segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Duas semanas de férias na Itália, uma confissão envergonhada, a receita da minha mala enxuta e o novo concurso “Pra onde vou?”

feriasitalia

Bom dia, pessoal!!!! Na sexta-feira passada eu revelei meu novo destino de viagem quando publiquei a receita da salada toscana. Vamos passar um pouco menos de duas semanas na Itália como complemento das nossas férias de 20 dias para a Austrália e Nova Zelândia em maio desse ano. Apesar de eu já ter dito pra onde vou, o tradicional concurso vai acontecer sim, mas dessa vez será um pouquinho mais difícil, rs! Antes de divulgar as regras e mostrar um dos prêmios, gostaria de contar a vocês sobre a escolha desse país como destino das novas férias.

mixitalia[3]

Eu e minha irmã Flávia em Pisa, Roma e Veneza - Itália, 1996

mixitalia2[3]

Eu e minha irmã Flávia em Florença, Roma (Coliseu) e Veneza - Itália, 1996

Estive na Itália em julho de 1996 com meus avós maternos e minha irmã do meio. Foi minha primeira viagem à Europa e na época passamos por mais seis países: Inglaterra, França, Mônaco, Espanha, Portugal e Suíça. Dessa lista, os lugares que mais gostei foram a Inglaterra, Mônaco e Suíça, mas Portugal também foi muito especial porque tenho parentes em Viseu e adorei a oportunidade de conhecê-los pessoalmente em uma divertida festa de casamento.

Eu tinha 23 anos e estava completamente apaixonada pelo Marcelo, que havia começado a namorar menos de um ano antes. No início da viagem, tudo era novidade, mas lá pro meio do passeio começou a bater a maior saudade e acho que isso deve ter influenciado a minha percepção de alguns lugares.

Sempre ouço as pessoas dizerem que amaram Veneza, que acharam a cidade linda e romântica. Eu normalmente fico calada porque vou confessar que não gostei nem um pouco de lá, mas tinha vergonha de admitir. Aos 23 anos, achei a cidade suja, decadente e sombria. Fizemos um passeio pelos canais à noite e me senti em um trem fantasma de parque de diversões. Cheguei a ficar com medo de verdade! Pois é, pessoal, acho que fui a única pessoa do mundo que teve essa impressão, né? Roma também não me agradou. A impressão que tive foi a de um lugar com trânsito caótico, pessoas impacientes e ríspidas. Nossa, quantas bandeiras vermelhas! Nem parecia que eu trabalhava com intercâmbio e pregava a tolerância cultural…

A impressão geral que tive das outras cidades pelas quais passei na Itália foi de uma quantidade absurda de turistas, filas enormes e bastante tumulto. Bom, isso é natural, já que julho é alta temporada e o país recebe muitas visitas o ano todo. A escolha da Itália para essas férias curtinhas foi do Marcelo, que sonha em conhecer o país há muitos anos. Eu sempre tentava emplacar outro destino e conseguia, mas dessa vez me rendi à vontade dele, rs!

A expectativa para esse retorno à Itália é a de que minha percepção mude bastante. Nas andanças que fiz pelo mundo nesses 40 anos de vida, notei que alguns lugares considerados sujos, confusos e tumultuados me agradaram muito porque consegui passar por cima dessa visão superficial e enxergar as belezas e riquezas que ali existiam. Um bom exemplo disso é o mercado VER-O-PESO em Belém do Pará, uma cidade que amei e para onde voltaria mil vezes! Para muitos, a gigantesca feira a céu aberto é um lugar a ser evitado por turistas, mas eu encontrei ali um mundo de novidades, cores, aromas e sabores que não conhecia e que me encantaram!!!! Publiquei o post sobre essa viagem no ano passado e vocês podem conferir a minha empolgação NESSE RELATO. Além disso, depois que entrei para a Faculdade de Desenho Industrial e tive aulas maravilhosas de História da Arte, comecei a me interessar por cidades medievais e pela produção artística da época. Por isso tudo, sei que a minha mentalidade hoje em dia é bem diferente daquela da garota de vinte e poucos anos.

