quarta-feira, 18 de junho de 2014

Salada de rúcula com presunto de Parma, queijo de cabra, figos frescos, framboesas, nozes e creme de balsâmico

DSC_0729

Quando saí de casa pra comprar os ingredientes da bruschetta de figos com queijo de cabra, eu já havia pesquisado algumas variações e descobri que a fruta combina super bem com presunto de Parma e nozes. Se for grelhada com aceto balsâmico, fica ainda mais gostosa! Então decidi que acrescentaria algumas coisinhas à minha lista de mercado.

DSC_0708

Aproveitei a oportunidade para montar uma salada incrementada com tudo o que eu gosto:

  • Rúcula
  • Figos frescos
  • Framboesas
  • Queijo de cabra cremoso
  • Presunto de Parma
  • Nozes
  • Creme de balsâmico com mel e laranja

DSC_0688

Confesso que as framboesas não estavam na minha lista, mas vi uma caixinha e não resisti. Achei que seria interessante incluí-las na salada, embora eu não tivesse visto nenhuma receita com figos e framboesas juntos. Bom, isso foi antes de preparar esse post porque assim que escrevi essa frase, fui lá no Goggle digitar “salada de figos e framboesas” e encontrei muitas variações interessantes que vocês podem conferir AQUI.

DSC_0740

Comecei a montar a salada com as folhas de rúcula, como se estivesse forrando o prato. Em seguida, acrescentei finas camadas de presunto de Parma. Cortei um figo em 4 partes e dispus os pedaços no meio da salada. Salpiquei as nozes e o queijo de cabra esfarelado e, por último, posicionei as framboesas nas extremidades do prato. A frutinha vermelha que adoro fez a maior diferença porque deixou a salada mais colorida e apetitosa. Para finalizar, apliquei alguns filetes do creme de balsâmico.

DSC_0715

Gente, senti uma explosão de sabores na primeira garfada! Meu receio de ter misturado coisa demais foi por água abaixo, achei a combinação deliciosa e pretendo repeti-la outras vezes. Talvez eu substitua o queijo de cabra por cubinhos de brie ou lascas de Grana Padano e, em vez de nozes, posso usar pistaches, avelâs, macadâmias ou lascas de amêndoas. O molho pode ser feito com mel e iogurte ou vinagre de framboesas. Enfim, adoro inventar e adaptar receitas de saladas para depois compartilhar o resultado aqui no blog. O que não falta é matéria-prima e vontade de experimentar!

Um grande beijo pra todos com votos de um dia fresco e saudável!!!!

P.S.: Como vou aproveitar o feriado para viajar, na sexta-feira não haverá postagem, mas volto na segunda com novidades!
 Bonfa-ass

4 comentários:

Maria disse... [Responder comentário]

Muito bom, a única coisa que não gosto é o presunto de parma. O resto eu amo.

Danny disse... [Responder comentário]

Oi Bonfa. Gosto bastante do seu blog, apesar de não interagir muito nos comentários, rs... Sei do sei trabalho e achei uma página no face utilizando suas imagens sem créditos! Achei um absurdo, pois sou fotógrafa e conheço bem esses espertinhos do face!
Olha lá!
A página se chama retrateira: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=719599184770572&set=a.501809209882905.1073741825.484941701569656&type=1&theater

scrap by Dri disse... [Responder comentário]

Fiz essa saladinha hoje no almoço, sucesso!!! Só não usei framboesa, pois aqui é dificil de achar. Pena que não fotografei, na proxima fotografo pra tu veres.
Bj

scrap by Dri disse... [Responder comentário]
Este comentário foi removido pelo autor.
Related Posts with Thumbnails