Estivemos em Tamandaré e na Praia dos Carneiros em setembro do ano passado. Em Pernambuco, já conhecíamos Recife, Olinda, Cabo de Santo Agostinho e Porto de Galinhas nesse mesmo esquema de viagem de fim de semana, sempre aproveitando as promoções de passagens aéreas.
Aliás, uma pergunta que me fazem bastante é “Como vocês conseguem encontrar passagens baratas para o lugar X na data Y?”. A resposta é simples: a não ser pelas férias, a gente nunca programa de ir pra um lugar específico numa data certa. O que fazemos é ficar de olho em sites que avisam sobre promoções e descontos, como o MELHORES DESTINOS e, quando aparece uma boa oferta para uma cidade que queremos conhecer num final de semana sem compromissos familiares, a gente compra os bilhetes. Normalmente fazemos isso com meses de antecedência e só começamos a pesquisar hotéis e pousadas quando a viagem se aproxima.
Sempre ouvi maravilhas sobre a Praia dos Carneiros e quando o Marcelo encontrou uma promoção de ida e volta pra Recife por 180 reais, não pensamos duas vezes!
Chegamos bem tarde numa sexta-feira e fomos direto para o hotel dormir. No dia seguinte, saímos cedo em direção a Tamandaré, mas infelizmente pegamos 4 horas de engarrafamento até chegar lá, por conta de dois acidentes na estrada. Enfim, imprevistos acontecem! O importante é manter o bom humor…
Seguimos a indicação da primeira placa que mostrava a direção da praia, estacionamos e fomos curtir o dia ensolarado. Preferimos ir direto pra praia e deixamos pra fazer o check-in na pousada mais tarde.
Logo de cara, o que mais me chamou a atenção foi a cor da água, que me lembrou a de San Andrés, no Caribe. Havia uma faixa de cor azul turquesa bem vibrante, um tom que eu acho lindo e que nunca tinha visto com essa intensidade nas praias brasileiras!
O mar de Tamandaré é sensacional, um espetáculo! Quando reparei na cor da água, me perguntei como é que eu nunca tinha visto fotos dessa praia antes!!!! Pra mim, isso era coisa de Caribe, Tahiti, Ilhas Maldivas etc. Foi uma deliciosa surpresa descobrir que no nosso país já tão rico em belezas naturais, a gente também tem praias assim!
Eu e o Marcelo concordamos que Tamandaré e Carneiros foram algumas das praias brasileiras mais bonitas que já conhecemos, ao lado de outras como a Prainha de Arraial do Cabo-RJ, Maragogi-AL e Ilha do Campeche-SC. Bom, digo isso porque ainda não tivemos a oportunidade de ir a Fernando de Noronha-PE, São Miguel dos Milagres-AL nem às várias praias do sul da Bahia, o que pretendemos fazer em breve!
Assim que chegamos na praia, andamos para o lado direito e paramos num quiosque. Ficamos pouco tempo porque o serviço era ruim e a gente queria andar mais para explorar toda aquela beleza. Desse modo, decidimos que seria legal fechar a conta e seguir caminhando pela faixa de areia até encontrar a famosa igrejinha, o cartão postal da Praia dos Carneiros.
A caminhada é longa, mas é bem agradável sentir o vento no rosto enquanto a gente contempla aquele mar azulzinho. No meio do caminho, passamos por algumas charretes transportando turistas que preferiam se deslocar com mais conforto.
Como a gente perdeu algumas horas no engarrafamento, parou por um tempo no quiosque em Tamandaré e caminhou bastante até chegar à Capela de São Benedito, quando chegamos ao nosso destino percebemos que o sol já estava querendo ir embora. Então achamos melhor voltar até um dos restaurantes pelos quais passamos e beliscar alguma coisa antes de fazer o caminho de volta.
Escolhemos o badalado BORA BORA pra curtir o fim da tarde. O restaurante estava bem vazio e a maré muito alta.
Chegamos perto da hora de fechar, acho que por volta de umas 16h, e quase fomos expulsos do lugar, rs! O pessoal encerra as atividades às 16:30 e nos pediu gentilmente para fecharmos a conta.
