quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Ideias e inspirações para a FESTA CARIOCA: o quinto encontro entre blogueiras!

malandro-e-passista2545

logo545

Ilustração e Logomarca criadas especialmente para a FESTA CARIOCA

Escrevi esse post ainda em outubro porque eu queria muito deixar algumas coisas prontas para a FESTA CARIOCA antes de viajar. Minha prioridade era elaborar um kit digital com o tema do evento e enviar o arquivo às amigas blogueiras com antecedência a fim de que elas pudessem analisar o material, imprimir e montar os itens que desejassem. Aproveitei cada minutinho livre entre um trabalho e outro para me dedicar a desenvolver as ilustrações e a Logomarca que apliquei no kit. Quando preparei esse post, ainda não sabia o resultado da votação que elegeria as cores da festa: vermelha e amarela ou verde e azul. O material que criei tem duas opções de cor e achei que seria mais democrático deixar que a maioria decidisse os tons que usaríamos na decoração.

Esse será o quinto encontro entre blogueiras, que já teve uma edição em agosto de 2013, a FESTA RETRÔ. Fiquei muito feliz com a ideia de organizarmos um novo evento em novembro, já que três convidadas não puderam comparecer na data marcada. E como a gente não gosta de repetir temas, fizemos um “brainstorming” no qual ficou decicido que a próxima festa seria uma homenagem à Cidade Maravilhosa!

Hoje compartilho com vocês as imagens que me inspiraram a criar o kit digital FESTA CARIOCA, além de algumas ideias e sugestões de comes & bebes e elementos decorativos.

simone

Minha maior inspiração foi a imagem desse simpático casal de passista e sambista que a amiga Simone Scharamm encontrou na internet e me enviou. Como adoro criar personagens, resolvi na mesma hora que desenharia dois mascotes para acompanhar a Logomarca da festa!

1347449873_430547462_7-Festa-de-boteco-Festa-de-Buteko-Festa-de-butequim-Brasil
Fonte das imagens: http://cidaderiodejaneiro.olx.com.br/decoracao-de-boteco-festa-de-boteco-cardapio-de-butequim-tema-de-buteko-iid-494735583

O evento das fotos acima foi caprichadíssimo e teve como tema “BOTECO CARIOCA”.

copa4

Fonte da imagem: http://www.artrio.art.br/pt-br/calcadao-de-copacabana

A padronagem do calçadão de Copacabana é reconhecida no mundo inteiro e representa a cultura praiana do Rio. A minha ideia original era elaborar um kit totalmente em preto e branco, mas depois achei que uma festa carioca merecia alguns toques de cor, né? De qualquer forma, o P&B estava garantido e seria usado pelo menos nas padronagens que acompanhariam o material.

cenario

Fonte: http://mulher.uol.com.br/comportamento/album/debutantes_atuais_album.htm#fotoNav=2

Essa festa de 15 anos teve uma  produção super elaborada: banner com foto aérea da cidade, piso imitando o calçadão de Copacabana e mobiliário em tons alegres e cítricos.

artcolor-mosaicos-mesa-copacabana-mosaico

Fonte da imagem: http://artcolormosaicos.blogspot.com/2011/12/mesa-e-quadro-em-mosaico-no-guia-de.html

chinelo-personalizado-calcadao-de-copacabana-f24412

Fonte da imagem: http://www.inkprinter.com.br/p/chinelo-personalizado-calcadao-de-copacabana.html

SDC10166

Fonte da imagem: http://nathaliaeventos.blogspot.com.br/2011/01/cupcakes-personalizados-calcadao-de.html

festa-carioca

Fonte da imagem: http://marylinns.com.br/2010/04/20/festa-carioca/

rio-1-700x858

Fonte da imagem: http://boloeetc.com.br/rio-de-janeiro-cartao-postal/

O desenho do calçadão pode ser encontrado em diversas peças de decoração, acessórios e roupas. Mas eu ainda não tinha visto sua aplicação em cupcakes, embalagens de brownies e bolos. Adorei a ideia!

calçadão-ipanema

Fonte da imagem: http://www.scomx.com.br/agenda/evento/

Embora o desenho do calçadão de Copacabana seja mais tradicional, o de Ipanema também é bastante representativo da Cidade Maravilhosa. Como Ipanema é minha praia carioca preferida, decidi acrescentar o desenho ao kit na forma de padronagem aplicada a diversos itens.

2_copa

1_ipanema

Fonte das imagens: http://padronagens.wordpress.com/2013/09/08/cangas-bali-blue/

Meu amigo Wagner Campelo usou as padronagens dos calçadões em estampas que desenvolveu para cangas da marca BALI BLUE. Amei a ideia de mesclar o preto & branco com cores bem vivas e alegres, a cara do Rio!

FestaBoteco1

Fonte da imagem: http://colunas.revistaquem.globo.com/bbb11/category/mauricio/page/6/

Até o BIG BROTHER BRASIL entrou na onda de “Festa Boteco” em sua edição mais recente. Reparem que o P&B foi usado também no piso quadriculado.

