segunda-feira, 6 de abril de 2015

Comprinhas na viagem a Bélgica, Luxemburgo, Romênia, Sérvia e Bósnia-Herzegovina + o nome da ganhadora do concurso “Pra onde vou?”

Bom dia, pessoal! Conforme prometido, hoje vim divulgar o nome da ganhadora dos mimos que eu trouxe da última viagem de férias, mas antes disso, eu gostaria de compartilhar com vocês as comprinhas que fiz nos lugares por onde passei, além de escrever um pouco sobre o artesanato local.

Nos últimos cinco anos, tenho viajado só com uma mala de mão e por isso o espaço para trazer comprinhas é reduzido. Não vejo isso como desvantagem porque faz parte de um movimento de desapego que tenho praticado desde então com bons resultados. O que eu faço é pensar bem antes de trazer alguma coisa e se eu não me apaixonar pela peça ou ficar em dúvida, não compro. Posso dizer com segurança que até hoje não me arrependi de ter deixado algo pra trás.

Somos viajantes econômicos que fazem o próprio roteiro e nossa rotina de passeios não inclui taxis. Caminhamos muito e só usamos transporte público, com raras exceções. Dessa forma, bagagens pesadas dificultariam o nosso deslocamento e aumentariam os gastos com transporte, porque eu não me vejo andando 2 km até a estação de trem carregando duas malas grandes, por exemplo. Quando viajamos de trem pela Índia, dormimos com as mochilas/malas de mão do nosso lado porque, segundo relatos, era a única maneira de ter certeza de que elas não seriam furtadas. Se fossem maiores, teríamos que deixá-las num compartimento afastado e eu não queria correr esse risco. Outra vantagem é viajar pagando a taxa mínima cobrada pelas companhias aéreas lowcost, nas quais cada serviço extra é cobrado à parte, inclusive a bagagem despachada. Enfim, esse é o esquema de viagem de dois mochileiros quarentões, como nos identificamos, rs! Meu lema tem sido “gastar menos para viajar mais”!

Mesmo com essas restrições, tenho conseguido trazer um número razoável de souvenirs de viagens e algumas vezes precisei despachar minha mala de mão porque dentro dela tinha um faqueiro completo, uma estatueta pesada ou um bumerangue (considerado uma arma na Austrália). Prefiro sempre trazer a bagagem dentro da cabine do avião, mas quando não dá, tudo bem, eu me conformo apesar do medo de ter minhas coisinhas extraviadas, rs!

DSC_6177

Loja de souvenirs em Mostar, Bósnia e Herzegovina

Como não ligo pra grifes, cremes de cabelo, roupas, sapatos, bolsas ou gadgets eletrônicos, o que procuro em viagens são peças de artesanato para decoração ou objetos com design criativo que eu possa usar numa das festinhas que organizo em casa.

Fiquei encantada com o artesanato bósnio porque é praticamente igual ao que vi na Turquia, que eu acho lindo demais! São luminárias, pratos, porta-copos e lenços multicoloridos, além de kits para café incluindo bandeja, bule, açucareiro e xícaras em metal. A Bósnia e Herzegovina foi dominada pelo Império Otomano durante séculos e por isso metade da sua população é muçulmana e a influência turca é bastante perceptível.

DSC_03342

Foi em Sarajevo, mais especificamente em Baščaršija, o centro histórico e cultural da cidade, que comprei essa peça. Trata-se de um açucareiro que também pode servir como recipiente para geleias e pastinhas. Havia modelos mais baratos, porém menos trabalhados. Gostei mais desse que possui vários detalhes gravados no metal e que só vi em uma loja.

DSC_03422

Comprei na mesma loja esse outro modelo de açucareiro que vai ser o meu presente de Dia das Mães. Espero que minha mãe goste da surpresa!

DSC_03205

O café turco é um tipo de café tradicional da Turquia e de diversos territórios que no passado integraram o Império Otomano, tais como a Grécia, o Oriente Médio, o norte da África e os Balcãs, onde fica a Bósnia. É preparado a partir de café moído com consistência de farinha. A bebida resultante fica muito concentrada e é servida tradicionalmente em xícaras pequenas sem alça, normalmente sem açúcar.*

A peça da foto acima, conhecida como cezve ou džezva, é própria para preparar o café turco. Antes de consumir a bebida, é aconselhável esperar cerca de um minuto para que os grãos se depositem no fundo da xícara. Uma vez servido, não se deve mexer o café, para evitar que os grãos se espalhem. Deve-se parar de beber quando se sentem grãos na boca, deixando a borra resultante no fundo da xícara.*

*Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Caf%C3%A9_turco

Resolvi trazer essa peça (que eu esqueci de comprar na Turquia) porque gosto de café forte, mas sem aquele sabor do expresso que não me agrada.

