria respondeu “os dois” e foi isso que fiz, rs!

DSC_0443

O primeiro pedaço de bolo, ou “bolho”, como diz minha fofíssima sobrinha Manu, só poderia ser dela, né? Reparem no sorrisinho maroto e nos olhinhos grudados no prato do doce que ela mais gosta!!!!

DSC_0274

Minha pequena festa de aniversário foi bastante animada e fiquei super feliz com a presença dessa galerinha tão querida! Como sempre, tive a impressão de que o tempo voou e, mesmo com um número bem reduzido de convidados, senti que não dei a atenção que cada um deles merecia. Bom, no próximo encontro vou me redimir e espero que isso aconteça em breve! Obrigada a todos por compartilharem comigo esse momento especial e embarcarem nas minhas loucuras performáticas, rs!

DSC_0372

Um dos momentos mais engraçados da festa foi ver a cara da minha sobrinha me olhando de cima a baixo e tentando entender  porque a “Tia Kate” ficou loira de um dia pro outro, rs!

DSC_0385

A foto acima não havia sido selecionada para esse post, até que me dei conta de que minha cerveja preferida tem nome de avião!!!!! Eu nunca havia reparado nisso, apesar do rótulo ter o desenho da aeronave projetada por Santos Dumont. Segundo a Wikipedia:

“Foi em novembro de 1907 que o inventor brasileiro Alberto Santos Dumont concebeu a Demoiselle, uma avioneta de apenas 56 quilogramas, considerada o primeiro ultraleve do mundo. Com esse aparelho ele fez vôos de menos de 200 metros em Saint-Cyr (Paris, França) nos dias 17 e 21 do citado mês. O nome do aviãozinho significa "senhorita" em francês, e foi motivado por sua pequenez, beleza e graciosidade.”

Essa foi mais uma coincidência que liga a aviação à minha vida, rs! Gostei de ter pensado nesse tema para a comemoração do aniversário que marcou a minha entrada na casa dos “enta” e que tem tudo a ver comigo! Como mencionei no primeiro post dessa trilogia, penso que algumas idades merecem uma celebração especial e, pra quem me pede dicas sobre temas, o que posso dizer é: siga o seu coração, escolha algo que resuma a sua trajetória de vida, que tenha a ver com seus gostos e reflita a sua personalidade.

Pra terminar, gostaria de agradecer a vocês, leitores e amigos, pelas diversas mensagens de felicitações que recebi no dia do meu aniversário! Deixo aqui também um agradecimento extra à amiga Ana Paula Carneiro, que me presenteou com as lindas fotos desse post!

Um grande beijo pra todos com votos de uma semana inesquecível!!!!

Bonfa-ass

32 comentários:

Ciane disse... [Responder comentário]

MARAVILHOSA sua festa! Felicidades sempre e que esse então e os próximos sejam cheios de inspirações e criatividade para vc!
Saúde e muito amor, Katia!
Beijos carinhosos
Ciane

K disse... [Responder comentário]

Simpatica e original sua festa para comemorar a entrada nos "enta".
Nunca é tarde para se desejar felicidade , então querida xara, te desejo muitas, muitas felicidades e mundo gentil e generoso a sua volta.
Monte de beijos,

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@CianeMuito obrigada, querida Ciane!!!! Um super beijo!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@KXará, muito obrigada mesmo!!!!! Gostaria muito de te conhecer pessoalmente algum dia: do jeito que temos afinidades, vamos falar o dia todo, rs! Um grande beijo!

Simone Scharamm disse... [Responder comentário]

Que festa linda, Katinha!!!
Prefiro você morena, mas achei muito divertida de loura!rs! Ainda bem que seus amigos e família curtem e entram na onda,rs, comigo isso nem sempre acontece, as pessoas estranham tanto que acabam me desmotivando!sniff! Mas eu nunca vou mudar, adooooro festinhas temáticas!!!
Amei tuuudo, da decoração às comidinhas e cada detalhe dessa maravilhosa festa!Seu uniforme azul, um show! O corpinho de 20 ajuda, né? A "carinha" da Manu é um capítulo à parte,rs! Muito fofa e querida!Own!!!
Pelas lindas fotos, vi que foi um dia maravilhoso, que bom você merece!!!
Beijos e abraços carinhosos!

Ana Maria Braga disse... [Responder comentário]

Katia, tudo muito interessante. Criativo como sempre. Parabéns pelos 40 anos.
Adorei tudo. Bjs e boa semana.

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Simone ScharammMuito obrigada, querida Simone!!!!! Realmente eu adoro uma performance, rsrs! Gosto muito de criar personagens e entrar no clima! Acho que meus amigos não se assustam mais, já estão acostumados, rs! Mas se meus colegas de colégio me vissem agora, não acreditariam... eu era suuuuuper tímida e morria de vergonha de chamar a atenção de qualquer maneira. A maturidade traz rugas, pneuzinhos, celulite e outras coisinhas indesejadas, mas também traz muita coisa positiva, né? Um super beijo e continue assim super criativa e com uma energia linda!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Ana Maria BragaMuito obrigada, querida Ana!!!! Fico feliz que tenha gostado! Um grande beijo!

Francine Tribes disse... [Responder comentário]

Nossa... que super festa! Amei os detalhes! E o pessoal parece ter se divertido muito mesmo!
Parabéns e beijinhos...