Sendo assim, embarcarei amanhã com o coração aberto e livre de preconceitos!!!!

 

A MINHA MALA ENXUTA

Pessoal, sei que vocês ficam pasmos com o tamanho da bagagem que levo em viagens longas, né? Em 2012 bati meu recorde ao viajar por mais de 20 dias pela Rússia, Turquia e Grécia com uma mala de mão e isso me deixou animadíssima! Fiquei com vontade de repetir o feito em 2013, mas esse ano as comprinhas (VEJA AQUI) não permitiram. Não foi só pelo volume, mas porque alguns itens eram proibidos na cabine do avião.

Nessas férias de 12 dias, resolvi encarar um novo desafio: levar pra Itália a mesma mochila que uso pra viajar pelo Brasil nos finais de semana!!!!! Eu pensei bastante antes de tomar essa decisão, mas achei que seria viável e segui em frente. De acordo com o site WEATHER CHANNEL, vamos pegar temperaturas entre 10 e 26 graus, o que pra mim é bastante agradável, já que adoro um friozinho e, se pensarmos bem, só faz 10 graus de madrugada. Na maior parte do tempo, a temperatura deve ficar em torno dos 15-20 graus. Então percebi que não precisaria levar roupas de frio tão pesadas e volumosas.

Minha lista é a seguinte:

  • 1 casaco na mochila e outro no corpo
  • 2 calças (uma jeans na mochila e outra de malha no corpo)
  • 2 calçados (um tênis confortável na mochila e minha botinha de trekking – mais pesada e volumosa – nos pés)
  • 2 meias calças térmicas
  • 2 pares de meias de lã e 2 pares de meias grossas de algodão (porque lavo essas peças no banho)
  • 6 calcinhas e sutiãs (porque lavo essas peças no banho)
  • 6 blusas quentinhas (de lã e outros materiais mais leves)
  • 1 blusa térmica tipo “segunda pele”
  • 4 camisetinhas básicas e velhinhas que podem ser descartadas ao longo da viagem
  • 6 cachecóis
  • 1 boina para me proteger da chuva fina
  • Nécessaire contendo estojo de maquiagem e itens para toilete
  • 1 bolsinha tipo porta-níqueis com brincos e anéis
  • Carregadores de celular e câmera + bateria extra

IMG_3876

As seis blusas quentinhas

IMG_3872

Os seis cachecóis

IMG_3878

O tênis mais confortável do mundo e o casaco que vai na mochila

IMG_3886

A mochila

Quando viajo, o que mais valorizo nas peças de roupa que uso é o conforto e, infelizmente, apesar de achar as botas de cano alto lindas e super elegantes, meus pés reclamam demais e por isso elas nunca entram na minha lista. Gosto de andar o dia inteiro e meus pés doem muito se eu não usar calçados bem macios. Por esse motivo, sapatilhas e sandálias também não entram em bagagens para viagens que durem mais do que um final de semana.

E isso é tudo, pessoal! Não tenho segredos ou truques para montar uma bagagem enxuta, mas existem duas palavras-chaves: DESAPEGO e SIMPLICIDADE. Não tenho nenhum constrangimento em repetir roupas, mas faço combinações diferentes com as blusas de manga comprida, os cachecóis e os casacos que levo. Dessa forma, dá pra usar um look diferente por dia, mesmo tendo pouca coisa à disposição.

Vocês devem estar pensando: “Onde a Bonfa vai colocar as comprinhas?”. Dessa vez eu não pretendo comprar nada, até porque em dezembro vou passar 17 dias visitando a minha irmã nos Estados Unidos e lá não tenho como escapar de uma mala bem grande e espaçosa, rs! Acho que tudo é tão interessante, diferente e barato nos EUA que vale a pena economizar agora.

 

O NOVO CONCURSO “PRA ONDE VOU”?

Esse concurso vai ser parecido com o que promovi em 2011, quando visitei 7 países do Leste Europeu, lembram?

