quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Risoto de gorgonzola com funghi e bresaola + berinjelas assadas no forno para comemorar nosso aniversário de 18 anos!

IMG_4235

Esse jantar romântico aconteceu no dia 07/11/13, quando eu e o Marcelo completamos 18 anos juntos. Eu estava tão cheia de compromissos que, olhando pra trás, fico surpresa de ter conseguido preparar o jantar a tempo. Durante a semana, comprei o queijo Parmigiano Reggiano, o presunto de Parma, as pastinhas e as torradas de alho que servi de entrada. Na quinta-feira de manhã, refoguei os cogumelos in natura para o risoto e temperei as rodelas de berinjela para um antepasto bem gostoso e simples de fazer. Cobri a mesa com a mesma toalha do primeiro JANTAR ITALIANO e usei na decoração algumas peças impressas do kit digital FESTA ITALIANA que haviam sobrado da nossa comemoração. À tarde, encontrei algumas amigas e clientes num evento em Ipanema e voltei pra casa no início da noite meio esbaforida a fim de preparar o prato principal junto com o Marcelo. Ufa, foi uma correria danada, mas valeu a pena!

IMG_4241

Posicionei uma petisqueira branca estreita e comprida no centro da mesa e lá coloquei o antepasto para bruschetta de pimentão e jalapeño da marca LA PASTINA (adoooooro!!!!), a tapenade de azeitonas pretas da SANTA QUITÉRIA, o presunto de Parma e o queijo. Os toppers, as bandeirinhas e a padronagem quadriculada com a qual encapei o pote de vidro com torradinhas deixou a mesa de jantar em clima de festa italiana!

IMG_4238

Além dos antepastos prontos, resolvi testar uma receita sugerida pelo meu cunhado: rodelas de berinjela assadas no forno com sal, azeite e pimenta do reino. Eu achei que o belisquete era simples demais, mas ele garantiu que ficava uma delícia.

IMG_4157

Então lá fui eu cortar uma berinjela grande em rodelas finas, que em seguida temperei com os ingredientes listados acima. Para dar um “upgrade” na receita, usei azeite trufado e sal negro.

IMG_4255

Não esperei que a berinjela ficasse crocante, como recomendou meu cunhado. Ela estava tenra e macia quando tirei o recipiente do forno. O resultado me agradou bastante e percebi que é possível fazer bonito na cozinha mesmo quando a receita é super simples, rs!

IMG_4264

Entretanto, vou confessar a vocês que um bom queijo parmesão ralado por cima da berinjela faz a maior diferença! Adorei o antepasto e pretendo repetir a receita, talvez acrescentando outros ingredientes a fim de testar diferentes combinações.

IMG_4177

Já comentei algumas vezes que sou fã de cogumelos, né? Testei uma série de receitas no ano passado e todas me agradaram muito. Dessa vez, não acrescentei vinho ao mix de cogumelos in natura (Shitake e Portobello), mas temperei-os com um pouco de molho shoyu, sal e pimenta branca depois de refogá-los na manteiga, azeite, alho e cebola.

IMG_4206

Para o risoto, fizemos a receita básica retirada DAQUI:

Ingredientes

  • 2 colher(es) (sopa) de manteiga
  • 1 unidade(s) de cebola picada(s)
  • 400 gr de arroz arbório
  • 100 ml de vinho branco
  • quanto baste de caldo de carne* (usamos caldo de legumes)
  • 2 colher(es) (sopa) de parmesão ralado
  • quanto baste de salsinha* (não coloquei porque não gosto de salsinha)

Modo de preparo

Numa panela, derreta metade da manteiga, junte a cebola picada e frite até que fique murcha. Acrescente o arroz e o vinho branco. Após o vinho evaporar, adicione o caldo de carne (a quantidade depende do tipo de arroz que estiver usando). O arroz começará a secar, mas atenção: ele deve ficar bem empapado e o grão "al dente". Desligue o fogo, junte o queijo parmesão e o restante da manteiga. Deixe o risoto repousar por cerca de 3 minutos e, se precisar, corrija o sal.

Seguimos as instruções mais ou menos à risca. Quando o risoto estava quase no ponto, acrescentamos um pedaço de gorgonzola cortado em cubinhos e esperamos que ele derretesse antes de adicionar os cogumelos que eu tinha preparado mais cedo.

