segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Blog tour da Anete + dez técnicas de escrita criativa de presente pra vocês

capaanete_frente

Hoje recebo mais uma vez nesse cantinho a amiga Ronize, uma mulher inteligente, linda e criativa que traz uma proposta bem interessante. Aproveitando o blog tour do lançamento de seu mais novo livro, ela presenteia os leitores do Casos & Coisas com uma lista de dez técnicas de escrita criativa. São dicas preciosas para qualquer pessoa, não importa qual seja seu ramo de trabalho.

E tem mais: no final do post, há uma surpresa que vai agradar muito um dos leitores do blog… vamos conferir?

ronize[6]

Aqui estou para ocupar, pela segunda vez, este espaço delicioso, repleto de gente criativa. Da primeira vez, vim falar um pouco sobre meu primeiro livro infantil, O dono da Lua, que eu havia acabado de lançar, e também compartilhar um pouco das minhas experimentações criativas – principalmente sobre decoração de festas. O post de hoje faz parte do blog tour da Anete, uma ação online de divulgação do meu novo livro infantil, Anete, nariz de chiclete, com a participação de vários blogs. E a doce Katia, mais uma vez, carinhosamente abriu as portas do seu blog para me receber.

DSC_0313

Para quem não me conhece, sou escritora, tradutora, jornalista, crítica literária e professora universitária. Além de mãe de um apaixonante garoto de 5 anos e mulher de um matemático, analista de sistemas e astrônomo amador que me leva, literalmente, para ver estrelas. No início de dezembro lancei Anete, nariz de chiclete, a história de Anete, uma ruivinha para lá de simpática, que tem um talento especial: faz bolas de chiclete como ninguém. O problema é que essa habilidade a coloca em enrascadas. Porque, quando as bolas ficam muito grandes, estouram e deixam o seu nariz todo melado. A garotada na escola faz troça: Anete tem nariz de chiclete! Mas é justamente esse nariz de chiclete que vai levá-la à maior aventura de todas.

banner_blogtour_anete

No final de janeiro, participei de um café da manhã com Anete, em uma livraria da zona sul carioca. Em uma manhã ensolada de domingo, encontrei-me com crianças e adultos interessados em ouvir a história de Anete, acompanhada de um delicioso café da manhã. Agora, estou fazendo este tour literário pelos blogs com minha ruivinha, compartilhando com os amigos virtuais algumas poucas coisas que já aprendi nessa vida.

DSC_0579

Uma de minhas grandes paixões é a escrita – não por menos, fui ser escritora e jornalista. Sempre acreditei que, não importa a profissão que você exerça, tendo o domínio do seu idioma você tem muito mais chances ter sucesso no que faz. Afinal, comunicação é a alma do negócio, não? Por conta disso criei um blog voltado para criação literária, mas que traz inúmeros recursos mesmo para quem não tem interesse em aventurar-se na literatura e, sim, aprimorar e tirar melhor proveito da escrita. O blog da Ronize Aline (www.ronizealine.com) traz técnicas de escrita criativa, dicas do mercado editorial, passos da criação literária, entrevistas com profissionais da área e muito mais.

DSC_0616

Então, quando pensei neste post, logo me veio a ideia de compartilhar com vocês um pouco da minha experiência com escrita criativa, algo que vocês possam usar para seu benefício, não importa com o que trabalham – ou mesmo por prazer, por que não? Foi a partir disso que resolvi escrever:

Dez técnicas de escrita criativa que irão alavancar o seu texto

1. Faça um parágrafo para cada tópico: se o assunto sobre o qual você está falando é relativamente extenso, divida-o em tópicos. Para cada tópico, inicie um parágrafo diferente. Isso faz o texto respirar e facilita a leitura para o leitor. Depois de pronto, leia novamente e veja se não é possível subdividir mais um pouco.

2. Fale sobre pessoas, e não sobre produtos e serviços: pessoas não estão interessadas no que você tem para vender (ou até mesmo dar) se não perceberem que terão algum benefício com aquilo. Então, em vez de ficar falando do seu produto ou serviço (ou ideia, o que quer que seja), fale o que elas ganharão com isso. Encontre uma necessidade e mostre que você tem algo que preenche perfeitamente essa necessidade.

3. Conte histórias: não há quem não se envolva com uma boa história. Elas servem para ilustrar ideias e conceitos, tornando-os muito mais palpáveis. Elas mostram do que as pessoas são capazes, criam estímulos, inspiram e emocionam. Sua história pode ser muito mais envolvente do que dados estatísticos e outros tipos informações técnicas.

4. Faça uma promessa: hoje em dia as pessoas andam com muita pressa, não querem perder tempo com algo que não lhes acrescentará nada. Coloque uma promessa no seu texto (e, claro, cumpra-a). Mostre que você tem algo a oferecer e a pessoa, algo a ganhar. E pode ser qualquer coisa que vá ao encontro do que ela deseja: revelar uma nova informação, ensinar a fazer algo ou até mesmo alguns momentos de diversão e prazer – como é o caso da literatura (embora muitos insistam em dizer o contrário).

5. Crie títulos fisgadores: capture a atenção já no título. Não corra o risco de perder o leitor porque seu título não diz exatamente o que você vai mostrar no texto. Faça-o querer continuar lendo, agarre-o logo de saída. Lembra da promessa do item anterior? Então, o título é um ótimo local para você apresentá-la.