DSC_03522

A bandeja também veio de Sarajevo e é perfeita para servir café turco com biscoitinhos!

DSC_03072

De Belgrado, a capital da Sérvia, eu trouxe esse conjunto de porta-copos com a ilustração em outline de vários prédios históricos da cidade, incluindo a famosa estátua do Victor (Pobednik) que se destaca na paisagem.

20150320-021

20150320-025

20150320-017

Quando vi os porta-copos, me lembrei imediatamente desse café charmosíssimo (KAFE 29) onde estivemos no nosso último dia em Belgrado. Adorei as ilustrações em outline preto & branco que decoram o espaço, principalmente a parede de espelhos, que ideia fofa!

DSC_03145

De Belgrado, eu também trouxe esse conjunto de porta-copos com quatro diferentes padronagens neutras em tons quentes para presentear uma amiga.

DSC_03172

Eu nem ia comprar esse ímã de geladeira, mas o Marcelo, que é flamenguista e fã do jogador de futebol sérvio Dejan Petković (que virou ídolo no Flamengo), fez questão de visitar o estádio do time do “Pet” em Belgrado, o ESTRELA VERMELHA, apelidado pelos sérvios de “Maracanã”. Seria difícil encontrar um ímã com o nome do Marcelo, mas como a origem do meu nome é russa, achei o equivalente em cirílico e resolvi trazê-lo como lembrança desse dia.

DSC_03545

Em Sighisoara na Romênia, eu comprei essa colher de madeira decorativa que simboliza a sorte. Os romenos acreditam que, quando um certo tipo de pássaro faz seu ninho no telhado de uma casa, seus moradores são agraciados com muita sorte na vida.

Como é uma cidade turística que gira em torno do Conde Drácula, o que mais se vê nas ruas são souvenirs inspirados no nobre romeno que, por sua vez, serviu de inspiração para o famoso personagem criado pelo escritor  Bram Stoker. Há muitos ímãs de geladeira, copinhos para licor, camisetas, canetas etc. nas lojas principais, mas procurando com calma, é possível encontrar peças de artesanato feitas em madeira e cerâmica com temas tradicionais, que são muito mais representativos da cultura romena.

E isso é tudo, pessoal! Fiz poucas comprinhas, mas gostei muito de tudo o que eu trouxe pra casa. Não fiz compras em Luxemburgo porque não consegui encontrar nada muito representativo do país nas lojas pelas quais passei. E na Bélgica gostei bastante de umas bonecas em biscuit que vi na vitrine de uma loja, mas elas custavam em torno de 100 euros e aí só deu pra admirar mesmo…

 

OS PRESENTES E O RESULTADO DO CONCURSO “PRA ONDE VOU?”

Chegou a hora de mostrar a vocês os mimos que eu trouxe pra ganhadora do último concurso que promovi aqui no blog. Espero que ela goste dos presentes!

DSC_03685

Da Romênia, eu trouxe esse pratinho de cerâmica com um desenho tradicional, e da Bósnia, eu trouxe esse bem coloridinho, que pode ser usado para decorar ou para colocar molhos e temperos.

DSC_03765

DSC_03588

Deixei para complementar os mimos em Paris, onde passamos as últimas horas da viagem de férias e tive mais tempo para procurar presentes. De lá, vieram a bandeja ilustrada e a bolsa super fofa! Como é impermeável, achei perfeita para levar à praia ou para abrigar pequenas compras de mercado.

Antes de divulgar a lista dos leitores que acertaram os nomes dos países para os quais viajei nessas férias, vamos relembrar as regras do concurso?

“É válido um palpite por pessoa no formulário de comentários desse post até o dia 9 de março ao meio-dia e só vou considerar quem acertar os NOMES DOS PAÍSES, OK? Não vale cidade, região, província, continente etc. Todo mundo pode participar (tirando os amigos e as pessoas que sabem a resposta, claro!), desde que tenha endereço de entrega no Brasil. Quando retornar das férias, vou organizar uma lista com os nomes dos 30 primeiros leitores que acertarem a resposta e submetê-la a um sorteio por meio do site RANDOM.ORG. Ah, não esqueçam de deixar seus e-mails junto com os palpites, hein?”