510px-Kingdom_of_Italy_1919_map.svg

Mapa da Itália retirado DAQUI

O primeiro leitor (e somente o primeiro leitor) que acertar as 7 cidades pelas quais passarei durante a viagem à Itália ganhará um presente que trarei do país, além desse conjunto de peças em porcelana pintadas à mão pela minha mãe, que podem ser usadas para servir azeitonas, pastinhas ou petiscos em geral:

IMG_3869

Mami gentilmente ofereceu essas louças únicas que pintou com muito carinho especialmente para um dos leitores do blog. A inspiração dela foi a culinária italiana e os tons terrosos que lembram a região da Toscana.

Para ajudar na brincadeira de adivinhação, nos próximos dias (onde houver WIFI gratuito, claro, rs!), pretendo publicar algumas fotos da viagem no Instagram e/ou no Facebook. Mas os palpites só vão valer mesmo quando eu voltar de férias e postar as fotos oficiais de todos os lugares por onde passei em um NOVO POST no dia 4 de novembro ao meio-dia, OK?

Para as regras ficarem bem claras, elaborei a seguinte lista de considerações sobre o concurso:

1. Só vale quem acertar o nome da cidade equivalente à imagem que eu publicar quando retornar das férias. Não adianta colocar o nome das cidades certas nas fotos erradas.

2. Só vale participar uma única vez e não há possibilidade de mudar a resposta.

3. Não esqueçam de deixar seus e-mails/blogs para contato juntamente com os palpites.

4. É vetada a participação de pessoas para quem dei alguma dica sobre os lugares por onde vou passar.

5. A participação nesse concurso é restrita a quem possui endereço de entrega no território brasileiro.

6. O post com as fotos das 7 cidades será publicado no dia 4 de novembro de 2013 ao meio-dia. Só a partir de então e só no formulário de comentários do NOVO POST é que vou aceitar as respostas.

Pessoal, se tiverem alguma dúvida, fiquem à vontade para deixar suas perguntas no formulário de comentários desse post. Vou respondê-las na medida do possível porque, depois que eu embarcar, não sei quando terei acesso à internet.

Pra terminar, gostaria de avisar que a loja COISAS DA BONFA ficará fechada durante o período de férias e eu só acessarei a minha caixa de mensagens do GMAIL a partir do dia 4 de novembro.

Um grande beijo pra todos com votos de que outubro seja um mês maravilhoso e bastante produtivo!

Boa sorte e até a volta!!!!

Bonfa-ass

39 comentários:

Unknown disse... [Responder comentário]

Boa viagem e divirta-se!!Beijos:)

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Flávia MergulhãoObrigada, Flavinha!!!! Vou voltar cheia de gás pra nossa festinha! Mil beijos!

Cris disse... [Responder comentário]

Boa viagem! Um dia ainda chego ao seu nível de bagagem enxuta, kkkk.

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@CrisÉ bem enxuta mesmo, né, Cris? Amanhã vou postar uma foto minha com a mochila no Instagram pro pessoal poder ver melhor o tamanho dela. Não é uma mochila pequena, mas é menor do que a bagagem de mão que eu levava nas viagens anteriores. É um record, rs!

Iasmin Marques disse... [Responder comentário]

Boa viagem e ótimas férias!
Vou ficar super ansiosa para ver as fotos!
Bjos

Milena disse... [Responder comentário]

Katia, vou me inspirar na sua bagagem para fazer a minha mala! Também vou para a itália passar duas semanas e não adicionei bagagem despachada ao vôo.... ou seja, a mala tem que ser enxuta, e é melhor que seja de forma inteligente! :)

A Itália é demais mas é preciso compreendê-la e respeitar seu ritmo. Em geral os italianos são muito mais receptivos se você tentar falar um italiano (mesmo que seja um "terra nostra") do que o inglês. Nunca tive problemas com grosserias por lá, bem pelo contrário... mas já ouvi muita reclamação de amigos sobre isso, mas em todos os casos eles estava tentando se comunicar em inglês. Fica a dica!

