quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

A Festa de Verão na Piscina

DSC_1167a

Espetinhos de frutas

DSC_1258

Barquinhos de papel com frutas secas

DSC_1218

Salada fria de grãos com nozes

DSC_1517

Aperitivos para degustar à beira da piscina

DSC_1473

O refrescante brigadeiro de hortelã

DSC_1360

Porta-talheres customizados com as padronagens da festa

DSC_1313

Mesa pronta para a festa

A FESTA DE VERÃO NA PISCINA foi um almoço na casa dos meus pais com direito a petiscos de entrada, prato principal e sobremesas. Conforme mencionei no post sobre os preparativos para esse encontro, elaborei um menu com comidinhas leves que pudessem ser degustadas à beira da piscina de maneira informal.

DSC_1416

Servi quase todos os comes & bebes ao mesmo tempo na mesa da cozinha gourmet, que fica na parte externa da casa. Só ficou faltando o espetinho de camarão, que meu pai começou a preparar quando todos os convidados já haviam chegado, a fim de que pudéssemos experimentá-lo quentinho assim que saísse da grelha.

DSC_1321

Para decorar a mesa, usei alguns itens do kit digital FESTA DE VERÃO NA PISCINA combinados com louças e acessórios que eu trouxe de casa e peças emprestadas pela minha mãe.

DSC_1192

Uma ideia que lembrei por acaso e que não colocava em prática desde a FESTA TAILANDESA em 2010, foi a de customizar bandejas com as padronagens que criei especialmente para o evento. Bom, nesse caso, eu transformei dois porta-retratos em bandejas e fiquei feliz com o resultado, conforme vocês podem conferir nas fotos a seguir.

DSC_1453

Um deles tinha o tamanho certo para apoiar as taças de acrílico coloridas da TOK & STOK que eu e minha irmã demos de presente para os meus pais no Natal. Como eles não possuíam taças desse tipo e não é recomendável circular com copos ou garrafas de vidro na área da piscina, acho que foi uma boa opção de presente útil e prático.

DSC_1175

Os espetinhos de frutas foram inspirados numa das fotos que compartilhei no post com dicas de comes & bebes para servir à beira da piscina. Adaptei a ideia original com base nos cortadores que eu tinha em casa e nas frutas que encontrei no mercado. Depois de enfileiras as uvas verdes, os corações de pêra, os quadrados de manga, as rodelas de banana e as estrelas de melancia num palito de madeira, espetei o mesmo numa maçã cortada ao meio que inseri no pote de vidro azul. Assim consegui que os espetinhos ficassem estruturados e adquirissem a função de decorar a mesa. Para que as frutas não escureçam rápido, basta espremer um pouco de limão sobre elas. Outra dica é dar preferência a frutas que não estejam muito maduras porque as mais firmes são bem mais fáceis de modelar usando cortadores.

DSC_1407

Coloquei o menu dentro de um suporte de acrílico transparente e o posicionei- no centro da mesa.

DSC_1517

Adoro essa petisqueira de dois andares com estrutura em metal que era da minha irmã e agora pertence à minha mãe. Sempre que a minha mãe volta dos EUA traz alguns acessórios lindos que ganha de presente da Flávia. Fico babando e peço alguns emprestados de vez em quando, claro, rs!

DSC_1267

O canapé de camembert com geleia de maracujá é bem fácil de fazer. A base é de crackers de arroz que compro no HORTIFRUTI e a geleia é da CASA MADEIRA, que eu trouxe recentemente de Bento Gonçalves-RS.

DSC_1279DSC_1465

A salada caprese no palito é figurinha fácil nas festas que organizo. Basta enfileirar um tomate cereja, uma folha de manjericão e uma rodela de muçarela de búfala num palitinho e o petisco está pronto. Dessa vez, a novidade foi o molho de manjericão, cuja receita é a seguinte:

Ingredientes

  • 1 mão de folhas de manjericão
  • 200 g de iogurte natural
  • 2 dentes de alho
  • 2 colheres (sopa) de vinagre
  • 2 colheres (sopa) de azeite extra virgem

Modo de preparo

Coloque as folhas de manjericão no liquidificador e acrescente o iogurte, o azeite, o vinagre e os dentes de alho espremidos. Bata até o molho ficar homogêneo.

…………………………………………………………………………………………………………

Se sobrar, o molho pode ser usado para temperar saladas. Fica bem gostoso e refrescante com um sabor forte de alho. Se preferir um molho mais suave, use somente um dente de alho.

DSC_1493DSC_1355

A salada fria de grãos com nozes foi inspirada numa receita que minha irmã Flávia fez no Réveillon e eu infelizmente não pude experimentar. A versão original era bem mais complexa, o que eu fiz foi uma adaptação simples, utilizando os ingredientes que estavam na despensa e os que sobraram dos petiscos. Ficou bem saborosa!

Ingredientes

  • Arroz integral com mix de grãos
  • Muçarela de búfala
  • Tomate cereja
  • Nozes
  • Passas brancas
  • Manjericão

Modo de preparo

Basta cozinhar o arroz normalmente, esperar esfriar, misturar aos outros ingredientes e servir a salada fria em belas taças.

DSC_1249

Compartilhei a receita do brigadeiro de hortelã no post sobre os preparativos da festa. Foi uma unanimidade, o pessoal gostou mais dessa versão feita com folhas de hortelã do que a que eu havia feito com licor de menta.