1. Renata Nóbrega
2. Claudio Flor
3. Mariana Gonçalves
4. Flávia Mergulhão
5. TiciMac
6. Adriane Hedler
7. Daniela Lara
8. Fernanda Furtado
9. Débora Lauton
10. Carolina Novaes
11. Cristiane Alves
12. Dati Xavier Alvernaz
13. Mônica Zóia
14. Carol Mattos
15. Lidiane Avila da Silva
16. Thaisa Collet
17. Simone Medeiros
18. José Araújo de Sousa
19. Adela Escobar
20.
Dani Hoffmam
21. Nadia Fialho
22. Honofre Campos de Souza
23. Nena
24. Aliane Pereira
25. Michelle
26. Fernanda
27. Lorena Vitor
28. Camilla
29. Vits Amaral Inácio
30. Lia

Essa é a lista dos 30 primeiros leitores que escreveram a resposta correta. Desconsiderei os comentários repetidos e também os que responderam duas vezes, complementando a primeira resposta, já que só era permitido um palpite por pessoa, OK?

Inseri os números de 1 a 30 no site RANDOM.ORG e o programa me mostrou o seguinte resultado:

Untitled-1

Untitled-2

O número 27 corresponde à leitora Lorena Vitor. Parabéns, Lorena! Vou aguardar que você me envie seu endereço por e-mail (katiabonfadini@gmail.com) para que eu possa colocar seus mimos no correio em breve.

Gostaria de agradecer a todos os que participaram desse concurso e torço para que eu possa oferecer mais mimos a vocês que acompanham minhas peripécias e me presenteiam com tanto carinho e incentivo!!!!

Um grande beijo com votos de uma semana produtiva!

Bonfaass3

16 comentários:

Unknown disse... [Responder comentário]

Parabéns para ganhadora, eu esqueci de um país :-( , os presentes são lindos!!!

Gabriela Rodrigues disse... [Responder comentário]

Oi Bonfa!!

Puxa, e eu acabei nem participando do sorteio porque coloquei um país a mais, que pena =(

Esses primeiros objetos que vc postou lembram mesmo os souvenirs da Turquia, inclusive o moedor que eu ganhei no concurso da outra vez e está na minha prateleira da cozinha: http://www.casareassim.com/2015/01/la-em-casa-e-assim-uma-lousinha-na.html

Lindos mimos que vc escolheu pra ganhadora e pra presentar os amigos!

beijos!!!
Gábi

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Joice LouraObrigada pela participação, Joice! Beijão!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Gabriela RodriguesGábi, eu adoro aquele moedor de pimenta, é muito fofo, né? Vou lá ver seu post, obrigada! Beijão!

Sandra disse... [Responder comentário]

Chateada hein Katia,nem concorri. Sniff, sniff

Marta disse... [Responder comentário]

Quanta coisa linda! Tb sou assim.. não ligo para marcas, mas adoro coisa para casa! Beijos

Simone Medeiros disse... [Responder comentário]

Parabéns, Lorena!!! Presentinhos lindos, Kátia!!! Você e o seu bom gosto não erram nunca!!!

Priscila Vargas disse... [Responder comentário]

Katia, como sempre seus post são uma aula de cultura, e suas comprinhas sempre de um bom gosto indiscutível.
Amo viajar com você, pois é assim que me sinto quando leio seus post, como se estivesse lá!
Abraços!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@SandraQue pena, Sandra! Mas planejo muitos outros concursos pela frente! Beijão!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@MartaMuito obrigada, Martinha! Mais uma afinidade, hein? Beijão!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Simone MedeirosMuito obrigada, querida!!!! Amei te conhecer pessoalmente e também adorei os presentes, que pretendo usar em breve! Beijão!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Priscila VargasQue legal seu feedback, Priscila! Muito obrigada pelo carinho! Beijão!

Lorena Vitor disse... [Responder comentário]

Eu ganhei!!!!!
Oba!!!!

Leitura Nossa disse... [Responder comentário]

Menina, que sonho esses açucareiros... se sua mãe não gostar, bora mandar pra cá...kkk

Não sei como você consegue colocar tudo isso naquela sua malinha..

beijos,

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Lorena VitorObaaaa, parabéns, Lorena! Fico no aguardo do seu endereço, OK? Beijão e espero que tenha gostado dos mimos!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Débora LautonPois é, Débora, aperto um pouco daqui, um pouco dali, coloco algumas coisas dentro do tênis e sempre sobra um espacinho, rs! Beijão!!!!

Related Posts with Thumbnails