Se for a Veneza, não deixe de experimentar um Aperol Spritz, bebida do happy hour deles, que é o licor Aperol (que é bem amargo) com vinho e soda. Eu amei! Não sei se eles só tomam no verão, mas fique de olho: se nas mesas os drinks forem bem laranjas, é aperol spritz! Lá eles também comem muito o Cicchetti, servido nas tradicionais "bàcari" de Veneza. São porções de aperitivos que geralmente você pede direto no balcão enquanto toma um prosecco antes do almoço. Muito tradicional.

Se for a Roma, não deixe de visitar a vizinhança do Trastevere. É uma área cheia de bares e restaurantes que é muito popular entre os locais. De dia é calmo, de noite bem vivo com muitas opções de restaurante. Foi onde comi o melhor risoto de lagostim da minha vida, no restaurante Sabatini, que fica bem na praça principal. Eu vou bater ponto lá com certeza, ainda sonho com o sabor daquele Risotto alla crema di scampi! rs...

Nossa, eu amo falar sobre a Itália, devia ter a sua disciplina e fazer posts sobre ela! :)
Bom, quase deixei um post inteiro aqui no seu comentário, desculpa! rs
Boa viagem!
Baci!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Iasmin MarquesMuito obrigada, Iasmin!!!! E eu estou super ansiosa pra começar a tirar as fotos, rsrs! Um beijào!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@MilenaMilena, suuuuuuper obrigada pelas dicas! Vou enviar o seu comentário por e-mail pro Marcelo agora mesmo! Adoro essas sugestòes diferentes e fiquei doida pra provar esse drink! Prossecco é bom demais também... que vontade! Sobre os italianos, eu mesma sou descendente e meu pai é do tipo que fala alto, gesticula bastante, não é muito cuidadoso na hora de falar algumas coisas e tem um jeito meio "grosseirão" de vez em quando, rs! Mas essa questão da língua deve fazer diferença mesmo! Também senti isso na França. Estudei francês por conta própria durante um ano e meio e o tratamento foi bem diferente do que quando eu só falava inglês, rs! Vamos levar um livrinho de bolso com expressões básicas em italiano e pretendo aproveitar o voo pra decorar algumas frases. Muito obrigada por essa dica, eu tenho certeza de que vou gostar muito mais da Itália agora! A maturidade realmente faz a gente respeitar e entender melhor as diferenças culturais. Um super beijo!

Anônimo disse... [Responder comentário]

Bon Voyage Katia !!! Curta bastante !

Adorei esse seu post, vou explicar...primeiro, ao ler o paragrafo sobre Veneza, (vc nem vai acreditar!), mas encontrei alguem q pensa como eu...tb eh verdade q fui a Veneza ha muito tempo, mas aqui na Franca, qdo alguem me diz q eh a cidade mais romantica, linda da Europa, grrrr eu nao consigo entender, soh pra vc ter ideia, a familia do meu marido sempre vai pra la, a irma passou a sua lua de mel em Veneza..e eu digo a ele que fui duas vezes mas nao consegui encontrar essa beleza que todo mundo diz, talvez precise ir pela terceira vez...tb achei a cidade suja, pessoal mau educado, tudo dificil, complicado, e ainda por cima a gente se perdeu naquele labirinto...ouf ! um desastre ! Acho ateh que decepcionei minha irma, porque foi ela quem nos levou ateh la pq gostou ! Eu morei em Marselha 5 anos, e digo ao meu marido, o povo reclama de Marselha que eh suja, que o povo coloca roupa pra secar no varal fora dos aptos, mas Veneza eh igual e todo mundo acha bonito ! Bom...Marselha realmente eh uma das cidades mais linda que ja conheci pelos monumentos, historia, porto, beleza natural, mas infelizmente eh muito suja, o que destroi um pouco da sua beleza...talvez Veneza seja a mesma coisa...ai o comentario ta ficando longo...Preciso dizer que admiro o jeito que vc consegue fazer de um simples tema, uma grande joia...vc conta as coisas, da vontade de ler ateh o final, eh gostoso, e a gente repensa, ateh parei pra pensar no jeito q organizo minha bagagem...minha mae tb adora seus posts, mas como nao gosta de escrever como eu, pediu pra te falar. E pra acabar BON VOYAGE !!! Curta bastante !!! Bisous de la France, Petria