Vicentina disse... [Responder comentário]

Lindíssima sua festa, foi de muito bom gosto.
Gostei de tudo, você como ninguém, sabe cuidar muito bem dos detalhes.
Linda sua sobrinha, uma fofa.
Parabéns. Feliz aniversário!
Bjs e Boa Semana

Cíntia A. S. Sevaux disse... [Responder comentário]

Olá Bonfa!!!Nossa que festa maravilhosa!!! Muito criativa em todos os detalhes!!! Entrou nos enta com todo estilo... melhor impossível!!!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Francine TribesOi, Francine!!!! Que bom que gostou, demos muitas risadas mesmo... pena que o tempo voou! Beijos!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@VicentinaMuito obrigada pelo carinho, querida Vicentina! Beijos!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Cíntia A. S. SevauxOi, Cintia!!!! Muito obrigada! Eu tinha pensado em não fazer nada pra comemorar meu aniversário esse ano, mas não resisti e não me arrependi. Foi bem divertido! Um super beijo!

Anônimo disse... [Responder comentário]

Katia, a festa está de tirar o fôlego. As cores azul, vermelho e branco ficam lindas e alegres. Os petiscos deliciosos - concordo que coxinha de galinha, bolinha de queijo e pastel de carne nunca saem de moda. A decoração LINDA! Parabéns! Beijos, Paula

Unknown disse... [Responder comentário]

Meus parabéns! Você é um incentivo à comemoração, à alegria, à vida!
Sua felicidade e amor pelo dom da vida me inspira e contagia!

Que venham mais muitos "entas"!

O deus que habita no meu coração, saúda o deus que habita no seu coração, parabéns!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Vanessa SalesVanessa, amei a saudação! Vc é budista? Minha imrã do meio é e estou cada vez mais inclinada a estudar sobre essa filosofia linda... Muito obrigada pelo carinho e palavras tão gentis e generosas! Namastê!!!!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Executiva de PanelaPaula, muito obrigada por sua amizade e carinho!!!! Adoro esses salgadinhos de festa tradicionais, são deliciosos sempre! Mil beijos!

Gabriela Rodrigues disse... [Responder comentário]

Oi!!

Também adorooo os salgadinhos de festa.....tem que ter!! rsrs..
Sua sobrinha está uma fofa...e deve ter ficado super feliz com o primeiro pedaço de bolo da tia loira!! rsrs...

Adorei..tudo muito caprichado, como sempre!! =)

Beijos!!!

Marcela Nicioli disse... [Responder comentário]

Ai Kátia, quando eu crescer quero fazer festas iguais as suas!!!
Adoro!! Vc é super caprichosa, se entrega ao tema e seus convidados devem adorar tudo!
Parabéns pelos posts! Parabéns pelos 40 anos! E se a vida começa mesmo aos 40...vc está BEM demais!
Deus abençoe!

Mães e Festeiras disse... [Responder comentário]

Kátia, querida, a coisa que mais amo em festas é poder mergulhar de corpo e alma no tema, com fantasias e tudo o mais, pena que onde moro a galera não entra no clima, mas é meu sonho fazer uma festa onde todos possam ir à caráter e se divertir horrores!!!
Sua festa foi demais, amei cada detalhe, ficou muito legal mesmo!
bjs e ótima semana,
Tais

Unknown disse... [Responder comentário]

Parabéns Kátia!

Que Deus te abençoe muito e realize os desejos do seu coração.

Que vc continue a ser alegre e feliz durante os próximos 60 anos no mínimo...rs

Como sempre AMEI sua festa e seu kit.

Muitas felicidades!

Um gde beijo
Isabela

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Casar é assim...Gábi, foi engraçado ver a reação da Manu, rs! Ela ficou me encarando e me olhando de cima a baixo... não estava entendendo nada, rsrsrs! Um super beijo!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@MarcelaMuito obrigada, Marcela! Que comentário mais gentil!!!! Bom, não sei se o ditado está certo, mas a gente se sente mesmo em uma nova fase da vida, digamos assim... espero que essa década seja tão ou mais generosa comigo do que a passada. Eu amei cada ano da casa dos 30! Um super beijo!!!!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Mães e FesteirasMuito obrigada, querida Tais! Realmente não é todo mundo que entra no clima, mas acho que meu grupinho é bem animado, rsrs! Um super beijo!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Life for upIsabela, muito obrigada mesmo pelos votos de felicidade, pelo carinho e pelos comentários que tem deixado aqui nesse cantinho. Um grande beijo!

RUDYNALVA disse... [Responder comentário]

Ai que festa mais linda e bem significativa, parabéns!
Tudo lindo, organizado e perfeito!
Parabés! Que venham mais 40anos e que sempre possa comemorar em grande estilo.
A semana está começando e desejo que seja carregadinha de luz e paz!
cheirinhos
Rudy
BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!
"A busca de Deus é a busca da alegria. O encontro com Deus é a própria alegria."

Mima disse... [Responder comentário]

Como sempre suas festas são lindas!
Parabéns!! Toda felicidade do mundo à você!
Sua sobrinha é linda!
Parabéns!
Vó Mima

Unknown disse... [Responder comentário]

Linda festa, linda aniversariante e lindas ideias. Parabéns e felicidades.

Unknown disse... [Responder comentário]

Festa linda,divertida e do lado de gente que você ama!!Não pode sair menos do que isso,né?
Parabéns,mil felicidades e uma vida linda e criativa pela frente!!!
Sua sobrinha está caa dia mais fofa!!!Que vontade de apertar as bochechas!!!
Beijocas

Débora disse... [Responder comentário]

Olá, onde vc comprou as malas para a decoração???

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Débora OliveiraOi, Débora! Minha mãe ganhou da minha irmã, então não tenho certeza, mas acho que foi numa loja de presentes no Leme-RJ chamada Macedônia. Beijos!

Related Posts with Thumbnails