Mas antes disso, pedimos uma casquinha de caranguejo e uma porção de salgadinhos variados. Confesso que não me empolguei com nenhum dos petiscos, mas talvez tenha sido falta de sorte. O restaurante que fica ao lado do BORA BORA é o BEIJUPIRÁ, que conhecemos em Porto de Galinhas e adoramos. Foi justamente por isso que preferimos experimentar um lugar novo. Eu voltaria lá pra tentar desfazer a primeira impressão, mas também ficaria tentada a um repeteco no Beijupirá.
Fizemos a maior parte do longo percurso de volta depois do pôr do sol e eu aproveitei para fotografar alguns coqueiros que pareciam prestes a despencar no mar.
Tínhamos reservado a POUSADA RECANTO DOS GIRASSOIS pelo site BOOKING. Chegando lá, a recepcionista disse que não reconhecia nossa reserva… que balde de água fria!!! Começamos a ligar para outras pousadas e descobrimos que a maioria estava lotada. Fiquei com medo de ter que dormir no carro, rs!
Depois de vários telefonemas, encontramos uma vaga na POUSADA DO FAROL. A diária era mais alta, mas àquela altura do campeonato, a gente não podia escolher muito. No fim das contas, acho que fizemos um bom negócio e gostamos muito das instalações, que são mais aconchegantes e confortáveis do que as que estamos acostumados: quarto espaçoso, cama grande, café da manhã bom, jardim com piscina etc.
À noite fomos passear no centro de Tamandaré e decidimos pegar uma mesa no quiosque SUBMARINO AMARELO. É um lugar bem bacana, descolado e com ótima música ao vivo (Beatles e clássicos do rock). A caipirinha estava deliciosa, mas a lula empanada deixou a desejar… de qualquer forma, a impressão geral foi boa e eu voltaria lá.
Amei a versão “Beatles Sertaneja”: nota dez pra criatividade!!!!
No mix de imagens acima, vocês podem ter uma noção de como é a pousada onde nos hospedamos. Como somos bem pouco exigentes em relação às acomodações em viagens, normalmente eu não me sinto à vontade de indicar hotéis, pousadas ou albergues pra quem me pede sugestões, mas acho que esse lugar merece uma menção. Foi bem satisfatório e fica longe do burburinho do centro de Tamandaré, o que garantiu uma tranquila noite de sono.
No dia seguinte, acordamos cedo (antes do horário do café da manhã) e repetimos a longa caminhada até Carneiros, mas voltamos antes de chegar à igrejinha.
Depois do café, o Marcelo pegou o carro e fomos procurar uma entrada para Carneiros que não desembocasse num estabelecimento privado que cobrasse consumação mínima. Não encontramos. Todas as entradinhas eram de receptivos, restaurantes, condomínios ou pousadas.
Alguém nos indicou o restaurante e receptivo PRAINHA DOS CARNEIROS, que não cobrava consumação mínima, somente uma taxa de 10 reais para estacionar. Fica depois da igrejinha em frente ao Rio Formoso.
O local é também um ponto de partida para o passeio de catamarã, que tivemos que deixar pra outra oportunidade porque precisávamos voltar dali a algumas horas.
O dia estava lindo, mas no fim da manhã caiu uma chuvinha rápida justamente na hora que deixamos o restaurante.
Pedi uma casquinha de caranguejo e fiquei curtindo a paz e a tranquilidade do lugar.
A maré estava baixa e o Marcelo saiu para fotografar os arredores, enquanto eu fiquei lagarteando no sol.
A Capela de São Benedito foi construída no século XVIII e se destaca em meio ao coqueiral centenário.
A simplicidade de sua arquitetura, aliada à beleza do lugar, faz com que esse seja o pedaço mais fotografado da Praia dos Carneiros.
Quando pesquisei sobre a igrejinha na internet, encontrei um post com fotos lindas de um casamento realizado lá. A noiva chegou de charrete e as alianças foram colocadas dentro de uma concha… charme total, vejam só:
http://www.vestidadenoiva.com/casamento-marianne-danilo
No começo da tarde, voltamos para a pousada, tomamos banho e fizemos o check-out. Antes de procurar um lugar pra almoçar, demos um último passeio na Praia de Tamandaré e nos despedimos do paraíso!