BotecoCarioca 010

A mesa de doces da foto acima é charmosa e tem tudo a ver com o tema “Boteco Carioca”. Adorei os caminhos de mesa que têm a padronagem do calçadão com os detalhes das pedras portuguesas.

BotecoCarioca 021

Fontes das imagens: http://maricomacucar.blogspot.com.br/2013/07/boteco-carioca-da-rosana.html

O que mais me chamou a atenção nessa festa foram os docinhos servidos em pequenos copos que lembram tulipas de chopp… que coisa mais fofa e criativa!!!! A plaquinha indica que o conteúdo é brigadeiro branco, mas acho que posso substituí-lo por mousse de manga ou maracujá e a parte branquinha deve ser coco ralado, né? Bom, vou fazer um teste e torcer pra dar certo!

0,,48246776,00

Fonte da imagem: http://revistacasaejardim.globo.com/Revista/Common/0,,EMI232539-16777,00-CAIPIRINHA+DE+LIMAO+COM+AGUA+DE+COCO+E+PICOLE.html

Antes das minhas férias, nossa listinha de bebidas estava assim:

  • Caipirinha
  • Cerveja
  • Mate
  • Água de coco

Mas, como alternativa para a caipirinha comum, pensei em experimentar a seguinte receita:

 

Caipirinha de limão com água de coco e picolé

Ingredientes:

20 ml de vodca
¼ de limão
150 ml de água de coco
1 picolé de limão
gelo

Modo de preparo:

1. Em um copo, aperte o limão com a ajuda de um socador.
2. Acrescente a água de coco, a vodca e misture.
3. Mergulhe o picolé de limão e duas pedras de gelo e sirva imediatamente.

Além da apresentação criativa, todos os ingredientes me agradam e parecem combinar bem. Fiquei tentada a prepará-la na festinha!

coco

Fonte da imagem: http://www.na-alemanha-tem.com/post/33096969092/agua-de-coco-na-alemanha

Por falar em água de coco, quem mora em cidades praianas sabe que um coco verde bem geladinho é algo que pode ser encontrado com facilidade nos quiosques ou restaurantes da orla, né? Não sei se usaremos cocos para decorar a festa, mas fica aqui a dica.

SDC11071

Fonte da imagem: http://www.roadtripdanina.com/2010/12/dia-9-ipanema.html#.Ulu_FFA3s9V

Acho que tem duas coisas que não podem faltar em uma festa carioca: o tradicionalíssimo BISCOITO GLOBO e o mate gelado, de preferência com limão, rs!

cachorro-Quente

Fonte da imagem: http://www.grupofunny.com.br/br/portfolio/produtos/

Outro belisquete tradicional e tipicamente carioca é o cachorro-quente da marca GENEAL. Esse também está na nossa lista de comes & bebes, além de:

  • Comida de boteco em geral (caldinhos, linguiça, aipim, pastel)
  • Caldinho de feijão
  • Empadinhas
  • Queijo coalho
  • Sanduíche natural
  • Churrasquinho
  • Amendoim
  • Azeitona

Para a sobremesa, pensamos em:

  • Salada de frutas
  • Brigadeiro
  • Picolé
  • Doce de chopp (Mousse de maracujá ou manga com coco ralado)

A amiga Flávia Mergulhão enviou um e-mail coletivo com várias imagens inspiradoras que incluíam charmosas maneiras de servir comidas típicas de boteco, conforme vocês podem conferir a seguir:

 

CALDINHO DE FEIJÃO

feijao

Fonte da imagem: http://foodandstyle.com/2012/09/20/food-styling-black-bean-soup-casual-to-super-chic/

 

QUEIJO COALHO NO PALITO

Untitled-1

Fonte da imagem: http://tvg.globo.com/receitas/stick-de-queijo-coalho-51eb412b4d388545f300004a

 

CHURRASQUINHO COM FAROFA

churras

Fonte da imagem: http://casamento.portalinesquecivel.com.br/colunas/rio-de-janeiro/comida-de-boteco-e-tendencia-nos-casamentos-cariocas-rj.html

E por hoje é só, pessoal! No próximo post, vou revelar o resultado da votação que decidiu as cores a serem usadas na decoração da festa, além de mostrar alguns preparativos e outras novidades. Para terminar esse relato, deixo com vocês as imagens do kit FESTA CARIOCA e a lista de itens que ele contém.

 

Kit digital FESTA CARIOCA AMARELO E VERMELHO

festacarioca545

festacarioca2545

Kit digital FESTA CARIOCA VERDE E AZUL

logo545

FESTA-CARIOCA-VERDE545

FESTA-CARIOCA2545

Kit digital em PDF para imprimir em casa ou na gráfica de sua preferência. É ideal para uma Festa Carioca, mas como o material é versátil, também pode ser usado para uma Festa Boteco, Festa Samba, Carnaval ou Festa de Verão.

