segunda-feira, 28 de abril de 2014

Cogumelos recheados com creme de gorgonzola e um segredinho…

DSC_0401

Além de compromissos diversos e prazos para entrega de trabalhos, na minha agenda tem sempre uma lista de comidinhas que pretendo fazer em casa nas próximas semanas. Se antes eu não era chegada a cozinha, hoje fico super feliz quando sobra um tempinho no meu dia atribulado para testar uma nova receita. Ainda não me aventuro a preparar pratos muito elaborados nem sofisticados, mas adoro belisquetes e comidinhas rápidas que posso servir aos amigos nas festinhas que organizo.

A ideia de fazer cogumelos recheados surgiu quando li uma matéria sobre um roteiro gastronômico na cidade de Pedra Azul-ES. Havia uma lista de restaurantes recomendados e algumas fotos de seus pratos mais badalados. Um deles era cogumelo recheado com queijo morbier e tinha uma aparência ótima! Comentei sobre a matéria com a minha mãe e ela lembrou de ter comido cogumelos recheados na casa da minha irmã do meio, que cozinha divinamente! O tempo foi passando e um dia resolvi procurar algumas receitas no Google. Descobri muitas variações de recheios, alguns simples e outros bem complexos. Como era minha primeira experiência, decidi não arriscar muito e comprei um pedaço de gorgonzola.

Das receitas que encontrei, a que mais gostei foi a seguinte:

http://allrecipes.com.br/receita/349/cogumelos-recheados-com-queijo.aspx

Usei ingredientes diferentes, mas segui praticamente o mesmo modo de preparo, conforme vocês podem conferir no PAP abaixo.

DSC_0160

Ingredientes:

  • 200g de cogumelos Portobello
  • 1 pedaço de queijo gorgonzola
  • 1 caixinha de creme de leite
  • 1/2 cebola picada
  • 4 dentes de alho
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • Molho shoyu
  • Azeite
  • Pimenta-do-reino
  • Sal marinho defumado
  • Alecrim e tomilho para decorar

DSC_0179

Modo de preparo:

Retirei os talos dos cogumelos com a ajuda de uma faca. Basta fazer um pequeno corte e puxar. O talo sai inteirinho. Em seguida, lavei bem os chapéus dos cogumelos e também os talos. Temperei com pimenta-do-reino e sal marinho defumado. Esse último ingrediente é meu xodó atualmente. Ganhei de presente da minha irmã quando fui visitá-la nos EUA em dezembro e tenho usado sempre.

DSC_0198

Coloquei os chapéus dos cogumelos em uma assadeira besuntada de azeite e fui preparar o recheio.

DSC_0213

O segredinho do título do post é que o gorgonzola não foi o único ingrediente usado para rechear os cogumelos. O que eu mais gostei na receita original foi o aproveitamento do cogumelo inteiro. Segui a indicação de separar os talos, piquei e temperei tudo com azeite, pimenta-do-reino e sal defumado. Em seguida, refoguei alho, cebola, azeite e manteiga antes de acrescentar os talos.

mix

Misturei tudo e deixei os ingredientes durante algum tempo na panela até os talos amolecerem. Adicionei o pedaço de gorgonzola seguido da caixinha de creme de leite. A receita poderia ter terminado por aí, mas como eu queria uma consistência bem homogênea, decidi bater o creme no liquidificador.

DSC_0298

Com a ajuda de uma colher de café, preenchi os chapéus dos cogumelos com o creme.

DSC_0305

Detalhe dos cogumelos recheados

DSC_0314

A receita original sugere assar os cogumelos no forno pré-aquecido durante 20 minutos ou até eles começarem a soltar água. Eu preferi esperar um pouco mais para que a base ficasse bem macia e então deixei os cogumelos no forno por meia hora.

DSC_0375

Posicionei os cogumelos sobre uma tábua de madeira rústica e salpiquei pimenta-do-reino, alecrim e tomilho por cima de tudo. Gostei do efeito despojado!