O Marcelo levou uma lista de restaurantes recomendados, como ele faz em todas as viagens. Um dos lugares bem cotados era a TAPERA DO SABOR e foi lá que decidimos comer.
O ambiente é rústico e aconchegante. A areia invade o restaurante fazendo com que o local pareça uma extensão da praia. Fomos muito bem atendidos e a comida chegou rapidinho.
Como adoramos a culinária nordestina, pedimos um prato pra duas pessoas de carne de sol com queijo coalho, macaxeira frita, vinagrete, farofa, arroz e feijão verde.
Tudo estava saborosíssimo e a quantidade foi perfeita, adoramos!!!!!
De sobremesa, pedimos cartola… um doce delicioso feito com banana, queijo manteiga, canela e açúcar. Estava divino!!!!
Por causa do engarrafamento que pegamos na ida, estávamos preocupados com o trânsito na volta para Recife e então decidimos sair mais cedo de Tamandaré. Havia um pouco de lentidão na altura de Ipojuca, mas nada parecido com o dia anterior. Chegamos com tempo de sobra no aeroporto e ainda tomamos uns chopps por lá antes de embarcar.
E assim terminou mais um final de semana delicioso desbravando nosso lindo Brasil!
Um grande beijo pra todos com votos de um dia iluminado!!!!
23 comentários:
Quando fui a Carneiros, experimentei pela primeira vez o Beijupirá, depois virei fã(fui em Porto de Galinhas e Olinda tb,só não conheci o de Noronha).
Adoro a comida de lá!Amo esta praia!
Beijos
@Flávia MergulhãoFlavinha, nós fomos ao Beijupirá de Porto de Galinhas por sua causa e adoramos! Foi você que nos indicou, lembra? Comi um camarão com gorgonzola divino!!!!! Tem em Noronha também? Que delícia! Taí um paraíso brasileiro que ainda não conheço, mas sou louca pra visitar! Um beijão!
Tô bem com vontade de ir conhecer esse paraíso.
Nem preciso dizer que as imagens estão perfeitas não é?
Bjo grde
Ana
www.viajaretudibom.blogspot.com
Que lugar lindo Katita! Tb queremos tentar fazer essas viagens de fim de semana e levar Miguel, que ama água e praia...rssss
O problema é o trabalho o Bruno, mas vamos tentar!!!
Adorei a cor a água! Que lindo!!!
Beijos
@Ana do Viajar é tudibom!Muito obrigada, Ana! É um lugar delicioso mesmo, perfeito para quem quer desestressar e deixar a vida passar devagar... Um beijão!
@MartaMartinha, dá pra aproveitar bastante o final de semana! Aina dais nesa região, que é bem tranquila! Se puder aproveitar um feriado, é melhor ainda! Beijão!
Que passeio lindo, as fotos ficaram show.
bjokas =)
@BellBell, deu uma pena de voltar pra casa... eu queria ficar!!!!!! Bjs!
Kátia, adorei o relato. Seus relatos de viagem são sempre muito bons, pois nos levam ao lugar junto com você! rs. Bjs
@CyMuito obrigada, Cy! O bom de fazer esses relatos é que parece que estou viajando novamente! Um beijão!
Sempre linda Katia!
Meu sonho tmb é sair viajando por esse mundão a fora..
Lindo lugar.
Bjos
@Iasmin MarquesMuito obrigada, Iasmin! Eu realmente acredito que quando a gente quer muito alguma coisa, o universo conspira a nosso favor! Te desejo lindas viagens durante a vida! Um super beijo!
@Iasmin MarquesMuito obrigada, Iasmin! Eu realmente acredito que quando a gente quer muito alguma coisa, o universo conspira a nosso favor! Te desejo lindas viagens durante a vida! Um super beijo!
Bonfa!!!
Vc foi p/ a minha terrinha!!!
Ela é linda, né?! :)
Terra de gente alegre, comida gostosa, belas praias... tudo de bom! Kkkkk! #convencida :D
Vc provou cartola, ai, ai, ai... Cartola é uma sobremesa deliciosa! E pode ser feita com queijo coalho também ;)
Aqui em Redmond- WA, tem uma feirinha que vende um queijo parecido com queijo coalho. Não tive dúvida! Comprei e fiz cartola! Hummm! Deu p/ matar um pouquinho a saudade ;)
Amei o post, viu! Trouxe boas lembranças!