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Petria ProvenceMuito obrigada pelo comentário, Petria!!! E manda um beijào pra sua màe, que legal saber que ela também gosta dos meus posts! Pois é, eu estou curiosíssima pra voltar a Veneza e descobrir qual vai ser a minha reação! Lembro que quando fui à Brugges, na Bélgica, em 2007, alguém disse que a cidade era chamada de "A Veneza belga". Eu pensei na hora: mas Brugges é tão fofinha, tão linda, parece uma cidade de brinquedo e é muito mais bonita do que a Veneza original, rsrs! Realmente não sei qual será minha segunda impressão, Petria, mas a maturidade me tornou uma pessoa mais compreensiva e sensível às diferenças culturais. Dessa maneira, acho que vou perceber tudo com outros olhos! Vamos ver! Conto tudo aqui depois! Um beijão!

Dani Hoffmam disse... [Responder comentário]

Bonfa que saudade!!!! Ando muito sumida, confesso... mas vim desejar uma ótima viagem, que tudo ocorra como o esperado e que vc registre muitas fotos pra gente ficar com água na boca! Eu sou doida para conhecer a Itália!

Um beijo enorme!
Dani

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Dani HoffmamMuito obrigada, Dani! Eu também estou sumidaça! Acho que já posso dizer que esse foi o ano mais agitado da última década... ufa, que correria!!! Preciso mesmo de uns dias longe da rotina! Um super beijo!

Marta disse... [Responder comentário]

Katita,
Meus pais foram a Itália há pouco tempo e amaram!!!! Disseram que o povo é super caloroso e adoraram cada cidade que visitara!
Com certeza será uma ótima viagem!
Beijos e aproveita!!!
Martinha

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@MartaMuito obrigada, Martinha! Também acho que dessa vez vou voltar bem mais animada e cheia de histórias pra contar! Beijos!

Renata disse... [Responder comentário]

Katinha, uma viagem maravilhosa pra vc! Dizem que se come maravilhosamente bem na Italia...aiai
Infelizmente acho que nao vou conseguir paraticipar do concurso pq depois é minha vez de tirar ferias rsrsrsrs
Aproveite muito querida!
bjao

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@RenataMuito obrigada, querida! POis é, devo voltar com alguns quilinhos a mais: já estou pensando nas massas, sorvetes e vinhos, rs! Um super beijo e ótimas férias pra vc também!

Unknown disse... [Responder comentário]

Boa viagem!
Eu amo a Itália, já fui 3 vezes e acho que nunca vou esgotar o país!
E sobre Veneza, fui mais madura, com marido e ainda assim não acho que é a minha cidade preferida, não, aliás, encontrei alguém além de mim que não tenha amado Veneza, nem tenho vontade de voltar.
Sua mala é muito enxuta! Fui na mesma época que vc e passei bastante frio, os 10ºC, não era só a noite não, principalmente em Veneza, espero que vc pegue o tempo melhor.

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@UnknownMuito obrigada, querida!!!! Pois é, acho que não vou sentir tanto frio nas cidades por onde vamos passar, mas estou levando blusa e meias térmicas e também posso usar um casaco em cima de outro se uma frente fria inesperada chegar, rsrs! Aconteceu isso na Nova Zelândia e realmente não estávamos preparados... mas eu sou bem calorenta, vamos ver! Um super beijo!