6. Inclua palavras poderosas: ao longo do texto, distribua palavras que estimulam o envolvimento. “Grátis”, “original”, “incomparável”, “inesquecível”, “sucesso” e outras tantas que saltam aos olhos do leitor. Ao deparar-se com elas, é bem provável que se sintam mais estimulados a se envolverem com sua narrativa.

7. Prefira frase afirmativas: estudos já mostraram que frase afirmativas são mais eficazes do que negativas. Prefira sempre “Visite nosso site” do que “Não se esqueça de visitar nosso site”. Pode parecer que não há diferença entre elas, mas a sentença afirmativa impulsiona a ação, enquanto a negativa estabelece uma espécie de bloqueio subliminar com o uso do “não”.

8. Use analogias e comparações: quando você está falando de algo completamente novo, ou ainda pouquíssimo conhecido, é comum haver um certo grau de resistência. Portanto, uma técnica que dá resultado é estabelecer analogias ou comparações com outras situações, mesmo que de áreas completamente diferentes. Por exemplo: “Sabe aquela sensação de que o mundo acabou quando você não consegue encontrar uma única roupa que caia bem para aquele encontro tão esperado de sábado à noite?”. Pronto, você já estabeleceu a conexão. Sua leitora já entendeu qual é a sensação a qual você está se referindo. Agora é só prosseguir com o texto.

9. Explore imagens com seu texto: um de nossos recursos mais poderosos é a imaginação. Por conta disso, tantas vezes nos decepcionamos ao assistirmos a um filme depois de termos lido o livro que o originou. Afinal, em nossa imaginação o galã era muito mais bonito, o cenário era mais interessante e a cena de amor, bem, você entendeu o que quero dizer. Por isso, crie imagens com seu texto. Sugira elementos visuais que ajudarão o leitor a entrar no clima esperado.

10. Utilize a estrutura de itens: lembra da técnica de explorar um tópico em cada parágrafo, descrita no primeiro item? Pois uma forma de ir além é utilizar a estrutura de itens, exatamente a que estou usando nessa parte do texto. Quando você tem uma lista de coisas a apresentar, colocá-las em estilo de item, seja numerado ou não, torna a leitura mais fluida e agradável.

Agora que já sabem como alavancar um texto com o uso de algumas técnicas, que tal colocar em prática? E se quiserem mais dicas para melhorar a escrita, meu blog está à disposição. E ainda há um ebook gratuito com técnicas de desbloqueio criativo para quem quiser assinar as atualizações por e-mail.

Mas ainda tem mais, para quem me acompanhou até o final. Em agradecimento a vocês e a Katia, por sua imensa generosidade, vou dar um calendário e um marcador de livro, ambos da Anete, para a primeira pessoa a deixar um comentário aí embaixo.

Ronize Aline

bio_ronizealine

………………………………………………………………………………………

Querida Ronize, você será sempre muito bem-vinda aqui no meu cantinho! Esse espaço é dedicado a pessoas criativas e talentosas como você e fico feliz que tenha voltado para nos contar uma nova história. Obrigadíssima pelo carinho e pelo presente que ofereceu aos leitores do blog! Adoro escrever e com certeza vou me beneficiar muito das suas dicas. Acho que algumas coisas eu já fazia sem me dar conta, mas outras foram novidade e pretendo colocá-las em prática na primeira oportunidade.

Um beijão pra você e sucesso para a Anete!

Para rever a primeira participação da Ronize no “Bonfa Convida”, basta clicar no seguinte link:

http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2013/02/a-dona-da-lua-e-de-muitas-festas.html

E para conhecer melhor o trabalho da Ronize, além de acompanhar as novidades, clique aqui:

http://www.ronizealine.com/

Um grande beijo pra todos com votos de uma semana cheia de energia!!!!

Bonfa-ass

8 comentários:

Milena Pontes disse... [Responder comentário]

Será que eu vou ganhar o calendário e o marcador de livro da Anete???

Ronize, gostei demais do seu post! Amo escrever e essas dicas foram ótimas!
Muito obrigada!

Beijocas!
Milena
www.caracoisdemilena.com

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Milena PontesOi, Milena!!!!!! E você foi a primeiríssima! Pode me enviar seu endereço pelo seguinte e-mail: katiabonfadini@gmail.com que eu encaminho pra Ronize, OK? Muito obrigada! Super beijo!

Bell disse... [Responder comentário]

Sucesso =)

Ronize Aline disse... [Responder comentário]

Oi, Milena. Parabéns, em breve você receberá seus brindes. Fico feliz que tenha gostado do post e que ele lhe seja útil. Beijocas

Oi, Bell. Muito obrigada.
Beijocas

Ronize Aline

Ronize Aline disse... [Responder comentário]

Oi, Milena. Parabéns, em breve você receberá seus brindes. Fico feliz que tenha gostado do post e que ele lhe seja útil. Beijocas

Oi, Bell. Muito obrigada.
Beijocas

Ronize Aline

Ana do Viajar é tudibom! disse... [Responder comentário]

Amei as dicas, vou me inspirar nos textos do Viajar é Tudibom!
Ahh e vou comprar o livro dos meus pqnos Pedro e Valentina.

Abraços
Ana

Marta disse... [Responder comentário]

Adorei o texto e as dicas! Foram ótimas!!!!
Muito sucesso!
Beijos

Milena Pontes disse... [Responder comentário]

Êêê!!! Amei a notícia!!!
Vou curtir os presentinhos :)
Obrigada, Ronize!

Acabei de enviar um e-mail com o meu endereço, Bonfa ;)

Beijocas!
Milena
www.caracoisdemilena.com

Related Posts with Thumbnails