sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Uma salada incrementada inspirada no destino da minha próxima viagem de férias

IMG_3385

IMG_3393

Pois é, pessoal… já entrei em clima de férias!!!! A gente normalmente tira vinte e poucos dias no primeiro semestre do ano e mais dez ou quinze no segundo. Eu gosto muito de poder dividir esse período de descanso porque acho que assim aproveitamos melhor as viagens. Dessa vez vamos para a Itália, país que visitei na minha primeira incursão à Europa no distante ano de 1996. Faz tempo, né? Apesar de ter revelado pra onde vou, a tradição da brincadeira de adivinhação será mantida, mas com uma pequena diferença. Bom, isso é assunto para o post de segunda-feira (espero vocês!) porque hoje é dia de receitinha!

Experimentei essa salada pela primeira vez na editora onde trabalhei por quase 8 anos. Os funcionários da empresa eram agraciados com comida caseira preparada por uma cozinheira de mão cheia! O cardápio normalmente era criativo e variado e eu amava quando descobria que no almoço seria servida a “salada toscana”. O fato curioso aconteceu quando eu tive vontade de reproduzir essa receita em casa outro dia e fui procurar a quantidade certa para cada ingrediente na internet. Descobri que existem muitas variações para a “salada toscana”, mas não encontrei nenhuma que se assemelhasse à que eu comia. Então apelei para a minha memória, listei todos os ingredientes que eu lembrava, fui ao mercado e encontrei quase tudo.

Provavelmente o nome dessa salada não é toscana, mas com certeza seus ingredientes tem tudo a ver com a Itália e seu clima mediterrâneo. Eu não ligo pra saladas básicas, mas adoro quando experimento uma receita incrementada com ingredientes inusitados. Essa é, sem dúvida, uma das melhores saladas que já provei!

IMG_3291

Os ingredientes são os seguintes:

  • Pimentão amarelo
  • Tomate cereja
  • Queijo amarelo cortado em cubinhos
  • Manjericão roxo (infelizmente não encontrei e substituí pelo mais comum)
  • Cebola
  • Alho
  • Vinho tinto
  • Limão
  • Croutons
  • Agrião (não faz parte da receita original, mas resolvi incluir)

IMG_3306

Cortei o pimentão amarelo em tiras fininhas e depois em quadradinhos pra que o legume ficasse bem pequenininho. Em seguida, acrescentei os tomates cereja, as folhas de manjericão e os cubos de queijo Minas padrão. Sobre a quantidade de cada coisa, vou ser sincera, não sei! Mas fiz tudo “de olho” e deu certo, rs!

IMG_3306a

Piquei meia cebola e espremi três dentes de algo no bowl onde coloquei os outros ingredientes antes de espremer meio limão. Atenção pra quem não é super fã de alho como eu: o melhor é reduzir a quantidade e maneirar também no suco do limão.

IMG_3352

Derramei um cálice pequeno de vinho tinto seco por cima de tudo, adicionei uma pitada de sal e um filete de azeite, acrescentei o agrião e deixei os croutons por último para que não amolecessem demais.

IMG_3411

Na hora de servir, coloquei a salada em um bowl branco ao lado de um potinho com azeite aromatizado à base de pimenta. Na foto acima, os ingredientes que se assemelham a cubinhos de presunto são, na verdade, os pedaços de queijo que absorveram o vinho.

IMG_3404

E assim ficou pronta uma receitinha rápida, fácil de fazer e que rendeu muitos elogios! Acho que é perfeita para um almoço leve em um dia bem quente!

Um grande beijo pra todos e Buon appetito!

Bonfa-ass

9 comentários:

C'est ma Provence disse... [Responder comentário]

Bonjour Katia !
As fotos dao agua na boca...realmente parece bem pratica e deliciosa...ja anotei !
Ah ! vi que minha familia ja aderiu ao seu blog...vi as fotinhos na lista de membros, bem legal ! Merito todo seu, porque o blog eh SUPER ! a gente fica sonhando com tanta inspiração...pena que pra tudo isso precisa ter talento, e ai eh que pega :-), mas bom a gente tenta ...;-) rs !
To ansiosa pro concurso, quem ta longe pode participar ? se ganhar, o presente fica ai no Brasil mesmo pra alguem da familia !
Bon weekend !
Petria

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@PetriaOi, Petria!!!! Que bom que gostou, essa salada é realmente a minha preferida e tem tudo o que eu gosto! Que legal que sua família aderiu ao blog, fico muito feliz!!!! Sobre o concurso, pode participar sim desde que tenha endereço de entrega no Brasil! Programei um post pra segunda-feira com as regras. Um super beijo!

Milena disse... [Responder comentário]

Katia, quanto tempo! Muito legal saber que você vai visitar a Itália. De um ano para cá fui para lá várias vezes, para resolver meu processo de cidadania italiana e aproveitar para passear MUITO! Acabei conhecendo um montão de lugares bacanas por lá, precisando de dicas e se eu puder ajudar é só bater na porta! Em duas semanas estarei embarcando de novo, agora para visitar minha mãe que está passando uma temporada em Nápoles, de onde depois seguiremos para Roma, Siena (que não conheço) e Florença para matar as saudades!
Sou muito apaixonada pela Itália, deve estar no sangue! rs Boa escolha para suas férias, tenho certeza de que serão demais! E depois conte tudo!
Um beijo,
Milena

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@MilenaQue legal, Milena!!!! Quem sabe a gente não se esbarra por lá, hein??? A escolha do país foi do Marcelo e não minha. Vou te dizer que eu não me encantei com a Itália da primeira vez e vou contar essa história com detalhes na semana que vem... Mas vou com o coração aberto esperando ter uma impressão completamente diferente agora! Um super beijo!

Germane Maria disse... [Responder comentário]

Olá Katia,
que bom retornar à Itália,em julho estivemos por lá e demos um giro de carro por algumas cidades,se puder conhecer Lucca é a sua cara,pequena e cheia de cantinhos ,vc pode rodar a cidade de bike,e as lojinhas...um sonho.É conhecida pelos azeites.Sei que vc adora.
Abração,
Germane.

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Germane MariaPois é, Germane, minha vontade era conhecer as cidades pequenas mesmo e fazer o que sugeriu, mas essas férias serão curtinhas e como é a primeira vez do Marcelo na Itália, ele prefere conhecer cidades maiores e deixar as menores pra outra ocasião... olha eu deixando escapar uma dica, rsrs! Beijos!

Anônimo disse... [Responder comentário]

Hmmmmmmm
Que delícia Kátia!

Eu A DO RO saladas!
Só de ver a foto fiquei com água na boca!

Vou fazer amanhã para o almoço - mesmo estando friozinho por aqui! rs

Beijos

Chef Daniel Deywes disse... [Responder comentário]

Comidinha boa heimmm !!! Vc não para mesmo KAtia... FOrte abraço


abraço
Daniel Deywes
www.feitonahora.com

Catharina disse... [Responder comentário]

Hummm!!!Que delícia!Adorei seu blog!!Beijinhos

http://tititietrelele.blogspot.com.br/

Related Posts with Thumbnails