Kelly Nomura disse... [Responder comentário]

Boas férias e boa viagem!

ofelia disse... [Responder comentário]

oi, Kátia! Não foi só vc que não gostou de Veneza, não... Achei bacana ler seu comentário, pois não me senti mais só nesta parte. Confesso que também não gostei porque achei a cidade suja e aqueles canais não cheiravam muito bem (rsrsrs), além do mais 2 gondoleiros ficaram brigando entre eles para ver quem me levava meu grupo para passear... foi constrangedor... também não viajei com meu amor... mas agora você vai viajar com o seu maridão, acredito que será inesquecível, pois quando se viaja com quem se ama a viagem ganha um atrativo mais, não importa o destino... desejo uma excelente viagem e se não for pedir muito, você poderia tirar fotos de alguns cardápios? rsrsrs é uma das coisas que mais gosto no seu blog, pois gosto muito de viajar também, e isto só tem no seu blog! parabéns pelo blog! bjs!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Kelly NomuraMuito obrigada, Kelly! E até novembro, quando vamos nos conhecer pessoalmente! Beijos!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@ofeliaOfélia, muito obrigada pelo comentário! Nada é unânime, né? Estou muito curiosa mesmo pra saber o que vou achar da Itália dessa vez, mas com certeza será uma viagem completamente diferente por causa da companhia, da maturidade, das novas expectativas e dos lugares que vou conhecer e por onde não passei da primeira vez. Que interessante seu pedido sobre os cardáios!!!! Pode deixar que dou um jeito de fotografar sim, principalmente quando gostar do restaurante! Um super beijo, obrigadíssima pelo carinho e seja sempre muito bem-vinda!

Maria disse... [Responder comentário]

Jamais conseguiria levar uma bagagem tão enxuta rsrsrs. Já tentei mas sempre acabo tendo coisas demais. Vou esperar sua volta para participar. Bjus e boa viagem.

Maria disse... [Responder comentário]

Jamais conseguiria levar uma bagagem tão enxuta rsrsrs. Já tentei mas sempre acabo tendo coisas demais. Vou esperar sua volta para participar. Bjus e boa viagem.

K disse... [Responder comentário]

Eu amo Veneza!
Não creio que voltarei la algum dia porque meu marido se recusa a ajudar a afunda-la.

Marcela Nicioli disse... [Responder comentário]

Kátia, tire muitas fotos!!! Eu estou conhecendo o mundo por meio do seu blog!!

Eu nunca saí da Região Sudeste deste Brasil! rs Eu e maridão temos planos de fazermos muitas viagens, mas por enquanto ainda não dá....então o jeito por enquanto é viajar só pela net...rs

Boa viagem, lindona! Deus abençoe!

Michelle disse... [Responder comentário]

Não sei como consegue faze uma mala destas, quando fui para a Itália tentei reduzir ao máximo, mas não consegui e olha que estava quente, muito quente. E como consegue dizer que não vai comprar nada? Eu queria comprar a Itália inteira!!! Em todo caso, como sei que gosta de maquiagem, deixo a dica, tem uma marca chamada Kiko com lojas espalhadas por toda a Itália, não sei se já conhece, os preços são muito bons e fiquei louca com os batons e os esmaltes que são de ótima qualidade.

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@MariaPois é Maria, dessa vez estou treinando o desapego mesmo, rsrs! Muito obrigada! Um beijào pra vc!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@KXará, vc é uma figura! Gostei da posição do seu marido! Beijos!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Marcela NicioliMuito obrigada, Marcela! Fico super feliz que você goste dos meus relatos de viagem! Eu queria ter tempo de fazer mais relatos e com mais detalhes!!!!! Olha só, minha avó entrou num avião pela primeira vez aos 51 anos e nunca mais parou. Ela conhece muuuuitos países! Então eu sempre soube que nunca era tarde pra gente viver um sonho, né? Um super beijo e que seu futuro traga muitas oportunidades de viajar por esse mundão!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@MichelleMuito obrigada pela dica, Michelle!!!! Eu não pretendo comprar nada porque preciso economizar, mas querer, eu quero muito, rs! Sei que vou ver coisas lindas por lá e até pensei em tirar um dos cachecois da mala pra sobrar espaço, rs! De qualquer forma, a gente leva uma bolsa grande e vazia a mais, no caso de não resistir a alguma coisa... Eu não uso esmalte, mas adoro um bom batom! Vou procurar essa marca Kiko, com certeza! Até porque batom não ocupa muito espaço, né? Perfeito! Obrigada!