DSC_0320

Sugiro colocar algumas ervas dentro de um copinho com sal grosso no fundo ao lado dos cogumelos. Assim os convidados podem se servir de temperos frescos e a apresentação do petisco ganha um charme extra.

DSC_0407

Espero que tenham gostado da receita, pessoal! Eu e o Marcelo adoramos o resultado e ficamos com vontade de repetir a dose testando outros recheios. No dia seguinte, usei a sobra do creme como molho para o talharim que eu havia feito na véspera. Ficou uma delícia!

Um grande beijo pra todos com votos de um dia saboroso!!!!

Bonfa-ass

18 comentários:

Beth/Lilás disse... [Responder comentário]

Uau, que delícia isso deve ser!
De dar água na boca viu, adorei a receitinha e é fácil ainda por cima.
Beleza de apresentação.
beijo carioca


Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Beth/LilásMuito obrigada, Beth! É mesmo fácil de fazer e fica bem diferente, né? Agora que o tempo começou a esfriar no Rio, fiquei com vontade de testar outros recheios para os cogumelos. Um beijão!

Gelia disse... [Responder comentário]

OI Katia quanto tempo né, menina vc esta se saindo super bem, engraçado o que é sofisticado pra um não é para outro né, eu achei seu prato super sofisticado e muito charmoso, pena eu não ser muito fã de cogumelos rsrs.
Beijos

Gélia

Leili disse... [Responder comentário]

Kátia, arrasou na receita! Ficou deslumbrante!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Eu que fiz... ou quase issoMuito obrigada, Gélia!!!! Estou bem animada de ir pra cozinha de vez em quando, rs! Mas eu ainda prefiro os petiscos, tenho ue te confessar. Realmente tem que gostar de cogumelos pra degustar esse belisquete. Um super beijo!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@LeiliMuito obrigada, Leili! E é tão fácil de fazer! Dá pra rechear com tanta coisa... já fiz uma listinha de ingredientes pra futuras experiências com cogumelos, rs! Beijão!

Bia Cardoso disse... [Responder comentário]

Hummm!! Deu água na boca aqui rss
Além da apresentação que ficou linda!!

Bjin

http://reformadomeuap.blogspot.com.br

Anônimo disse... [Responder comentário]

Querida Kátia, estes cogumelos estão deliciosos! Que aparência bonita! Dá vontade de pegar um da tela e provar. Parabéns! Beijos, Paula

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Bia CardosoMuito obrigada, Bia!Um beijão!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Executiva de PanelaQue bom que gostou, Paula! Estou tentando caprichar na cozinha, rs! Beijão!

Gabriela Rodrigues disse... [Responder comentário]

Oi Bonfa!!! =)

Apesar de não gostar mto de gorgonzola esses petiscos estão com uma cara ótima!!! Com certeza experimentaria e acho até que repetiria!!! rsrs...E a apresentação ficou linda com essa tábua rústica de madeira!

Beijoss!
Gábi

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Gabriela RodriguesObrigada, Gábi! Você pode substituir o recheio. Qualquer dia desses, vou experimentar algumas variações. Essa tábua é da minha mãe, pedi emprestada e ela foi ficando, rs! Eu gosto dessa apresentação rústica também, acho que dá um ar aconchegante e combina com o outono. Um super beijo!

Anônimo disse... [Responder comentário]

pretty nice blog, following :)

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Skyline SpiritWelcome! I´m happy you liked my blog! Warm regards from sunny Rio de Janeiro!

Marta disse... [Responder comentário]

Hummmmmm
Sem palavras para as fotos.. amei amei cada uma delas!!!!
Deixaram o cogumelo ainda mais gostoso..rsss
Beijos

Milena disse... [Responder comentário]

Uau,D.Bonfa!Mandando super bem!
Orgulhosa das suas investidas culinárias,
bjs

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@MartaObrigada, Martinha! Fotografar o resultado das peripécias culinárias é uma das coisas que mais gosto, rs! Beijão!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@MilenaObrigada, querida! E eu agradeço demais o incentivo! Esse ano estou bem animada com a cozinha, rs! Beijos!

Related Posts with Thumbnails