IMG_4278

Na hora de servir, cortamos algumas fatias de bresaola que compramos na viagem a Bento Gonçalves-RS em outubro e voilà, estava pronto o nosso risoto! A bresaola é um embutido típico da região da Valtellina, na Itália. É preparada com carne bovina magra, ao contrário da maior parte dos embutidos. Esta carne é salgada, temperada com ervas aromáticas, curtida e secada por um longo tempo.*

*Fonte: http://www.blogbelavida.com/post/2627/produtos-tipicos-italianos-vamos-falar-de-bresaola

Tanto eu quanto o Marcelo achamos que esse foi o melhor risoto que fizemos em casa e um dos melhores que já comemos na vida! Adoramos a combinação de ingredientes! Com o passar dos anos, eu me torno cada vez mais fã desse prato. É ideal para quem não tem muito tempo e é meio atrapalhada na cozinha como eu, rs!

Em 2014 vou continuar me inspirando nas 42 receitas de risotos enviadas pelos leitores do blog para o concurso que promovi em 2013:

CONCURSO DE RISOTOS

Um grande beijo pra todos com votos de um Ano Novo saboroso e recheado de boas surpresas!!!!

Bonfa-ass

19 comentários:

Unknown disse... [Responder comentário]

Que delícia!
Parabéns pela data!
bj

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Flávia MergulhãoObrigada, Flavinha! Como esse jantar aconteceu no ano passado, estamos quase completando 18 anos e 3 meses, rs! Um beijão!

Ana do Viajar é tudibom! disse... [Responder comentário]

Parabéns pelos 18 anos!
Fiquei com água na boca.

Bjinhos
Ana
www.viajaretudibom.blogspot.com

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Ana do Viajar é tudibom!Muito obrigada, Ana! Essa receita ficou tudo de bom mesmo! Doida pra repetir algum dia... Bjs!

Eliane disse... [Responder comentário]

Obrigada pela inspiração, e Parabéns mesmo que tardiamente! Bj.

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@ElianeSou eu que agradeço, Eliane! E obrigada também pelos parabéns! Beijos!

Ana Maria Braga disse... [Responder comentário]

Já copiei sua receita. Breve pretendo faze-la. Obrigada por compartilhar.
Bjs e ótima semana, Katia.

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Ana Maria BragaQue legal, Ana! Depois me conta o que achou! Um super beijo!

Gelia disse... [Responder comentário]

Oi Katia vou fazer este risoto sem o cogumelo pq eu não sou muito chegada só com gorgonzola mesmo e faço uma carne à parte.
Quanta correria né e mesmo assim vc não deixou passar em branco ótimo isso.

bjs

Gélia

Unknown disse... [Responder comentário]

Olá Bonfa,

Parabéns pelo 18 anos de relacionamento. Amei as receitinhas do jantar romântico! Gostaria de saber quanto tempo você deixou a berinjela no forno.

Um abraço da fã do seu blog.
Bethânia

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Eu que fiz... ou quase issoPois é, menina, foi um dia corrido, mas valeu a pena! Ah, faz só com gorgonzola mesmo, fica ótimo! Beijos!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@UnknownOi, Bethânia! Muito obrigada! Ih, menina... esse jantar tem mais de 2 meses. Eu realmente não lembro, mas devo ter deixado por uns 20 ou 30 minutos e isso também depende da temperatura do forno. Na verdade, não contei o tempo, mas ia lá dar uma olhada de tempos em tempos na evolução da berinjela. Beijão!

Marta disse... [Responder comentário]

Parabéns Katita!!!! Eu queria muito fazer um risoto desses. A ultima fez que fiz ficou ruim, pois o cogumelo ficou duro e a cor não ficou escura!!!
Beijos

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@MartaAh, Martinha, tenta essa receita! O cogumelo ficou molinho e em boa quantidade. Também já fiz uma receita em que os cogumelos desapareceram porque ficaram muito miudinhos, mas é testando que a gente aprende! Beijos!

Tania Forti disse... [Responder comentário]

Parabéns ao casal! Adoro risoto e fiquei inspirada a fazer no próximo sábado. Bela mesa!
Beijos

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Tania FortiTania, que saudade de vc por aqui!!!! Um super beijo e FELIZ 2014!!!!!!!!!

K disse... [Responder comentário]

Fiz 15 anos com o Fabien em dezembro mas infelizmente não tenho o que comemorar. Não é mimimi porque sou feliz asim mesmo e mandei uma mensagem linda pra ele no dia.
Parabéns pelos 18 anos e 4 meses, que eles se repitam por mais dezenas de anos.
Você não gosta de salsinha? Eu adoro! Primeira coisa que a gente não tem em comum. Humf!

K disse... [Responder comentário]

Corrigindo...18 anos e 3 meses.
Eu amo risoto, amo mesmo e acho um prato super completo. O problema é que o pessoal aqui de casa não ama de paixão como eu. Um horror cozinhar aqui em casa, te juro!

Milena disse... [Responder comentário]

Cada vez mais se arriscando na cozinha!!
Meus parabéns pelos 18 anos de união!!Muito amor e cumplicidade!!
bjs

Related Posts with Thumbnails