Beijocas!
Milena
www.caracoisdemilena.com
@Milena PontesOi, Milena! Sabe que quando provamos a Cartola, eu fiquei doida pra experimentar em casa? Só que o tempo foi passando e acabei esquecendo! Mas vou testar algum dia sim e aqui é mais fácil encontrar o coalho. Provamos essa sobremesa no Beijupirá em Porto de Galinhas também, mas era uma versão com castanha de caju e se chamava Cartanhola. Outra delícia! Um super beijo!
Katia me lembro bem do dia que vc viajou pra la pq te acompanho no instagram tb rsrsrs fotos lindíssimas! Tô com passagem comprada pra Porto Alegre em outubro, vou levar as crianças pq de lá vamos pra Canela onde ficaremos na casa de amigos, ja tô começando a programar minjas viagens com antecedência, inspirada em vc!! Tô qierendo viajar em dezembro uma viagem maior de uns 15 dias, vou fazer 10 anos de casada e super em dúvida se escolho um lugar romântico pra irmod só nós dois, ou aproveitamos a companhoa de amigos e vamos a Orlando p se divertir na Disney e fazer comprinhas, de qualquer forma será ótimo, mas se tratando da primeira opção, tô pesquisando Londres, Paris ou Lisboa, o que achas? De qualqier forma o qie vai pesar mais é o valor da passagem, se ate la encontrar algo com preço bom vou garantir a compra...
Beijos sua linda!!!!
@GerlianeOi, Gerliane!!!! Ah, eu sei que vc está no instagram! É muito lindo mesmo esse lugar, fiquei apaixonada! Oba, que legal saber dos seus planos de viagem! Já viu que tem um parque de inverno em Gramado onde até neva e a temperatura beija os 5 graus negativos? Tem pista de ski e muitas atrações! Vamos pra lá em julho e estou animadíssima!!!!! Sobre sua próxima viagem, é algo realmente muito pessoal... eu fui uma única vez à Disney com 15 anos e adorei, mas nunca tive vontade de voltar... já à Europa, eu voltaria sempre, amoooooo muito! Mas é o que vc disse: depende do preço da passagem, pensamos assim também! A gente estava certo de ir ao Canadá ou à Europa nas férias, mas rolou uma super promoção pra Ásia e mudamos nossos planos de um dia para o outro literalmente, rs! Fica de olho nas ofertas mesmo, vale muito a pena! Um beijão e boas viagens!!!!
Como é bom morar em cidade que tem aeroporto. Adoraria usar alguns finais de semana assim, mas para isso preciso viajar até SP (mais proximo) para pegar avião. Viagem linda a tua. Amei as fotos. Bjus.
Oi Katia!
Imagens lindas... Lembrei de minha amiga que mora aqui e casou no religioso nessa igrejinha depois de 18 anos . Ela é pernambucana e ele alemao. Nossos padrinhos de casamento! Também foi de charrete vestida de noiva! Um charme
Lugar lindo!
Beijos carinhsoso
Por essas e outras que tenho orgulho de ser pernambucana, não estou cabendo em mim lendo você falar sobre as coisas lindas daqui e vendo as fotos maravilhosas que você tirou. O pessoal aqui geralmente é muito bairrista e eu não sou diferente.
Beijos, Katia. Lindo o trabalho que você faz, estimulando o turismo pelo nosso Brasil.
@MariaOi, Maria! Menina, isso é verdade... É bem mais fácil pegar um voo direto e olha que eu ainda reclamo porque saem muito mais voos de SP! As passagens acabam sendo mais baratas também se pegamos um voo só. Que bom que gostou das fotos! Um beijão!
@CianeQue legal, Ciane! Vi as fotos de um casamento na igrejinha e achei apaixonante! O cenário é lindo e deve ser muito especial se casar dessa maneira. Um super beijo!
@MarinaQue legal, Marina! Fico muito feliz de vc ter gostado do post! Muito obrigada pelo carinho e elogios! A gente ama viajar pelo Brasil, nosso país é lindo demais e tem paisagens completamente diferentes! Na semana que vem tem outro post de viagem! Um super beijo!
Postar um comentário