Rapunzel disse... [Responder comentário]

Oi Katia, adoooro se blog tb e sempre acompanho. Adorei a simplicidade da mala...um dia chrgo la!! Mas so queria compartilhar que tb detestei Veneza. Penso a mesma coisa de vc...feia, suja, escura, confusa e nao quis nem pensar em andar naquelas gondulas sobre aqueles canais sujos. Tb nao comento muito pq tudo mundo ama e fico sem graça, mas pelo jeito nao sou a unica. Ficarei ansiosa para sua nova opiniao alguns anos depois...
Beijos e bao viagem!
Paula

Delicioso Equilíbrio disse... [Responder comentário]

Oi, Kátia! Eu amei conhecer a itália! O trânsito em roma continua horrível, e em florença confesso que eu e meu namorado nos sentimos um pouco explorados, como se o país tentasse sair da crise às custas dos turistas, mas nada que atrapalhasse a viagem. Recomendo, em florença, assistir ao pôr-do-sol na piazzale michelangelo, e em roma vá ao restaurante Da Enzo, pequeno e apertado, mas maravilhoso! Comida divina, preço honesto, e frequentado por italianos. Fica no trastevere. E a sorveteria Il Gelatto di San Crispin (acho que é assim que escreve), considerada a melhor da cidade. Fica perto da fontana di trevi (sempre abarrotada de gente).
Na sexta eu e meu namorado vamos embarcar para cartagena, peguei muitas dicas suas, e espero ter retribuído a ajuda, pelo menos um pouco.
Boa viagem!
Samantha.

Simone Medeiros disse... [Responder comentário]

Katia,

Que tudoooo! Só que lá em casa é ao contrário, eu tento colocar a Itália no próximo destino, e o Vi sempre me convence de que ela ainda pode esperar, rsrsrs...

Estou boba com a sua mala, meu sonho praticar esse desapego. Boa viagem, que ela seja tudo de bom! Bjim.

Michelle disse... [Responder comentário]

No comentário anterior esqueci de dizer, se for a Roma tem um bar muito legal de cervejas artezanais italianas, eles tem mais de 40 tipos só de chopp. Eu amei! Ele se chama Open Baladin, é um bar da marca de cervejas italianas Baladin e foi dica de um amigo mestre cervejeiro. O endereço é: Via Degli Specchi, 5-6 - Roma
Segue o link para dar uma olhada:
http://www.baladin.it/it/i-locali/open-baladin-roma

Carol Alencar disse... [Responder comentário]

Uhul!!!
Se vieres depois do dia 03/11 me avisa, pois e o dia que estou voltando p casa... Estamos na Argelia.
Se vieres para a Toscana e quiseres passar por Arezzo ( cidade onde gravaram o La vita e Bella), fique sabendo que e a minha cidade, e se servir um sofa ( infelizmente minha casa e pequenina) e so me escrever no reservado do blog que receberei vs com maior prazer!
Beijoca e buon viaggio!!!

# ESPAÇO LADY ELAINE # disse... [Responder comentário]

Mulher abençoada.....

pode ter certeza eu costumo viajar contigo, eu vou na sua( muchila) e vcs nem me notam,amo ler! e é uma delícia ler as respeito de suas viagens, dicas,que vcs façam boa viagem.descanse,canse..rsrsrssr..para nos mostrar a fotos lindas que vai tirar.
que DEUS continue lhe abençoando grandemente...beijokas !!!

Unknown disse... [Responder comentário]

Kátia, saudades! Precisamos marcar para trocar figurinhas sobre a viagem. Bjks.

patmagrini disse... [Responder comentário]

Espero que tenha feito uma ótima viagem!

Related Posts with Thumbnails