DSC_1255

Lembram dos barquinhos de papel cujo passo a passo mostrei na semana passada? Espalhei alguns sobre a mesa e recheei-os com um mix de frutas secas.

DSC_1515

Inseri algumas ilustrações do kit em porta-retratos com pé e coloquei-os numa das extremidades da mesa.

DSC_1428

DSC_1421

Escolhi dois modelos de bandeirolas entre as seis opções do kit e intercalei duas estampadas com uma contendo a frase “O verão chegou”.

DSC_1587

Os espetinhos de camarão do meu pai ficaram deliciosos!!!! Ele usou um tempero simples como base e acrescentou óleo de trufas brancas para dar um toque especial.

Ingredientes

  • 9 dentes de alho picados
  • Salsinha à gosto
  • Tomilho
  • 1 Pimenta dedo-de-moça picada
  • Pimenta do reino
  • Azeite
  • Sal
  • Limão
  • Whisky
  • Óleo de trufa branca

Modo de preparo

Lave os camarões, coloque-os numa vasilha e regue-os com limão, um cálice de whisky e azeite. Faça uma aspersão com óleo de trufa branca e depois polvilhe os camarões com pimenta negra. Refogue o molho numa frigideira colocando o azeite, o alho, a salsinha, o tomilho e a pimenta dedo-de-moça bem picada. Deixe pouco tempo no fogo sem dourar o alho. Lambuze os camarões no molho e borrife-os com o óleo de trufa branca antes de colocá-los no espeto e levá-los à grelha na churrasqueira.

DSC_1577

Ficou faltando o abacaxi, que meu pai esqueceu de comprar, mas o resultado ficou tão bom que ninguém sentiu falta da fruta!

DSC_1551DSC_3912DSC_1564

A galerinha miúda e a vovó Carmota adoram uma festa e se divetiram bastante! 

DSC_1574

Quando o mix de frutas secas acabou, minha sobrinha perguntou se poderia colocar os barquinhos na água e lá foram eles colorir ainda mais a nossa FESTA DE VERÃO NA PISCINA!

Um grande beijo pra todos com votos de um ótimo restinho de semana!!!!

Bonfa-ass

19 comentários:

Patricia Merella disse... [Responder comentário]

Olá Kátia
Amei,super colorido,comidinhas leves e saborosas,um charme,obrigada por partilhar,beijinhos

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Patricia MerellaOi, querida! Fico feliz que tenha gostado da festinha! As comidinhas estavam deliciosas e são perfeitas para o verão! Um super beijo!

Bell disse... [Responder comentário]

Tudo como sempre lindo, e que crianças mais fofas =)

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@BellMuito obrigada, Bell! Meus sobrinhos são lindos, né? E eu sou super coruja!!!! Beijão!

Malú Holzmüller disse... [Responder comentário]

Kátia amei o colorido.Estou pensando em organizar um encontro aqui em casa para inaugurar o terraco (Uma desculpa para fazer uma festinha,rsrsrsr...)na primavera e vou fazer essa salada de graos ,amei e deve ser uma delicia.Bjs e mais uma vez parabéns pelo bom gosto de sempre.
Bjs.

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Malú HolzmüllerMalu, que ótima ideia! Aqui em casa também adoro inventar desculpas pra comemorar, rs! É uma delícia, né? Um super beijo e obrigada!

Gisele disse... [Responder comentário]

Uau! Que bom gosto hein!

Parabéns!

Beijinhos,

Gi

Rotina de Advoganda disse... [Responder comentário]

Tudo tão lindooo!

Letícia disse... [Responder comentário]

Muito legal que ficou, tanto o visual quanto o cardápio que deu água na boca!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@GiseleMuito obrigada, Gisele!!!!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@passosjessikaObrigada, querida!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@LetíciaLetícia, as comidinhas leves e frescas fizeram sucesso mesmo! Beijão!

Geltha Dubon disse... [Responder comentário]

Tudo hiper lindo e delicioso!!!!!!!!!!!!!!!!
bjs

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Geltha DubonMuito obrigada, querida, Geltha!!!!

Simone Scharamm disse... [Responder comentário]

Que festinha mais linda!!! Adorei os petiscos fáceis, com linda apresentação, as cores e usos do kit super bonito, muitas ideias que eu quero aproveitar...ah, os barquinhos, fofos demais, só não são mais fofos que as crianças! A vó, alegre como sempre, dá gosto de ver, fiquei babando na petisqueira da sua mãe,rs, e nos camarões, hummm, que delícia!!!
Um beijo, amiga, parabéns por mais essa festa maravilhosa! Beijos!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Simone ScharammSimone, que delícia receber esses elogios de uma querida amiga que entende tanto de festas e produz eventos maravilhosos! Muito obrigada pelo comentário e pelo carinho! Um super beijo, estou com saudades!

Marta disse... [Responder comentário]

Katita, ficou tudo lindo! Ontem estava falando com meus pais sobre suas viagens e cometei dessa linda casa de seus pais! Que ambiente gostoso para ficar em família! Amei as comidinhas e as peças!!! Manu e Miguel estão lindos!!!!! Beijos

Unknown disse... [Responder comentário]

Olá! Onde posso encontrar desses porta-retratos com pé?? Queria pra festinha de aniversário da minha pequena!!!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Loiane PeixotoOi, Loiane! Esses porta-retratos são super fofos, né? Minha mãe trouxe da IKEA dos Estados Unidos. Infelizmente ainda não vi pra vender aqui no Brasil. Beijão!

Related Posts with Thumbnails