1. Convite no formato 12 cm x 12 cm contendo a Identidade Visual da festa.
2. Convite para ser enviado aos amigos por e-mail com campo de texto editável para acrescentar informações sobre a festa: data, local, endereço etc.
3. Cartazes no formato A4 (21 cm x 29,7 cm) e A5 (14,8 cm x 21 cm) em dois modelos que podem ser usados como base para convite impresso e/ou virtual, cardápio, menu para Open Bar, placa com mensagem de boas-vindas, papel de carta etc.
4. Peças no formato 10 cm x 15 cm contendo as ilustrações dos personagens e Logomarca do evento que podem ser usadas em porta-retratos para decorar o local da festa.
5. Toppers para cupcakes e/ou adesivos para pirulitos/embalagens para lembrancinhas em 3 modelos (sambista, passista e nome da festa).
6. Etiquetas (5 cm x 5 cm) para latinhas de metal em duas cores que também podem ser usadas como adesivos para pirulitos, pão de mel e/ou mini toppers para cupcakes.
7. Porta-copos em 2 modelos com 9 cm x 9 cm.
8. Etiquetas de agradecimento para prender nas lembrancinhas.
9. Adesivos para colar nas embalagens das lembrancinhas.
10. Bandeirinhas para canudos e/ou para enfeitar brigadeiros de copinho, doces e cupcakes em duas padronagens: calçadão de Copacabana e calçadão de Ipanema.
11. Plaquinhas em 2 modelos para identificar os comes & bebes que também podem ser usadas como marcadores de lugar.
12. Ventarolas em 2 modelos para refrescar e decorar a festa.
13. Wrappers para cupcakes em 2 modelos.
14. Minicones em 2 modelos para balas, doces, biscoitos, mix de frutas secas, amendoim, algodão doce etc.
15. Forminhas para docinhos em 2 modelos.
16. Bandeirolas para varalzinho em 7 modelos. Duas possuem campo editável para escrever SAÚDE, PARABÉNS, FELIZ ANIVERSÁRIO, BEM-VINDOS, a idade e/ou o nome do aniversariante etc.
17. Cúpulas para taçajur (luminária com base de taça de vinho + vela para réchaud) em 2 modelos.
18. Padronagens em 2 modelos, que podem ser usadas para encapar potes de vidro, latas de alumínio, garrafas, além de confeccionar cones tradicionais, como os mostrados AQUI, customizar bandejas, porta-copos personalizados, embalagens para sanduíches, chocolates e doces em geral.
19. Página com instruções sobre o uso do kit e sugestão de material para impressão e montagem.

…………………………………………………………………………………………………………………

Para ver todos os meus kits de festa, cartões, convites, posters, ilustrações e padronagens, visite a loja:

assinaturablog

www.coisasdabonfa.com.br

Um grande beijo pra todos com votos de um dia bastante divertido!!!!

Bonfa-ass

13 comentários:

Francine Tribes disse... [Responder comentário]

Lindos kits... gostei mais do amarelo... achei alegre e moderno...
Beijinhos...

Marta disse... [Responder comentário]

Katita!!!!!! Adorei tudo do post! Nossa festa será um sucesso!!!!!! Falta pouco!!! Não vejo a hora de estar com vcs para darmos boas risadas!!!!! Beijosssssss

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Francine TribesObrigada pela opinião, Francine! As cores quentem combinam mesmo com o calor carioca! Beijão!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@MartaMartinha, também estou suuuuper animada com o nosso evento! Já montei todas as peças e vou começar a fotografá-las hoje mesmo! Beijos e até o final de semana!

Unknown disse... [Responder comentário]

Ficou lindo Ká! Super divertido e colorido! Bjão
Ps. Preciso te escrever um looongooo email...rs...logo faço isso!

Unknown disse... [Responder comentário]

Eu adoro esse tema!! Na minha festa com certeza farei assim e virei aqui para me inspirar!!

Beijinhos! ♥

http://suellen-ll.blogspot.com.br/

Carla Ceylão disse... [Responder comentário]

Já te falei q vc é 10? Hj não né... Tu é DEEEEEEEZ menina! Bjs

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Mari AlegreMari, querida, que saudades de trocr figurinhas!!!! Vou aguardar ansiosa seu e-mail e depois vou querer muito te ligar algum dia pra falar por telefone! Preciso de alguns conselhos, rs! Um super beijo e fico muito feliz que tenha gostado do kit!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Suellen LançaQue legal, Suellen! A festa é uma homenagem ao nosso Rio de Janeiro, cidade maravilhosa que encanta turistas nacionais e internacionais... e também os moradores e cariocas da gema, rs! Eu reclamo de muita coisa da cidade, mas que é linda, é sim! Beijos!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Carla CeylãoCarla, que fofaaaaaaa! Muito obrigada pelo carinho e elogio!

Unknown disse... [Responder comentário]

Bonfa + cidade maravilhosa..... não tem como ficar ruim...... adoro suas criações. Parabéns!

Unknown disse... [Responder comentário]

Bonfa + cidade maravilhosa..... não tem como ficar ruim...... adoro suas criações. Parabéns!

Sabrina Mix disse... [Responder comentário]

Nossa, mas você é animada mesmo, hein, Kátia?!

Lá vem mais festa linda!

Gostei mais do amarelo.

Beijos e sucesso!!!

Related Posts with Thumbnails